Por *Francisco José Barros Araújo
Maria a filha de Sião e sua estreita relação com o Antigo Testamento!
“Solta
gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e
rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém! O Senhor revogou a
sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. O rei de Israel, que é
o Senhor, está no meio de ti; não conhecerás mais a desgraça. Naquele dia,
dir-se-á em Jerusalém: Não temas, Sião! Não se enfraqueçam os teus braços! O
Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes
de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu
respeito como num dia de festa. Suprimirei os que te feriram, tirarei a vergonha
que pesa sobre ti.” Sf 3,14-18
Maria pode ser chamada "Filha de Sião", pois na sua pessoa chega ao auge e se concretiza a vocação da antiga Jerusalém e do inteiro povo eleito. Ela é a flor de Israel, desabrochada ao término de um longo itinerário, feito de luzes e de sombras, durante o qual Deus ia preparando Israel para acolher o Messias. Maria é uma pessoa do Novo Testamento, sim! Mas, ela nasceu e cresceu no mundo, na cultura e na religião do seu povo hebraico. Este é o substrato, presente também nos evangelhos e em todos os escritos do Novo Testamento, quando eles falam de Maria. Se queremos conhecer Maria na Bíblia, devemos certamente nos debruçar de modo especial sobre o Novo Testamento, mas também não negligenciar o Antigo e, com ele, este substrato inegável. Encontram-se no Antigo Testamente dois textos bastante explícitos que não somente na liturgia católica, mas também na compreensão dos exegetas, e não somente dos católicos, são considerados como profecias que parecem anunciar Maria e sua missão na história da salvação. O primeiro dele é até chamado “Proto-Evangelho”.
Ainda no início da Bíblia, no 3º capítulo do livro do Gênesis, depois do pecado de Adão e Eva, Iahweh diz em sua fala à serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás a cabeça” (3.16).
Na Bíblia de Jerusalém, em sua edição brasileira da
Paulus Editora de 2002, este versículo se interpreta em nota de rodapé da
seguinte forma:
Este
versículo constata a hostilidade fundamental entre a serpente e a humanidade,
mas deixa entrever a vitória final da humanidade; é um primeiro clarão de
salvação, ou “Proto-evangelho”. A tradução grega, começando a última frase com
um pronome masculino, atribui esta vitória não à linhagem da mulher em geral,
mas a um dos filhos da mulher; dessa forma é estimulada a interpretação
messiânica já na tradição judaica antiga, depois retomada e explicitada por
muitos Padres da Igreja. Com o messias, sua mãe é implicada e a interpretação
mariológica e a tradução latina ipsa conteret tornou-se tradicional na Igreja.
Outro texto, tradicionalmente relacionado a Maria, é do livro do profeta Isaías 7,14:
“Eis que a virgem concebeu e dará à luz um filho e dar-lhe-á o nome de Emanuel”
A Bíblia de Jerusalém explica:
O
sinal que o rei Acaz recusou a pedir, é-lhe dado [….] por Deus. É o nascimento
de um menino cujo nome, Emanuel, isto e, “Deus conosco” (cf. 8,8.10) é
profético (cf. 1,26) e anuncia que Deus protegerá e abençoará Judá. A
profecia do Emanuel ultrapassa sua realização imediata, e foi legitimamente
que os evangelistas (Mt 1,23 citando Is 7,14; Mt 4,15-16 citando Is 8,23-9,1),
depois toda a tradição cristã, nela reconheceram o anúncio do nascimento de
Cristo.
O
substrato mariano do AT em algumas figuras e acontecimentos que apontam para Maria:
-A primeira e talvez mais relevante figura veterotestamentária para a compreensão evangélica de Maria é, sem dúvida, Eva. Ela recebeu de Deus o dom da vida e a missão de transmiti-la, de modo que é a mãe de todos os viventes no plano natural, ao passo que Maria foi chamada a ser a mãe de Jesus e de todos que a ele pertencem, especialmente na Igreja que nasceu na cruz, sendo simbolizado este nascimento pela água e o sangue que jorraram do coração de Jesus, quando foi perfurado pela lança. Aí sobretudo, ela se tornou mãe de todos que vivem a nova vida que Jesus nos mereceu pela sua morte. Como Eva é considerada colaboradora de Deus no plano da criação, Maria o é no plano da salvação.Eva em sua desobediência oferece a Adão o fruto do pecado. Maria em sua humilde obediência de serva do Sr, oferece a humanidade o fruto da salção: Jesus!
-A
segunda figura mais importante do AT, tido como typos de Maria, é Abraão, o pai
da fé do antigo povo eleito. De modo paralelo a Abraão, Maria se considera a mãe
da fé dos crentes do novo povo de Deus. De fato, como Abraão acreditou contra
tudo que se podia considerar possível, assim também Maria, como se mostrou
sobretudo quando o anjo lhe disse que ia ser a mãe do Filho de Deus.
-Como figuras de Maria no Antigo Testamento podemos considerar também as mulheres que estavam no início da vida de Moisés e preservaram a criança recém-nascida da morte: a mãe dele e a filha do Faraó. Familiares nos são dois outros personagens do AT: Judite e Ester. Judite salva o povo do perigo iminente de uma derrota fatal; Ester o salva da morte já decretada, pela sua intercessão junto ao rei. Assim as duas prefiguram Maria que preserve seu filho da morte, fugindo com ele e com José para o Egito, para protegê-lo diante de Herodes que o queria matar. Esta fuga de Maria e José com Jesus pode-se ver prefigurada também na saída do povo de Israel da escravidão do Egito, de uma situação de morte.
A
cena da anunciação do nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel evoca várias
anunciações do Antigo Testamento, sobretudo a de Samuel à sua mãe Ana (1 Sm 1),
mas também, a de Isaac a Sara, a esposa de Abraão (Gn 18,9-16).
Assim, apontamos no Antigo Testamento algumas pessoas e acontecimentos que foram relacionados ou que podemos ver em estreita e inegável relação com Maria, a mãe de Jesus, e com acontecimentos da vida dela. Mas não são apenas estas ou mais algumas outras pessoas ou fatos pontuais do mundo religioso e cultural de Israel do Antigo Testamento que podem ter ou tiveram alguma relação com Maria e sua missão. Era também todo o ambiente em que ela nasceu e cresceu que formou o substrato da sua vida, escolhida para ser a mãe do Deus encarnado (conforme Lucas 1,43).
POR QUE O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO PARECE SER DIFERENTE DO DEUS DE JESUS CRISTO, NO NOVO TESTAMENTO?
A BÍBLIA CONTEM: “VERDADES, MITOS, ERROS, OU
MENTIRAS ?”
1º)- Pedagogicamente, o Antigo testamento nos ensina a TEMER A DEUS, e o Novo Testamento nos ensina a AMAR A DEUS!
2º)- Julgar o passado com a mentalidade do presente chama-se: "ANACRONISMO", só pessoas ignorantes e anacrônicas procedem desta forma!
3º)-Os escritos da Bíblia não recorreram a linguagem filosófica da nossa Cultura Grega-romana ocidental para falar dessas realidades, mas, à linguagem mítica, figurada, de imagens tomadas do mundo de suas experiências cotidianas, enfim, da "cultura oriental" que é mais experiencial que intelectual (exemplo: Ecle 1,2:"Vaidades das vaidades tudo é vaidade..."O autor Judeu fez a experiência da vaidade para somente depois, a narrar). O Fundamentalista nega a possibilidade de erros na bíblia (não por parte de Deus), argumentando que quando se admite que esses existem (fazendo coro com os ATEUS) então, a bíblia não merece nossa plena confiança e deixaria de ser PALAVRA DE DEUS! É preciso lembrar que na bíblia as ações são TEÂNDRICAS (ações divino-humanas), inspirada sim por Deus, mas em parceria com o elemento humano como seu instrumento. A "NÃO VERDADE INTENCIONAL" é denominada MENTIRA. Ambos, tanto o erro como a mentira, contradizem a realidade que se pode verificar e demonstrar. Porém, o primeiro (O ERRO) é por acidente, a outra (A MENTIRA) é intencional. É importante não confundir erro com mentira, ou engano! Como veremos a bíblia contem erros acidentais, contudo não contem mentiras propositais. Por exemplo: Eu posso dizer que o Amazonas fica no Norte do Brasil a uma distância em linha reta de 31.38 km do Rio Grande do Sul.(quando na realidade é de 3.138 km).Cometi um erro acidental de digitação ao citar a distância incorreta, porém, realmente o estado do Amazonas fica ao Norte do Brasil! O nosso conceito OCIDENTAL de verdade é intelectual, o da bíblia é existencial. É com este conceito de verdade JUDAICA ORIENTAL que foram compostos os escritos da bíblia. A verdade que se trata nos escritos da bíblia, situa-se no plano da mensagem e não dos dados reais em si mesmo. Projetar nosso conceito de “verdade OCIDENTAL” nos escritos bíblicos e situá-los em um mundo conceitual e intelectual como o dos gregos, que não era o dos Judeus, é esperar deles o que não pretenderam nunca nos oferecer.
Não é necessário dizer que a Igreja não aderiu a decisão do "concílio regional (não universal) judaico", feito por alguns judeus nacionalista de Jâmnia, por três Motivos:
"Traga-me os rolos, especialmente os pergaminhos" (II Tim 4,13)
Com essas palavras, o apóstolo Paulo pediu a seu jovem discípulo e missionário, Timóteo, que lhe trouxesse certo material escrito. A que tipos de rolos e pergaminhos Paulo se referia? Por que fez esse pedido?
Os apóstolos singraram muitos mares em busca de almas. Paulo, sozinho, percorreu milhares de quilômetros pela Europa e Ásia, inclusive, em algumas cidades mencionadas no Pentecostes, onde se falava predominantemente, o grego (Atos 2, 1-13). Filipe, por exemplo, se dirigiu ao eunuco (Atos 8,29) quando este lia uma narrativa da Septuaginta ou LXX, a versão em grego do Velho Testamento. E não lhe falou em outra língua senão em grego!Em meados do primeiro século E.C. quando Paulo pediu a Timóteo que lhe trouxesse os escritos, os 46 livros das Escrituras Velho Testamentária, a maioria deles provavelmente estavam em rolos separados. O professor Alan Millard observou que esses rolos eram muito caros, pela pouca disponibilidade, pois não estavam ao alcance de todos. Porém, algumas pessoas tinham acesso a pelo menos partes deles. Por exemplo, o eunuco etíope tinha um rolo das escrituras no seu carro e “lia em voz alta o profeta Isaías”. Ele era um homem de poder sob Candace, rainha dos etíopes, e estava administrando todo o tesouro dela. Com certeza era suficientemente rico para possuir partes das Escrituras (Atos 8, 27, 28). No seu pedido a Timóteo, Paulo escreveu:
“Quando vieres, traze o manto que deixei em Trôade com Carpo, e os rolos, especialmente os pergaminhos.” (2 Tim. 4, 13)
Isso indica que Paulo possuía uma certa quantidade de rolos. O que poderia ser mais importante na sua coleção de rolos do que a Palavra de Deus? A respeito da palavra “pergaminhos” nesse versículo, o erudito bíblico Archibald T. Robertson observou:
“Esses provavelmente eram cópias de livros do Velho Testamento, e o pergaminho era mais caro (pela durabilidade) do que o papiro.”
Desde a juventude Paulo foi educado aos pés de Gamaliel, que era instrutor da Lei mosaica e estimado por todos. Assim, seria lógico que Paulo tivesse obtido para si cópias dos rolos da Palavra de Deus (Atos 22,3).
Os filhos morreram um por um, proclamando que eles serão recompensados pela ressurreição FUTURA:
"Entretanto a mãe deles, sobremaneira admirável e digna de memória, vendo morrer os seus sete filhos em um só dia, suportou heroicamente a sua morte, pela esperança que tinha no Senhor. Cheia de nobres sentimentos, exortava, na língua dos seus pais, a cada um deles em particular, dando firmeza... Dizia-lhes: 'não sei como fostes formados em meu ventre; não fui eu quem vos deu o espírito e a vida, ou que formei os membros do vosso corpo. O criador do mundo, que formou o homem no seu nascimento e deu a origem a todas as coisas, vos tornará a dar o espírito e a vida, por sua misericórdia, em recompensa do quanto agora vos desprezais a vós mesmos, por amor das suas leis", Diz o último irmão, "Não temas este algoz, mas sê digno de teus irmãos, aceita a morte, para que eu te encontre com eles no dia da misericórdia" (2 Mac 7,20-23.29).
O cânon das Escrituras: Antigo e Novo Testamento, (bem antes do
Concílio de Trento), foi fixado definitivamente no Concílio de Roma em 382, sob
a autoridade do Papa Damaso I - E foi logo reconhecido por sucessivos
Concílios, tanto regionais como universais !
-Outro Concílio de Cartago, este no ano de 419, reafirmou o atual cânon como os seus predecessores e pediu ao papa Bonifácio que "confirme este cânon, pois estas são as que recebemos de nossos pais para serem lidos na Igreja". Todos estes canos formavam a mesma Bíblia católica atual, todos eles incluindo os 7 livros deuterocanônicos.
A grande verdade é
que os deuterocanônicos são incômodos aos protestantes, pois mostram a
confirmação da doutrina da Igreja Católica, e por esta razão eles foram
retirados do Antigo Testamento por Lutero e colocados a princípio como apêndice
(à parte)!
Porque Lutero teria
retirado o livro de Macabeus, se ele claramente serviu de fonte para aquela
parte do Novo Testamento?
Reescrevendo a história da Igreja
Anos mais tarde eles até iniciaram a propagação do mito de que a Igreja Católica "adicionou" estes sete livros à Bíblia no Concílio de Trento (que apenas reafirmou). Os protestantes também tentaram distorcer as evidências patrísticas em favor do deuterocanônicos. Alguns superficialmente afirmam que os Pais da Igreja não os aceitavam, enquanto outros fazem reivindicações comedidas que certos importantes pais, como Jerônimo, também não os aceitava. É verdade que São Jerônimo, poucos e isolados escritores, não aceitavam alguns deuterocanônicos como inspirados. Entretanto, Jerônimo fora persuadido, contra sua convicção original, a incluir os deuterocanônicos em sua edição Vulgata pelo fato de que os livros eram comumente aceitos e era esperado que fossem incluídos em todas as edições da Bíblia.Além do mais, deve ser documentado que em anos mais tarde Jerônimo de fato aceitou certos deuterocanônicos como inspirados.Em sua resposta a Rufino, ele defendeu bravamente as partes deuterocanônicas de Daniel mesmo que os judeus de seu tempo não o fizessem.
São Jerônimo posteriormente escreveu:
Como ler as citações na "bíblia Católica?" (na
protestante é diferente)
Aprendemos até aqui que a Bíblia é um livro Divino e Humano (TEÂNDRICO)ou seja, Deus é seu autor principal (INFALÍVEL) mas, é também humana, pois é fruto da ação humana (FALÍVEL). A inspiração divina incide sobre todas as faculdades do escritor: conhecimento, imaginação, memória, vontade e faculdades executivas.
A
Bíblia quer ensinar uma verdade religiosa, importante para a nossa salvação.
Assim, a verdade bíblica deve ser buscada na sua totalidade, porque Deus não se
revela de uma só vez, mas aos poucos, à medida que o homem pode compreender.
Já constatamos que no Antigo Testamento usado pelos judeus e protestantes é diferente do nosso não somente pelo número de livros. Na Bíblia Hebraica há também diferenças na maneira de dividir os livros em grupos.
Podemos falar, portanto, de uma divisão Hebraica (Prólogo ao Eclo 1,1.8s.24; e uma divisão Cristã da Bíblia (Lc 24,27.44)
Em
relação aos livros da Bíblia, no Antigo Testamento, a Bíblia cristã católica
contém 46 livros, diferente da Bíblia cristã hebraica e protestante que contém
somente 39 livros. Os sete livros a mais contidos no Antigo testamento da Bíblia
cristã católica, foram escritos depois do retorno do povo do exílio da
babilônia e se estabeleceram na região da Judeia. Estes livros são por nós
conhecidos como Livros Deuterocanônicos e só se encontram na Bíblia católica,porque faziam parte da bíblia Septuaginta, usada por Jesus e os apóstolos. São os livros cuja São aceitos por uns judeus e protestantes, e
rejeitados por outros. São Eles: Tobias, Judite, Baruc, Sabedoria,
Eclesiástico, 1 e 2 Macabeus. Alguns textos de: Ester 10,4-16-24; Daniel
3,24-90; e os capítulos 13 e 14.
Vamos agora ver como são lidas as citações bíblicas e estar atentos para identificar se é de um texto de uma Bíblia Católica ou bíblia protestante?
Citações das Bíblias católicas
(se não estiver assim, é uma bíblia protestante):
1º)- A vírgula separa os versículos do capítulo.
Ex.:
Mt 16,18 lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, capítulo 16,
versículo 18.
Ex.: Gn 3,1 lê-se ?...
2º)-O hifen
apresenta uma sequência initerrupta de capítulos ou versículos.
Ex.:
At 1-2 lê-se – Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulos 1 e 2 (integrais).
Ex.: 15,2-5 lê-se – Livro do Êxodo, capítulo 15, versículos 2 a 5.
Exemplos para aprendizado:
-Jo 3-5 lê-se...
-Jo 3, 1-5 lê-se...
-2Tm 2,1-6 lê-se...
-Mt 1,5-12,9 lê-se...
3º)- O ponto
apresenta capítulos e/ou versículos citados isoladamente.
Ex.:
1Cr 1.3 lê-se – Primeiro Livro das Crônicas, capítulos 1 e 3.
Ex.:
Is 32,1.4.6 lê-se – Livro do Profeta Isaías, capítulo 32, versículos 1, 4 e 6.
Ex.: 2Mc 3,2.5.7-9 lê-se...
4º)- O ponto e
vírgula dispõe capítulos e versículos isolados, mas pertencentes ao mesmo
livro.
Ex.:
Jo 3,23-25; 6,1-4 lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulo 3,
versículos de 23 a 25 e capítulo 6, versículos de 1 a 4.
Ex.: Gn 5,1-7;6,8; Ex 2,3 lê-se...
5º)- A leitura de um versículo e apenas o seguinte (s)
Ex.:
Mc 8,27s lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 8,
versículo 27 e 28.
6º)-Leitura de um trecho completo da narração, ou perícope (ss, ou - )
Ex.:
Mc 8,27ss lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 8,
versículos de 27 ao 33.
1Sm16,1
– 2Sm24,25 lê-se – Primeiro Livro de Samuel, capítulo dezesseis, versículo um
até o capítulo vinte e quatro, versículo vinte e cinco do segundo livro de
Samuel.
7º)- Às vezes encontramos um “a” ou um “b” após o versículo
Indicam se é a primeira
ou a segunda parte do versículo. Isso acontece quando o versículo é formado por
uma ou mais frases.
Ex.: Mt
4 , 21a ou Mt 4, 21b – Versículo 21: Um pouco mais adiante, Jesus viu outros
dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeu(a). Eles estavam no barco junto com
o pai, consertando as redes (b).
Com essas dicas de leitura das citações bíblicas, vamos exercitar doravante as leituras das sagradas escrituras com melhor entendimento e fervor, considerando que celebraremos, no dia 30 de setembro, a grande festa do mês da Bíblia, onde somos convidados a mergulharmos com mais intencidade nas escrituras sagradas ao longo desse mês.
ATENÇÃO! Encontrando citações diferentes destas
apresentadas, pode-se referir a uma citação da Bíblia cristã protestante que
utiliza sinais diferentes. Vejamos esta citação da bíblia católica: Jo 3,23-25
- Na bíblia cristã protestante se escreve assim: Jo 3:23.25 (porém, a forma de ler
é a mesma).
II - OS LIVROS HISTÓRICOS da "septuaginta" (BELÍSSIMAS HISTÓRIAS DA AÇÃO E PEDAGOGIA DE DEUS COM SEU POVO, DESDE A SAÍDA DO EGITO ATÉ A CONQUISTA E INSTALAÇÃO NA TERRA PROMETIDA (CANAÃ), QUE NÃO FOI DADA, MAS CONQUISTADA COM O AUXÍLIO DE DEUS!
*Obs.: Fazer A Leitura destes livros ficando atento aos períodos e datas, evita-se querermos colocar Jesus na Arca de Noé, e não confundir Josué com José!):
III - (LER OS SALMOS
VI - OS PROFETAS (ATENTAR PARA ATUAÇÃO DOS PROFETAS : Antes, durante, e após o segundo Cativeiro do Povo Judeu – O Tipo de profecia e exortações são diferentes) - profetas maiores (escreveram mais), profetas menores (escreveram menos):
AS CARTAS PESSOAIS DE SÃO PAULO DIRIGIDAS A PESSOAS ESPECÍFICAS: Ao Jovem Timóteo, a Tito, e Filemôn:
“Que a palavra de Deus penetre a minha mente,que eu possa proclamá-la com minha boca e que ela converta o meu duro coração, tudo isto em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém...”
- PRIMEIRO PASSO: A leitura – O QUE O TEXTO DIZ ? (Leia repetidas vezes, se possível em vós alta o texto até conseguir repeti-lo de cor resumidamente e mentalmente sem ver), veja as notas de Rodapé de uma boa Bíblia, bem como as introduções aos livros que ficam antes de cada livro (Sugiro a bíblia O Peregrino,a de Jerusalém e ou, a TEB). Procure também fazer uma leitura comparativa, ou seja,para ver se ela justifica algum dogma proclamado solenemente pela Igreja.Aqui verdadeiramente você faz um ESTUDO BÍBLICO.Use as notas introdutórias tantos dos livros do antigo testamento como do Novo, para entender o contexto do escrito e as particularidades de cada autor sagrado.
- SEGUNDO PASSO: A Meditação – O QUE O TEXTO ME DIZ? (Quem são os personagens principais ? O ambiente ? O contexto ? A quem se dirige ? Por que ?) -
a)- Uma ordem de Deus (verbo está no imperativo/mandando) - Ex.: Lucas 10, 36 -37: “Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira!”
b)- Promessa de Deus (verbo está apontando para o futuro, que ainda vai acontecer) - Ex.: Mateus 13, 42: “os anjos os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes”
c)-Um princípio Eterno de Deus, ou seja, Deus revelando-se quem Ele verdadeiramente É, ou seja, Deus lhe falando PESSOALMENTE, se revelando por "aquilo que Ele É e não é" - Ex.: 1 João 4,8: "Deus É amor!" - 1 Coríntios 13, 4-7: "A caridade (o amor) É benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade; não se ensoberbece; Não se porta com indecência; não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não se alegra com a injustiça, mas com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, tudo perdoa! A caridade jamais acabará..."
- TERCEIRO PASSO: A Oração – O QUE DIGO AO TEXTO ? A oração segundo Santa Tereza D'Avila, é um diálogo de amizade com Deus, que é a verdade e a misericórdia em pessoa.Aqui você pode pedir o auxílio ao Espírito Santo de Deus, para que Ele fale pessoalmente a você a partir da leitura de sua palavra e que provoque mudanças de ordem prática na sua vida.Qual sua resposta à palavra de Deus,por uma ordem, promessa, ou revelação que Ele lhe mostrou ? Peça a graça e o auxílio do Espírito santo de Deus e no uso dos Carismas para corresponder a sua santa vontade.
- QUARTO PASSO: A Contemplação – O QUE O TEXTO FAZ ? É o momento de após a leitura dos capítulos,ou versículos, deixar que eles ao longo do dia produza seus frutos.Qual sua resposta e sentimentos à aquilo que Deus lhe falou ? Anote os frutos de sua oração e faça se possível compromissos concretos: Pessoais e Comunitários que beneficiem a você e aos outros dentro da Vontade de Deus.
Bibliografia:
- Guigo II, Cartuxo, A Escada dos Monges, in Lectio divina. Ontem e hoje (Mosteiro Santa Cruz: Juiz de Fora/ MG, 1999)
*Francisco José Barros
Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma
Nº 31.636 do Processo Nº 003/17
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Claudete Sampaio - MG
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