A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » O que é o Intinerário Formativo “CAMINHO DA PAZ” DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM ?

O que é o Intinerário Formativo “CAMINHO DA PAZ” DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 5 de janeiro de 2014 | 14:02


 

 

A LOGOMARCA - O logo do Caminho da Paz vai explicar o Itinerário Espiritual que cada pessoa ira viver, dentro do mistério cristológico da vocação Shalom:

 

“O Ressuscitado que passou pela cruz que nos comunica o seu Espirito, nos dá a sua paz e nos envia aos Tomés de hoje”

 

 

1 - A mão e o lado aberto Simbolizam a experiência de Tomé (o homem de hoje) com Cristo, O Ressuscitado que passou pela cruz.

 

 

2 - A pomba Simboliza o Espírito Santo. A experiência com o Ressuscitado que nos comunica seu Espírito. A experiência do Espírito Santo.

 

 

3 - O fogo nas asas da pomba O fogo do espírito. A efusão do Espírito Santo. “Então lhes apareceu algo como de línguas de fogo” At 2,3.

 

 


“Quando Jesus Ressuscitado apareceu aos discípulos no cenáculo, sua primeira palavra foi ‘Shalom’ (…) Naquele dia, que é o dia que o Senhor nos fez, Jesus deu aos seus discípulos acesso ao caminho da Paz” (Carta à Comunidade).

Caminho da Paz é o itinerário formativo dos membros de grupos de oração da Obra Shalom.


Por meio da apresentação de conteúdos e da aplicação de recursos específicos, busca conduzi-los, desde a experiência inicial com Jesus, à maturidade da fé, da santidade e do testemunho radical do Evangelho.


O Caminho da Paz nasce junto com a experiência fundante da Comunidade Católica Shalom, sua inspiração e primeiros passos. Já nas primeiras atividades realizadas pela Comunidade, sempre marcadas pela ousadia e criatividade em anunciar Jesus, as pessoas faziam uma intensa experiência com o amor de Deus, que gerava reconciliação e mudança de vida. Era a graça, “a fonte de bênçãos divinas, uma fonte muito visível do Seu Amor (…) de segurança nos caminhos do Senhor” que se manifestava e formava um povo novo (Escrito No Coração da Obra).


Essa experiência se aprofundava e dava movimento à obra nascente: o contato com Jesus Cristo gerava conversão profunda, ardor e alegria em anunciá-lo, levando a pessoa evangelizada a tornar-se testemunha de que o Ressuscitado que passou pela cruz concede a cada homem e a toda a humanidade o perdão e a paz.

Ao longo dos anos, esse movimento ganhou rosto, fases e conteúdos, definindo-se assim o Caminho da Paz.
O Caminho da Paz abrange cinco tópicos formativos:

1)-Dimensão Espiritual: representa a totalidade da experiência no grupo de oração, tendo em vista que a contemplação no Carisma Shalom não se restringe a momentos pontuais de oração. Diz respeito ao relacionamento com Deus através de recursos oferecidos pela Igreja e pelo Carisma: oração pessoal e comunitária, estudo bíblico, zelo pelos sacramentos, amor à Eucaristia e à Virgem Maria, louvor, penitência, vivência dos tempos litúrgicos, fraternidade e exercício do apostolado.

2)-Dimensão Bíblica: fundamenta e norteia a caminhada segundo a Palavra de Deus.

3)-Dimensão Humana: intensifica as experiências de fraternidade, o sentimento de pertencimento à Obra Shalom e a vivência do Evangelho por meio do grupo de partilha e do acompanhamento feito pelo coordenador do grupo de oração.

4)-Dimensão Doutrinária: privilegia o conhecimento da Doutrina da Igreja e seu aprofundamento na vida cotidiana e na oração.

5)- Dimensão Missionária: destaca os elementos que despertam e incentivam o compromisso com o engajamento na Obra e o envio missionário.



MATERIAL DE FORMAÇÃO DAS FASES DO CAMINHO DA PAZ:

1ª FASE:Kerigma - Para complementar o conteúdo das formações, é utilizado o livro de estudo bíblico “Enchei-vos”, que segue o método da lectio divina. Complementando o “Enchei-vos”, é orientada a leitura de “E vós, quem dizeis que eu sou?”, que narra a experiência pessoal do fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, com o amor de Deus.


2ª FASE:Filoteia - A oração pessoal nessa fase será fomentada pelo conteúdo do caderno “Amizade com Deus” e do livro “Louvor Brasa-Vida”. O estudo bíblico “Felizes os que ouvem a palavra de Deus” é meio eficaz de crescimento na intimidade com Deus através da descoberta de sua Palavra.


3ª FASE:Metanoia - O processo de conversão é aprofundado através da leitura oracional dos Evangelhos sinóticos com o estudo bíblico “Luz para os meus passos I e II”. A oração pessoal é orientada pelo caderno “Caminho de conversão”. Recomenda-se a leitura dos Escritos da Comunidade, textos inspiradores da espiritualidade Shalom.


4ª FASE:Koinonia - Seguindo o método da lectio divina, é orientada a leitura do último volume do estudo bíblico Luz para os meus Passos, que aborda o Evangelho de São João e o livro do Apocalipse. Tecendo o Fio de Ouro fomenta a oração pessoal e o estudo bíblico durante dois meses. É recomendado também o livro “Mestre, o que devo fazer?”, sobre o Decálogo.

 

 

5ª FASE:Martiria - Essa fase orienta a leitura das cartas de São Paulo através do estudo bíblico “Espada de dois gumes” I e II, no método da lectio divina. “Obra Nova – Caminho de e para a felicidade” também é indicado para aprofundar o conhecimento sobre a Vocação Shalom.





Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger