A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » O SENTIDO DAS ESCRITURAS DEVEM SER AO PÉ DA LETRA ?COMO QUEREM OS ATEUS E PROTESTANTES FANÁTICOS ?

O SENTIDO DAS ESCRITURAS DEVEM SER AO PÉ DA LETRA ?COMO QUEREM OS ATEUS E PROTESTANTES FANÁTICOS ?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 22 de março de 2012 | 10:43



Para entender correta e frutuosamente a Sagrada é preciso conhecer as regras de Interpretação em harmonia com as muitas circunstâncias em que ela foi escrita, bem como suas posteriores “RELEITURAS” feitas pelos autores, pois os fatos foram narrados bem depois dos acontecimentos, sem porém perder a inspiração Divina. De outro modo pode-se incorrer numa Interpretação fundamentalista, errada e com sérios danos à Comunidade Cristã e ao fiel em particular.


Sobre os Sentidos da Escritura, diz o Catecismo da Igreja Católica:



115. - Segundo a Sagrada tradição, podemos distinguir dois sentidos da Escritura: o sentido literal e o sentido espiritual subdividindo-se este último em sentido alegórico, moral e anagógico. A concordância profunda dos quatro sentidos assegura a sua riqueza à leitura viva da Escritura na Igreja :


116. – O sentido literal é o expresso pelas palavras da Escritura e descoberto pela exegese segundo as regras da interpretação.


117. - O sentido espiritual graças à unidade do desígnio de Deus, não só o texto da Escritura, mas também as realidades e acontecimentos de que fala, podem ser sinais.


A - O sentido alegórico, podemos adquirir uma compreensão mais profunda dos acontecimentos, reconhecendo o seu significado em Cristo : Por exemplo, a travessia do Mar Vermelho é um da vitória de Cristo, como também do Batismo.


B - O sentido moral, os acontecimentos referidos na Escritura podem conduzir-nos a um comportamento justo. Foram escritos "para nossa instrução" (l Co.10/11).


C - O sentido anagógico, podemos ver realidades e acontecimentos nos seu significado eterno, o qual nos conduz (em grego : "anagoge") em direção à nossa Pátria. Assim, a Igreja terrestre é sinal da Jerusalém celeste.


118. - Um axioma Católico resume a significação dos quatro sentidos:

"A letra ensina-te os fatos (passados), a alegoria o que deves crer, a moral o que deves fazer, a anagogia para onde tender".




As regras da Interpretação dos Sentidos das Escrituras são estudadas e apresentadas pela :


Exegese


Chama-se Exegese ao estudo de investigação e exposição das Sagradas Escrituras, pela aplicação das regras da Hermenêutica.


Em geral, este estudo processa-se, usando a tradição, a arqueologia, a história e o Cristicismo, para encontrar o Sentido EXATO dos textos da Escritura dentro do Contexto em que foi escrito às Comunidades, para isto, utiliza-se tanto os exegetas Católicos, protestantes e Ortodoxos o método HISTÓRICO CRÍTICO.



No estudo da Exegese, aplicam-se as Regras da :



Hermenêutica

A Hermenêutica é a interpretação metódica dos textos e palavras da Bíblia,procurando determinar o verdadeiro sentido dos textos da Sagrada Escritura no ambiente em que foi escrito, bem como a quem era destinado e com que objetivos,tudo para se  fazer uma Exegese mais próxima à realidade.



Na tradição protestante, eles são encorajados a interpretar as Escrituras por sua própria conta e risco, indo contra a palavra de Deus que diz:

“Nenhuma interpretação das escrituras é de condição PARTICULAR...” (II Pedro 1,20).


Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger