A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Divulgado o Instrumentum Laboris:documento de trabalho do próximo Sínodo dos Bispos: "Redescobrir a beleza da fé cristã e a alegria do encontro pessoal com Senhor"

Divulgado o Instrumentum Laboris:documento de trabalho do próximo Sínodo dos Bispos: "Redescobrir a beleza da fé cristã e a alegria do encontro pessoal com Senhor"

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 20 de junho de 2012 | 10:22



(Por Maria Emília Marega)


CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 19 de junho de 2012 - (ZENIT.org).

O Vaticano divulgou hoje o Instrumentum laboris, documento de trabalho do próximo Sínodo dos Bispos que irá acontecer entre 7 e 28 de outubro, dedicado ao tema: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã.


A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego - sýnodos - e quer dizer “caminhar juntos”.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembléia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo que se reúnem com o propósito de “caminhar juntos”, seguindo um determinado plano.

“No tema sinodal concentram-se a preocupação pastoral sobre a transmissão da fé e a necessidade de uma reflexão acerca da nova evangelização que se impõe, embora de maneiras diferentes, em toda a Igreja”, explicou Mons.Nicola Eterovivc em março de 2011 durante a apresentação dos Lineamenta, que precedeu o Instrumentum Laboris.


Os Lineamenta  preparados pelo Conselho ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos — constituem uma etapa importante na preparação da assembleia.


A sua finalidade é suscitar a nível da Igreja universal o debate sobre o argumento escolhido. Os frutos desta reflexão foram enviados à Secretaria Geral do Sínodo até o dia 1 de Novembro de 2011 e em seguida sintetizados no documento de trabalho da assembléia, o Instrumentum laboris.

No prefácio do Instrumentum Laboris, apresentado hoje, 19 de junho de 2012, Mons.Nicola Eterovivc escreve:

“Deixando-se vivificar pelo Espírito Santo, os cristãos serão mais sensíveis a tantos irmãos e irmãs que, embora sendo batizados, se afastaram da Igreja e da prática cristã. A eles, de modo particular, se querem dirigir com a nova evangelização, para lhes fazer redescobrir a beleza da fé cristã e a alegria do encontro pessoal com Senhor Jesus, na Igreja, comunidade dos fiéis. Sobre tais temáticas se debruça o Instrumentum Laboris agora publicado".


O instrumento de trabalho recorda também que o Sínodo acontece no ano em que Bento XVI proclamou o Ano da Fé, a partir de 11 de outubro, “em memória do 50º aniversário da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II e do 20.º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica”.

“Os padres conciliares viram no horizonte a mudança cultural que hoje facilmente se constata. Precisamente esta mudança de situação, que criou uma condição inesperada para os crentes, exige uma particular atenção ao anúncio do Evangelho”, afirma o novo texto da Santa Sé.

Para ler o documento completo acesse:

Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger