O batismo dos Protestantes, sugundo sua doutrina, é semelhante ao de João Batista (antes do ministério público de Cristo), ou seja, era apenas de arrependimento (Atos 19,3-6), e não uma doutrina tão ampla e completa como é o entendimento do batismo na tradição e sagrado magistério Católico, ou seja, de adoção (conforme Efes 1,5; Rom 8,14-16),regeneração (1 Coríntios 6,11;Efésios 5, 26), e eleição gratuita e imerecida (conforme João 15,16-17). Segundo a doutrina de algumas correntes protestantes (não bíblica), pode-se rebatizar alguem várias vezes (onde se encontra na bíblia a DOUTRINA DO REBATISMO? Simplesmente não existe! Muito pelo contrário, lá se afirma categoricamente, que há um só batismo, conforme Efésios 4, 5) - O Batismo de adultos exige fé e
arrependimento sim, porém, o batismo de crianças conforme lemos nas escrituras, famílias inteiras eram batizadas (que incluiam crianças conforme Atos 16,15.33; 1Cor
1,16), são os pais, padrinhos e a igreja, que suprem sua falta de fé; não há
necessidade de arrependimento, pois a criança não tem culpa pessoal nenhuma ainda! A criança é batizada na fé dos pais que a confiam a Santa mãe Igreja! Ora, se
a criança não tem culpa nem pecado pessoal, não há necessidade de arrependimento e confissão de culpa pessoal, aplicando-se portanto, o Batismo nesse momento para a adoção filial e apagar por justiça divina, a mancha do pecado original (Atos 2,38-39) que todos nós já trazemos em nossa carne, pois diz as escrituras, sem execões, que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (conforme Romanos 3, 23) - Quanto ao argumento de que isso fere a liberdade, não se sustenta, pois nenhum pai/mãe deixa de dar as vacinas que uma criança pecisa para crescer saudável, ora, o batismo é muito melhor que qualquer vacina, pois nos dá a adoção divina, não podemos negar esse bem a uma criança, seria irresponsabilidade! Se um pai sabe que há uma epidemia mortal de meningite, ele procura imediatamente vacinar seu bebê, sem pedir-lhe
consentimento para isso! Estaria ele violando a liberdade de seu filhinho?
Deveria esperar que ele crescesse e escolhesse "livremente" se quer
ser vacinado, ou se prefere ficar com sequelas ou até morto? É evidente que o pai, querendo o bem
de seu filho, irá vaciná-lo sem esperar que ele cresça para decidir por si
mesmo! Simples assim!
Em
que se fundamenta esse ato racional e bom do pai?
Primeiro porque ele conhece o que é bom
realmente para seu filho; segundo, porque ele sabe que o filho, se pudesse
conhecer a situação, quereria, é claro ser vacinado; terceiro, porque ele é
dono do filho e pode decidir por ele, o que é melhor para ele. Tanto isso é certo que jamais, em lugar
algum do mundo, alguém pensou em processar os pais por ter vacinado os filhos,
alegando violação de sua liberdade (pelo contrário se é punido). Ora, o mesmo princípio vale para o batismo!
Quem
sabe o bem que é ser batizado (recebe o penhor do Espírito, tornando livre da mancha pecado original que trazemos desde o nascimento, filho de
Deus, membro da Igreja, e herdeiro do céu), quer o quanto antes esses bens para
seus filhos!
Por isso, sendo os pais donos de seus
filhos, podem decidir por eles que recebam o batismo o mais cedo possível. A
atitude assumida pelos protestantes contrária ao batismo das crianças, exigiria
também que eles fossem contrários à vacinação dos bebês contra a poliomielite,
sarampo, etc. O que seria um absurdo!
O batismo Católico como nas escrituras,é trinitário, dar-se apenas uma vez na vida (conforme Efésios 4,5), tem caráter indelével,
regenerador e de filiação divina (não é mera filiação Católica), e principalmente, de
ELEIÇÃO IMERECIDA e GRATUITA da parte de
Deus: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi..." (Jo 15,16).É preciso entender que: a eficácia da imerecida Graça infundida no batizado se dá por Jesus Cristo e não pela consciência da pessoa que o recebe! Ou seja, independente do entendimento do batizando, a graça acontece de maneira eficaz e sobrenatural.
Batizar as crianças
está conforme a Bíblia!
a) O Batismo nos
torna Filhos de Deus, herdeiros do céu: “Quem não renasce da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino dos
Céus” (João 3,5). As crianças também têm direito de tornar-se filhos de Deus!
Quem pode tirar este direito às crianças?
b) As crianças recém-nascidas não tem nenhum
pecado atual, por isso não é preciso nenhum arrependimento para serem
batizadas! O arrependimento só é necessário para os adultos, capazes de pecar.
c) Jesus disse: Ide, pois, ensinai todas as
gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19;
Mc 16,16). Jesus diz: batizai todas as gentes! Será que para os protestantes
criança não é gente?
d) As crianças são batizadas na fé dos pais! Os
pais, padrinhos, a familia e comunidade Cristã, é que devem desenvolver a fé dos seus filhos que foram batizados,
educando-os nessa fé!
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DO "BATISMO DE CRIANÇAS"
Em Atos dos Apóstolos se lê que estes batizavam famílias inteiras! Ora, nas famílias há sempre crianças!
a) “Então, naquela mesma hora da noite, ele
cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua
família” (At 16, 32-33) –
As crianças também fazem parte da família.
b) Lídia, vendedora de púrpura, “foi batizada
juntamente com toda sua família” (At 16, 14-15)
c) Batizei também a família de Estéfanas” (1 Cor,
16).
ATENÇÃO! Nessas três vezes acima, em que os apóstolos
batizaram, eles o fizeram por infusão e não por imersão, pois não havia nem
rios nem riachos, estavam em casas simples, ou na prisão.
A Bíblia sugere o batismo de toda uma casa, o
que inclui as crianças: At 2,38-39; 16,15.33; 1Cor 1,16.A circuncisão (normalmente feita em crianças)
foi substituída pelo batismo: Cl 2,11-12. O batismo é necessário para a salvação: Jo
3,5.Todas trazem o PECADO ORIGINAL de
Adão:Rom.3,23 - Salmo 51,7: Eu nasci na Culpa, minha mãe me
concebeu pecador.
1º)-Romanos 3,23: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus.”
Ora Negar o batismo às crianças, é negar a glória de Deus a elas, porque , elas não têm pecado pessoal, mas, trazem a mancha do pecado original, pois diz a palavra que todos pecaram, e não se excetua as crianças, MAS " TODOS" foram manchados pelo PECADO ORIGINAL DE ADÃO E EVA.É preciso também entender que o batismo Cristão (DE GRAÇA SOBRENATURAL DE REGENERAÇÃO, E ADOÇÃO DIVINA) é totalmente diferente do batismo de João Batista (apenas de simbolismo visível de Conversão e adesão a Deus).Alguns protestantes (não todos, pois o mais Radical deles CALVINO defendia o batismo infantil nas suas " INSTITUTAS ") acham que para receber o batismo é necessário antes a fé e a conversão, isto é uma visão deturpada, herética e reduzida da grandeza do Batismo Cristão, que mostra sua EFICÁCIA independente de minha fé e conversão, pois é GRAÇA IMERECIDA da eleição de Deus, pois Ele nos diz: Não fostes vós que me escolhestes mas Eu que vos escolhi...(João 15,06).
2º)- Romanos 6,23: "Por que o salário de pecado é a morte"
A prova concreta de que a criança pagã (não batizada), traz a MANCHA DO PECADO original é que ela morre! pois o salário do pecado é a morte, se não tivesse o pecado o original em si, as crianças não morreriam!
3º)- Mateus 22, 11-13 : “...E o rei viu ali um homem que não trazia as vestes nupciais, e perguntou-lhe: Como entrastes sem as vestes nupciais ?
O homem nada respondeu. Disse então o rei aos seus servos: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-os nas trevas exteriores, ali haverá choro e ranger de dentes...” Nesta passagem os primeiros Cristãos viam que as vestes referiam-se as vestes do batismo.
4º)- I Cor 6,11:Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.
Nesta passagem vemos que o batismo Cristão feito em nome da trindade, nos lava e justifica totalmente!
5º)-Gal 3,27: "porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo!"
Nesta passagem vemos que o batismo nos reveste de Cristo. Portanto, o batismo Cristão é de Regeneração e remissão da mancha do pecado original em Adão, ao contrário do batismo de João Batista que era de mero arrependimento, e não tinha o mesmo valor do batismo Cristão: adoção, justificação, e regeneração.
6º)-Lucas 2,22-24: Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2); e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.
Nesta passagem vemos que a apresentação das crianças era apenas para primogênitos masculinos, portanto as apresentações feitas por algumas denominações protestantes de filhos(as) que não são primogênitos não têm valor, principalmente se for mulher, conforme a lei mosaica para justificar esta apresentação para consagração apenas de primogênitos homens.
7º)-Lucas 18,15-16: "Deixai vir a mim as criancinhas, NÃO AS IMPEÇAIS!"
A aliança que Deus faz com os pais inclui as
crianças Gn.12,1-3; 17,9-13; Atos 2,38,39; Dt.29,9 - No V.T. o selo de participação na Igreja era a
circuncisão, e a circuncisão era feita na criança aos 8 dias de idade.
Gn.17:10-12. Se a criança podia ser selada como membro da comunidade judaica no V.T. por
que não seria no N.T.?
A Bíblia fala de crianças cheias do Espírito e
regeneradas ainda no ventre Lc.1,15; I Sm.1,11-28; Jr.1,15
Não podemos deixar nossos filhos crescerem para
eles mesmos decidirem, porque a Bíblia determina que os pais devem instruir os
filhos no caminho do Senhor Dt.6,3-7;Pv.22,6.
Não podemos deixar de batizar
nossos filhos sob a alegação de que quando crescerem poderão desviar e banalizar o sacramento!
Ora, adultos
batizados também se desviam! Pedro em Atos 2,38,39 afirma que a promessa do
Espírito é para os pais e seus filhos - Se os filhos estão incluídos na
promessa, como negar-lhes o selo visível da promessa?
Paulo declara em I Cor 7,14 que os “filhos são santos”. “Santo” é a
palavra para designar membros da aliança - I Cor 1,2; Rm.1,7; Ef. 1,1; Fp.1,1.
O uso do "texto fora do contexto para servir de pretexto", de Mc.16,16 para não batizar crianças é
indevido, e completamente mal interpretado:
"10 E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com Ele, os quais estavam tristes, e chorando. 11 E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não creram. 12 E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. 13 E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. 14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. 15 E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc 16,10-16)
Se atentarmos com sinceridade para o contexto do versículo, percebemos que o contexto dessa catequese do evangelista Marcos é para pessoas que receberam o anúncio da boa nova da ressurreição, estão concientes da verdade, mas por orgulho se recusam a crer e se deixar serem batizados(as), não se aplica a crianças, mas sim a adultos que receberam o anúncio, simples assim!
O N.T. registra o batismo de cinco famílias
inteiras (Atos 10,24.47-48; 16,15.33; 18,8).
Será que não havia crianças?
Se havia crianças e se elas não foram batizadas, seria natural algum comentário
do escritor visto que no V.T. as crianças participavam da circuncisão já aos 8 anos de idade.
Sobre At.16,15 - a casa
de Lídia - a versão Bíblia Siríaca “Pashito Siríaca” (traduzida por volta do
ano 150 d.C.) entendendo também, que "casa" se incluem crianças, assim traduziu o
versículo 15: “Depois de terem sido batizados ela e suas crianças, fez-nos este
pedido...”
SOBRE O BATISMO CRISTÃO:
Abrange todo gênero humano: Mt 28,19; Mc 16,15-16; Lc 24,47; At 2,38.
Administrado em nome da Santíssima Trindade: Mt 28,19.
Administrado em nome de Jesus: At 2,38; 8,16; 10,48; 19,5; Ap 14,1; 22,4.
Batizado em Cristo: 1Cor 12,13; Gl 3,27.
Batizado na morte de Cristo: Rm 6,3.
Batizado para uma nova vida: Rm 6,4; Tt 3,5.
Com água e o Espírito Santo: Jo 3,5; Ef 5,26; Tt 3,5.
É administrado pelos discípulos de Cristo: Jo 4,2.
É necessário: Mc 16,16; Jo 3,5.
É nossa garantia de ressurreição: Rm 6,3-5; 1Cor 15,29.
É para nossa justificação: 1Cor 6,11.
É para nossa redenção: 1Jo 5,6.
É para nossa santificação: 1Cor 6,11; Ef 5,26.
É um presente gratuito de Deus: Tt 3,5.
Há um só batismo: Ef 4,5.
Perdoa o pecado: At 2,38; 22,16; 1Pd 3,21.
Prefigurado no AT: Ez 36,25; 1Pd 3,20-21.
O
maior defensor do batismo de Crianças foi o protestante Calvino, e vemos esta
defesa nas suas “Institutas”!
POR
QUE BATIZAR AS CRIANÇAS?
por Dom
Leomar Antônio Brustolin - Arcebispo
de Santa Maria (RS)
O
Batismo é o primeiro sacramento que recebemos. Ele é a porta de entrada para a
Igreja e para toda a vida sacramental. A palavra batismo vem do grego baptisma
e significa imersão, banho, mergulho. Batizar é lavar, purificar, mergulhar na
água. O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus
discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo.
Trata-se
de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado
uma nova condição de existência. Confere uma vida nova. O Batismo é um ato que
confirma a conversão (nos adultos) e insere o ser humano, criatura nova (crianças e adultos) em Cristo
Jesus!
A
matéria do sacramento é a água, e a forma são as palavras: “Eu te batizo em
nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
Fórmula que vem do mandato de Jesus aos seus discípulos: “Batizai-os em
nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. (Mt 28,19).
O santo e sagrado costume de batizar as crianças vem do Cristianismo da idade antiga, quando os
adultos, abraçando a fé, queriam que também seus filhos participassem da
comunidade e aprendessem, desde cedo, a conhecer e a amar Jesus Cristo.
Mais
tarde, a prática de batizar crianças se tornou geral. Ao contrário do que se diz, a criança não recebe o
Batismo sem fé, porque ela é batizada na fé da Igreja, encarregada de educá-la
no Cristianismo por meio de seus pais, padrinhos. familiares e a comunidade a qual ela está inserida.
O
Batismo de crianças não é um atentado à liberdade, porque a liberdade humana
está sempre condicionada, e a criança, como nos demais níveis de vida, depende
de seus pais a respeito da fé e do Batismo. O Batismo de crianças, enfim,
exemplifica melhor a gratuidade da salvação e o amor de Deus para com todos. Ao
crescer, a mesma criança terá o momento oportuno para fazer a confirmação da fé
por ocasião da Crisma.
No
Batismo de crianças se reconhece que, desde cedo, a pessoa já faz parte da
família de Deus e, pelo Batismo, é acolhida na comunidade dos seguidores de
Jesus Cristo. Nessa comunidade, ela vai aprender a amar e a conhecer Jesus. Os
pais e padrinhos, junto com a comunidade, estão comprometidos com a missão de
alimentar e sustentar a fé da criança.
Um
texto de Orígenes, no Cristianismo dos primeiros séculos, afirma:
“A Igreja
recebeu dos apóstolos a tradição de administrar o Batismo também às crianças.”
Assim, se tem a confirmação de que, no início da Igreja, desde o século II,
havia o Batismo de crianças, ainda que fosse em raras ocasiões. No tempo da
pregação apostólica, casas inteiras eram batizadas, o que nos leva a pensar que
também as crianças recebiam esse sacramento diante de um lar cristão.
Uma
vez que as crianças nascem já com a natureza humana marcada pelo pecado
original, é necessário que recebam o Batismo!
Os pais cristãos não esperam que
elas cresçam para receber as graças que o Batismo confere. A Igreja e os pais
impediriam as crianças de receber a graça de serem filhas de Deus, se não
administrassem a elas o Batismo pouco depois do nascimento; assim, se entende a
necessidade de batizar as crianças o quanto antes!
(foto reprodução meramente ilustrativa)
Evidentemente,
o Batismo realizado em crianças supõe uma catequese pós-batismal, para que a
pessoa entenda a graça recebida e cresça em sua vida espiritual.
Fonte:
https://www.cnbb.org.br/por-que-batizar-as-criancas/
CONCLUSÃO
O batismo infantil imprime
pela obra da graça e eleição gratuita o Santo e salutar temor de Deus na criança e a marca com
um sinal indelével. Batismo infantil (ou
pedobatismo) é a aplicação do sacramento cristão do batismo às crianças. Nem
todas as denominações cristãs praticam este rito.O Batismo de crianças é
realizado pela Igreja Católica Romana, pela Igreja Ortodoxa e também por ramos
do Protestantismo, tais como os luteranos, anglicanos, presbiterianos e
metodistas, sendo considerado válido e necessário para a salvação, pois
na concepção de Sacramento, nestas Igrejas, a eficácia da Graça infundida no
batizado se dá por Jesus Cristo e não pela consciência da pessoa.Ele
realmente estabelece de uma forma pública e visível um relacionamento pactual.
Um relacionamento de amor, envolvendo promessas e responsabilidades, bênçãos e
maldições, é iniciado por um Deus gracioso, que sempre tem de começar um
relacionamento pactual com o seu povo. Mas as responsabilidades, promessas e
ameaças não estão vinculadas unicamente ao indivíduo. Elas são responsabilidades,
promessas corporativas. O batismo é batismo em Cristo, por Cristo e em Cristo,
e tudo isso significa que fomos batizados em seu corpo, formando um só corpo,
por isto a criança é batizada no corpo de Cristo pela fé dos pais, ou de seus
responsáveis.O
batismo é portando uma cerimônia de adoção e inserção no Corpo de Cristo, por
meio da qual a criança batizada é publicamente trazida para dentro do reino de
Deus e sua família. A ideia de criar os filhos de Deus é, de fato, séria e de
tremenda responsabilidade.O
batismo não é um sinal da fé do meu filho. Antes, batismo é um sinal para o
qual ele deve olhar e receber pela fé até a morte. A circuncisão não era um
sinal de fé, mas um sinal daquilo que a fé abraçava ou para o qual olhava (cf.
Rm 4.11). O batismo representa Cristo (Gl 3.27), em quem a nossa fé deve
descansar. No batismo, Deus toma a iniciativa da eleição gratuita de Deus para
com os nossos filhos. (Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos
escolhi....João 15,15).De
forma crucial quando as águas do batismo são despejadas sobre a cabeça do meu
filho, sou confrontando com a séria — porém gloriosa realidade e responsabilidade
de que estou criando os filhos de Deus para a sua glória. Sim, nós temos a
promessa (At 2.39), mas o batismo é, também, uma lembrança solene para aqueles
que não respondem em fé, esperança e amor ao Deus que pôs o seu selo sobre
eles. O selo do batismo é mais permanente do que uma tatuagem, pois tem
consequências eternas,seja para o bem, ou para o mal.O batismo é um alerta aos pais de
que eles não podem “pegar leve” ou presumir sobre a graça de Deus. Eles são,
afinal, investidos com a responsabilidade de criar os filhos de Deus. E por
isso os pais devem ser, como os pioneiros da nossa fé (Hb 12,2) e exemplos para
os seus filhos do que significa viver pela fé.Eis
a razão de um batismo público ser tão importante: pais fazem votos em público
perante Deus e a igreja de educa-los na fé em Cristo. Ora, se a realidade de
que você está criando os filhos de Deus o induz a ser negligente em sua
abordagem da celebração eucarística, da adoração pessoal e comunitária, da educação,
admoestação, ensino, disciplina, etc., em relação aos seus filhos, então você está
sendo relapso e irresponsável nas suas promessas. Assim,
o batismo infantil é Deus tomando a iniciativa gratuita de infundir o Espírito
Santo,chamando o filho a arrepender-se, crer, e viver, para o resto de sua
vida, para a glória do único em cujo nome ele é incorporado, ou encarar a
terrível realidade de que os violadores do pacto haverão de enfrentar um
julgamento mais severo do que aqueles que nunca receberam tais bênçãos. Os pais
não deveriam ser ignorantes dessas coisas. Pois a quem muito é dado, muito é
esperado.Lutero manteve-se
contra os teólogos católicos, que afirmavam a necessidade absoluta do batismo.
Conclui-se dai que "não é a falta, mas o desprezo pelo batismo que
condena". (Contemptus sacramenti damanat, non privatio.).
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O batismo dos Protestantes, sugundo sua doutrina, é semelhante ao de João Batista antes do ministério de Cristo, ou seja, era apenas de arrependimento (Atos 19,3-6), e não uma doutrina tão ampla e completa como é o entendimento do batismo na tradição e sagrado magistério Católico, ou seja, de adoção (conforme Efes 1,5; Rom 8,14-16),regeneração (1 Coríntios 6,11;Efésios 5, 26), e eleição gratuita e imerecida (conforme João 15,16-17). Segundo a doutrina de algumas correntes protestantes (não bíblica), pode-se rebatizar alguem várias vezes (onde se encontra na bíblia a DOUTRINA DO REBATISMO? Simplesmente não existe! Muito pelo contrário, lá se afirma categoricamente, que há um só batismo, conforme Efésios 4, 5) - O Batismo de adultos exige fé e arrependimento sim, porém, o batismo de crianças conforme lemos nas escrituras, famílias inteiras eram batizadas (que incluiam crianças conforme Atos 16,15.33; 1Cor 1,16), são os pais, padrinhos e a igreja, que suprem sua falta de fé; não há necessidade de arrependimento, pois a criança não tem culpa pessoal nenhuma ainda! A criança é batizada na fé dos pais que a confiam a Santa mãe Igreja! Ora, se a criança não tem culpa nem pecado pessoal, não há necessidade de arrependimento e confissão de culpa pessoal, aplicando-se portanto, o Batismo nesse momento para a adoção filial e apagar por justiça divina, a mancha do pecado original (Atos 2,38-39) que todos nós já trazemos em nossa carne, pois diz as escrituras, sem execões, que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (conforme Romanos 3, 23) - Quanto ao argumento de que isso fere a liberdade, não se sustenta, pois nenhum pai/mãe deixa de dar as vacinas que uma criança pecisa para crescer saudável, ora, o batismo é muito melhor que qualquer vacina, pois nos dá a adoção divina, não podemos negar esse bem a uma criança, seria irresponsabilidade! Se um pai sabe que há uma epidemia mortal de meningite, ele procura imediatamente vacinar seu bebê, sem pedir-lhe consentimento para isso! Estaria ele violando a liberdade de seu filhinho? Deveria esperar que ele crescesse e escolhesse "livremente" se quer ser vacinado, ou se prefere ficar com sequelas ou até morto? É evidente que o pai, querendo o bem de seu filho, irá vaciná-lo sem esperar que ele cresça para decidir por si mesmo! Simples assim!
É preciso entender que: a eficácia da imerecida Graça infundida no batizado se dá por Jesus Cristo e não pela consciência da pessoa que o recebe!
José Carlos - Natal RN
As responsabilidades, promessas batismais não estão vinculadas unicamente ao indivíduo, mas é compartilhada com a Igreja e comunidade da qual o batizando recebe a fé e nela é fortalecida. São responsabilidades e promessas corporativas, comunitárias. O batismo é batismo com Cristo, por Cristo e em Cristo, e tudo isso significa que fomos batizados em seu corpo, que é a igreja, formando um só corpo e um só batismo, por isto a criança é batizada no corpo de Cristo pela fé dos pais, ou de seus responsáveis, e da eclésia!
É verdade!
É preciso bater nesta tecla e esclarecer que: "o batismo Cristão retira a mancha do pecado original, não por um ato de fé, mas por justiça divina", ou seja, independente se tenho fé ou não (não invalida o batismo) mas, por justiça e gratuidade da misericórdia de Deus, essa mancha, ou dívida impagável, é apagada definitivamente no momento da aspersão, ou imersão na água, acompanhada da fórmula Trinitária exigida por Jesus (Mateus 28,19). Por isso, a criança é verdadeiramente uma "Nova Criatura, nascida de novo naquele exato instante!"
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