A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Filme “A.I Inteligência artificial” e nossa sede de infinito

Filme “A.I Inteligência artificial” e nossa sede de infinito

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 5 de outubro de 2022 | 20:16

 




O que tem a ver esse post com o filme “A.I Inteligência artificial”? Calma, você vai já entender! Filmado em 2001 no EUA, o mesmo partiu de um projeto do Stanley Kubrick, que faleceu deixando a direção do longa nas mãos de Steven Spielberg o qual dispensa apresentações. O longa começa mostrando uma realidade não muito distante dos nossos conflitos cotidianos, mas tem um diferencial: a alta tecnologia, ou seja, humanos e robôs convivendo juntos! Partindo daí, o filme começa a narrar a historia de David um Protótipo de criança que foi programando para um simples função: "amar seus pais acima de tudo". Henry um funcionário da Cyber, leva esse protótipo para casa mesmo sem a permissão de sua esposa Mônica. Com o passar dos dias Mônica começa a ter afeições por David, pois seus instintos maternais estavam aflorados. E tendo um único filho, o qual estava em coma, ela não tinha a quem transmitir esse amor, com isso adota David como seu filho, um garoto carinhoso e muito atencioso. Milagrosamente, Martin filho biológico de Mônica, desperta do coma e volta para casa, criando uma situação embaraçosa e armando provocações contra seu irmão robô, David, o qual era tão inocente que não percebeu tais atos provocativos. Até que em um acidente, David quase mata seu irmão afogado na piscina, causando uma revolta nos pais e levando-os a tomar a decisão de abandona-lo, o que nos leva a um outro momento do filme quando a ficção se torna drama. David não aceita ser descartado! Pois ele como um robô programado, ama sua mãe incondicionalmente! Com um amor puro e “verdadeiro”, ele implora para voltar para casa e simplesmente ouvir de sua mãe que ela o ama. Mas o silencio dela é crucificador! Persistente, David não desiste, e então lhe pergunta: “E seu Eu fosse um menino de verdade, a Sra. me amaria?...” Só que David nunca ouviu a resposta de sua mãe, pois ela entrou no carro e foi embora ao prantos, deixando-o ali, perdido na floresta. Partindo desse ponto, o filme toma um outro novo rumo! David entra numa busca frenética da “Fada Azul” como aquela que saciaria sua carência de amor maternal que ele tanto buscava...Vou fazer agora a ligação deste filme com a colaboração de um texto de meu diretor espiritual Padre Walter, que me deu durante um de nossos encontros, o qual muito me ajudou a entender esta nossa "sede de infinito que só podemos saciar em Deus!" (segue o texto após a imagem).


 

 




“Um jovem estudante universitário – educado no devido tempo, na fé, voltou para sua cidade durante as férias. O rapaz tinha aprendido alguma coisa sobre Freud. Encontrou na praça o seu pároco. Os tempos do catecismo estavam bem distantes. Depois de alguns cumprimentos, o ex-coroinha, agora também ex-fiel, com ares altivos, lança-lhe ali a grande descoberta: “Caro padre, não se iluda: as pessoas que vão à sua igreja não vão por causa da fé, mas por causa da sublimação do impulso sexual. O senhor sabia?” - O velho pároco não se descompõe. Freud, ainda que famoso, o padre não o conhece, e também o termo “sublimação” não lhe soa familiar (o termo “Sublimierung” foi introduzido por Freud no vocabulário psicanalítico para nomear um processo que explica as atividades humanas sem qualquer relação aparente com a sexualidade, mas que encontrariam o seu elemento propulsor na força da pulsão sexual) mas, o velho padre sabe alguma coisa da alma humana, dos seus desejos e das suas contradições. Com muita calma, então, rebate-lhe:

 

 



“Quanto a mim, você sabe o que lhe digo? Que quando você bate à porta de um bordel, pensa que está buscando saciar-se com a carne de uma mulher, mas no fundo, está buscando a Deus!”

 


 

Xeque Mate? Ou Eureca? "Isso, isso, isso!" Já dizia Chaves diante de algo revelador ou esclarecedor

 







 



“Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que Eu lhe darei, esse nunca mais terá sede!” (João 4,13-14).

 

 

 

Tudo aquilo que nós bebemos deste mundo nos deixa com sede, não nos sacia! Pode ser que tenhamos uma saciedade momentânea, mas a sede volta depois! Tomamos bebidas para aliviar a sede que há dentro de nós, mas elas nos aliviam por um momento apenas. Precisamos, o tempo inteiro, reabastecer-nos dessa água, desta  bebida, ou daquele alucinógeno. Quando insistimos em suprir nossa sede de infinito com algo que  ilude a nossa fantasia, até parece que vai resolver a nossa sede, quando, na verdade, deixa-nos com mais sede ainda! Nossa relação com o mundo é assim também, porque nós temos sede de eternidade, sede de amor e afeto. Temos sede de Deus, mas estamos, muitas vezes, bebendo água em fonte contaminada; ou cisternas rachadas, água suja, água que não nos lava, que não nos purifica nem mata nossa verdadeira sede! Precisamos beber nas fontes puras da água da vida, e ela tem um nome, essa fonte é Jesus! É do coração d’Ele que brota a água da eternidade, que nos lava e purifica, que nos renova e restaura. É a verdadeira água que sacia nossa sede, atinge nossas carências mais profundas; a água que atinge aquela insatisfação interior que há dentro de nós e, muitas vezes, buscamos solucionar exteriormente. Com o tempo, a maturidade vai chegando, as decepções se acumulam, expectativas são frustradas, confianças são quebradas, e vamos tomando consciência que nenhuma pessoa nesse mundo, ou coisa alguma pode saciar a nossa sede de infinito a não ser Jesus, nosso Deus e nosso Tudo! 










Às vezes, até idolatramos pessoas que nos levaram de certa forma até Jesus, mas depois entendemos que essas pessoas também, não podem nos saciar, pois elas não são a fonte, não são a água pura, a água da vida! Elas podem até ser a bica, ou a seta que nos aponta Jesus, mas apenas isso, não podemos exigir mais que isso! Descobrir isso é libertador! Nos perdoamos e perdoamos aqueles(as) que Deus colocou próximos a nós, e podemos também agora, entender o canto de São Tomás de Aquino:

 



 

“Ó Jesus, que nesta vida pela fé eu vejo.

Realiza, eu te suplico, este meu desejo:

Ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo!

Lá no céu, eternamente, ser feliz contigo!”

 

Amém!






------------------------------------------------------

 

 




APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger