Nova atração do ID, a minissérie O PALMAR DE TROYA (El Palmar de Troya) conta a história da Igreja Cristã Palmariana, dissidente da fé católica que por quase cinquenta anos foi abrigo de um perigoso esquema de fraude. A produção em quatro episódios mostra que a realidade desafia a ficção, sobretudo quando a devoção dos fieis é utilizada como armas por criminosos. Ao longo de quase cinquenta anos, foram inúmeros os relatos e investigações em torno de práticas obscuras na Igreja Palmariana. Além de compilar os achados já feitos por essas investigações, O PALMAR DE TROYA traz informações novas e exclusivas ao entrevistar ex-membros da ordem religiosa que revelam segredos até hoje desconhecidos da opinião pública. São fontes da minissérie o Papa Emérito da Igreja Palmariana, Gregório XVIII, cujo nome real é Sergio Ginés Hernández, atualmente preso, e sua esposa, Nieves Triviño, ex-freira palmariana também presa por participar ativamente nos crimes do marido. Ambos abandonaram a ordem palmariana para se casarem e protagonizaram os eventos que marcariam a derrocada da igreja: a fuga cinematográfica no “papamóvel”, um luxuoso BMW, para enfim viverem o romance secreto, e uma frustrada tentativa de assalto à igreja, ocorrida em 2018.A minissérie recapitula momentos emblemáticos do caso, desde o final dos anos 1960 até a atualidade, com a ajuda desses depoimentos exclusivos, além de imagens de arquivo e dramatizações. Simulação de clarividência, falsas relíquias, fraudes em grande escala, excomunhões injustificadas, santificações absurdas, abusos sexuais em nome da fé.
Tudo se
justificava pelo "mito fundante da igreja": quatro meninas afirmaram ter
presenciado a aparição da Virgem Maria na propriedade “La Alcaparrosa”, em
1968.
A congregação desconsiderava o Concílio Vaticano II e adotou características semelhantes às que a fé católica professava antes dele. A rejeição do sínodo foi a base do credo e das obrigações dos palmarianos, liderados pelo autoproclamado Papa Gregório XVII, ou Clemente Domínguez, até então contador de uma companhia de seguros conhecido. As supostas aparições de Jesus e da Virgem a Clemente nos anos 70 foram suas justificativas para criar a ordem e, em 1978, se autoproclamar sumo pontífice.
"O latim tinha de ser usado durante a missa, as mulheres só podiam rezar com os cabelos cobertos por um véu e não podiam usar calças. Outras regras incluíam a proibição de assistir a filmes, usar mangas curtas, votar em eleições, falar com qualquer pessoa de fora da Igreja Palmariana e ter que dar um dízimo à ordem todos os meses. Clemente criou uma organização que protegia sua intimidade, e ninguém que não comungasse com seu credo podia entrar no santuário".
As fantasiosas mensagens divinas incluíam também a condenação dos bispos que criticavam Franco que, segundo Clemente, era o salvador da Igreja. De acordo com suas supostas visões, o ditador deveria ser canonizado. Uma mensagem de 1974 advertia que se o sucessor de Franco desaparecesse após sua morte iminente, o marxismo e o capitalismo poriam fim ao cristianismo para sempre. Clemente alardeou diversas vezes a iminência do Apocalipse – e o fim realmente estava próximo, mas, para a Igreja Palmariana.
Igreja Cristã Palmariana
A Igreja Cristã Palmariana dos Carmelitas da Santa Face (em espanhol: Iglesia Cristiana Palmariana de los Carmelitas de la Santa Faz), comumente chamada de Igreja Palmariana,é uma instituição religiosa considerada por muitos como seita, que se autodeclara a sucessora da Igreja Católica de Roma com seu próprio papa e sé episcopal no município de El Palmar de Troya, Espanha. A Igreja Cristã Palmariana considera o Papa Paulo VI (a quem venera como mártir espiritual) e seus predecessores como verdadeiros papas, mas sustentam, com base em supostas aparições marianas, que o papa de Roma está excomungado e que a Santa Sé, desde 1978, foi transferida para o povoado andaluz de El Palmar de Troya. A Igreja Cristã Palmariana teve quatro pontífices desde o seu estabelecimento:
-Primeiro, Clemente Domínguez y Gómez (Papa Gregório XVII), que declarou-se papa em 6 de agosto de 1978 e comandou a igreja até sua morte em 2005.
-Manuel Corral (Papa Pedro II), co-fundador da Ordem dos Carmelitas da Santa Face, que sucedeu Domínguez em 2005 e liderou a igreja até sua morte em julho de 2011.
-Sucedido por Ginés de Jesús Hernández (Papa Gregório XVIII) naquele mesmo ano, mas Hernández renunciou em 2016 para se casar com uma ex-freira palmariana.
-Sucedido por Markus Josef Ordermatt (Papa Pedro III).
De acordo
com as informações presentes no livro do historiador brasileiro Pedro Luiz
Câmara, a Igreja Palmariana não celebra a Missa Tridentina, instituída pelo
Papa Pio V, como a maioria dos grupos tradicionalistas católicos costuma
fazer.
Em seu lugar, no ano de 1983,
o Papa Clemente inventou um novo ritual que se resume somente à consagração da
hóstia e do vinho e à comunhão do celebrante e dos fiéis. Esta missa curta dura
quase cinco minutos, e os sacerdotes palmarianos celebram atualmente doze
missas de uma só vez no intervalo de uma hora. A este conjunto de
"missas" palmarianas, dá-se o nome de Turno de Missas. Ainda segundo
o referido historiador e suas fontes acadêmicas, outra particularidade dessa
Igreja é a da sua crença na presença real de Maria na Eucaristia. Para os
palmarianos, a Virgem está presente com Jesus Cristo na hóstia consagrada e
deve, por isso, ser igualmente adorada no Santíssimo Sacramento do altar.
Papas de Palmar de Troya
Os católicos palmarianos aceitam a sucessão
convencional dos papas romanos até Paulo VI, mas rejeitam a sucessão ocorrida
depois dele. Até 2016, nenhum dos sucessores de Gregório XVII foi eleito por um
conclave, mas foram apontados diretamente por seus predecessores. O papa
palmariano eleito é geralmente o Bispo Secretário de Estado da Igreja
Palmariana, segunda pessoa mais importante na hierarquia dessa religião.
1)-Nome papal: Gregório XVII - Nome pessoal Pontificado:Clemente Domínguez Gómez. De: 15 de agosto de 1978 – 22 de março de 2005 (26 anos).
2)-Nome papal:Pedro II - Nome pessoal Pontificado:Manuel Alonso Corral - De; 22 de março de 2005 – 15 de julho de 2011 (6 anos)
3)-Nome papal: Gregório XVIII - Nome pessoal Pontificado:Ginés Jesús Hernández Martinez. De: 23 de julho de 2011 – 22 de abril de 2016 (5 anos)
4)- Nome papal: Pedro III - Nome pessoal Pontificado: Joseph Odermatt. De: 23 de abril de 2016 – presente - (7 anos)
Santos da Igreja Palmariana
A Igreja Palmariana reconhece todos os
canonizados pela Igreja Católica até a morte de Paulo VI, em 6 de agosto de
1978. A partir de desta data, não reconhece nenhuma canonização nem
beatificação realizada pela Igreja Católica Romana, pois começou a canonizar
seus próprios santos.
SOBRE AS SUPOSTAS APARIÇÕES E REVELAÇÕES DE PALMAR DE TROYA (JAMAIS RECONHECIDAS PELA IGREJA)
Nossa
Senhora do Palmar (em castelhano: Nuestra Señora del Palmar), conhecida
formalmente como Nossa Mãe do Palmar Coroada (em castelhano: Nuestra Madre del
Palmar Coronada), é um título cristão palmariano da Bem-Aventurada Virgem Maria
associado a uma suposta aparição mariana na vila espanhola de El Palmar de
Troya em 1968. A aparição não é reconhecida pela Igreja Católica Romana,
mas é
reconhecida pela Igreja Cristã
Palmariana, uma seita católica
independente e "cismática". A
Catedral-Basílica de
Nossa Mãe do
Palmar Coroada, igreja matriz da Igreja Cristã Palmariana, serve como santuário
maior de Nossa Senhora do Palmar e foi construída no local da suposta aparição.
SOBRE A SUPOSTA Aparição
mariana de palmar de troya
Em 30 de março de 1968, quatro meninas da escola de El Palmar de Troya relataram ter aparições de "uma senhora muito bonita" em uma árvore perto do campo de Alcaparrosa, nos arredores da cidade na Andaluzia espanhola, enquanto colhiam flores. No ano seguinte, várias outras pessoas relataram aparições e visões da Virgem Maria no campo. As supostas aparições atraíram grandes grupos de fiéis católicos para a região de outras partes da Espanha e do exterior.
"Visionários relataram mensagens da Virgem Maria, alegando que ela instruiu as pessoas a rezar o Pai Nosso e o Rosário, e para os católicos retornarem ao culto na forma tradicional".
Em 15 de outubro de 1968, Clemente Domínguez y Gómez e Manuel Corral visitaram o local da aparição pela primeira vez. Em 30 de setembro de 1969, Domínguez y Gómez afirmou ter uma visão de Nosso Senhor Jesus Cristo e São Padre Pio de Pietrelcina. Mais tarde naquele ano, em 8 e 15 de dezembro, ele alegou ter visões da Santíssima Virgem Maria. Ele também alegou experimentar estigmas e outras Santas Chagas. Segundo Domínguez y Gómez, a Virgem Maria e Jesus Cristo comunicaram-lhe que a Missa Tridentina era a única forma correta de Missa e que a Missa de Paulo VI era uma blasfêmia. Houve também avisos de que maçons e comunistas estavam se infiltrando na Igreja Católica. Domínguez y Gómez continuou afirmando que o Papa Paulo VI era inocente e que era vítima de outros líderes católicos, que o mantinham refém no Vaticano.
Em 18 de maio de 1970, o Cardeal José Bueno y Monreal, o arcebispo
de Sevilha, denunciou formalmente as aparições como "histeria coletiva e
supersticiosa"
O local da aparição continuou a atrair peregrinos e assim, em 18 de março de 1972, o Cardeal Bueno y Monreal reiterou sua denúncia da aparição e das visões, proibindo a devoção a Nossa Senhora do Palmar.Sob sua decisão, nenhum padre católico romano podia fazer peregrinações a El Palmar de Troya, e nenhum ato de culto público ou serviços religiosos eram permitidos. Em 30 de novembro de 1975, Domínguez y Gómez afirmou ter uma visão da Virgem Maria e de Cristo anunciando a fundação de uma nova ordem religiosa para reformar a Igreja. Em 1975, fundaram uma ordem religiosa canonicamente irregular, a Ordem dos Carmelitas da Santa Face em companhia de Jesus e Maria.
A ordem foi denunciada pelo arcebispo de Sevilha, que se recusou a ordenar sacerdotes ou consagrar irmãs e irmãos religiosos à ordem. O Arcebispo Ngô Đình Thục ordenou Domínguez y Gómez, Alonso e dois outros homens ao sacerdócio, e consagrou Domínguez y Gómez e outros como bispos, concedendo à ordem a Sucessão Apostólica. O núncio papal na Espanha, Luigi Dadaglio, declarou o Arcebispo Thục, Domínguez y Gómez, são todos os bispos palmarianos excomungados da Igreja Católica. A Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé em Roma declarou todos os clérigos da ordem suspensos "ipso iure" (na forma da lei).
Em 1976, Domínguez y Gómez afirmou ter recebido uma aparição privada da Virgem Maria pedindo-lhe para consagrar mais bispos à ordem religiosa
Ele também
alegou ter recebido mensagens da Virgem Maria de que o Papa Paulo VI seria
sucedido por um Papa válido e por um Antipapa, e que a Igreja Católica não
estaria mais centrada em Roma. Após a morte do Papa Paulo VI em 6 de agosto de
1978, Domínguez y Gómez afirmou ter sido coroado por Cristo como o novo Papa da
Igreja Católica, tomando o nome papal de Gregório XVII e declarando que a Santa
Sé havia sido transferida de Roma para El Palmar de Troya. Neste momento, a
ordem formou sua própria igreja sectária independente, chamada de Igreja Cristã
Palmariana, e cortou todos os laços com a Igreja Católica.Domínguez y Gómez
afirmou continuar a ter visões e testemunhar aparições da Virgem Maria até o
ano 2000.
BIBLIOGRAFIA:
-https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/minisserie-revela-esquema-que-por-mais-de-40-anos-teve-igreja-espanhola-como-fachada.phtml
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Crist%C3%A3_Palmariana
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Palmar
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.