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Ivanaldo Santos: A Igreja e as crises sociais contemporâneas

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 14 de setembro de 2019 | 21:20

(Ivanaldo Santos)




*Ivanaldo Santos - Filósofo





Recentemente o Brasil vivenciou uma onda de ataques e de rebeliões de facções criminosas em presídios espalhados pelo país. Apesar dos ataques e das rebeliões terem diminuído nas últimas semanas, seus efeitos e principalmente as suas causas estão bem vivas e presentes na realidade nacional. Por trás destes terríveis ataques existem uma série de crises e problemas que angustiam a sociedade contemporânea. Crises que extrapolam os clássicos níveis da análise política. É bom frisar que por “clássico nível da análise política” está se falando do papel do Estado na sociedade, do protagonismo de organizações sociais dentro do cenário cultural. Entre estas organizações pode-se citar, por exemplo, os sindicatos, os partidos políticos e a família.












As crises sociais contemporâneas estão, ao mesmo tempo, fora e perto do Estado, da família e de outras organizações sociais. São crises perpetradas, por exemplo, pela crise da família – é preciso ver que atualmente grande parte das crianças com menos de 10 anos não são criadas por uma família tradicional, com um pai e uma mãe –, uma crise que gera outras crises, pela crise do aumento do consumo de drogas, pela crise do sistema penitenciário que, em grande medida, não consegue ressocializar os detentos, pela crise do esgotamento do modelo de cidadania, pela crise dos partidos políticos, pela crise existencial da classe média que, muitas vezes, apesar de ter um razoável patrão de vida material, não vê sentido na vida e, por isto, recorre as drogas, antidepressivos e até mesmo ao suicídio.O conjunto destas crises gera o atual modelo social. 









Um modelo marcado, muitas vezes, pelo indivíduo desmotivado, que não vê interesse em participar da comunidade religiosa e da política, um modelo onde a família lentamente perde seu valor de proteção emocional e social, um modelo onde as referências aos nobres valores da vida ou não existem – e, com isto, conduz o indivíduo as drogas ou ao suicídio – ou estão em redutos sociais que possuem uma visão limitada e até mesmo deturpada da vida, como é o caso das facções criminosas.O fato de atualmente milhares de jovens se sentirem atraídos por facções criminosas e até mesmo entrarem em suas fileiras, demostra que a sociedade vive uma crise profunda. A sociedade não está conseguindo educar essa juventude, não está conseguindo repassar os nobres e mais elevados valores da vida, da família e da humanidade.    





Diante desta crise tão profunda, qual o papel da Igreja?






Trata-se de uma pergunta muito complexa para ser respondida em um artigo tão pequeno. No entanto, apontam-se três caminhos para a ação pastoral em tempos de crises profundas:





-O primeiro caminho é repensar e revalorizar a família. O fato de grande parte das crianças com menos de 10 anos não estarem vivendo em um lar com o pai e a mãe, demostra, de alguma forma, que a Igreja está falhando em sua missão de promover, acolher e proteger a família. Não se trata de aceitar, de forma apressada, novos modelos familiares, mas sim de valorizar e acolher a família, cujo modelo é a sagrada família de Nazaré, formada, em sua essência, por pai, mãe e filho.




-O segundo caminho é a intensificação do trabalho com a juventude. A juventude é o alvo central das drogas, das facções criminosas, da mídia alienante, das estruturas de poder e da burocracia. Por isto, é necessário que a Igreja, que é mãe, seja capaz de acolher a juventude, seja capaz de ir em busca dos jovens que, como ovelhas perdidas, estão fora do caminho do Senhor e, por isto, encontram tantos caminhos de morte e dor.




-O terceiro e último caminho é a intensificação da ação pastoral da Igreja para o resgate da dignidade humana. Neste campo cita-se principalmente as fazendas da esperança. O sistema das fazendas da esperança tem sido um ótimo e necessário caminho para que muitos jovens posam sair do mundo das drogas, da criminalidade e das mãos das facções criminosas. É necessário que a Igreja, como voz profética, possa multiplicar, em todo o território nacional, a presença deste sistema. O Brasil necessita de mais fazendas da esperança!    








Fonte: SANTOS, Ivanaldo. A Igreja e as crises sociais contemporâneas. In: O São Paulo, São Paulo, edição 3151, 17 a 23 de maio de 2017, p. 2.
  









*Prof, Dr Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, mais conhecido no meio acadêmico como Ivanaldo Santos, possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Especialização em Metafísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Estudos da Linguagem, Linguística, Ensino e Educação, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Filosofia Analítica e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, jogos de linguagem, filosofia analítica, Foucault, leitura, dialética, Platão, Nietzsche, Tomás de Aquino, (neo)tomismo, filosofia contemporânea e análise cultural. É líder do Grupo de Estudos do Discurso (GRED) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro do GT Filosofia da Linguagem da ANPOF, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e membro do Instituto Jacques Maritain do Brasil (IJMB), e colabora também, com o nosso apostolado na coluna: Pensando e Repensando com Ivanaldo Santos.








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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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