A consagração de vida é oriunda
do Antigo Testamento. Há discussões teológicas em todas denominações Cristãos (Católicas,
Ortodoxas e Protestantes) sobre a consagração a partir das escrituras e da tradição
Judaico-Cristã. Uma das primeiras referências bíblicas ao ato da consagração
pode ser encontrada em Josué 3,5: Depois de vagar pelo
deserto durante 40 anos, o povo de Israel foi comandado a se consagrar antes de
entrar na Terra Prometida. Quando esse comando foi dado e seguido,
também garantiram que Deus faria grandes coisas e cumpriria as promessas feitas
a eles. O ato de consagração também é mencionado no Novo
Testamento. Em 2 Coríntios 6,17, Deus instrui seus seguidores a "não tocar
coisas impuras" e promete recebê-los, em resposta. De maneira
similar, em Romanos 12,1-2, Paulo descreve a necessidade de enxergar os nossos corpos como um sacrifício vivo a Deus, separado
para adorar a Deus e não mais para se conformar com as coisas do mundo. Deus
chama a humanidade para ser consagrada a Ele. A capacidade de consagrar-se é
possibilitada apenas por Deus e o chamado vem diretamente de Deus. Toda santidade vem de Deus e qualquer santidade demonstrada
por um ser humano é primeiramente obras de Deus. Somente Deus tem o
poder de transformar um humano em algo sagrado, então, de certa maneira, Deus o
está consagrando - tornando-o sagrado - quando você decide se consagrar a Ele.Como Criador, Deus quer que cada pessoa viva à imagem e
semelhança de Deus. Assim, Deus quer dedicar cada pessoa a uma vida sagrada ou
consagrada.
Consagrar-se
é responder livremente ao chamado de Deus para a consagração de vida dada pelo
batismo!
Isso significa tomar uma
decisão consciente e disposta de dedicar sua alma, mente, coração, dons e
corpo a Deus.Essa decisão deve ser feita com vontade,
inteligência e afeto. Somente você pode tomar a decisão de se consagrar a Deus.
Ninguém pode forçá-lo a isso. Como a consagração é algo que deve ser
feito voluntariamente, é preciso se perguntar se é realmente livre ou se está
cedendo a pressões externas. Somente Deus conhece seu
coração, por isso, não se preocupe se "aparenta" ter os motivos
certos.Veja seu compromisso com Cristo como a prioridade e não como
segunda opção. Sinta gratidão e amor por Deus em seu coração. Se seu coração
estiver pronto para ser consagrado, será uma resposta ao amor que o Senhor sempre
tem por você.
Tome
um tempo para renovar regularmente suas promessas de batismo (renove as renúncias dando nomes a elea) especialmente
se foi batizado quando bebê, antes que a decisão fosse completamente sua!
A renovação de suas promessas
de batismo pode ser feita de várias formas:
-Nos momentos solenes ao longo
do ano litúrgico.
-Durante as celebrações de
batismo em Missas que por providência divina você esteja presente.
-Participando em Seminários de
Vida no Espírito Santo.
-E principalmente, no
Sacramento do Crisma, ou Confirmação através do Catecumenato, onde você confirma
sua própria intenção de permanecer consagrado a Deus.
-Fazendo individualmente sempre
que possível, a renovação das promessas batismais.
A nossa humanidade afetada pelo
pecado original, sempre será atraído pelas concupiscências, dos olhos, da carne
e do mundo, mas consagrar-se significa priorizar a vontade de Deus em nossas
vidas apesar das concupiscências que nos acompanharão até o nosso último
suspiro.Há muitas coisas boas no mundo, pois tudo que Deus criou é bom! Por
exemplo, em um nível básico, a comida é boa porque fornece ao corpo humano a
nutrição de que precisa para sobreviver. Não há nada errado em ter prazer em
fazer boas refeições, bem como no uso moderado de bebidas, o pecado está no
excesso. O prazer que os esposos tem em seus atos conjugais, também, é querido
por Deus, o pecado são os desvios na busca do prazer pelo prazer, até cair nos
vícios da depravação da carne. Enfim, num mundo marcado pelo pecado, até mesmo as
coisas boas e queridas por Deus, podem ser tomadas e usadas para propósitos
ruins.
Rejeitar
o mal do mundo não significa que devamos rejeitar as coisas boas do mundo, apenas
não se tornar escravos delas!
Significa apenas que deve
rejeitar o lado ruim das coisas mundanas. Também significa que deve aceitar que
as coisas mundanas são significativamente menos importantes do que as coisas
espirituais. Em um nível prático, isso significa rejeitar as coisas que o mundo
promove e oferece quando sua consciência lhe diz ckaramente que são más. Também significa seguir a vontade de Deus para sua vida,
mesmo quando parece estar em conflito com aquilo que que é lícito, mas que o
mundo tem como prioridade: segurança financeira, e a busca desenfreada pelo
TER, PODER E PRAZER. Essas coisas podem ser boas quando usadas para servir a
Deus, mas não devem ser priorizadas sobre o serviço a Deus. Rejeitar os
modos maldosos do mundo não é suficiente para transformá-lo verdadeiramente. O
espírito humano sempre precisa "beber" da mesma fonte e não de
cisternas rachadas e contaminadas. Assim como o corpo tem fome pelos modos do
mundo, o espírito tem sede pelos modos de Deus.
Como
Cristão - Você sabe distinguir na sua
vida o Sagrado, o Profano e o mundano? Ou tudo para você se não for sagrado é renunciável e Mundano?
Você é daquele(as) que na vida,
tudo ou é sagrado, ou é mundano ? - Como distinguir o
Pro-fano entre estas realidades extremas ? - Sagrado é tudo aquilo que
divinizamos ou está relacionado ao divino, foco de respeito, veneração e até
mesmo de adoração. São considerados sagrados, a própria divindade, como também
as pessoas e objetos litúrgicos ligados diretamente ela, tais como os anjos,
santos, sacerdotes, pastores e pessoas de vida consagrada ao serviço de Deus e
seu povo. Além da divindade e dos seres ligados a ela também podemos
identificar como sagrados alguns tipos de alimentos (o pão e o vinho oferecidos
em sacrifício nos ritos cristãos da missa ou do culto), objetos (cálice, altar,
roupas, bíblia, e outros livros sagrados como o Alcorão, ícones, etc. a serviço
do culto divino), lugares (templos, igrejas, sinagogas, montanhas, cidades
(como Jerusalém, Meca, e Medina), pessoas (sacerdotes, religiosos e leigos consagrados
ao serviço divino), também, existem outros tipos de
coisas sagradas para outros movimentos religiosos, bastante curiosas como:
árvores, pedras, o sol, a lua, o fogo, a água, certos animais etc. O
Sagrado está quase sempre relacionado a ideia de santidade, mas não necessariamente no sentido de perfeição, e sim no sentido
de propriedade, ou seja, enquanto certas coisas ou seres são propriedades
exclusivas a serviço do divino em questão. Isso ocorre por exemplo como
no caso do povo de Israel que é um povo considerado sagrado mediante a aliança
realizada entre Javé (Deus) e o patriarca Abraão, cujo trato (aliança) conforme
está escrito na Torá, torna os descendentes de Abraão, propriedade de Javé, mas
não exige do povo perfeição, apenas que este adore e sirva a Javé como Deus
Único e não venham a adorar outros deuses.
O
QUE É O PROFANO?
Ao contrário do sagrado o
profano é tudo aquilo que está relacionado ao mundo atual em que vivemos,
também chamado de século. Mas é importante ressaltar
que quando falamos de profano, não estamos nos referimos ao mundo como algo
negativo ou ruim. Talvez algumas religiões possam ter uma visão negativa do
mundo, mas não podemos generalizar. O próprio Jesus afirmou certa vez que não é
o que vem de fora (do mundo) que torna o homem impuro e sim o que sai de dentro
do homem, pois tudo o que Deus criou é bom. O ser humano é quem destrói as coisas, mata
por inveja, vingança, rouba, destrói a natureza, deturpa a criação, etc. Quando
nos referimos ao elemento profano estamos nos referimos ao mundo atual em que
vivemos com as coisas diárias que fazemos, e que não possui relação alguma com
a divindade ou divindades, refere-se exclusivamente a vida humana em si, como o
ato de namorar, trabalhar, estudar, comercializar, frequentar os espaços
públicos, etc e que nada tem a ver com o culto a divindade. Deste modo, são profanos todos os atos e relações humanas que
não estão relacionados ao culto à divindade, mas aquilo que é necessário ao
ordinário da vida.Para alguns Cristãos formados na doutrina dos
PURITANOS (EUA), tudo ou é SAGRADO OU MUNDANO. Esquecem que entre a realidade
sagrada e mundana, existe A PROFANA (do grego: PROS FANUS= Pro belo):
-As igrejas templo e os objetos
litúrgicos = Sagrados
-A prefeitura, a escola, locais
honestos de trabalho, os espaço públicos ordinários = Profanos
-O prostíbulo, boates eróticas,
motéis eróticos, pornografia = Mundanos
Como Cristãos, somos chamados a renunciar e evitar considerar como normal
aquilo que é mundano, não o profano, pois desta forma, não poderíamos nem sair
de casa, pois a rua é profana é profana e não sagrada! O mesmo conceito
vale para as festas e gostos musicais - A arte profana e a arte religiosa: Por arte profana, entenda-se as manifestações artísticas não
vinculadas à valores religiosos. Pode abranger diversas expressões
artísticas tais como a literatura, a pintura, a escultura, a dramaturgia, a
música, a dança, dentre outros. Geralmente, desenvolve-se em ambientes
seculares e não em ambientes sagrados. A arte profana
visa dá expressão aos sentimentos, sensações, valores e senso estético das
pessoas envolvidas, num contexto secular. Considera-se as questões do mundo
material de forma objetiva ou subjetiva, sem fazer menção às possíveis
intervenções transcendentes. É tida como uma arte antropocêntrica, na qual o
ser humano e não Deus, está no centro das atenções e discussões. A arte
religiosa, ao contrário, põe o ser humano num papel secundário, geralmente
submisso ao serviço de Deus em favor da humanidade. A
arte passa a ser uma expressão de louvor e adoração a Deus. Os
pesquisadores divergem a respeito do que seja realmente a música sacra.
Geralmente ela é conceituada como musicalidade não profana, criada para animar
os sentimentos humanos da natureza do sagrado e da espiritualidade. O uso desse termo foi registrado pela primeira vez na Era
Medieval, quando se concluiu que era necessário elaborar uma teoria musical
específica para as canções executadas nas missas, no louvor e na adoração a
Deus. Sua expressão mais remota é o canto gregoriano, gênero musical de
cunho vocal, composto por uma única melodia. Pode ser compreendida em sentido
mais limitado, denotando a música de natureza erudita inerente à tradição
judaico-cristã. Ou ser percebida em seu significado mais amplo, referindo-se a
toda música executada nas cerimônias de toda e qualquer religião. Vale lembrar que uma canção ser composta por um autor
religioso não a transforma necessariamente em uma música sacra. Assim sendo,
embora toda musicalidade sacra seja de teor espiritual, nem toda composição
religiosa é uma canção sacra. O conceito de Música Sacra, portanto, terá
que ser adaptado a cada cultura: ela será diferente da música secular de um
povo. A música trazida ao Brasil pelos missionários
norte americanos no século XIX, algumas eram hinos de canções folclóricas do
seu país, portanto, profanas, mas com o texto adaptado. Essas músicas foram
aceitas sem restrições como sacra pelo povo brasileiro visto que era um tipo de
música diferente do que eles vivenciavam na época. Foi difícil para os
Cristãos tradicionalistas, aceitarem em suas celebrações e cultos, instrumentos
como o violão, guitarras, baterias, alguns instrumentos de sopro, e até o
piano. A razão disso era o que estes instrumentos evocavam, em relação ao
profano, conforme a sua época. Por exemplo: o piano, nas décadas de 50 e 60
estava associado aos clubes e bares. O violão, nas décadas de 60 e 70, estava
associado à música boemia. Guitarras e baterias, mais recentemente, são
associadas com a música, postura e ideologia secular, profana como o Pop Rock,
portanto havendo resistências para serem aceitas nos cultos religiosos.
-Festas Religiosas
SÃO SAGRADAS: Tendas, Páscoa, Natal, e outras que
inclusive, o próprio Cristo frequentava.
-Festas profanas: 7 de
setembro, cívicas, de formaturas, debutantes, aniversários, casamentos, populares
sem apelo erótico,etc.
-Festas Mundanas: Alguns
estilos de Carnaval, bacanais, orgias, festas de Swing e semelhantes.
Bem como:Existem música sacras:
Gregoriana, litúrgicas, e as de caráter religioso de louvor e adoração.Existem músicas profanas: As clássicas. Existem
músicas mundanas: De duplo sentido, e que desvalorizam as relações humanas, de
caráter depreciativo da genitalidade masculina e feminina, e que desvalorizam,
ou menosprezam o ser ser humano em sua dignidade como homem, ou mulher.Cristo ia a todas as festas Judaicas. E foi numa festa, nas
bodas de Caná que Ele transformou água em vinho (não era suco de uvas).O
pecado portanto, não está em beber, mas na embriaguez com a perda da razão.
Particularmente não bebo, mas não vejo problema alguém que toma uma taça de
vinho em um jantar, ou uma cerveja na praia. Não é pecado se não se embriaga, e
nem perde o uso da razão, e principalmente se não dirigir após ter bebido.
Papa
Francisco: “O mundano aflige o coração do crente”
O Papa Francisco na celebração
matinal da eucaristia na capela da Casa de Santa Marta, no Vaticano, em sua
homilia convidou os crentes a olharem para o seu coração e a nele verem “paixões
e barulhos mundanos” que afligem o coração humano. Tomando as leituras que a
liturgia do dia propõe á reflexão dos fiéis para o dia de hoje o Papa lembrou
que São Paulo lança um convite a “não acolher em vão a graça de Deus” que se
manifesta, afirma o Apóstolo, “agora”. Para Francisco tal pensamento significa
que “em cada tempo o Senhor nos dá a graça”, o “dom que é gratuito”. Deste modo o cristão “deve estar consciente e estar preparado
para acolher aquele dom, com o coração livre do barulho mundano” que se
constitui como “o barulho do diabo”, afirmou.O Santo Padre exortou os
fiéis a acolherem o Dom de Deus alertando para a necessidade de não se
constituírem como “motivo de escândalo a ninguém”:“É o
escândalo do cristão que se diz cristão, que vai à igreja, vai à missa aos
domingos, mas vive não como cristão, mas como mundano ou pagão. E quando uma
pessoa é assim, provoca escândalo. Quantas vezes ouvimos nos nossos bairros,
nas lojas: ‘Olha aquele ou aquela, todos os domingos na missa e depois faz
isso, isto e isto …’. E as pessoas escandalizam-se. Isto é o que Paulo diz:
‘Não acolher em vão...’E como devemos acolher? Antes de tudo, é o ‘momento
favorável, diz. Nós devemos estar atentos para entender o tempo de Deus, quando
Deus passa por nosso coração”. Para o Papa apenas poderemos estar
atentos a esta realidade se nos colocarmos na condição de quem “defende o
coração” procurando distanciar-se de “todo barulho que não vem do Senhor,
afastando as coisas que nos tiram a paz”. Para o Papa “um coração livre de
paixões” é um coração que se afasta do ““olho por olho” e inverte a perspectiva
para o “oferecer ao outro lado da face” e caminhar dois quilômetros com quem o
obriga a caminhar um: “Ser livre de paixões e ter um coração humilde, um
coração manso. O coração é protegido pela humildade,
pela mansidão, nunca pelas lutas e guerras. Não! Este é um barulho: barulho
mundano, barulho pagão ou barulho do diabo. O coração em paz! ‘Evitamos dar
qualquer motivo de escândalo para que o nosso ministério não seja criticado’,
disse Paulo, mas pelo contrário, falemos do ministério e do testemunho cristão
para que não seja criticado. Apenas com pureza, sabedoria,
magnanimidade, benevolência e espírito de santidade é possível acolher a
gratuidade de Deus e manter o coração longe das tribulações”, concluiu.
A
IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR O SAGRADO:
Sagrado não é apenas aquilo que
existe dentro da religião que pertencemos, pois o que é sagrado para a minha
religião, pode não ser para outra. Mas quando há
respeito mútuo, aprendemos a conviver com harmonia e consideração. Pomos fim às
guerras religiosas e as perseguições e valorizamos o que talvez há de melhor na
religião do outro. Ter uma ideia negativa do profano achando que o mundo
e as realidades profanas são sinais de pecado e de impureza é desconsiderar que
tudo o que existe foi criado por Deus, um ser superior e transcendente que nos
permitiu tudo isso que temos ao nosso redor, para a nossa sobrevivência, relações
sociais de cordialidade, e para o nosso bem comum.Não
podemos negar a nossa condição mundana, bem como a nossa transcendência, e isso
só será possível não se negarmos o profano, e tornando sagrado (a serviço de
Deus e de sua glória) a realidade que vivemos, através de atitudes
transformadoras que traga o bem estar e a qualidade de vida para todas as
pessoas do nosso mundo. Quando respeitamos o sagrado do outro, temos o direito
a exigir respeito ao que é sagrado para mim. Como Cristãos, somos chamados a ser : “Sal da terra, luz no mundo
e fermento na massa” , e não nos isolar do mundo, pois é neste mundo que somos
chamados a dar nosso testemunho.
Há coisas práticas que uma
pessoa consagrada pode fazer ordinariamente:
-A oração pessoal regular é uma
das mais importantes.
-A adoração semanal.
-A participação na missa e se
possível a Comunhão eucarística diária.
-A confissão e se possível com
a direção espiritual ( na confissão confessamos nossos pecados, na direção
espiritual, trabalhamos as motivações que estão nos levando a pecar).
-O estudo regular das
Escrituras é muito eficaz.
-Leituras de bons livros
espirituais e doutrinais aprovados pela Igreja!
-Servir a Igreja local em algum
ministério, ou pastoral.
-Participar de grupos de
oração!
Enfim, qualquer atividade que
permita manter Deus como foco da sua vida e o encoraje a se aproximar Dele pode
ser usada como ferramenta para esse propósito. A
consagração não é uma decisão única e de um único momento. É um modo de
vida. Quando toma a decisão de se consagrar, deve estar preparado para
continuar buscando a Deus pelo resto de sua vida. Nossa consagração nunca será
"completa". Você nunca atingirá a correção
perfeita neste mundo! Deus não exige perfeição completa, porém. Pede apenas que
assuma o compromisso de buscá-la constantemente. Você pode tropeçar ao seguir o
caminho, mas deve escolher continuar caminhando, mesmo quando tropeçar. A
consagração a Jesus por Maria Santíssima nos ajuda a viver nossas promessas
batismais, mas é importante fazer uma distinção entre esse tipo de consagração.
Maria Santíssima é o protótipo da consagração perfeita a Deus! O Coração de
Maria e o Coração de Jesus estão unidos um ao outro eternamente! A consagração
a Jesus por Maria nada mais é do que uma dedicação à fé e os meios exigidos
para a verdadeira vivencia de nossa consagração primeira, a bastimal. O
objetivo final é Deus, e não Maria Santíssima, portanto a consagração a Jesus
por Maria é feita com o desejo de melhor viver nossa consagração a Jesus, nos
confiando no auxílio de Maria nossa mãe.
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APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao
contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de
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porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem
vai ler o quê. Não
buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo
sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no
Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro
e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20
anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos,
inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake
News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa
linha de conduta. A mera veiculação, ou
reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente,
adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do
objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser
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desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de
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