A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Como fazer a #Lectio Divina e ler toda bíblia de forma prazerosa e proveitosa em 1 ano?

Como fazer a #Lectio Divina e ler toda bíblia de forma prazerosa e proveitosa em 1 ano?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 17 de agosto de 2012 | 10:34









Segue um roteiro básico e simples  com alguns passos iniciais:





1)- Antes da leitura faça o sinal da Cruz completo dizendo ao traçar cada sinal da Cruz na testa, boca e coração:   




“Que a palavra de Deus penetre a minha mente,que eu possa proclamá-la com minha boca e que ela converta o meu duro coração, tudo isto em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém...” Logo após faça a oração de invocação ao Espírito Santo de Deus: "Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis, e acendei neles o fogo do vosso amor, enviai Sr o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos, oh Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz  do Espírito Santo, fazei também, que apreciemos corretamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação, por Cristo Senhor nosso.Abri meus lábios oh Senhor, e minha boca anunciará vossos louvores, vinde oh Deus meu auxílio, apressai-vos e socorrei-me sem demora. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, Amém."
Portanto, não nos esqueçamos da promessa do próprio Cristo:“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?...” (Lucas 11,9-13)












 





2)-Como se pode ver na lista abaixo, a bíblia completa "SEPTUAGINTA" (INCLUEM os 7 livros que foram tirados por Lutero: I e II Macabeus,Tobias, Judite, Ester,alguns capítulos de Daniel,e o profeta Baruc), compõe-se de 73 livros, divididos em Antigo e Novo Testamento. Cada livro é didaticamente separado por capítulos (Números em negrito e maiores) e versículos (Números menores).





Ex.: Gen 1,1-20; 3,2-6 – Significa: Livro do Gênesis capítulo 1, ler dos versículos de 1 ao 20; e depois ler Gênesis capítulo 3, dos versículos 2 até o 6.





3)- Procure ler de dois  a três capítulos por dia, aplicando o método da Léction Divina (Leitura Divina – Método de leitura milenar na Igreja desenvolvida pelos monges) que consiste na “ESCADA de QUATRO PASSOS”:














- PRIMEIRO PASSO: A leitura – O QUE O TEXTO DIZ ? (Leia repetidas vezes, se possível em vós alta o texto até conseguir repeti-lo de cor resumidamente e mentalmente sem ver), veja as notas de Rodapé de uma boa Bíblia, bem como as introduções aos livros que ficam antes de cada livro (Sugiro a bíblia O Peregrino,a de Jerusalém e ou, a TEB). Procure também fazer uma leitura comparativa, ou seja,para ver se ela justifica algum dogma proclamado solenemente pela Igreja.Aqui verdadeiramente você faz um ESTUDO BÍBLICO.Use as notas introdutórias tantos dos livros do antigo testamento como do Novo, para entender o contexto do escrito e as particularidades de cada autor sagrado.





- SEGUNDO PASSO: A Meditação – O QUE O TEXTO ME DIZ? (Quem são os personagens principais ? O ambiente ? O contexto ? A quem se dirige ? Por que ?) - Fique atento e tome para si se o texto trás:



a)- Uma ordem de Deus.

b)- Promessas de Deus.

c)-Um princípio Eterno de Deus, ou seja, Deus revelando-se quem Ele verdadeiramente É, ou seja, Deus lhe falando PESSOALMENTE.




- TERCEIRO PASSO: A Oração – O QUE  DIGO AO TEXTO ? A oração segundo Santa Tereza D'Avila, é um diálogo de amizade com Deus, que é a verdade e a misericórdia em pessoa.Aqui você pode pedir o auxílio ao Espírito Santo de Deus, para que Ele fale pessoalmente a você a partir da leitura de sua palavra e  que provoque mudanças de ordem prática na sua vida.Qual sua resposta à palavra de Deus,por uma ordem, promessa, ou revelação que Ele lhe mostrou ? Peça a graça e o auxílio do Espírito santo de Deus e no uso dos Carismas para corresponder a sua santa vontade.




- QUARTO PASSO: A Contemplação – O QUE O TEXTO FAZ ? É o momento de após a leitura dos capítulos,ou versículos, deixar que eles ao longo do dia produza seus frutos.Qual sua resposta e sentimentos à aquilo que Deus lhe falou ? Anote os frutos de sua oração e faça se possível compromissos concretos: Pessoais e Comunitários que beneficiem a você e aos outros dentro da Vontade de Deus.





Comece a leitura do ANTIGO TESTAMENTO pelos livros mais fáceis e agradáveis como os Sapienciais, depois: Os Salmos, históricos, os Profetas, e por último a Torá:

 




Para o NOVO TESTAMENTO, sugiro começar pelos Evangelhos,depois Atos dos Apóstolos, seguido das Cartas Paulinas e apostólicas e por último o Apocalipse. 
ATENÇÃO! -  Você verá que ao ler a bíblia, o Novo Testamento revela e cumpre as Profecias do Antigo Testamento, na marcha ascendente da Revelação Divina, respeitando claro, a cultura e contexto de seu Povo escolhido para revelar-se (Aos Judeus e logo após aos Gentios, ou Pagãos  que aderiram a mensagem de Cristo) e que tanto o Antigo como Novo Testamento prefiguram três personagens principais: Jesus Cristo,a  Igreja e Maria (Procure ver quem são estas figuras comparativas no Antigo Testamento).







O Antigo Testamento



POR QUE O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO PARECE SER DIFERENTE DO DEUS DE JESUS CRISTO, NO NOVO TESTAMENTO ?







Os homens da antiguidade, mesmo os mais chegados a Deus, tinham mentalidade primitiva e, praticavam o que hoje para nós seriam “escândalos morais”: mentira, fraude, crueldade para com os adversários, concubinato, poligamia, etc. "Deus respeita o lento desabrochar da natureza. Esse desabrochar da consciência humana deveria acontecer pela reflexão dos homens de todos os tempos, e pela meditação da Revelação de Deus.Assim, por esses dois meios – reflexão e Revelação – a consciência do povo de Deus foi se aperfeiçoando, desde a moralidade simples dos Patriarcas do Antigo Testamento até à lei de Cristo – a caridade. O caminho foi lento e árduo por causa das conseqüências do pecado original que enfraqueceram a inteligência e a vontade do homem.Veja a fé de Abraão, o fervor da oração de Davi, o zelo de Elias, são modelos que devemos imitar. A Igreja porém, não os coloca nos altares porque nem sempre suas atitudes servem hoje de modelo de vida. " D. Estevão Bettencourt em seu livro “Para entender o Antigo Testamento” (editora Lúmen Christi), nos ajuda a entender esta realidade: Os textos bíblicos que narram coisas desse tipo deixam chocado o leitor que não se dá conta da moral primitiva desses homens. Pode parecer que nem a consciência repreendia os israelitas que assim procediam, e que nem o próprio Deus os censurava. Antes de tudo é preciso saber que nem tudo que o Antigo Testamento narra é proposto como “norma de conduta” para nós. Nem todas as ações de um herói (como Sansão, por exemplo) de um livro inspirado por Deus, são realmente inspiradas por Deus.A Bíblia não tem erro de doutrina, verdades de fé reveladas por Deus, mas pode ter falhas de outra natureza. A Igreja, assistida pelo Espírito Santo, sabe fazer este discernimento, e é para isto que Jesus deixou o Magistério sagrado do Papa e dos Bispos. A Igreja sabe encontrar as verdades dogmáticas transmitidas mesmo através de histórias às vezes “não tão edificantes”. Os “escândalos” narrados no Antigo Testamento fazem parte da miséria dos filhos de Adão. Então, ao se defrontar com os episódios de “barbárie” das Escrituras antigas, não devemos nos prender no aspecto repugnante que eles podem ter; devemos saber passar além da aparência superficial, e olhar “para dentro desses acontecimentos” com o olhar de Deus. Assim, também eles nos falarão de algo muito sublime. Às vezes no Antigo Testamento os homens considerados justos (Abraão, Moisés, Davi,…) cometem atos considerados aos nossos atuais critérios como pecaminosos. Para entender esta dificuldade é preciso que consideremos o problema dentro de um quadro à luz de Deus, e não simplesmente do nosso ponto de vista de homens do século XXI. (Seria Anacronismo).





A BÍBLIA CONTEM: “VERDADES, MITOS, ERROS OU MENTIRAS ?”

 




DETALHE: “ Pedagogicamente, o Antigo testamento nos ensina a TEMER A DEUS, e o Novo Testamento nos ensina a AMAR A DEUS! Julgar o passado com a mentalidade do presente chama-se: ANACRONISMO, só pessoas ignorantes e anacrônicas procedem desta forma).






Os escritos da Bíblia não recorreram a linguagem filosófica da nossa Cultura Grega ocidental para falar dessas realidades, mas à linguagem mítica, figurada, de imagens tomadas do mundo de suas experiências cotidianas, enfim da cultura oriental que é mais experiencial que intelectual (Exemplo: Vaidades das vaidades tudo é vaidade...O autor Judeu experimentou para depois narrar).
O Fundamentalista nega a possibilidade de erros na bíblia,(Não por parte de Deus), argumentando que quando se admite que esses existem (fazem coro com os ATEUS) então, a bíblia não merece nossa plena confiança e deixaria de ser PALAVRA DE DEUS.É preciso lembrar que na bíblia as ações são TEÂNDRICAS: Ações divino-humanas.Inspirada sim por Deus, mas com o elemento humano como seu instrumento.A “NÃO VERDADE” INTENCIONAL é denominada MENTIRA. Ambos erro e mentira, contradizem a realidade que se pode verificar e demonstrar. Porém, o primeiro (O ERRO) é por acidente, a outra ( A MENTIRA) é intencional. É importante não confundir erro com mentira, ou engano. Como veremos a bíblia contem erros acidentais, contudo não contem mentiras propositais. Por exemplo: Eu posso dizer que o Amazonas fica no Norte do Brasil a uma distância em linha reta de 31.38 km do Rio Grande do Sul.( Quando na realidade é de 3.138 km).Cometi um erro acidental de digitação ao citar a distância incorreta, porém, realmente o estado do Amazonas fica ao Norte do Brasil.O nosso conceito OCIDENTAL de verdade é intelectual, o da bíblia é existencial. É com este conceito de verdade JUDAICA ORIENTAL que foram compostos os escritos da bíblia. A verdade que se trata nos escritos da bíblia, situa-se no plano da mensagem e não dos dados reais em si mesmo. Projetar nosso conceito de “verdade OCIDENTAL” nos escritos bíblicos e situá-los em um mundo conceitual e intelectual como o dos gregos, que não era o dos Judeus, é esperar deles o que não pretenderam nunca nos oferecer.





I – A TORÁ OU O PENTATÊUCO - (5 LIVROS, OU 5 ROLOS DA LEI):





    * 1. Gênesis
    * 2. Êxodo
    * 3. Levítico
    * 4. Números
    * 5. Deuteronômio
   




II - OS LIVROS HISTÓRICOS (BELÍSSIMAS HISTÓRIAS DA AÇÃO E PEDAGOGIA DE DEUS COM SEU POVO DESDE A SAÍDA DO EGITO ATÉ A CONQUISTA E INSTALAÇÃO NA TERRA PROMETIDA (CANAÃ), QUE NÃO FOI DADA, MAS CONQUISTADA COM O AUXÍLIO DE DEUS.





*Obs.: Fazer A Leitura destes livros ficando atento aos períodos e datas, evita-se querermos colocar Jesus na Arca de Noé, e não confundir Josué com José):




    * 6. Josué
    * 7. Juízes
    * 8. Rute
    * 9. I Samuel
    * 10. II Samuel
    * 11. I Reis
    * 12. II Reis
    * 13. I Crônicas
    * 14. II Crônicas
    * 15. Esdras
    * 16. Neemias
    * 17. Tobias
    * 18. Judite
    * 19. Ester
    * 20. Jó
  





III -  (LER OS SALMOS  EM SEPARADO NOS INTERVALOS DOS LIVROS HISTÓRICOS PRINCIPALMENTE AO LER I e II Reis que Contam as Histórias de Davi ( Grande parte dos Salmos são atribuídas a Davi):





21. Salmos





IV - LIVROS HISTÓRICOS “DEUTEROCANÔNICOS” (ESTAVAM NA SEPTUAGINTA JUDAICA QUE ERA USADA POR CRISTO E OS APÓSTOLOS):





    * 22. I Macabeus

    * 23. II Macabeus





V- OS LIVROS SAPIENCIAIS ( RESUMO DA SABEDORIA EXPERIMENTADA E NÃO ESPECULATIVA DO POVO JUDEU) – Sugiro começar a leitura da bíblia por eles deixando o livro de Cântico dos Cânticos deste bloco por último:





    * 24. Provérbios

    * 25. Eclesiastes

    * 26. Cântico dos Cânticos

    * 27. Sabedoria

    * 28. Eclesiástico


  

VI - OS PROFETAS (ATENTAR PARA ATUAÇÃO DOS PROFETAS : Antes,durante e após o segundo Cativeiro do Povo Judeu – O Tipo de profecia e exortações são diferentes):






    * 29. Isaías
    * 30. Jeremias
    * 31. Lamentações
    * 32. Baruc
    * 33. Ezequiel
    * 34. Daniel
    * 35. Oséias
    * 36. Joel
    * 37. Amós
    * 38. Abdias
    * 39. Jonas
    * 40. Miquéias
    * 41. Naum
    * 42. Habacuc
    * 43. Sofonias
    * 44. Ageu
    * 45. Zacarias
    * 46. Malaquias







Novo Testamento





I – OS QUATRO EVANGELISTAS (OS TRÊS PRIMEIROS SÃO OS CHAMADOS SINÓTICOS, OU SEJA PARECIDOS – Atenção: Marcos e Lucas não faziam parte do grupo dos 12 apóstolos).






     *47. São Mateus
    * 48. São Marcos
    * 49. São Lucas
    * 50. São João





II – OS ATOS DOS APÓSTOLOS APÓS A MORTE DE CRISTO - A EXPANSÃO DA IGREJA NASCENTE:





    * 51. Atos dos Apóstolos





III – AS CARTAS PAULINAS  (CARTAS DE SÃO PAULO ÀS PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS - Procure saber a ordem Cronológica em que foram escritas, e o por que?):





    * 52. Romanos
    * 53. I Coríntios
    * 54. II Coríntios
    * 55. Gálatas
    * 56. Efésios
    * 57. Filipenses
    * 58. Colossenses
    * 59. I Tessalonicenses
    * 60. II Tessalonicenses






AS CARTAS PESSOAIS DE SÃO PAULO  DIRIGIDAS A PESSOAS ESPECÍFICAS: Ao Jovem Timóteo, a Tito e Filemôn:






     * 61. I Timóteo
    * 62. II Timóteo
    * 63. Tito
    * 64. Filêmon
   



LER A CARTA AOS HEBREUS POR ÚLTIMA NESTE BLOCO(É atribuída sua autoria a discípulos de São Paulo):







* 65. Hebreus




  

IV – CARTAS APOSTÓLICAS ( Dos apóstolos: Tiago,Pedro, João e Judas:



    * 66. São Tiago
    * 67. I São Pedro
    * 68. II São Pedro
    * 69. I São João
    * 70. II São João
    * 71. III São João
    * 72. São Judas






V- Último livro  da bíblia ( Autoria do Apóstolo João , escrito em seu Cativeiro na Ilha de Pátmos na Grécia):




73. Apocalipse









BOA,ABENÇOADA E FRRUTUOSA LEITURA!










Bibliografia:






- Guigo II, Cartuxo, A Escada dos Monges, in Lectio divina. Ontem e hoje (Mosteiro Santa Cruz: Juiz de Fora/ MG, 1999)









------------------------------------------------------





 

APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicadosInfelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente, e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com





Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger