A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » FALÁCIAS E ARGUMENTOS MAIS USADAS PELOS ATEUS - VOCÊ CONHECE ?

FALÁCIAS E ARGUMENTOS MAIS USADAS PELOS ATEUS - VOCÊ CONHECE ?

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 19 de março de 2012 | 23:31



Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega.

VEJAMOS AS FALÁCIAS MAIS COMUNS:

1)- Apelo à emoção:Recorrer à emoção para validar o argumento.Ex.: Apelo ao júri para que contemple a condição do réu, porque ele é um homem de princípios.

2)- Apelo à novidade:Argumentar que o novo é sempre melhor.Ex.: Na filosofia, Sócrates já está ultrapassado. É melhor Sartre, pois é mais recente.

3)- Apelo ao preconceito:Associar valores morais a uma pessoa ou coisa para convencer o adversário.Ex.: Uma pessoa religiosa como você não é capaz de argumentar racionalmente comigo.A pessoa é estigmatizada e não a lógica do argumento.

4)- Apelo ao ridículo:Ridicularizar um argumento como forma de derrubá-lo.Ex.: Saci-Perêrê não Existe, logo, Deus não existe.

5)- Apelo à ignorância:Tentar provar algo a partir da ignorância quanto à sua validade.Ex.: Ninguém conseguiu provar que Deus  existe, logo ele não existe.

6)- Egocentrismo ideológico:Realizar um argumento de forma parcial e tendenciosa.Ex.: O comunismo é o ideal, pois FULANO, sicrano, ou beltrano  afirmou assim...

7)- Falácia genética:Consiste em aprovar ou desaprovar algo baseando-se unicamente em sua origem.Ex.: Você gosta de chocolate porque seu antepassado do século XVIII também gostava.Você só é Critão, por que nasceu num meio Cristão - Aponta-se a causa remota como o fator de validade.

8)- Falacia non causae ut causae (Falácia da falsa proclamação de vitória ou tratar como prova o que não é prova):Consiste na declaração de vitória, servindo-se de respostas fracas ou incompletamente respondidas pelo adversário, quando efetivamente os argumentos próprios não provaram logicamente a posição.
Ex.:1.    O islamismo é baseado na fé.
2.    O cristianismo é baseado na fé.
3.    Logo, o islamismo é similar ao cristianismo.
É uma falsa aplicação do princípio do silogismo.

9)- Redução ao nazismo:Invalidar um argumento pela comparação com Hitler ou o nazismo.Ex.: Hitler acreditava em Deus, então os Cristãos  não devem ser boas pessoas.
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger