A PERSEVERANÇA CRISTÃ DIANTE DAS QUEDAS NA CAMINHADA
" O Verdadeiro Cristão não é aquele que nunca cai, mas aquele que ao cair,levanta-se e recorre a misericórdia de Deus..." (João Paulo II).
"Porque eu estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as cousas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor..." (Romanos 8,38-39).
A perseverança tem o efeito de fazer as dificuldades desaparecerem, mesmo que elas continuem presentes.A perseverança tem mais poder que a força e conduz ao êxito, pois nos leva a tentar sempre mais uma vez, "por que a caminhada Cristã é feita de passos, e às vezes acontece de darmos um passo pra frente e cinco para trás. "
Mas o importante é não desistir, mas perseverar e continuar.Devemos assim ser perseverante como as ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para recomeçar.Quem persevera cresce, amadurece, frutifica, supera-se com o auxílio e colaboração com a graça de Deus.
ALGUNS PRINCÍPIOS BÍBLICOS SOBRE A PERSEVERANÇA:
1)-A perseverança identifica o verdadeiro cristão:
"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8,31-32).
"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8,31-32).
1.1)-Os verdadeiros discípulos de Jesus são os que perseveram. Isso é o que menos acontece hoje em dia. É como diz a parábola do semeador; dos quatro tipos de terrenos onde caiu a semente da palavra de Deus, apenas um frutificou com perseverança (Lc 8.4-15).
2)-A perseverança santifica o Cristão:
"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Flp 1,6).
"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Flp 1,6).
2.1)-A salvação do cristão tem três tempos : Pela posse de nossa justificação no sacrifício universal de Cristo, pela santificação no presente colaborando com a graça de Deus ,e a glorificação futura da perseverança.
2.2)-Em outras palavras, o Cristão pode dizer que foi justificado, que está sendo salvo e que será salvo na perseverança e esperança.
2.3)-É assim que Deus nos santifica, ao longo da caminhada. Ele espera nossas quedas para ter misericórdia de nós (Is 30.18), o que vale dizer que devemos ter paciência com as nossas imperfeições e perseverar no desenvolvimento da nossa salvação (Fp 2.12).
2.4)-Diz uma música Cristã que não podemos surpreender a Deus com nossas quedas e fraquezas, diz a música: " Tu já contavas com minhas fraquezas e minhas indecisões..."
3)-A perseverança glorifica o Cristão:
"É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma" (Lc 21.19). Nas palavras de Jesus, quem não perseverar obviamente não chegará lá. Ele disse: "Aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo" (Mt 10.22).
"É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma" (Lc 21.19). Nas palavras de Jesus, quem não perseverar obviamente não chegará lá. Ele disse: "Aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo" (Mt 10.22).
3.1)-Muitos têm desistido ao longo do caminho e já não querem andar com Jesus (Jo 6.66). Mas isso já estava previsto. A Bíblia diz: "Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos" (1Jo 2.19). Só reinarão com Cristo os que perseverarem (2Tm 2.12).
3.2)-Mesmo falando desse modo, não quero deixar nenhuma sombra de dúvida que a salvação eterna de nossas vidas é exclusivamente pela graça de Deus, e não pelo mérito de nossa perseverança (Ef 2.8-9). Mas, o fato de sermos salvos pela graça de Deus, não dispensa a necessidade de perseverar.
3.3)-O apóstolo Paulo persuadia aos que creram a perseverar na graça de Deus (At 13.43). A perseverança não é um meio e não é um mérito para a salvação, mas é uma evidência indispensável de que alguém que se deixou conquistar por Cristo.
3.4)-Portanto, corramos com perseverança a corrida cristã, olhando firmemente para Jesus o Autor e Consumador da fé (Hb 12.1-2).
Perseveremos em obedecer a palavra de Deus, perseveremos na comunhão e nas orações (At 2.42).
Todos os que perseverarem firmes serão felizes (Tg 5.11).
Nunca desista !!! Persevere sempre !!!
-----------------------------------------------------
Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de
nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar
dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade,
pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo
e-mail:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.