A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Reversão de Vasectomia: É possível sim ao homem recuperar a sua fertilidade

Reversão de Vasectomia: É possível sim ao homem recuperar a sua fertilidade

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 8 de julho de 2014 | 10:03





Homens que se arrependem da vasectomia podem reverter a cirurgia e tentar ter filhos

(Por Nathalie Ayres)

O que é a Reversão de Vasectomia?


Para entender como funciona a reversão, é preciso saber primeiro o que é a vasectomia. O tratamento feito por homens que não querem mais ter filhos. A cirurgia consiste em um corte na bolsa testicular, que interrompe a passagem de espermatozoides pelos dois canais deferentes. O sêmen continua sendo expelido na relação, mas sem gametas. Esse procedimento, porém, pode ser revertido em alguns casos, através de uma cirurgia um pouco mais complexa, que envolve a religação desses canais. 




Outros nomes dados à reversão da Vasectomia:


Vaso-vasostomia, vaso-epididimostomia, recanalização de deferentes                                         

Como é feita a Reversão de Vasectomia

Para tanto, é preciso reconectar as duas partes dos canais deferentes anteriormente separadas, o que só é possível quando o corte não foi muito grande. Para isso, é feita uma microcirurgia, em que é preciso fazer uma pequena incisão no saco escrotal, de 3 a 5 centímetros. As pontas dos canais deferentes são localizadas e preparadas para o procedimento, que consiste na costura, também chamada de sutura, das duas partes. Ela é feita com fios finos e usando um microscópio. Depois o saco escrotal é costurado novamente.





O procedimento é feito com anestesia geral, mas sem intubação, e sim com máscara laríngea. Se a cirurgia for feita pela manhã, no mesmo dia a tarde o homem já pode receber alta. Após 45 dias é feito um espermograma para avaliar a quantidade de espermatozoides no sêmen, além de sua motilidade e morfologia (ou seja, seu formato).


Para quem é indicada

Normalmente a cirurgia é indicada para homens que fizeram a vasectomia há menos de 14 anos, pois só assim é possível ter maiores chances de sucesso. Isso ocorre porque com o tempo vai ocorrendo um processo de fibrose, criando obstruções abaixo de onde foi feito o rompimento do canal deferente. Nesses casos é preciso fazer uma conexão fora da área obstruída.


O procedimento também é mais indicado para quem tem parceiras sem problemas de fertilidade.

Duração da operação

Depende de cada procedimento, mas a operação pode durar entre duas e quatro horas e é considerada pouco invasiva apesar de ser trabalhosa para o cirurgião. 

O que esperar da Reversão de Vasectomia?

Ao religar os ductos do canal deferente, eles voltam a funcionar normalmente. Porém, quanto maior for o intervalo entre a vasectomia e sua reversão, menores as chances de sucesso. Os valores são de 70% de chances de gravidez quando a reversão for feita após 3 ou 4 anos e chega a cair para 30 a 40% após 10 anos. A idade do homem também influencia, já que a fertilidade do homem também cai após os 45 anos. Além disso, é preciso avaliar o casal como um todo: o marido pode voltar a ter sua fertilidade normal, mas a idade da mulher também interfere nas chances da gravidez.

Contraindicações da Reversão de Vasectomia

Dificilmente a reversão é contraindicada. Mas pode ser desencorajada quando a vasectomia foi feita há mais de 14 anos ou a esposa está perto dos 40 anos, pode ser melhor para o casal buscar diferentes alternativas para engravidar.

Alguns tipos de cirurgia de vasectomia incluem a cauterização dos canais deferentes. Nesses casos não é possível reverter o procedimento.

Pré-operatório

Antes de a operação ser indicada, é feito uma pesquisa para ver se não há causa de infertilidade na esposa também, o que torna mais viável outros tipos de tratamentos de fertilização, que pode coletar os espermatozoides através de uma punção. Depois são pedidos exames pré-operatórios de rotina, como hemograma completo. Além deles, é feito um espermograma, para verificar se há ou não, espermatozoides no sêmen. 

Pós-operatório

Após a cirurgia, a alta costuma ser no mesmo dia ou no dia seguinte, mas a recuperação em casa demora cerca de 10 dias, com repouso absoluto nos 3 primeiros dias. É importante que o homem evite a ejaculação e sexo por 45 dias, para que ocorra a cicatrização da sutura dos canais deferentes. Evitar traumas no local também é importante. Alguns remédios são indicados pelo médico, como anestésicos e antibióticos para evitar infecções. 


Onde encontrar a Reversão de Vasectomia


O procedimento não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e normalmente não é coberto pelos planos de saúde, mas pode ser feito em clínicas particulares de urologia ou reprodução humana e em hospitais particulares e universitários.






Fontes Consultadas:

1)-Ginecologista especialista em reprodução humana Joji Ueno (CRM SP 48.486), diretor na Clínica Gera, em São Paulo

2)-Urologista Conrado Alvarenga (CRM SP 116.006), da Clínica Vida Bem Vinda, em São Paulo 



EM FORTALEZA-CE:

1)- MÉDICO: MARCONI  TAVARES – FONES: 85.3279-8500 e 3288-4575

2)-C.R.H – RECRIAR (REPRODUÇÃO ASSISTIDA) – FONE: 85-3258-0020

3)- HOSPITAL SÃO LUCAS – FONE: 85-0163-2248


http://www.minhavida.com.br/familia/tudo-sobre/16532-reversao-de-vasectomia-o-homem-pode-recuperar-a-fertilidade


Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger