Por *Francisco José Barros
Araújo
Já se falou que "o quarto ser vivo é Maria" (Luis de Camões), bem como
também seria a natureza humana de Cristo no seio da Trindade. Para
contextualizar a resposta, começo citando alguns textos onde, na Bíblia,
aparece esse grupo de personagens:
Ezequiel 1,5: "E do
meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua
aparência: tinham a semelhança de homem"
Ezequiel 1,13: "E,
quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como ardentes brasas
de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia por entre os
seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos"
Ezequiel 10,20: "Estes
são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e
conheci que eram querubins"
Apocalipse 4,6-8: "À frente do
trono, havia como que um mar vítreo, semelhante ao cristal. No meio do trono e
ao seu redor estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por
trás. O primeiro Ser vivo é semelhante a um leão; o segundo Ser vivo, a um
touro; o terceiro tem a face como de homem; o quarto Ser vivo é semelhante a
uma água em vôo. Os quatro Seres vivos têm cada um seis asas e são cheios de
olhos ao redor e por dentro. E, dia e noite sem parar, proclamam: Santo,
Santo, Santo, Senhor Deus Todo-poderoso, Aquele-que-era, Aquele-que-é e
Aquele-que-vem”
Apocalipse 5,6: "E
olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre
os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete
olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra".
A imagem de Ezequiel, com certeza, é influenciada pela cultura dos assírios, pois lembra os Karibu, de
onde vem os nossos “querubins”, sobretudo aqueles presentes na Arca da Aliança,
conforme conta Êxodo 25,18ss.
O
Apocalipse tem muitas imagens, e tudo nele é simbólico, cheio de significados!
O próprio número 4
tem sua importância; representa os 4 cantos da terra, os pontos cardeais, os
ventos. Além disso os animais são cheios de olhos, que podem ser símbolos da providência
divina. A própria forma que têm representa o que há, na criação, de mais nobre,
mais forte, mais sábio e mais ágil - Mais que personagens
históricos, os 4 viventes são símbolos que exprimem o encontro entre a
iniciativa salvífica de divina e a resposta que a criação, toda inteira, dá a
Deus. Desde o tempo de
Irineu, bispo de Lião, na França, esses 4 viventes são símbolos dos 4 evangelistas:
Mateus ; Marcos ; Lucas e João .
i - A
VISÃO DOS QUATRO SERES NO "CONTEXTO JUDAICO":
Deus se comunicou com
Ezequiel em visões. A visão é uma revelação milagrosa da verdade de Deus. As de
Ezequiel nos parece estranhas porque são apocalípticas. Ele viu imagens que
simbolicamente transmitiam o que estava por vir. As pessoas no exílio
haviam perdido a perspectiva do propósito de Deus e de sua presença; Ezequiel
lhes trouxe uma revelação com a finalidade de mostrar a imensa glória e
santidade de Deus, e advertir sobre as conseqüências do pecado antes que fosse
tarde demais. Daniel e João foram outros escritores bíblicos que tiveram visões
apocalípticas. Nesta primeira visão,
Deus chamou Ezequiel para ser um profeta. Nada na experiência prévia de
Ezequiel o havia preparado para uma exposição tão grande da gloriosa presença e
poder de Deus. A imensa nuvem brilhou com um relâmpago, cercada por uma luz. Do
fogo da nuvem saíram quatro seres viventes.Estes mostraram a
Ezequiel que a iminente destruição de Jerusalém era um castigo de Deus para
Judá por causa dos pecados do povo (estes seres viventes também são citados em
Ap 4:6,7).INTERPRETAÇÃO JUDAICA: Quando Ezequiel recebeu esta
visão, estava longe do Templo de Jerusalém, um símbolo da presença de Deus. Por meio desta visão, aprendeu
que Deus está presente em todos os lugares (nos quatro cantos do mundo antigo) e
que as atividades dEle no céu, dão forma aos acontecimentos na terra. Cada um dos quatro
seres viventes tinha quatro faces, simbolizando a natureza perfeita de Deus. Alguns crêem que o
leão representa a força; boi: o serviço diligente; o ser humano: a
inteligência; e a águia: a divindade.Outros vêem estas
criaturas como as mais majestosas de Deus e dizem que, por esta razão,
representam toda a criação.
A
visão de João em Apocalípse 4 é semelhante à de Ezequiel
A "figura
semelhante a um homem" revelou a santidade de Deus e preparou Ezequiel
para aquilo que Ele estava prestes a dizer-lhe. Esta figura representava o
próprio Deus em seu Trono. De um modo semelhante, Cristo revelou Deus em uma
forma humana e nos preparou para sua mensagem de salvação. Cristo entrou na
história em um corpo real e humano.
ii - A
imagem dos quatro seres vivos na Bíblia:
João utiliza muitas
imagens e símbolos no apocalipse. Ignorar estes elementos é passar despercebido
pelo texto e nos levará a uma falsa compreensão ou interpretação. A preocupação
da pergunta mostra que estas buscando a verdadeira compreensão do texto. João retoma elementos
do livro de Ezequiel quando fala dos quatro seres vivos em seu escrito,
observemos em Ezequiel 1,5:E do meio dela saía à
semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a
semelhança de homem;” - João conhecedor
destes textos do Antigo Testamento reutiliza ajudando a comunidade a entender a mensagem que queria mostrar em
Apoc 4,6-11: “6 também havia diante do trono
como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao
meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por
detrás;7 e o primeiro ser era semelhante a um leão; o segundo ser, semelhante a
um touro; tinha o terceiro ser o rosto como de homem; e o quarto ser era
semelhante a uma águia voando.8 Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis
asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem
de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele
que era, e que é, e que há de vir.9 E, sempre que os seres viventes davam
glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que
vive pelos séculos dos séculos,10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se
diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos
séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:11
Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder;
porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram
criadas.”
As visões de Ezequiel
são importantes, pois falam de quatro seres viventes com quatro rostos
diferentes, rostos que correspondem às quatro criaturas citadas em (Ezequiel
1,5-14).Para Ezequiel os
seres viventes são os querubins (Ezequiel 10,9-17) e indica a missão e o papel
destes querubins em defender e levar o trono de Deus conforme a vontade Dele.
Uma vez que entendemos que os seres viventes citados por Ezequiel são os
querubins, lembramos também dos querubins que ficavam acima da arca da aliança.
Protegendo-a com suas asas.
Na visão de João
evangelista
Na visão de João, os
seres viventes o leão, touro, homem, águia, são semelhantes a quatro "criaturas":
Eles indicam os quatro seres mais fortes que estão liderando o universo físico. Estes quatro seres
também evidenciam os quatro elementos que constituem o ser humano: O leão =
sentimento, águia = intelecto, touro = instinto, homem = rosto. Em resumo
podemos afirmar: que leão, touro, águia, homem, os quatro seres humanos do
apocalipse (Ap 4,6-7), ou em Ezequiel (Ez 1,5-21), representam o que domina o
mundo e o que é mais nobre, forte, sábio e ágil na criação.
III - Os
quatros seres têm a ver com os evangelistas na "releitura Cristã!"
Respondendo agora a
pergunta: Ao interpretarmos ao pé da letra o texto, não encontraremos por
escrito uma relação dos seres vivos do apocalipse com os quatros evangelistas.
Entretanto, muitos estudiosos fazem esta interpretação desde a época de Irineu, aproximadamente no ano 400 d.C.
IV - A tradição católica:
A teologia católica no decorrer
dos séculos, segundo a tradição, tem atribuído a visão a cada um dos quatro
evangelistas (Mateus, Marcos,
Lucas e João) um simbolismo.
Desde
os tempos de Constantino (aprox. 400 d. C.), a tradição cristã com Irineu de
Lião, assim interpretou estes seres vivos:
1)- Atribui ao
Evangelista Marcos, a figura do Leão (Apo 5.5), o Leão de Judá. A figura do
Leão: aparece 28 vezes no Livro de Apocalipse, Jesus é chamado de Leão por
Marcos. Contrapõe Jesus com o Imperador Romano. Jesus é o Salvador e não o
Imperador.
2)- Bezerro: Lucas
mostra toda humildade de Jesus através da figura do Novilho. É um animal de
serviço, Jesus veio a terra para servir. Representa este aspecto do ministério
de Jesus. Ou ainda lembra a abertura do evangelho de Lucas que acontece no
Templo de Jerusalém, com seus sacrifícios rituais e purificações.
3)- Homem: Mateus
mostra o lado humano de Jesus. O chama de "Filho do Homem". Seu
evangelho inicia com a genealogia de Jesus. Jesus faz parte da historia do Povo
de Deus.
4)- Águia: Representa
o evangelista João e a idéia é apresentar Jesus como quem tem visão
privilegiada. Alguém capaz de chegar aos altos céus. O primeiro capítulo de
João apresenta Jesus como Deus. Seu lado Divino. Ele está muito acima de tudo o
que podemos ver ou compreender. É o evangelho espiritual, e muitas passagens
são difíceis de compreensão. Esta simbólica é
retomada por São João no Apocalipse (anos 70 de nossa era, anterior à redação
dos Evangelhos).
Os primeiros textos
que propõem repartição dos símbolos entre os evangelistas são do segundo século
e os símbolos surgem na arte cristã a partir do século V. Com Irineu de Lião
(morto em 202) discípulo de Policarpo (convertido por São João), aparece a
primeira repartição dos símbolos entre os evangelistas; ela repousa no texto do
Apocalipse e a consideração do início de cada evangelho.
A
seguir alguns destaques de seu tratado Contra as Heresias (III, XI, 8):
São Jerônimo trata
igualmente este problema em uma passagem importante de seu Comentário de
Ezequiel (I. 1,10):FRAGMENT DU COMMENTAIRE SUR LE PROPHÈTE ÉZÉCHIEL.
A
Homilia retoma e explicita as correspondências indicadas:
À direita o HOMEM
(alegre): Mateus , "aquele que raciocina" - Nascimento do Redentor
À esquerda o BOI
(triste): Lucas, "Aquele que é sacrificado" - Crucificação
À direita o LEÃO
(alegre): Marcos , "aquele que é forte e seguro" - Ressurreição
Acima a ÁGUIA: João, "aquele
que é celeste e eterno" - Ascensão
(ou melhor: o Verbo assentando junto ao Pai)
Vemos três sistemas
diferentes:
1)-
Irineu de Lião:
-Sacrifício táurico: Lucas
-Realeza leonina: João
-Nascimento humano:Mateus
-Espírito de profecia
(águia): Marcos
2)-
Atanásio:
-Touro: Marcos
-Leão: Lucas
-Homem: Mateus
-Águia: João
3)-
Jerônimo:
-Touro: Lucas
-Leão:Marcos
-Homem:Mateus
-Águia: João
Há acordo entre os
três no tocante a Mateus.
-Irineu de Lião e Jerônimo estão de acordo sobre Lucas
= Touro;
-Atanásio e Jerônimo estão de acordo quanto João = Águia.
Agostinho de Hipona
fala do Tetramorfo no capítulo VI de sua obra Concordância dos Evangelhos;
conhece o sistema de Irineu de Lião que cita para rejeitar mas parece ignorar o
de Jerônimo, propondo as seguintes correspondências:
Leão:Mateus
Homem:Marcos
Boi:Lucas
Águia:João
"Ninguém duvida, diz ele, da correspondência do Boi com
Lucas. Três dos símbolos são terrestres
(o leão, o homem, o boi) acima como
uma águia, voa João".
Apocalipse
(William Barclay):
E a mesma grande
verdade aplica-se a qualquer outro ser vivente. O trabalho bem feito se eleva
como um hino de louvor a Deus. Isto significa que o médico ao fazer sua ronda de
visitas, o cientista em seu laboratório, o mestre em sua sala de aula, o músico
com seu instrumento, a secretária com seu computador, a dona-de-casa em
sua cozinha, todos os que estão fazendo as tarefas que são necessárias para que o
mundo siga funcionando, unem-se num grande ato harmônico de louvor. Não somente
o culto na Igreja, mas sim cada dia, e em cada uma das tarefas que se
executam deveria ir precedida pelo convite: "Adoremos, louvemos a
Deus."
O
SIMBOLISMO DOS SERES VIVENTES
Apocalipse 4,6b-8: Não transcorreu muito
tempo antes da Igreja Primitiva encontrar um simbolismo bem definido para os
quatro seres viventes. Em particular, os quatro seres foram, para ela, símbolo
dos quatro evangelhos. Esta concepção
encontra-se representada, muito freqüentemente, nos vitrais das Igrejas mais
antigas. A mais anterior das
identificações foi a que fez Irineu no ano 170.Disse que as quatro criaturas
representavam quatro aspectos da obra de Cristo, os quais, por sua vez, estão
representados nos quatro evangelhos.
-O
leão: simboliza a poderosa e
efetiva obra do Filho de Deus, sua liderança e seu poder soberano.
-O
bezerro: significa o aspecto
sacrificial e sacerdotal de sua obra, porque é um animal que se usava para
oferecer sacrifícios.
-O
homem: simboliza a
encarnação, sua vinda como humano.
-A
águia: representa o dom do
Espírito Santo, que sobrevoa a Igreja com suas asas. Por outro lado, João
representa "a original, efetiva e gloriosa geração do Filho a partir do
Pai", e diz como todas as coisas foram feitas por Ele. João, portanto, está
representado pelo leão
-Lucas começa com
a imagem de Zacarias, o sacerdote, e conta como se matou o bezerro engordado
para festejar o retorno do filho mais novo.
O esquema de Agostinho
era:
-Mateus: o leão
-Marcos: o
bezerro
-Lucas: o boi
-João: a águia
Deve destacar-se que: em geral "a identificação de Agostinho é a
mais freqüentemente usada", pois é a que mais se ajusta aos fatos:
-Mateus está muito bem
representado pelo leão, porque nele Jesus é o Leão de Judá, aquele em quem se
tornam realidade todas as esperanças e sonhos dos profetas.
-Marcos corresponde à
fome, porque é o Evangelho que mais se aproxima de uma descrição puramente
humana da vida de Jesus.
-Lucas se identifica
com o boi, porque representa a Jesus como a oferta sacrificial por toda classe
e condição de homem e mulher, em qualquer lugar e época.
-João está
representado na águia, porque entre todas as aves é a que voa mais alto e a
única coisa que pode fixar seu olhar no Sol; e João, entre os quatro evangelhos,
é aquele que se eleva às zonas mais altas do pensamento humano.
*Francisco José Barros
Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma
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