Dostoievski
criticou grupos de esquerda em 'Os Demônios'
O "Estadão Verifica" conversou com Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Literatura Russa pela Northwestern University. O pesquisador disse que a citação: "A tolerância chegará a tal ponto que as pessoas inteligentes serão proibidas de fazer qualquer reflexão para não ofender os imbecis" - não existe na obra de Dostoievksi de forma ipsis litteris, mas a ideia em si, existe sim. Vassoler ressaltou que, embora a citação não exista de forma exata na obra de Dostoeivski, há exposição de pensamentos similares em Os Demônios, livro publicado em 1872. Segundo ele, a frase "em parte se comunica com o romance Os Demônios". De acordo com o acadêmico, Dostoievski escreveu o livro depois que participou de grupos revolucionários e, como consequência, foi condenado à morte, com pena revertida para anos de trabalho forçado. Assim, o autor passaria da esquerda para uma atuação "bem mais conservadora". Vassoler afirma que Dostoievski começou a acreditar que os grupos dos quais participou exerceriam uma violência que iria se alimentar de si mesma e que não conseguiriam transformar a sociedade, principalmente nos costumes. Um dos personagens do livro, o intelectual Chigalióv, chega a defender a guerra por "razões nobres". Ele desenvolve uma visão de mundo chamada chigalovismo, em que a igualdade está acima de valores individuais. Nesse contexto, o romance denuncia o que Vassoler chama de "enaltecimento da imbecilidade".
"Os
valores são rebaixados de tal maneira que a inteligência e a propensão ao
desenvolvimento pessoal são considerados elitistas -- e não a concentração de
renda ou a concentração de poder no estado. Então chegaria ao ponto de um
anti-intelectualismo e de um imbecilismo", afirma.
Nesse sentido, há um trecho do romance em que essa ideia é exposta!
É possível
consultá-lo na página 407 do livro publicado pela Editora 34, traduzido do
russo por Paulo Bezerra:
"O
nível elevado das ciências e das aptidões só é acessível aos talentos
superiores, e os talentos superiores são dispensáveis! Os talentos superiores
sempre tomaram o poder e foram déspotas, sempre trouxeram mais depravação do
que utilidade; eles serão expulsos ou executados. A um Cícero corta-se a
língua, a um Copérnico furam-se os olhos, um Shakespeare mata-se a pedradas --
eis o chigaliovismo. Ah, ah, ah, está achando estranho? Sou a favor do
chigaliovismo!"
Vassoler opina que tudo o que é dito no romance "é uma crítica aos revolucionários de esquerda, mas que também serve para o capitalismo atual"
Fiodor Mikháilovitch Dostoievski nasceu em Moscou em 1821. Seu primeiro romance foi Gente Pobre, em 1846, seguido por O Duplo (1846) e Noites brancas (1847), entre outros. Depois de ser preso e condenado à morte pelo regime czarista em 1849, teve sua pena comutada para quatro anos de trabalhos forçados na Sibéria, experiência retratada no livro Escritos da Casa Morta, publicado em 1860.
Escreveu
obras clássicas, que ficaram conhecidas em todo o mundo, como:
-Memórias do Subsolo (1864),
-Um jogador (1867),
-O eterno marido (1870),
-Crime e castigo (1866),
-O idiota (1869),
-Os demônios (1872),
-O adolescente (1875),
-Os irmãos Karamázov (1880).
Tido como um dos maiores autores da história, Dostoievski morreu em São Petersburgo, em 1881.
Fonte:https://www.estadao.com.br/estadao-verifica/citacao-e-falsamente-atribuida-a-dostoievski-para-criticar-o-politicamente-correto/
........................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas.Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.