A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Por que Bolsonaro não está nem um pouco preocupado com as pesquisas?

Por que Bolsonaro não está nem um pouco preocupado com as pesquisas?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 3 de julho de 2022 | 08:32

 

 

(foto reprodução)




 

Algumas falas do Presidente Bolsonaro demonstrando "completa descredibilidade" nas pesquisas:

 

 

 

 

-"Eu não estou preocupado com pesquisas porque também não têm credibilidade, assim como pesquisas eleitorais", declarou, citando que institutos de pesquisa haviam apontado, em 2018, que ele perderia para qualquer candidato que enfrentasse no segundo turno!

 



 





-Em abril de 2022, o próprio presidente Bolsonaro fez críticas às pesquisas eleitorais em Passo Fundo (RS), durante a entrega de obras de ampliação do aeroporto da cidade. Como ele aparece como segundo colocado, atrás de Lula ele disse: “Quem acreditar em pesquisa, acredita em Papai Noel também”, disse Bolsonaro, diante uma plateia de apoiadores. “Nenhuma pesquisa acertou em 2018 e não vai ser agora que vai acertar também”, afirmou.

 

 

 

Pesquisa Ibope e Datafolha erram feio em levantamentos antes do primeiro turno em 2018 - Fenômeno vai se repetir?

 

 

 

 

Alvos de desconfiança, institutos apresentaram resultados muito diferentes dos contabilizados nas urnas em pelo menos 4 Estados e para presidente! Os principais discordâncias do Ibope e Datafolha apareceram no Rio de Janeiro, Distrito Federal, em Minas Gerais e São Paulo. Além do apontamento para presidente. Confira:

 

 

 

 

-No Rio de Janeiro, a fragilidade das pesquisas ficou gritante! O líder para o governo fluminense no primeiro turno, Wilson Witzel (PSC), ganhou com 41,3% dos votos, tinha segundo o Ibope 12% dos votos válidos e com 11% no Data Folha. Enquanto isso, Eduardo Paes (DEM) que era o líder das pesquisas com 32%, acabou com apenas 19,56%. (a diferença não foi de dois pontos percentuais de margem de erro, foi de praticamente o dobro, ou seja, quase 90%).

 

 

 

 

-Também, o Ibope trazia erros gritantes com 42% das intenções de votos válidos para o governo de Minas Gerais em Anastasia (PSDB), contra 25% de Fernando Pimentel (PT) e 23% de Romeu Zema (Novo). De acordo com o Datafolha: Anastasia teria 40% dos votos válidos, contra 29% de Pimentel e 24% de Zema.Porém, no final da apuração eleitoral desse domingo, Zema foi para o segundo turno com o candidato mais votado com 42,7% e terá Anastasia como adversário, o tucano conquistou 29% do eleitorado.

 

 

 

 

-Em São Paulo, a surpresa ficou por conta de Márcio França (PSB) no segundo turno.  As pesquisas de intenção de voto sempre trouxeram Paulo Skaf (MDB) entre os dois primeiros colocados, mas o candidato acabou fora da disputa. França tinha 18% dos votos, mas obteve 21,5%. Doria (PSDB) obteve os 31,8% apontados pelos institutos, enquanto Skaf conseguiu apenas 21% dos 30% que poderia ter de acordo com as pesquisas.

 

 

 

-Já no Distrito Federal, a surpresa foi Eliana Pedrosa (PROS) que tinha 14% dos votos das intenções e terminou o pleito com 6,99%. Com isso, ela deixou a disputa para Rodrigo Rollemberg (PSB), que obteve 13,9% dos votos e Ibaneis Rocha (MDB) que teve 42% dos votos, como apontavam os institutos.

 

 

 

-Ibope e Datafolha também erraram feio nas pesquisas para presidente. No Ibope, Bolsonaro tinha 36% dos votos e Haddad aparecia com 22%. Já o Datafolha trazia o deputado federal com 40% e o petista com 25% das intenções. Mas o que se viu na apuração das urnas foi Bolsonaro com 46,03% e Haddad com 29,28% dos votos. Alckmin do PSDB que aparecia nas pesquisas com 8%, teve apenas 4,76% dos votos nesse domingo.

 

 

 

 

Por que as pesquisas Ibope e Datafolha não antecipam o resultado das urnas?

 

 

 


 


Pesquisas Ibope e Datafolha foram alvo de críticas até mesmo dos candidatos! Pesquisas Ibope e Datafolha foram alvo de críticas até mesmo dos candidatos. Em entrevista ao iG, o professor Sérgio Praça disse que as eleições deste ano têm escancarado que há crise de credibilidade dos institutos tradicionais de pesquisas, um fenômeno que cresceu após a inesperada vitória de Donald Trump nos Estados Unidos e de erros em eleições recentes no Brasil. - "Houve erros razoáveis nas pesquisas para a campanha de 2014 e essas discrepâncias são um sinal amarelo para os institutos de pesquisa. Não necessariamente por um caráter malicioso deles, não acredito nisso de jeito nenhum. Mas os erros na pesquisa eleitoral minam a credibilidade dos institutos", afirmou o professor, que atua no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC-FGV).Nas eleições de 2014, levantamentos realizados por institutos como o Datafolha e o Ibope indicavam a iminência de disputa no segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (Rede). O candidato que efetivamente avançou ao segundo turno contra a petista, Aécio Neves (PSDB), tinha entre 14% e 17% das intenções de voto nas pesquisas, mas acabou recebendo 33,6% dos votos válidos no primeiro turno. Outra discrepância grande entre o verificado nas pesquisas e o que efetivamente aconteceu nas urnas veio dois anos mais tarde, nas eleições municipais de 2016. Em São Paulo, o candidato a prefeito João Doria (PSDB) tinha 38% das intenções de voto em pesquisa Datafolha divulgada no dia anterior à votação. O tucano, no entanto, foi eleito ainda no primeiro turno, com 53% dos votos válidos. O Ibope, em nota, explica que o objetivo de uma pesquisa eleitoral "não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas". Amostra do quanto as pesquisas eleitorais Ibope e Datafolha não desfrutam de grande prestígio nessas eleições, até mesmo adversários de Bolsonaro, como Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT), também já relativizaram, ao longo de suas campanhas, a eficácia dos levantamentos em antecipar o resultado das urnas. "Pesquisa é o retrato de um momento. E a vida não é um retrato, a vida é um filme (que vai mudando de cenário)...disse Ciro em entrevista concedida.

 

 

 

Por iG São Paulo

 

 

 

 

 

O deputado Paulinho da Força, que preside o Solidariedade e já fechou apoio a Lula, disse reconhecer que Ciro Nogueira, o ex-lulista ministro da Casa Civil, “está conseguindo um prêmio por conseguir fazer o Bolsonaro ficar um pouco quieto”

 

 


 

 

Essa análise, acrescentou Paulinho, precisaria fazer o PT entender que será fundamental “ampliar alianças para além da esquerda - Se ficar quieto, o Bolsonaro vai crescer! A eleição não está ganha para o Lula...Paulinho afirmou também que a Terceira Via “está na pindaíba” e a polarização entre Lula e Bolsonaro não vai se desfazer. Roberto Freire, presidente do Cidadania, que formou federação com PSDB, ponderou que “ainda está muito longe” da eleição...e “tudo até aqui é pré-campanha...Um mês atrás, você podia dizer que Bolsonaro estava caindo e nem iria para o segundo turno. Hoje, a avaliação pode ser de que ele ganhou algum fôlego. Daqui a um mês, tudo pode mudar de novo. Se Bolsonaro tem chance ainda? Eu não sei. Vai depender de tudo: da economia, da política. Eu estou preocupado em criar chances para uma alternativa a Lula e Bolsonaro.” - Disse, em reservado, que, “em uma análise pura e simples, o cenário de polarização [entre Lula e Bolsonaro] está consolidado! Não vejo mais nenhum outro nome se viabilizando. Hoje (pelas “pisquiza”) o Lula estaria eleito. Mas se o combustível não aumentar mais, o dólar continuar abaixando, a guerra acabar, Bolsonaro terá alguma chance. Ele ainda pode melhorar: vai depender da economia e dele mesmo”.

 

 

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que “não está preocupado com popularidade ou pesquisas, mas sim com o país”!

 

 

 

Da rampa do Palácio do Planalto, Bolsonaro respondeu a algumas perguntas da imprensa e foi questionado sobre a pesquisa Datafolha, respondeu dizendo: "Datafolha, pelo amor de Deus. Tem pesquisa melhor que essa aqui?", afirmou apontando para populares que se aglomeravam para vê-lo à frente da rampa. "Não estou preocupado com popularidade não, nem pesquisa. Tô preocupado com Brasil". Em seguida, alguns apoiadores passaram buzinando em frente ao Planalto e ele voltou a se referir aos populares: "Olha a Datafolha aí."

 

 

 


 

 

A falta de povo nas ruas é uma situação que tem atormentado o Partido dos Trabalhadores e seu “dono”, o atual pré-candidato da legenda, Lula da Silva.

 



 


 



Apesar de ter sido presidente por dois mandatos, ter eleito e reeleito um “poste” para sucedê-lo, ter colocado outro “poste” no segundo turno em 2018, ter governado em um momento favorável da economia mundial e, ainda por cima, aparecer na frente das intenções de votos, segundo os institutos de pesquisa, Lula não consegue reunir um público nas ruas minimamente proporcional a tudo isso. Um fato ocorrido neste sábado (02/07/2022) na capital baiana parece ter sido a apoteose desse tormento petista! Após Lula ingressar em uma celebração do dia da independência da Bahia em uma via pública de Salvador, as redes sociais do pré-candidato divulgaram uma foto adulterada do evento para sugerir que havia ali uma manifestação pró-Lula mais numerosa que de fato era a aglomeração em que ele entrou de penetra (ou seja, as pessoas não estavam lá por causa dele, mas devido o evento tradicional na Bahia que conta até com Bolsonaristas).


(foto reprodução)



O desespero do PT em não conseguir juntar povo na rua obrigou Lula a mentir duas vezes. Uma, ao usar um evento que não tinha nada a ver com sua pré-candidatura. Outra, ao adulterar uma foto para sugerir que havia mais gente no local. A assessoria depois alegou que foi um “bug” na foto, uma desculpa esfarrapada que só engana quem quer ser enganado. 



(foto reprodução da realidade)



A realidade cobrou a conta em um outro evento, esse sim político e petista, ocorrido no entorno do Estádio da Fonte Nova. Mesmo no estado mais petista da federação, governado pelo partido há quatro mandatos, a aglomeração ficou muito aquém da esperada. Bolsonaro, por sua vez, mesmo em um estado majoritariamente historicamente favorável ao seu principal adversário, colocou muito mais gente do que poderia esperar nas ruas de Salvador. 



(foto reprodução - Bolsonaro em Salvador)



Não é de hoje que os apoiadores do presidente zombam de Lula e do PT por sucessivos fracassos de público, ocorrido em atos “Fora Bolsonaro” e em eventos com a presença do seu pré-candidato à Presidência. O primeiro de maio no Estádio do Pacaembu foi um retumbante vexame. Por diversas vezes o petismo tentou criar ocasiões para tentar calar o bolsonarismo, mas não consegue. Não sem razão, os bolsonaristas apontam uma estranha divergência entre as pesquisas de intenção de voto e a realidade. Enquanto Lula não coloca um público relevante para ouvi-lo nem onde tem controle da máquina pública e pode obrigar a servidores comissionados a comparecer nos eventos, Bolsonaro arrasta multidões em todos os estados. Mais um ponto para ampliar a estranha divergência das pesquisas com a realidade apontada pelos bolsonaristas. Nas demonstrações de apoio e de interesse da sociedade, Lula tem perdido de goleada para a realidade. Resta saber se as urnas também darão um choque de realidade nos institutos de pesquisa e na militância lulista.









FONTES DE REFERÊNCIAS

 

 



https://oantagonista.uol.com.br/brasil/reacoes-as-pesquisas-bolsonaro-calado-avanca-lula-busca-o-centro-e-3a-via-acuada/

 

 

https://exame.com/brasil/nao-estou-preocupado-com-popularidade-nem-com-pesquisa-diz-bolsonaro/

 

 

https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-10-08/pesquisa-ibope-datafolha-erros.html



https://novaiguacu24h.com.br/a-realidade-se-impoe-a-lula-nas-ruas-e-atormenta-pt/

 

 

 

 

 

------------------------------------------------------

 

 

 

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 




 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger