A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Análise de Teólogos e especialistas Cristãos sobre o filme 'A Cabana' de William P. Young

Análise de Teólogos e especialistas Cristãos sobre o filme 'A Cabana' de William P. Young

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 25 de abril de 2017 | 23:08



Baseado no best-seller de William P. Young, a adaptação de “A Cabana” demorou muitos anos para finalmente sair do papel. Independentemente de sua crença, Deus sempre é um assunto enigmatístico e que causa curiosidade quanto a sua representação e por isso o filme é um convite a todos que queiram ver como Deus foi apresentando e representado nessa obra.É interessante observar que esse filme traz uma proposta de mensagem diferenciada de outros filmes do gênero. Enquanto em outros filmes temos uma mensagem direta do que Deus quer e é, nesse filme temos uma linha de acontecimentos que vai revelando os anseios e desejos de Deus para com o protagonista, o humanizando de forma simples, mas muito bonita. E quando digo “humanizar” não é no sentido de denegrir a forma divina, mas sim da proximidade entre o Criador e o criado.Na trama, conhecemos a família Phillips, que em uma viagem de fim de semana conhece a maior dor de suas vidas ao perderem a caçula Missy, que após horas de busca é dada como morta. Após isso, seu pai Mackenzie “Mack” Phillips (Sam Worthington) se desconecta de tudo e todos, deixando sua grande tristeza o invadir e consumi-lo cada dia mais. Tudo isso muda quando ele recebe em sua casa um convite para passar o final de semana na cabana onde encontraram as pistas de Missy e o que mais o incomoda é que essa carta estava assinada por Deus. Existem deslizes no roteiro que deixam o filme sem muita profundidade e a direção dificulta um pouco a interpretação dos atores, mas o esforço deles faz com que cada personagem mereça seu lugar ao sol. Destaque da vez, vai para a maravilhosa Octavia Spencer que interpreta Deus, ou como é chamado no filme, Papa.Se existem deslizes, por outro lado existem o “Ás de Ouro”. 




O desenvolvimento da relação pessoal entre Deus e Mack é particularmente linda. A possibilidade de vivenciar, conversar e se alimentar ao lado de Deus, de forma tão simples e próxima é um dos pontos mais interessantes do filme. Sarayu (Sumire Matsubara) que é a representação do Espirito Santo é a responsável por mostrar mais do interior de Mack e que o ensina que até a raiz morta, pode dar lugar a um novo florescer. Jesus (Avraham Aviv Alush) se mostra mais amigo de Mack por ter vivido como homem e entender os dilemas da dor e por fim, Papa ou Deus que pacientemente aguarda Mack em seu aprendizado, para que ele entenda que Deus nunca o abandonou. A Cabana não deve ser visto como um filme drama para autoajuda ou como referência teológica. Seus pontos bíblicos podem, em algumas vezes, serem questionados, mas ensinam muito aos que sabem extrair aprendizado. No fim de tudo, assistindo-o com uma fé firme e inabalável, vale muito a pena passar seu fim de semana na Cabana.




Considero o livro e o filme a Cabana uma OBRA LITERÁRIA,não uma obra Teológica. Para mim, um Católico esclarecido, não me abalou em nada. Quando o livro saiu, alguns anos atrás, tive que explicar para algumas pessoas do que se tratava a obra e porque havia tantos comentários na internet se opondo ao conteúdo do livro que se for analisar Teologicamente, tem sim algumas heresias, mas é necessário usar o princípio Paulino: Observar tudo e ficar apenas com o que é bom, não jogando fora a água e o bebê, ou seja, todo o conjunto da obra.



Muitos ainda se apavoram com a possibilidade de danos que podem advir de um conteúdo ficcional que fale sobre Deus, Jesus, o Espírito Santo, ou a Trindade. Ora, Tolkien fez isto em Senhor dos Anéis e C.S. Lewis nas Crônicas de Nárnia, assim como no passado mais remoto, a "Divina Comédia" de Dante.



Me pergunto se as críticas ao autor da obra, que tem uma formação Protestante, não seria de fato o resultado de nossos preconceitos? Afinal, o personagem que se refere a Deus é apresentado ali como mulher e negra. O Espírito Santo é uma mulher descendente de asiáticos. E Jesus é um homem Judeu, narigudo, mas comum e muito humano.



A obra literária “A cabana” é primeiramente uma ficção literária, não é uma tese ou história de uma realidade factual. Também, não é uma obra de Teologia Sistemática. É simplesmente uma obra de ficção literária, e de fato, é uma estória que sinaliza em alguns belos momentos a soberania e a grandeza de Deus, que se fez homem como nós, e que procura mostrar certa leveza em relação a uma Trindade que não conseguimos compreender plenamente o seu mistério de Ser e seu agir.



O autor procura desenvolver a sua obra a partir de alguns elementos muito caros e provocativos ao ser humano moderno. Principalmente aos que se dizem cristãos: dor, sofrimento, maldade, injustiça, perda, pais e filhos, família, criança, um breve momento e tudo pode acontecer a qualquer um de nós. E isso nos toca e apavora a todos, já que queremos ter sempre o controle da vida e da morte em nossas mãos. Mas esses temas já eram de difícil compreensão até mesmo para os antigos personagens bíblicos, incluindo Jó, Davi e os discípulos (Jó 42; Sl 37; João 9).



A obra realmente nos faz lembrar de como não entendemos os mistérios de Deus, apesar de racionalmente através da filosofia e teologia tentarmos. A obra nos faz lembrar o alto preço que foi pago por Jesus para se tornar como nós, sendo confundido, desvalorizado e injustiçado até a morte mais humilhante de sua época. Que grande e impressionante oferta de amor onde participa toda Trindade, onde vemos nesta cena no link abaixo, que é uma das mais emocionantes:


https://www.youtube.com/watch?v=zUyWBbpAOrg



Infelizmente o que mais nos impressiona hoje dentro da Igreja e por parte de nossas lideranças são heresias muito mais perigosas, disseminadas com a seriedade de quem realmente produz teologia, e não mera ficção. Há também péssimos testemunhos chegando a todos pela TV e redes sociais de práticas e conteúdos teológicos muito mais escandalosos do que o livro “A cabana” que diante disto que nos chega é fichinha. Heresias tais como a de uma falsa libertação, apegos ao ter, poder e prazer. Essa trilogia do mal, que ultimamente tem envolvido a muitos, principalmente os políticos e poderosos no Brasil e mundo afora, nos dando a sensação de profunda desesperança, falta de pastoreio, de foco e de busca daquilo que é essencial. E é contra isso que devemos nos posicionar! Isso é a nossa realidade e história, e não ficção literária.



É claro que é nosso direito e dever de discordar da forma, do conteúdo e dos símbolos religiosos como são utilizados em “A cabana”, e esclarecer aos incautos, assim como em outras obras que tentam deturpar a sã doutrina da Salvação e a verdadeira libertação. Lembremos aqui outra obra literária como o “O código Da Vinci” que questionava a divindade de Jesus e, ao mesmo tempo, falava de supostos sentimentos pouco divinos, e humanos até demais de Jesus com relação a Maria Madalena.




Devemos ser mais cautelosos com obras literárias de caráter Cristão, instigando a agressividade e violência entre pessoas, esclarecidas e menos esclarecidas, ainda que religiosas, ou não, pois Deus tem caminhos que só Ele conhece para atrair uma alma. Não coloquemos a catequese na frente do Querígma. A obra a Cabana bem usada, pode ser usada como um Querígma do amor de Deus, depois podemos catequisar esta pessoa que experimentou do amor, perdão e reconciliação com Deus, consigo e com os outros, entregando esta pessoa agora aos cuidados da Igreja.





ANÁLISE DOS ESPECIALISTAS:




Como ocorreu com sucesso literário "A Cabana", o recente lançamento do filme homônimo também está gerando grandes debates entre cristãos, sobretudo entre pastores e outros especialistas em teologia, de diferentes denominações e linhas de pensamento.




Por um lado, há um grande público que se diz edificado pela mensagem que o filme e o livro passam. Por outro, há aqueles que alertam sobre diversas heresias presentes neste enredo, que podem soar como enganosas sobre princípios bíblicos e experiências espirituais.




Vendo estes tão acalorados debates sobre a obra, sobretudo nas redes sociais, resolvemos juntar aqui nesta matéria a opinião de diferentes especialistas Cristãos a respeito do filme, com o objetivo de lançar outras respostas teologicamente embasadas sobre esta questão para ajudar o Cristão a fazer um bom discernimento: antes, durante e depois ao assistir, ou ler o livro.O filme faz uso de uma teologia relativista para contar sua história, de uma forma comumente adotada até mesmo por muitos cristãos pós-modernos. O deus relativizado da Cabana, se insere na fé relativizada do cristão de nossos dias, que vai ao cinema para ouvir Deus falar o que ele  quer  ouvir, e não o que precisa ouvir, e vai as igrejas para ter mero entretenimento aos domingos. A percepção do deus da Cabana é confusa revela-se um deus moldado às nossas expectativas, um deus do liberalismo teológico, cheio de percepções lógicas meramente humanas, não existe existe espaço para a transcendência misteriosa de Deus, que extrapola a nossa lógica humana.A caminhada cristã vai muito além de obter respostas para as injustiças da vida, e que Deus não se limita a locais, como uma cabana, para se revelar. O que conclui com estes esquemas é que caso queiramos insistir em enquadrar Deus em nossos esquemas, poderemos nos frustrar quando a ação de Deus fugir a nossa lógica.O Cristo, Verbo encarnado de Deus,é bem mais que uma mera explicação para as fatalidades da vida. Deus apesar de sua encarnação ter armado sua tenda em nosso meio, Ele deixou tendas e cabanas há muito tempo. Hoje Ele vive em nós pelo seu Espírito. E se revela em nós não com recados, mas pela Sua Palavra, verdadeira e redentora, e que não se coaduna a esta atual teologia da retribuição. Tentar encontrar Deus em uma cabana, é tentar encontrar Deus em um lugar. Há muito tempo Deus deixou de habitar lugares. No filme A Cabana você não vai uma bonita história de perdão e superação, nada mais... até porque o deus da cabana acaba, o filme termina e a vida continua... e somente um Deus que possui o controle da história nas mãos poderá nos dar paz em meio aos mais terríveis conflitos que vivemos. A Cabana  é uma linda história sobre perdão e não exatamente um filme com embasamento ortodoxo e fiel às escrituras.




Experiências e doutrinas




O filme acaba se tratando de uma experiência pessoal que o protagonista da história teve e decidiu compartilhar.O próprio autor disse que o livro se trata de uma ficção que ele criou para escrever aos seus filhos sobre os pensamentos que ele tem sobre o seu próprio relacionamento com Deus.O filme ainda é um pouco mais leve que o livro. O filme mostra diálogos entre pessoas e se torna mais imaginável e com as imagens, fica até mais bonito e apelativo às emoções. Porém, nem mesmo a beleza dos diálogos e dos cenários expostos no filme deixam a desejar, e ficar indiferentes em reconhecer pontos um tantos "escorregadios" nesta ficção.O protagonista passa por experiência pessoal ao sofrer um acidente, ficou adormecido por um bom tempo e acordou com esta história pronta e contou aos filhos. Ora, o apóstolo Paulo diz  em Rom14,22 que se temos convicção sobre algo não revelado e e que não é assegurado pela Igreja, devemos guardar para nós para evitarmos os fracos na fé tropeçarem:



“Tens tu convicção de algo? Tem-na somente para ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que tem convicção...”(Rom 14,22)



Muitas questões colocadas no livro e no filme aparentemente não irão sair do sonho ou da visão tida por alguém. Não se torna uma realidade nas vidas de muitas outras pessoas, porque é fruto de uma experiência pessoal.




Qual o tamanho do perigo?



Nem este ou qualquer outro filme podem ameaçar o Evangelho, a Igreja, a Bíblia ou a fé dos cristãos. Paulo diz em Romanos 1,16 que:


“O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.”



Então, livros que tragam outras teorias espirituais não podem ameaçar o Evangelho. O Espírito Santo para aquele que crê vai sempre colocar no coração a Palavra certa e segura.Quando ouvimos, lemos ou assistimos a uma história na qual os princípios não estão coerentes com a nossa fé, se estamos firmes na fé,não há ameaça. É isso que Judas diz no capítulo 1, versículo 3:



“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos...”




Pontos Negativos sobre o livro A Cabana:


A primeira crítica a ser feita ao livro é que, veladamente, o livro menospreza a Bíblia como revelação, e a teologia como um mero engessamento das maneiras criativas em que Deus Se revela e Se relaciona com as pessoas, e deixa espaço para a malfadada “livre interpretação”, e troca a Teologia séria e aprofundada pela ACHOLOGIA , muito comum em vários meios ditos Cristãos.


























A Trindade na visão do autor de A Cabana:




A maneira pouco convencional em que o autor representa Deus dá lugar a uma imprecisão teológica com respeito às relações entre as pessoas da Santíssima Trindade e sobre as funções de cada um na obra da redenção.Outro problema é a excessiva centralização do mundo na pessoa que sofre, como se a única função maior de Deus fosse prover o consolo e a solução dos problemas causados pelo sofrimento. Não parece que Young seja culpado de modalismo que é a crença de que Deus não existe simultaneamente em três pessoas, mas é uma só pessoa divina que se manifesta em três modos. Na verdade, Young deixa bem claro que não crê isso, quando, na p. 91, Papai afirma:



“Não somos três deuses e não estamos falando de um deus com três atitudes... Sou um só Deus e sou três pessoas, e cada uma das três é total e inteiramente o um.”




Um problema relacionado a isso é que, apesar de esforçar-se por preservar a doutrina da Trindade, Young foi longe demais na identificação entre as três pessoas, afirmando que a Trindade encarnou (p. 89) e chega extremamente perto do patripassianismo (a idéia de que o Pai sofreu na cruz) quando, nas pp. 95 e 96, Mack vê e toca as cicatrizes nas mãos de Papai.




Ficção ou Teologia?




Apesar de dizer que não está preocupado em comunicar doutrina, Young vende sua doutrina sobre Deus como se fosse a máxima verdade, a despeito de contrariar claramente a Palavra revelada de Deus. Por mais que os leitores sejam “abençoados” com a leitura, e as cartas enviadas ao site de Young deixam isso bem claro, precisamos entender que o próprio Deus não aprova que se fale o que não é verdadeiro a respeito dEle, cf. Jó 42,7:



“Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó...”




Falar coisas erradas sobre Deus vai, eventualmente, minar o consolo, e o livre modus operandis de Deus que os leitores recebem ao ler o livro, uma vez que Deus não está obrigado a fazer com todos os sofredores o que fez nesta ficção sobre Mack e seu sofrimento.




A Salvação em A Cabana:




A doutrina do inclusivismo (doutrina cristã que ensina que é possível ser alcançado pela salvação de Jesus Cristo, sem o conhecimento explícito ou completo de quem Ele é. Especificamente, os inclusivistas sustentam que é possível que aqueles que sem culpa, nunca ouviram a palavra pregada podem ser salvos através do sacrifício redentor de Cristo),permeiam o livro (cf. a história da princesa índia e a implicação de que a confiança no Grande Espírito seria suficiente para resolver o problema da tribo com Deus). Há, aqui e ali, indícios da idéia de que o sofrimento de Missy foi redentivo para Mack. Além disso, Young sugere que não há uma punição eterna ao dizer (p. 109):



“Não sou quem você pensa, Mackenzie. Não preciso castigar as pessoas pelos pecados. O pecado é o próprio castigo, pois devora as pessoas por dentro...”



Young concentra a atenção no sofrimento causado pela morte de Missy, sem dar muita atenção à maneira negativa com que Mack lida com sua vida familiar como criança e adolescente. Seu ódio e desprezo pelo pai colorem (ou descolorem) toda sua vida, social e religiosa. Interessantemente, é por causa desse problema que Deus Se manifesta a Mack como uma mulher negra (quase dá para ouvir um sotaque da Louisiana no original inglês, exceto quando Papai conversa sobre teologia; aí as palavras simples dão lugar ao jargão teológico), seguindo a linha de que é preciso aceitar a situação do “aconselhado” do que confrontá-lo com ela. Parece-me que o que Mack mais precisava era de uma figura paterna para quebrar seu estereótipo, mas Young só lhe dá isso no final do livro, quando “Papai” aparece como um homem de meia idade, depois que o problema de Mack com seu pai foi “resolvido”.




Preocupa o fato de Papai dizer para Mack (p. 83):




“Quero curar a ferida que cresceu dentro de você e entre nós”, referindo-se à angústia e à “depressão” causada pela morte de Missy, quando na realidade a ferida vinha desde os tempos da adolescência, em relação ao pai. No final do livro esta também é tratada, mas de um modo que vai comprometer a teologia total da obra.



Sobre a Igreja instituída por Cristo (Mateus 16,18):




O autor se apresenta, em seu site e em entrevistas, como uma pessoa desigrejada e feliz por isso.A sensação de Mack quanto à igreja como uma instituição fria, maçante, desinteressada, sedenta de poder e sem real razão de existir, também se alinha com o atual movimento Cristo Sim, Igreja não. O desdém evidenciado no livro apresenta uma caricatura da instituição segundo seu próprio ponto de vista, e talvez por sua experiência negativa, almejando uma Igreja terrena composta por seres humanos perfeitos. De forma ingênua e contraditória com o tema do perdão ao longo do filme, a Igreja está excluída do perdão divino.Jesus advertiu que haveriam escândalos na Igreja e foi muito severo a esse respeito. Por quê? Por acaso rejeitou a Igreja? Pelo contrário! Morreu por ela. A Igreja sempre precisa de renovação. Porém, não pode ser renovada com sua destruição, para ser criada novamente. O que Jesus fez não pode ser alterado. Não é possível alterar a doutrina e a natureza da Igreja, já que são de Cristo:



"Cristo amou à Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a através do batismo, em virtude da palavra, e apresentá-la resplandescente a si mesmo, sem qualquer mancha, ruga ou coisa semelhante, mas para que seja santa e imaculada" (Efésios 5,25-27).


Se amamos a Cristo não podemos deixar de amar a Igreja e obedecê-la totalmente, já que Ele é a sua cabeça e nos fala através dos seus pastores (cf. Lucas 10,16):

"Sob seus pés submeteu todas as coisas e o constituiu Cabeça suprema da Igreja" (Efésios 1,22).

"Para que a multiforme sabedoria de Deus seja agora manifestada aos Principados e Potestades nos céus, através da Igreja" (Efésios 3,10).

"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”(Lc 10,16)



Por isto São Paulo o apóstolo predileto dos protestantes afirma sobre a Igreja:



“ A IGREJA É COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE – I Tim 3,15 “



"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia" - Hb 10,25.




O QUE NOS DIZ AS ESCRITURAS?





Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó Senhor, faze descer ali os teus fortes - Joel 3,11


Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Salmos 122,1


Lc 24,53: E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus.






Aletéia responde: O que os católicos têm a dizer sobre “A Cabana”?



Sinopse: Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Tempos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde receberá uma lição de vida.


Até aí não há problema algum, mas a questão é que esta “lição de vida” que consta na sinopse é, na verdade, um encontro deste homem atormentado com Deus. Não se trata de uma personificação caricata de Deus como realizada em filmes como “Todo Poderoso”, mas a apresentação da Santíssima Trindade (Heresia do Sabelianismo) e a discussão sobre diversos pontos teológicos. E é aqui onde o livro e a produção derrapam.




O primeiro ponto a ser colocado é: não é um filme católico e com a doutrina Católica!



E ainda que se apresente como um filme de temática cristã, pelos diversos erros teológicos, não o enquadraria como um filme religioso, no máximo um filme com muita religiosidade (até porque vemos no enredo que Deus seria contra as religiões). É importante que o leitor esteja atento, porque o fato do filme não ser católico, traz consigo heranças da Heresia do Protestantismo e principalmente do Jansenismo. Também, contém aspectos da Heresia do Modernismo, que defende que Deus não pode ser reconhecido por critérios objetivos racionais, mas apenas pelo sentimento subjetivo do homem.



O enredo (Querigmático), é a tentativa de Deus em se apresentar ao homem atormentado (Mack), curar suas feridas e estabelecer com ele um relacionamento.


Ficando apenas nestes pontos (porque da parte teológica falaremos mais adiante), os momentos entre Deus e o homem chegam a ser poéticos, que podem nos levar a questionar a nossa relação com a Santíssima Trindade, a forma como muitas vezes queremos conduzir as nossas vidas sem qualquer auxílio de Deus, como O culpamos quando as coisas dão erradas, entre tantas outras situações.Ao mesmo tempo, temos pontos que chamaram a atenção e muitos criaram confusão e outros que podem passar despercebidos que são realmente danosos aos desatentos, principalmente em termos de Heresias cristológicas, tão amplamente combatidas durante diversos Concílios e pelo Magistério da Igreja como um todo.



CHAVES LITERÁRIAS PARA MELHOR COMPREENSÃO:



1)-No filme Deus Pai é vivido por uma mulher, a ótima atriz Octavia Spencer. O fato de ser uma “negra, mulher e gorda” foi alvo de muitas reclamações. No filme ficou bem claro que Deus usa a imagem desta mulher para facilitar o acesso a Mack que, quando criança, teve sérios problemas com seu pai que bebia muito e espancava a sua mãe e a ele também, por isso preferiu não “aparecer” como um pai. Quando seu pai o espancava, ele recebia carinho e atenção de uma mulher da cidade, que foi a mesma usada por Deus para se aproximar do homem atormentado. Não se trata de uma apresentação de que Deus é mulher, até porque em determinado momento do filme Deus Pai toma a figura de homem quando entende ser necessário. Portanto, é uma discussão desnecessária neste aspecto.



2)-Encontraram um ator judeu(narigudo), com a pele morena e barba para fazer o papel de Jesus. É interessante este cuidado na produção de buscar uma figura que poderia se parecer etnicamente com o Filho de Deus encarnado.


3)-Já o Espírito Santo, no filme chamado de Sarayu, é protagonizado por uma atriz oriental que aparece em muitos momentos com um brilho em sua volta, com a intenção de indicar que é um espírito. Uma apresentação fraca desta pessoa da Santíssima Trindade, não por ser uma mulher, mas porque, nem de longe lembra O Consolador e Inflamador das almas.



OS ERROS TEOLÓGICOS:


Quanto aos erros teológicos, vamos falar de alguns mais gritantes entre vários apresentados no filme (no livro há mais coisas e algumas estão diferentes das colocadas aqui, mas nos limitaremos ao filme):



1. Humanidade de Cristo (Heresia do: Ebionismo, Apolinarianismo, Arianismo, Nestorianismo): no filme Jesus é retratado como humano, apenas humano. Ora, “o acontecimento único e absolutamente singular da Encarnação do Filho de Deus não significa que Jesus Cristo seja em parte Deus e em parte homem, nem que seja o resultado de uma mistura confusa do divino com o humano. Ele fez-Se verdadeiro homem, permanecendo verdadeiro Deus. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Esta verdade da fé, teve a Igreja de a defender e clarificar no decurso dos primeiros séculos, perante heresias que a falsificavam.” (CIC 464).



2. Pecado: no filme Deus não pune o pecado porque este já é uma punição. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina e deixa bem claro que uma das penas do pecado é a privação vida eterna (CIC 1472) e condenação ao inferno, o que no filme deixa a entender que Deus não conseguiria condenar o homem ao inferno em razão de seu amor de Pai.



3. O Pai foi crucificado com o Filho (Heresia dos Euquitas e do Patripassianismo): outro grande erro. Apenas Jesus Cristo foi crucificado. Mesmo que o Pai tenha sofrido ao ver seu Filho tratado como foi, não foi pregado junto com Ele.



4. Cristo não quis religião ou Igreja Institucional -  Jesus nasceu judeu, viveu como judeu e morreu como tal, assim como disse claramente que não se fez homem para abolir a Lei, mas para dar pleno cumprimento a ela (Mt 5, 17), além de que diz textualmente que Pedro será a pedra em que edificará a sua Igreja (Mt 16, 18). O filme tenta relativizar estes conceitos para fazer acreditar que Jesus não queria criar uma religião, o que também não é verdade.


5. O homem foi criado apenas para ser amado: outro erro, pois sabemos que o homem foi criado para amar primeiro a Deus e depois ao próximo como a si mesmo. Não foi criado somente para ser amado, mas “para servir e amar a Deus” (CIC 358).



Realmente, os conceitos teológicos equivocados na visão pessoal do autor apresentados no filme podem criar uma grande confusão na cabeça dos desavisados, ao mesmo tempo em que poderá reforçar alguma ideia errada já existente. Mesmo com a bela mensagem de que Deus nos ama e quer curar nossas feridas, o filme cai no mesmo erro criado pelo autor do livro em tentar destruir as religiões e criar um deus que não existe e propagar mentiras com cara de Teologia e estas têm um nome específico: heresia. Por isso, devemos sim ter cuidado, pois nem tudo que reluz é ouro.




ONDE NOS LEVARÁ ESTA ONDA DO CRISTO SIM IGREJA NÃO?



Vejamos de modo concreto para entender a questão:



1º)-DEUS SIM, IGREJA NÃO


É a negação da Igreja surgida e instaurada primeiramente por Lutero. Permite uma visão mais subjetivista da fé, onde realça o caráter pessoal da salvação em detrimento do caráter institucional. É possível seguir a Deus, sem seguir uma instituição em concreto. Nega-se o caráter necessário da Igreja para a salvação, para isto, será necessário defender um conjunto de conceitos epistemológicos que será à base do pensamento da filosofia moderna.


2º)-DEUS SIM, CRISTO NÃO


Esta segunda grande negação é própria do século da ilustração, onde se busca uma fé fundada apenas na razão. Aceita-se a Deus, mas apenas como um grande relojoeiro que fez sua obra prima (o cosmos), a dotou das forças necessárias para se autogerir e foi embora. A providência é jogada no lixo, surge o DEISMO. Um Deus sem culto e despersonalizado. O homem é senhor total e absoluto de seu próprio destino. Nega-se a transcendência. A realidade não é apreendida objetivamente pelo ser humano, mas construída intelectualmente através das percepções sensitivas que são próprias a toda raça humana.


É no contexto desta segunda negação que surge a Revolução Francesa, retirando dos templos católicos a presença dos santos e de Cristo eucaristia, e erigindo altares à Deusa Razão. Uma “contraditio terminis”, pois “mitologizam” a fé católica, retiram dos evangelhos tudo que seja milagroso e sobrenatural e ao mesmo tempo criam culto e templo para a “Deusa Razão”.


É um racionalismo fundando na irracionalidade do caos e da violência. Destinada intelectualmente ao fracasso, a revolução tinha seus dias contados, apesar da propaganda massiva da revolução perpetrada por Jacques-Louis David criando obras como o Juramento de Horácio (cena dramática que convida a população a pegar em armas) e perpetuando o mártir da revolução no quadro “A morte de Marat”. A revolução francesa nasce de exigências legítimas de uma população que sofria pela fome, crise nas colheitas e impostos sufocantes. No entanto, conduzida não pela razão que tanto defendia, mas pelo terror das guilhotinas. O lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, pese seu caráter evangélico e de se propor como novo evangelho, era escrito pelo sangue de muitos homens e mulheres que não se alinhavam. Vemos a expropriação das propriedades do clero, a assassinato de sacerdotes, religiosos e religiosas. A Fé católica é vista como fundamento do Ancient Regime e como tal deve ser varrida do mapa, como principal inimiga da revolução e de seus ideais.Surge, então, como resposta a esta barbárie um novo absolutismo que se espalha por toda a Europa. Mas, o mundo já não era mais monárquico, a semente do pensamento revolucionário já tinha sido plantada. E mais tarde crescerá com mais furor através da revolução marxista que veremos a seguir na terceira negação.


3º)-DEUS NÃO, O HOMEM SIM


É a última negação presente no séc. XIX. Deus já não é necessário para garantir a ordem do mundo. A única realidade é a material e a este senhor devemos prestar contas. Seu fundamento é a filosofia Hegeliana. Onde o espirito absoluto é traduzido à matéria. E os indivíduos são apenas um momento, uma ocasião para o desenvolvimento da matéria, do mundo perfeito sem classes e de total igualdade.Na filosofia marxista, não há pessoas, existe apenas o estado, que se desenvolve através da dialética de lutas de classes. O novo homem e nova humanidade marxista é a síntese final do processo dialético, onde a tese são os sistemas econômicos burgueses e a antítese é a classe operária explorada. O marxismo acelera o confronto entre ambas que ocorrerá de modo necessário.A visão de pessoa humana como um momento do processo dialético materialista é o que justifica a barbárie de mais de 100 milhões de pessoas exterminadas por Stalin. Os comunistas alegam que isto ocorreu porque Stalin desvirtuou a revolução. Em realidade, ele se apresenta como aquele que leva até as últimas consequências os pressupostos filosóficos da revolução.A negação de Deus só é possível, em última instância, através da negação do ser humano, o que nos conduz a uma quarta negação:


4º)-O HOMEM NÃO


A degradação da razão humana conduz a negação da impossibilidade da existência de qualquer verdade absoluta. A filosofia hermenêutica presente na obra “Verdade e Método” de Gadamer é um exemplo. O homem constrói a verdade segundo seu grupo social e cultura, e este grupo com “suas verdades" é que constrói o homem e a verdade das coisas. Deste modo, a verdade é sempre mutável e não um termo “ad quo”, não há uma finalidade para vida humana, mas apenas uma construção de algo caótico a um nada último.Esta visão epistemológica se apresenta como fundamento do relativismo moral e do indiferentismo religioso. Quando tudo é verdade, não existe verdade. E quando nada é objetivamente verdadeiro, todas as coisas são colocadas no mesmo plano, perdendo seu valor. Priva a racionalidade humana do principio de não contradição, conduzindo a humanidade a ações bárbaras.


Sobre a bandeira da tolerância, o relativismo implanta uma verdadeira ditadura da força e do poder. Pois quando não há uma verdade como critério e medida de nossas ações, se implanta a verdade subjetiva dos mais fortes. Por isso, as politicas e medidas sociais são implantadas não em vistas a um bem comum, ou um critério de bondade e verdade, mas segundo pressões sociais, econômicas ou interesses privados.Assim vemos a aprovação das uniões homoafetivas, a aprovação do aborto em geral, e do bebê anencéfalo em especifico. O homem volta-se contra o mesmo homem, pois ferido em sua racionalidade, é incapaz de perceber as consequências de seus atos que vão contra a sua própria humanidade.


Existe uma profunda unidade entre as questões religiosas, econômicas, filosóficas, sociais e politicas. Não são elementos separados, pois quem as elabora, vive e pratica é o homem. O ser humano é o centro das questões.


Por isso, um subjetivismo religioso exacerbado de Lutero nos conduz a uma filosofia moderna que coloca o homem como criador da realidade e a Deus apenas como garantidor de uma ordem. Este racionalismo moderno exige a existência de um Deus impessoal e ordenador, surgindo o Deísmo próprio do iluminismo, com sua expressão mais “gloriosa e nefasta” instaurado no culto à “Deusa Razão” no período da Revolução Francesa. Revolução esta guiada por um desejo de fazer o bem, mas com princípios que levariam ao terror. Neste processo de degradação da razão humana o surgimento de regimes ateus, o indiferentismo e o relativismo presentes nos dias atuais são consequências naturais.


Um processo de negação da objetividade das coisas que "corrói" a razão humana, pois negar a capacidade de transcendência humana, é negar a mesma humanidade. A igreja é mais uma vítima da obra de Young. Sob a égide da religião ela é acusada de manipular os fiéis por causa da cobiça e desejo de poder dos seus líderes. Para Young como instituição ela é fonte de contrariedades para Jesus, que afirma em seu obra a Cabana: “Eu não crio instituições. Nunca criei, nunca criarei”. Para que não fiquem dúvidas sobre o sentido dessas palavras, o Jesus de Young completa em meio a uma expressão sombria: “Não gosto muito de religiões e também não gosto de política nem de economia...”Ao vislumbrar com assombro tudo o que aprendeu no passado, Mack exclama:


“ Quantas mentiras me contaram! - Jesus completa a decepção de Mack respondendo uma pergunta sobre o significado de ser cristão com as palavras: Quem disse alguma coisa sobre ser cristão? Eu não sou cristão.”



Ora, Cristo quer dizer ungido, quer dizer então que o próprio Cristo nega a sua unção? E como fica aquilo que Ele mesmo disse de si mesmo:



"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me UNGIU  para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidose proclamar o ano da graça do Senhor.Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele;e Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir". (Lucas 4,18-21).




Segundo Young um dos motivos do desprezo de Deus pela estrutura eclesiástica na Igreja seria a presença nela de uma hierarquia, ou uma “cadeia de comando”, o que, mesmo na divindade, parece ser um conceito “medonho” e um relacionamento “opressivo.”


Jesus explica que a autoridade “é meramente a desculpa que o forte usa para fazer com que os outros se sujeitem ao que ele quer.” E completa dizendo: “É um sistema humano. Não foi isso que eu vim construir... Por mais bem intencionada que seja, você sabe que a máquina religiosa é capaz de engolir as pessoas...”


Ao chegar ao capítulo 5 do livro, onde realmente a visão do autor sobre Deus começa a ser exposta, mostra o seu desejo de quebrar paradigmas. O autor parece desconfortável com a visão sobre Deus e sua personalidade. Quando Young relata o espanto de Mack, um cristão criado dentro da igreja desde pequeno, com seu encontro com duas pessoas da Trindade em forma de mulheres, não acredito que o autor tenha tais concepções, mas creio que seu desejo é que os leitores achem antiquada a postura de acolher conceitos tradicionais.





(William P. Young)



O Pai, no livro de Young explica:



“Para mim, aparecer como mulher e sugerir que você me chame de Papai é simplesmente para ajudá-lo a não sucumbir tão facilmente aos seus condicionamentos religiosos.” Parece que o autor considera as visões tradicionais sobre Deus como “estereótipos” que não devem ser encorajados e como “idéias preconcebidas” nas quais Deus não se encaixa. Em pouco tempo, Mack se dá conta de que “nada do que estudara na escola dominical da sua igreja estava ajudando” a compreender o Deus que estava diante dele.



Parece ser sugerido que o leitor deve ficar aberto a novos conceitos. O conselho do Espírito Santo a Mack é: “Verifique suas percepções e, além disso, verifique a verdade de seus paradigmas, dos seus padrões, daquilo em que você acredita. Só porque você acredita numa coisa não significa que ela seja verdadeira. Disponha-se a reexaminar aquilo em que você acredita”.Assim, novos conceitos são inseridos.




SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS NA OBRA DE YOUNG



Um desses conceitos é uma visão depreciativa sobre o ensino bíblico. Por diversas vezes as Escrituras, ou o ensino eclesiástico das Escrituras, é citado em contraposição a uma nova verdade apresentada pelas pessoas da Trindade. Exemplo disso é que Mack, apesar de se considerar um cristão que sempre vai aos cultos e recebe instrução bíblica, se dá conta de que não conhece Jesus como achava que conhecia. Diante disso, Jesus lhe transmite um conhecimento panteísta que nunca antes lhe foi ensinado:



“Deus que é base de todo ser, mora dentro, através e em volta de todas as coisas, e emerge em última instância como o real. Qualquer aparência que mascare essa verdade está destinada a cair.”




A Bíblia, que certamente não apresenta essa versão “panteísta” ou “panteísta” da Divindade, fatalmente se torna alvo dessa afirmação. Na verdade, ela sofre a sugestão de ser um instrumento que não contém a verdade, mas que é usado por Deus devido à complexidade da situação humana depois de se afastar dele. O Pai, ao responder por que se “revela” de modo paterno, diz: “Assim que a Criação se degradou, nós soubemos que a verdadeira paternidade faria muito mais falta que a eternidade.” Assim, Mack percebe que ao sair da escola dominical, onde as Escrituras são ensinadas, freqüentemente tinha “as respostas certas”, mas que isso não fazia com que ele conhecesse a Deus. Fica sugerida a idéia de que a Bíblia contém inverdades devido às limitações e carências do homem. Entretanto, há verdades além dela que o homem que se relaciona com Deus pode alcançar. Por isso, no momento em que Deus fala a Mack sobre verdades nunca antes por ele imaginadas, explica em tom extremamente depreciativo: “Aqui não é a escola dominical. É uma aula de vôo(livre)...”




Dentre as afirmações teológicas positivas destacamos algumas:




1)- Na p. 88 Young descreve a tentativa humana de entender Deus:“O problema é que muitas pessoas tentam entender um pouco o que eu sou pensando no melhor que elas podem ser, projetando isso ao enésimo grau, multiplicando por toda a bondade que é capaz de perceber... e depois chamam o resultado de Deus.”



2)- No diálogo entre Deus e Mack, Papai diz: “O importante é o seguinte: se eu fosse simplesmente Um Deus e Uma Pessoa, você iria se encontrar nesta criação sem algo maravilhoso, sem algo que é essencial. E eu seria absolutamente diferente do que sou” (Cap. 6, p. 91, EP). Ao que Mack retruca: “E nós estaríamos sem...?” Ao que Papai responde: “Amor e relacionamento. Todo amor e relacionamento só são possíveis para vocês porque já existem dentro de Mim, dentro do próprio Deus . . . Eu sou o amor.”  Ponto para Young por destacar esta importantíssima percepção quanto à necessidade da Trindade para que 1 Jo 4,8 e 16 sejam verdadeiros.



3)- Na p. 84 (EP) há uma boa frase. Papai afirma: A verdadeira paternidade faria muito mais falta que a maternidade. Isso reflete a situação atual em nosso mundo, quando a figura do pai é notável pela sua ausência em tantos lares (às vezes por escolhas das próprias mães).



4)- Outra frase que merece citação aparece na p. 173 (EP): A graça não depende da existência do sofrimento, mas onde há sofrimento você encontrará a graça de inúmeras maneiras.




Frases Teologicamente Imprecisas e ambíguas em A Cabana:



1)- Nós estávamos lá, juntos (p. 86 EP), indica mais claramente a questão do patripassianismo no livro. Young efetivamente afirma a presença física no Pai na cruz, que ele confirma na p. 151.



2)- Outra frase imprecisa é: Quando nós três penetramos na existência humana... (p. 89). Embora eu queira dar a Young o benefício da dúvida, é difícil fugir da idéia de que ele entende que a Trindade encarnou, quando as Escrituras deixam claro que foi somente o Verbo, a eterna segunda pessoa da Trindade, que adentrou em carne a história humana.




3)- Na p. 90 , Papai afirma: Ele (Jesus) foi simplesmente o primeiro a levar isso até as últimas instâncias; o primeiro a colocar minha vida dentro dele, o primeiro a acreditar no meu amor e na minha bondade, sem considerar aparências ou consequências. Ainda que o contexto imediato tenha o mérito de apontar para a dependência de Jesus em relação a Deus durante Sua encarnação, a frase pode (e talvez tenha sido escrita com o propósito de) indicar que outros chegaram ou chegarão ao mesmo status de Jesus.




4)- O livro propõe muito claramente a malignidade da hierarquia e a rejeição de todo o conceito de autoridade, inclusive na igreja e na família.  Na p. 145, Jesus afirma a Mack que Seu relacionamento com o Pai é de mútua submissão. Ao falar isso, Young está questionando  abertamente a doutrina da hierarquia funcional dentro da Trindade, expressa especialmente no que tange à obra terrena do Filho (cf. 1 Co 11,3). Ao afirmar essa submissão recíproca (pois Sarayu também é incluída), Young pretende afirmar, no mínimo, algo que as Escrituras jamais afirmam. Na verdade, ele parece partir do seu conceito de relacionamentos humanos e exaltar essa submissão recíproca da família (marido, esposa e filhos) a uma dimensão celestial.  Nesta observação citei a EI porque, para complicar essa questão ainda mais um pouco, a (p. 132) traz: Os relacionamentos verdadeiros são marcados pela aceitação, mesmo quando suas escolhas não são úteis nem saudáveis. A palavra submission, usada na EI, foi trocada por aceitação, que tornou a frase teologicamente mais certa, mas acabou por disfarçar o perigo teológico, pois o contexto fala do relacionamento entre Jesus e cada um de nós. No inglês fica a sugestão que Jesus se submete a nós para manter a autenticidade do relacionamento.




5)- Sarayu afirma que na Trindade não existe uma cadeia de comando, apenas um círculo de relacionamento (p. 111). De novo, Young parece jogar pela janela o conceito de uma hierarquia funcional proposto por Jesus no Discurso do Cenáculo, Jo 14 − 16) ao especular sobre um relacionamento essencial na Trindade.  Young faz uma associação da hierarquia com a matriz e sugere que hierarquia é um produto da Queda. Isso não é novo, mas agora está sendo dito de maneira ainda mais sutil do que, por exemplo, o movimento feminista vem dizendo por várias décadas.



6)- Criamos vocês, os humanos, para estarem num relacionamento de igual para igual conosco (palavras de Sarayu, p. 114). A não ser que eu tenha lido de maneira muito errada a Bíblia, jamais estaremos no mesmo plano de igualdade que Deus(pois semelhança não xérox). Ele será eternamente adorado e eu eternamente adorador. Somos salvos para viver para louvor da Sua glória (Ef 1,12) não para partilhá-la de igual para igual. Submissão não tem a ver com autoridade, e não é obediência (palavras de Jesus, p. 133). Uma vez mais, o conceito bíblico da perfeita obediência do Verbo encarnado ao Pai que O enviou é varrido para baixo do tapete da igualdade ontológica. Parece que Young não gosta das tensões bíblicas, só daquelas que ele mesmo propõe. A imprecisão é suficiente para fazer a frase parecer bíblica e, por isso, seu efeito é duplamente nocivo.




Considerações Finais




Por que “A Cabana” está atraindo tanto? Talvez porque a maioria dos cristãos atuais queira comida pré-processada, do tipo self service, e não queira se dar ao trabalho de (ou talvez simplesmente não saibam como) colher nas Escrituras e preparar, pelo estudo pessoal e a comparação com o pensamento cristão histórico, tradicional e magisterial, sua própria alimentação. Querem apenas colocar um band-aid na ferida, ao invés de lidar com a infecção. Por outro lado, talvez porque descreva emoções e sensações espirituais de maneira poética e ocasionalmente bela, às vezes desenvolvendo metáforas bíblicas, às vezes usando de maneira criativa a imaginação (como no cap. 15). William Paul Young quer divulgar essa “nova” visão de Deus (que envolve uma nova visão de vários outros conceitos cristãos) e seus leitores aceitaram, ingenuamente, essa proposta, que mistura verdade e erro de modo particularmente perigoso, (sabemos pelo  Gênesis quem é especialista nesta mistura). Os leitores que dizem ter obtido uma visão nova (e melhor) de Deus deveriam lembrar que ninguém, na história da Igreja, foi 100% herético ou teve intenções declaradas de destruir a fé cristã, muito pelo contrário, todos os hereges e suas heresias partiram de boas intenções, e pessoas muito bem intencionadas e sinceras, porém sinceramente equivocadas. O que mostra que a sinceridade não é o critério da verdade, pois uma pessoa pode estar sinceramente envolvida no erro. Assim mesmo, suas idéias incorretas contaminaram e enfraqueceram a Igreja por séculos e séculos. Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém. Portanto, estudos aprofundados e consulta das escrituras são essenciais para a firmeza na fé genuína, evitando ficarmos a reboque dos ventos e modismos que passam:




“Para que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas , nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro...” (Efesios 4,14)



A humanidade, em geral, já não dá nenhuma importância à verdade, e sim ao bem-estar a si mesmo, pois já diz a sabedoria que a humanidade é como pessoas em um transatlântico que não se importam com o destino do mesmo, mas se preocupam apenas com o cardápio que vai ser servido no dia...




BIBLIOGRAFIA:



-https://pt.aleteia.org/2017/04/25/o-que-os-catolicos-tem-a-dizer-sobre-a-cabana/

-https://www.youtube.com/watch?v=hGupQzBKLYk

-https://www.youtube.com/watch?v=dsRGVstSKFQ






-----------------------------------------------------





Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:



filhodedeusshalom@gmail.com






Curta este artigo :

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger