O que diz o Sagrado Magistério da
Igreja sobre a Celebração Eucarística? - A MISSA É MEMÓRIAL DA MORTE E
RESSURREIÇÃO DE CRISTO!
A Celebração da Eucaristia como memorial da morte e da
ressurreição de Jesus!
§611 A Eucaristia que instituiu naquele momento será
o "memorial" de seu sacrifício. Jesus inclui os apóstolos em sua
própria oferta e lhes pede que a perpetuem. Com isso, institui seus apóstolos sacerdotes da Nova Aliança: "Por
eles, a mim mesmo me santifico, para que sejam santificados na verdade"
(Jo 17,19).
§1167 O domingo é o dia por excelência da assembléia
litúrgica, em que os fiéis se reúnem "para, ouvindo a Palavra de Deus e participando da Eucaristia,
lembrarem-se da paixão, ressurreição e glória do Senhor Jesus, e darem graças a
Deus que os 'regenerou para a viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo
de entre os mortos" - Quando meditamos, ó Cristo, as maravilhas que foram
operadas neste dia de domingo de vossa santa ressurreição, dizemos: Bendito é o
dia do domingo, pois foi nele que se deu o começo da criação (...) a salvação
do mundo (...) a renovação do gênero humano.(...) E nele que o céu e a terra
rejubilaram e que o universo inteiro foi repleto de luz. Bendito é o dia do
domingo, pois nele foram abertas as portas do paraíso para que Adão e todos os
banidos entrem nele sem medo.
§1330 Memorial da Paixão e da Ressurreição do Senhor. Santo Sacrifício, porque atualiza o único sacrifício de Cristo Salvador
e inclui a oferenda da Igreja; ou também
santo sacrifício da Missa, "sacrifício de louvor" (Hb 13,15),
sacrifício espiritual, sacrifício puro e santo, pois realiza e supera todos os
sacrifícios da Antiga Aliança. Santa e divina Liturgia, porque toda a liturgia da Igreja encontra seu centro e sua expressão mais densa na celebração deste sacramento; é no mesmo sentido que se chama também celebração dos Santos Mistérios. Fala-se também do Santíssimo Sacramento, porque é o sacramento dos sacramentos. Com esta denominação designam-se as espécies eucarísticas guardadas no tabernáculo.
§1358 Por isso, temos de considerar a Eucaristia:
* como ação de graças e louvor ao Pai;
* como memorial sacrifical de Cristo e de seu corpo;
* corno presença de Cristo pelo poder de sua palavra
e de seu Espírito.
§1362 O MEMORIAL SACRIFICAL DE CRISTO E DE SEU CORPO, A
IGREJA A eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a
atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da
Igreja, que é o corpo dele. Em todas as orações eucarísticas encontramos, depois
das palavras da instituição, uma oração chamada anamnese ou memorial.
§1363 No sentido da Sagrada Escritura, o memorial
não é somente a lembrança dos acontecimentos dos acontecimento do passado, mas
a proclamação das maravilhas que Deus realizou por todos os homens. A celebração litúrgica desses
acontecimentos toma-os de certo modo presentes e atuais. É desta maneira que
Israel entende sua libertação do Egito: toda vez que é celebrada a Páscoa, os
acontecimentos do êxodo tomam-se presentes à memória dos crentes, para que
estes conformem sua vida a eles.
§1364 O memorial recebe um sentido novo no Novo
Testamento. Quando a Igreja celebra a Eucaristia, rememora a páscoa de Cristo,
e esta se toma presente: o sacrifício que Cristo ofereceu uma vez por todas na
cruz torna-se sempre atual: "Todas as vezes que se celebra no altar o sacrifício da cruz, pelo
qual Cristo nessa páscoa foi imolado, efetua-se a obra de nossa redenção."
§1365 Por ser memorial da páscoa de Cristo, a
Eucaristia é também um sacrifício. O caráter sacrifical da Eucaristia é
manifestado nas próprias palavras da instituição: "Isto é o meu Corpo que
será entregue por vós", e "Este cálice é a nova aliança em meu
Sangue, que vai ser derramado por vós" (Lc 22,19-20). Na Eucaristia,
Cristo dá este mesmo corpo que, entregou por nós na cruz, o próprio sangue que
"derramou por muitos para remissão dos pecados" (Mt 26,28).
§1366 A eucaristia é, portanto, um sacrifício porque
representa (toma presente) o Sacrifício da Cruz, porque dele é memorial e porque
aplica seus frutos:“Cristo nosso Deus e Senhor ofereceu-se a si
mesmo a Deus Pai uma única vez, morrendo como intercessor sobre o altar da
cruz, a fim de realizar por eles (os homens) uma redenção eterna. Todavia, como
sua morte não devia pôr fim ao seu sacerdócio (Hb 7,24.27), na última ceia,
"na noite em que foi entregue (1 Cor 11,13), quis deixar à Igreja, sua
esposa muito amada, um sacrifício visível (como o reclama a natureza humana) em
que seria representado (feito presente) o sacrifício cruento que ia realizar-se
uma vez por todas uma única vez na cruz, sacrifício este cuja memória haveria
de perpetuar-se até o fim dos séculos (l Cor 11,23) e cuja virtude salutar
haveria de aplicar-se à remissão dos pecados que cometemos cada dia.”
§1367 O sacrifício de Cristo e o sacrifício da
Eucaristia são um único sacrifício: "É uma só e mesma vítima, é o mesmo
que oferece agora pelo ministério dos sacerdotes, que se ofereceu a si mesmo
então na cruz. Apenas a maneira de oferecer difere". "E porque neste
divino sacrifício que se realiza na missa, este mesmo Cristo, que se ofereceu a
si mesmo uma vez de maneira cruenta no altar da cruz, está contido e é imolado
de maneira incruenta, este sacrifício é verdadeiramente propiciatório".
§1368 A eucaristia é
também o sacrifício da Igreja. A Igreja, que é o corpo de Cristo, participa da
oferta de sua Cabeça. Com Cristo, ela mesma é
oferecida inteira. Ela se une à sua intercessão junto ao Pai por todos os
homens. Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo se torna também o sacrifício dos
membros de seu Corpo. A vida dos fiéis, seu louvor, seu sofrimento, sua oração,
seu trabalho são unidos aos de Cristo e à sua oferenda total, e adquirem assim
um valor novo. O sacrifício de Cristo, presente sobre o altar, dá a todas as
gerações de cristãos a possibilidade de estarem unidos à sua oferta. Nas catacumbas, a Igreja é muitas
vezes representada como uma mulher em oração, com os braços largamente abertos
em atitude de orante. Como Cristo que estendeu os braços na cruz, ela se
oferece e intercede por todos os homens, por meio dele, com ele e nele.
§1369 A Igreja inteira está unida à oferta e à
intercessão de Cristo. Encarregado do ministério de Pedro na Igreja, o Papa
está associado a cada celebração da Eucaristia em que ele é mencionado como
sinal e servidor da unidade da Igreja universal. O Bispo do lugar é sempre responsável pela Eucaristia, mesmo quando é
presidida por um presbítero; seu nome é nela pronunciado para significar que é
ele quem preside a Igreja particular, em meio ao presbitério e com a
assistência dos diáconos. A comunidade intercede assim por todos os ministros
que, por ela e com ela, oferecem o Sacrifício Eucarístico: Que se considere legítima só esta Eucaristia que se
faz sob a presidência do Bispo ou daquele a quem este encarregou. É pelo
ministério dos presbíteros que se consuma o sacrifício espiritual dos fiéis, em
união com o sacrifício de Cristo, único mediador, oferecido em nome de toda a
Igreja na Eucaristia pelas mãos dos presbíteros, de forma incruenta e sacramenta
até que o próprio Senhor venha.
§1370 À oferenda de Cristo unem-se não somente os
membros que estão ainda na terra, mas também os que já estão na glória do céu:
é em comunhão com a santíssima Virgem Maria e fazendo memória dela, assim como
de todos os santos e santas, que a Igreja oferece o Sacrifício Eucarístico. Na Eucaristia, a Igreja, com
Maria, está como que ao pé da cruz, unida à oferta e à intercessão de Cristo.
§1371 O sacrifício Eucarístico é também oferecido
pelos fiéis defuntos "que morreram em Cristo e não estão ainda plenamente
purificados", para que possam entrar na luz e na paz de Cristo:“Enterrai este corpo onde quer que seja! Não
tenhais nenhuma preocupação por ele! Tudo o que vos peço é que vos lembreis de
mim no altar do Senhor onde quer que estejais.Em seguida, oramos [na anáfora
pelos santos padres e Bispos que faleceram, e em geral por todos os que
adormeceram antes de nós acreditando que haverá muito grande benefício para as
almas, em favor das quais a súplica é oferecida, enquanto se encontra presente
a santa e tão temível vítima. (...) Ao apresentarmos a Deus nossas súplicas
pelos que adormeceram, ainda que fossem pecadores, nós (...) apresentamos o
Cristo imolado por nossos pecados, tomando propício, para eles e para nós, o Deus
amigo dos homens.”
§1372 Santo Agostinho resumiu admiravelmente esta
doutrina que nos incita a uma participação cada vez mais completa no sacrifício
de nosso redentor, que celebramos na Eucaristia:“Esta cidade remida toda inteira, isto é, a
assembléia e a sociedade dos santos, é oferecida a Deus como um sacrifício
universal pelo Sumo Sacerdote que, sob a forma de escravo, chegou a ponto de
oferecer-se por nós em sua paixão, para fazer de nós o corpo de uma Cabeça tão
grande. (...) Este é o sacrifício dos cristãos: "Em muitos, ser um só
corpo em Cristo" (Rm 12,5). E este sacrifício, a Igreja não cessa de
reproduzi-lo no sacramento do altar bem conhecido pelos fiéis, onde se vê que
naquilo que oferece, se oferece a si mesma.”
§1382 A Missa é ao mesmo tempo e inseparavelmente o memorial sacrifical
no qual se perpetua o sacrifício da cruz, e o banquete sagrado da comunhão no
Corpo e no Sangue do Senhor. Mas a celebração
do Sacrifício Eucarístico está toda orientada para a união íntima dos fiéis com
Cristo pela comunhão. Comungar é receber o próprio Cristo que se ofereceu por
nós.
Jesus institui o memorial de sua livre oblação!
§610 Jesus expressou de modo supremo a oferta livre
de si mesmo na refeição que tomou com os Doze Apóstolos na "noite em que
foi entregue" (1 Cor 11,23). Na véspera de sua Paixão, quando ainda estava
em liberdade, Jesus fez desta Última Ceia com seus apóstolos o memorial de sua
oferta voluntária ao Pai, pela salvação dos homens: "Isto é o meu corpo
que é dado por vós" (Lc 22,19). "Isto é o meu sangue, o sangue da
Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados" (Mt 26,28).
§1323 "Na última ceia, na noite em que foi
entregue, nosso Salvador instituiu o Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e
Sangue. Por ele, perpetua pelos séculos, até que volte, o sacrifício da cruz,
confiando destarte à Igreja, sua dileta esposa, o memorial de sua morte e
ressurreição: sacramento da piedade, sinal da unidade, vínculo da caridade, banquete pascal em que Cristo é
recebido como alimento, o espírito é cumulado de graça e nos é dado o penhor da
glória futura."
§1337A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA Tendo amado os
seus, o Senhor amou-os até o fim. Sabendo que chegara a hora de partir deste
mundo para voltar a seu Pai, no decurso de uma refeição lavou-lhes os pés e
deu-lhes o mandamento do amor. Para deixar-lhes uma garantia deste amor, para
nunca afastar-se dos seus e para fazê-los participantes de sua Páscoa,
instituiu a Eucaristia como memória de sua morte e de sua ressurreição, e
ordenou a seus apóstolos que a celebrassem até a sua volta,
"constituindo-os então sacerdotes do Novo Testamento".
Liturgia memorial do mistério da Salvação!
§1099 O ESPÍRITO SANTO RECORDA O MISTÉRIO DE CRISTO
O Espírito e a Igreja cooperam para manifestar o Cristo e sua obra de salvação
na liturgia. Principalmente na Eucaristia, e analogicamente nos demais
sacramentos, a liturgia é memorial do Mistério da Salvação. O Espírito Santo é
a memória viva da Igreja.
Memorial dos acontecimentos salvadores da Antiga Aliança:
§1093: O ESPÍRITO SANTO PREPARA PARA ACOLHER A CRISTO - Na economia sacramental o Espírito Santo leva à realização as figuras da antiga
aliança. Visto que a Igreja de Cristo estava "admiravelmente preparada na
história do Povo de Israel e na Antiga Aliança", a liturgia da Igreja
conserva como parte integrante e insubstituível - tomando-os seus - alguns
elementos do culto da Antiga Aliança:* principalmente a leitura do Antigo
Testamento; /* a oração dos Salmos /* e sobretudo a memória dos eventos
salvadores e das realidades significativas que encontraram sua realização no
Mistério de Cristo (a Promessa e a Aliança, o Êxodo e a Páscoa, o Reino e o
Templo, o exílio e a volta).
§2170 No dia do Senhor, a Escritura revela ainda um
memorial da libertação de Israel da escravidão do Egito: "Recorda que
foste escravo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te fez sair de lá com
a mão forte e o braço estendido. E por isso que o Senhor teu Deus te ordenou
guardar o dia de sábado" (Dt 5,15).
É Ação de Graças!
§1359 A Eucaristia, sacramento de nossa salvação
realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de
graças pela obra da criação. No sacrifício eucarístico, toda a criação amada
por Deus é apresentada ao Pai por meio da Morte e da Ressurreição de Cristo. Por Cristo, a Igreja pode
oferecer o sacrifício de louvor em ação de graças por tudo o que Deus fez de
bom, de belo e de justo na criação e na humanidade.
Fonte e ápice da vida eclesial!
§1324 A Eucaristia é "fonte e ápice de toda a
vida cristã ". "Os demais sacramentos, assim como todos os
ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia
e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual
da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa ."
Memorial da Morte e Ressurreição!
§1357 Cumprimos esta ordem do Senhor celebrando o
memorial de seu sacrifício. Ao fazermos isto, oferecemos ao Pai o que ele mesmo
nos deu: os dons de sua criação, o pão e o vinho, que pelo poder do Espírito
Santo e pelas palavras de Cristo se tornaram o Corpo e o Sangue de Cristo, o
qual, assim, se torna real e misteriosamente presente.
§1362 A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo,
a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da
Igreja, que é o corpo dele. Em todas as orações eucarísticas encontramos,
depois das palavras da instituição, uma oração chamada anamnese ou memorial.
ATENÇÃO! A Celebração Eucarística é Memorial, mas a Presença é Real! - Os modos da Presença?
1)-Presença espiritual (consubstancial): “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles” (Mateus 18,20).
2)- Presença alegórica: “Em verdade vos digo que, tudo que o fizestes a um destes meus pequeninos, a mim o fizestes.”(Mateus 25, 40)
3)- PRESENÇA REAL: “Isto "É" o meu Corpo...” (Lc
22,19-20) - "Por esse motivo, quem comer do pão ou beber do cálice do Senhor sem distinguir, será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba do cálice..." (I Cor 11,27-28).
§1373 "Cristo Jesus, aquele que morreu, ou
melhor, que ressuscitou, aquele que está à direita de Deus e que intercede por
nós" (Rm 8,34), está presente de múltiplas maneiras em sua Igreja): em sua
Palavra, na oração de sua Igreja, "lá onde dois ou três estão reunidos em
meu nome" (Mt 18,20), nos pobres, nos doentes, nos presos, em seus
sacramentos, dos quais ele é o autor, no sacrifício da missa e na pessoa do
ministro. Mas "sobretudo (está presente) sob as espécies
eucarísticas".
§1374 O modo de presença de Cristo sob as espécies
eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e
faz com que da seja "como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao
qual tendem todos os sacramentos". No santíssimo sacramento da Eucaristia
estão "contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o
Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por
conseguinte, o Cristo todo" . "Esta presença chama-se 'real' não por
exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por ANTONOMÁSIA, porque é
substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente
completo."
§1375 É pela conversão do pão e do vinho no Corpo e
no Sangue de Cristo que este se torna presente em tal sacramento. Os Padres da
Igreja afirmaram com firmeza a fé da Igreja na eficácia da Palavra de Cristo e
da ação do Espírito Santo para operar esta conversão. Assim, São João
Crisóstomo declara: “Não é o homem que faz com que as coisas
oferecidas se tomem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi
crucificado por nós. O sacerdote, figura de Cristo, pronuncia essas palavras,
mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas
palavras transformam as coisas oferecidas.” - E Santo Ambrósio afirma acerca desta conversão: “Estejamos bem persuadidos de que isto não é o
que a natureza formou, mas o que a bênção consagrou, e que a força da bênção
supera a da natureza, pois pela bênção a própria natureza mudada. Por acaso a
palavra de Cristo, que conseguiu fazer do nada o que não existia, não poderia
mudar as coisas existentes naquilo que ainda não eram? Pois não é menos dar às
coisas a sua natureza primeira do que mudar a natureza delas.”
§1362 A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo,
a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da
Igreja, que é o corpo dele. Em todas as orações eucarísticas encontramos,
depois das palavras da instituição, uma oração chamada anamnese ou memorial.
§1364 O memorial recebe um sentido novo no Novo
Testamento. Quando a Igreja celebra a Eucaristia, rememora a páscoa de Cristo,
e esta se toma presente: o sacrifício que Cristo ofereceu uma vez por todas na
cruz torna-se sempre atual: "Todas as vezes que se celebra no altar o sacrifício da cruz, pelo
qual Cristo nessa páscoa foi imolado, efetua-se a obra de nossa redenção."
Fonte: Catecismo da
Igreja Catílica de A a Z
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.