A Vontade e o Plano de Deus não é escravidão!
Ao conhecer a Deus, conheço também, seu plano de Salvação pessoal e universal, e a medida que Deus vai se revelando, vamos procurando ser dóceis, e como Maria, quando não entender vamos guardadno tudo amorosamente em nosso coração. Como pode existir liberdade em
uma relação como essa? Como podemos dizer que Deus nos ama e nos deixa livre,
se já possui uma vontade para nós? Onde está o amor? A Vontade de Deus é uma
escravidão? Fazemo-la e pronto?
Deus criou tudo com perfeição e após criar todas as coisas,“viu que tudo era bom” (cf. Gn 1). Criou em particular o homem e o dotou de liberdade. No princípio prevalecia a "vontade volitiva" de Deus,Mas este homem decidiu pecar (utilizando de sua liberdade), aceitando o convite da serpente de “ser como deuses”. Após o pecado, vemos a "vontade permissiva" de Deus se manifestando. Após o pecado começou a existir a escravidão! A maior escravidão do homem é o pecado, que ele mesmo escolhe e se deixa cativar por ele.
É aqui, nesta condição, escravo de suas vontades, que Deus deseja
manifestar a todo homem a sua Vontade, que não escraviza, mas, ao contrário,
devolve a liberdade, aquela que ficou comprometida por causa do pecado!
Só se
poder falar de Vontade de Deus para quem experimentou o amor gratuito de Deus,
pois quando descobrimos que Deus é Amor (cf. 1 Jo 4,8),entendemos também que é
próprio do amor querer o melhor para o amado. Estranho seria o amor de Deus se
simplesmente nos criasse e nos deixasse entregue à força de nossas paixões.
Estaríamos, assim, destinados a uma vida voltada somente para nós mesmos, sendo
aquilo para o qual não fomos criados e nunca podendo nos realizar plenamente.
“A história do amor entre Deus e o homem consiste precisamente no fato de que
esta comunhão de vontade cresce em comunhão de pensamento e de sentimento e,
assim, o nosso querer e a vontade de Deus coincidem cada vez mais: a vontade de
Deus deixa de ser para mim uma vontade estranha que me impõem de fora os
mandamentos, mas é a minha própria vontade, baseada na experiência de que
realmente Deus é mais íntimo a mim mesmo de quanto o seja eu próprio” (Deus
caritas est, 17. )
Deus, por
amor, deseja fazer conhecida a Sua Santíssima Vontade!
Aqui, entramos no mistério da Vocação! Deus primeiramente, me chama a vida, a adoção filial pelo batismo, a um estado de vida, e a um meio de viver melhor as promessas do batismo num chamado específico no mundo e na igreja!
Agora não é mais um peso, não é uma obrigação fazer a vontade de
Deus, mas nós, livremente, optamos pela nossa liberdade, e nela encontramos
também a nossa felicidade. É por isto que tantas vezes vemos o apelo dos santos
que dizem: “vontade de Deus, meu paraíso!” - A parábola abaixo nos fará entender
melhor a Santíssima vontade de Deus, sempre acima de nossas categorias e
limites humanos de querer ter o controle de tudo!
O MONGE E O CRUCIFIXO
Numa silenciosa e tranquila capela, um monge chamado Serafim pedia
ao Senhor com insistência, para tomar o lugar dele na Cruz, pois queria imitar
em tudo o Mestre.
O Crucificado aceitou, mas colocou uma condição: "Que você fique
calado"!
O monge acostumado com o silêncio rigoroso e a vida disciplinada prometeu imediatamente, sem titubear, e lá estava Serafim sobre a Cruz. Alguns instantes depois, entrou um homem rico para rezar e, enquanto rezava, caiu do seu bolso um pacote de dinheiro. Serafim quis logo avisá-lo, mas se conteve e ficou calado. Logo em seguida entrou um mendigo e, assim que começou a rezar, viu o pacote de dinheiro no chão. Olhou de um lado e do outro, não havia ninguém, pegou o dinheiro e saiu. Serafim ficou agoniado querendo dizer que não se poderia fazer aquilo, mas como tinha prometido ficar calado, calado ficou. Depois entrou um rapazinho e começou a pedir ao Crucificado ajuda e proteção, pois iria embarcar para uma longa e perigosa viagem por mar. Naquele momento entrou o homem rico com a polícia dizendo que havia esquecido o dinheiro na Capela. A única pessoa que estava ali era aquele rapaz, então os guardas o prenderam.
Daí Serafim não aguentou mais ficar calado, e do alto da Cruz
bradou: "Ele é inocente"!
Todos ficaram confusos, sem saber
de onde vinha aquela voz, mas agora cheios de dúvidas, fizeram várias
indagações e decidiram soltar o rapaz. O rapaz pode então embarcar para a sua
viagem. Prenderam o mendigo que, de fato, estava com o dinheiro, o qual foi
devolvido ao verdadeiro dono: o homem rico.
No final da tarde, Jesus apareceu com o rosto triste e repreendeu severamente o monge Serafim: Assim não dá! Serafim, com a cara mais ingênua que conseguiu fazer, perguntou: Mas, por que, Senhor? E Jesus completou: "Eu lhe disse pra ficar calado"! O monge falou timidamente, mas com certa firmeza:Mas, eu só fiz o que era o certo fazer! Fiz o que era justo!...
Então disse o Senhor com doçura: "Não, Serafim, você errou tudo! Você deveria ter ficado calado, como me prometeu"!
Falando, você atrapalhou os meus planos! Aquele rico estava para fazer uma coisa muito errada com aquele dinheiro e PERMITI com que ele o perdesse na Capela. O pobre tinha necessidade urgente daquele dinheiro e eu PERMITI que ele o encontrasse. O rapaz que embarcou, está nesse momento afundando no mar... e ele tinha me pedido ajuda. Se ele tivesse ficado na cadeia somente por algumas horas, teria perdido o navio e não estaria agora morto no fundo do mar.
Serafim, aprenda a lição: "a minha Providência conduz todas as coisas melhor do que você! Mesmo quando, aparentemente, parecem estar erradas..."
CONCLUSÃO
Não sei quem é o autor dessa singela e sábia parábola, mas o seu ensinamento serve para todos nós! De fato, não é fácil entender os planos de Deus para nós e para a humanidade! Na nossa vida e no nosso mundo acontecem inúmeros fatos que nos desconcertam. Queremos achar alguma explicação racional e não conseguimos. Alguns se rebelam orgulhosamente, perdem a fé, e terminam no desânimo ou revoltados contra Deus e contra tudo! Outros, inventam explicações baratas, parciais, e forçadas, para explicar o inexplicável, que terminam por não convencer ninguém ou afastar ainda mais de Deus aqueles que já estão longe dele. Diante de alguns mistérios da existência, a única atitude possível é obedecer à ordem dada por Jesus ao monge Serafim: "ficar calado"! E no silêncio do coração, Deus nos fala coisas que jamais a nossa pobre razão humana irá conseguir compreender e explicar.
Os planos de Deus, são sempre e infinitamente melhores e mais perfeitos do que os
nossos! A gente até propõe, mas é Deus que amorosamente se impõe! Doravante, apenas confie!
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.