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Pierre de Craon: #Isso ou aquilo? Qual escolher? A coruja ou o rouxinol?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 12 de outubro de 2010 | 15:24




Coruja ou Rouxinol? 




Por:*Pierre de Craon





Se fosse para escolher, à primeira vista, sem hesitar, todos escolheriam o rouxinol, porque ele é a beleza, a graça, o sol, a vida. A coruja é feia. Ela é a noite, é a morte. Ela é o ódio a luz, ela representa o mal. Quem poderia, nesse sentido, preferir a coruja? Contudo, há também um significado legítimo e bom na coruja. Ela vê no escuro, por isso, sempre simbolizou a filosofia, que permite ver nas questões obscuras. Onde o homem comum nada percebe, o filósofo vê e compreende. A coruja representa assim o saber filosófico, a teoria pura, a ciência abstrata e, nesse sentido, é símbolo de um bem. O rouxinol é a poesia. Até em seu nome parece haver um trinado sonoro. Ele é um raio de sol cantando. A coruja é a luz intelectual. Não há escuridão para seus olhos argutos.






Entre a coruja e o rouxinol, qual escolher?






"A sabedoria é desejável e a beleza é amável! 

A filosofia ilumina, a poesia encanta! 

Preferir o saber, excluindo a beleza? 

Escravizar-se da beleza e repelir a sabedoria?..."








Isso ou aquilo? Entre a coruja e o rouxinol, qual escolher?











Santa Teresinha dizia: "Eu escolho tudo". Assim também nós! Nós escolhemos a coruja e o rouxinol. Queremos a sabedoria e a beleza, a ciência e a poesia, a luz e a música. Porque sabedoria e beleza são inseparáveis. Escolhemos tudo porque sabemos que a sabedoria é formosa e que toda beleza possui o brilho da verdade! Coruja e rouxinol se completam e se complementam! Uma das características do pensamento moderno é opor dialeticamente doutrina e realidade, teoria e prática. Nas escolas freqüentemente essa oposição atinge o desvario! Uns só valorizam a experiência. Outros se perdem em elucubrações cerebrinas. A maioria dos alunos vai engrossar as turbas dos pragmáticos adoradores do concreto e tendem ao materialismo.















O modo de pensar católico é exatamente oposto!







A doutrina da Igreja, que ensina que tudo o que Deus fez é bom e harmonioso, afirma que nunca se deve separar o teórico do prático, nem o abstrato do real. O pensamento católico se opõe, quer ao abstracionismo brumoso, quer ao ateísmo e materialismo práticos. Jamais ele separa um princípio do exemplo concreto. Doutrina e vida nos são apresentadas pela Igreja unidas e harmónicas. Todo princípio é vivido. Toda doutrina é exemplificada.  É esse concreto no teórico, é essa filosofia do que há de mais prático, é essa harmonia entre doutrina e vida que fazem, do ponto de vista natural, o encanto da civilização cristã!







"Como é fria e estéril a coruja sem o rouxinol.

Como é vazio e superficial o rouxinol sem a coruja!

De que vale a teoria sem a realidade?

De que vale a poesia sem a verdade?..."






O ideal é unir os dois, pois o real é a luz intelectual na música da matéria. O real é a harmonia entre o teórico e o prático, a doutrina e a vida, o abstrato e o concreto, a coruja e o rouxinol. Sendo o homem composto de elementos diferentes mas harmônicos, agrada-lhe o que lhe é semelhante. Amamos contemplar a concórdia de elementos aparentemente opostos. Nem o puramente abstrato, nem o puramente experimental satisfazem plenamente o homem.






São Tomás de Aquino explica que:





“Dado o homem ser corpo e alma unidos substancialmente, a razão não encontra nas criações poéticas toda a verdade de que necessita, pois a luz da verdade, na poesia, é por demais difusa. Por sua vez, as coisas de Deus superam nossa capacidade de intelecção. Sua luz, para nós, é ofuscante demais. Por isto, a razão humana só encontra uma luz que lhe é proporcionada quando contempla as verdades mais sublimes sob o véu das figuras sensíveis...” (Suma Teológica I-II, 101, 2).









(Vitral Mariano)









Assim também, sendo Nossa Senhora a medianeira entre Deus e os homens. Ela é o vitral esplendoroso que nos torna possível ver a luz de Deus em todas as suas cores, brilhos e virtudes! Passando por Ela, ao encarnar-se nela o Verbo de Deus, a Verdade Divina, tornou-se acessível à nossa visão!













*Pierre de Craon (c. 1345 - c. 1409), conhecido como "le Grand", foi um aristocrata medieval francês, notório por seu temperamento explosivo. Foi preso no Louvre, mas logo foi libertado após intervenções da rainha da Inglaterra e da duquesa de Borgonha. Craon fez penitência por seus crimes. Num movimento sem precedentes, foi feito confessor de alguns monges que haviam sido condenados por enfeitiçar o rei. Ergueu uma cruz carregando seu brasão na forca de Paris, na qual os criminosos podiam confessar antes de sua execução. Também doou dinheiro aos franciscanos conventuais, dedicando-os a atos de misericórdia.










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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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