Por:*Pierre de Craon
Se fosse para
escolher, à primeira vista, sem hesitar, todos escolheriam o rouxinol, porque
ele é a beleza, a graça, o sol, a vida. A coruja é feia. Ela é a noite, é a
morte. Ela é o ódio a luz, ela representa o mal. Quem poderia, nesse sentido,
preferir a coruja? Contudo, há também um
significado legítimo e bom na coruja. Ela vê no escuro, por isso, sempre
simbolizou a filosofia, que permite ver nas questões obscuras. Onde o homem
comum nada percebe, o filósofo vê e compreende. A coruja representa assim o
saber filosófico, a teoria pura, a ciência abstrata e, nesse sentido, é símbolo
de um bem. O rouxinol é a
poesia. Até em seu nome parece haver um trinado sonoro. Ele é um raio de sol
cantando. A coruja é a luz intelectual. Não há escuridão para seus olhos
argutos.
Entre a coruja e o rouxinol, qual escolher?
"A sabedoria é
desejável e a beleza é amável!
A filosofia ilumina, a poesia encanta!
Preferir
o saber, excluindo a beleza?
Escravizar-se da beleza e repelir a sabedoria?..."
Isso ou aquilo? Entre a coruja e o rouxinol, qual escolher?
Santa Teresinha
dizia: "Eu escolho tudo". Assim também nós! Nós escolhemos a
coruja e o rouxinol. Queremos a sabedoria e a beleza, a ciência e a poesia, a
luz e a música. Porque sabedoria e beleza são inseparáveis. Escolhemos tudo
porque sabemos que a sabedoria é formosa e que toda beleza possui o brilho da
verdade! Coruja e rouxinol se completam e se complementam! Uma das
características do pensamento moderno é opor dialeticamente doutrina e
realidade, teoria e prática. Nas escolas freqüentemente essa oposição atinge o
desvario! Uns só valorizam a experiência. Outros se perdem em elucubrações
cerebrinas. A maioria dos alunos vai engrossar as turbas dos pragmáticos
adoradores do concreto e tendem ao materialismo.
O modo de pensar católico é exatamente oposto!
A doutrina da Igreja,
que ensina que tudo o que Deus fez é bom e harmonioso, afirma que nunca se deve
separar o teórico do prático, nem o abstrato do real. O pensamento católico se opõe,
quer ao abstracionismo brumoso, quer ao ateísmo e materialismo práticos. Jamais
ele separa um princípio do exemplo concreto. Doutrina e vida nos são
apresentadas pela Igreja unidas e harmónicas. Todo princípio é vivido.
Toda doutrina é exemplificada. É esse concreto no teórico, é essa filosofia do
que há de mais prático, é essa harmonia entre doutrina e vida que fazem, do
ponto de vista natural, o encanto da civilização cristã!
"Como é fria e estéril
a coruja sem o rouxinol.
Como é vazio e superficial
o rouxinol sem a coruja!
De que vale a teoria
sem a realidade?
De que vale a poesia
sem a verdade?..."
O ideal é unir os
dois, pois o real é a luz intelectual na música da matéria. O real é a harmonia
entre o teórico e o prático, a doutrina e a vida, o abstrato e o concreto, a
coruja e o rouxinol. Sendo o homem composto de elementos diferentes mas
harmônicos, agrada-lhe o que lhe é semelhante. Amamos contemplar a concórdia de
elementos aparentemente opostos. Nem o puramente abstrato, nem o puramente
experimental satisfazem plenamente o homem.
São Tomás de Aquino explica que:
“Dado o homem ser corpo e alma unidos substancialmente, a razão não encontra
nas criações poéticas toda a verdade de que necessita, pois a luz da verdade, na
poesia, é por demais difusa. Por sua vez, as coisas de Deus superam nossa
capacidade de intelecção. Sua luz, para nós, é ofuscante demais. Por isto, a
razão humana só encontra uma luz que lhe é proporcionada quando contempla as
verdades mais sublimes sob o véu das figuras sensíveis...” (Suma Teológica I-II, 101, 2).
(Vitral Mariano)
Assim também, sendo
Nossa Senhora a medianeira entre Deus e os homens. Ela é o vitral esplendoroso que
nos torna possível ver a luz de Deus em todas as suas cores, brilhos e
virtudes! Passando por Ela, ao encarnar-se nela o Verbo de Deus, a Verdade
Divina, tornou-se acessível à nossa visão!
*Pierre de Craon (c.
1345 - c. 1409), conhecido como "le Grand", foi um aristocrata
medieval francês, notório por seu temperamento
explosivo. Foi preso no Louvre, mas logo foi libertado após intervenções da
rainha da Inglaterra e da duquesa de Borgonha. Craon fez penitência por seus crimes. Num movimento sem precedentes, foi feito confessor de
alguns monges que haviam sido condenados por enfeitiçar o rei. Ergueu uma cruz
carregando seu brasão na forca de Paris, na qual os criminosos podiam confessar
antes de sua execução. Também doou dinheiro aos franciscanos
conventuais, dedicando-os a atos de misericórdia.
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