Salmo Responsorial -
91: “Como é bom agradecermos ao Senhor!”
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do Evangelho: Lucas 6,39-45
— Glória a vós,
Senhor!
Bendigamos ao Senhor sempre bondoso e compassivo, que nos
ensina e dar-nos a graça para sermos sal da terra, luz no mundo e fermento na
massa! Acolhendo seus ensinamentos, faremos de nossa
vida um reflexo do coração misericordioso do Pai para aqueles que jazem nas
trevas e na sobra da morte estão sentados.
Aleluia, aleluia, aleluia!
“O
homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira
coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”
Naquele
tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode
um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é
maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês o cisco no olho do teu
irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a
teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave
no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então
poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. 43Não existe árvore
boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é
reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem
uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração.
Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o
coração está cheio”.
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO
EVANGELHO
No evangelho
de hoje nos mostra que embora Jesus se encontrasse diante de um auditório
numeroso e heterogêneo, pois além dos discípulos havia
uma grande multidão composta por pessoas de toda a Judeia, de Jerusalém e do
litoral de Tiro e Sidônia (cf. Lc 6,17), os principais destinatários são os
discípulos. São eles, portanto, os que devem viver primeiro e de modo
incondicional o programa de vida proposto por Jesus. Por
isso, diz o evangelista que “Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um
cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?” (v. 39). Provavelmente
o evangelista empregou o termo parábola aqui para dar ênfase ao ensinamento, mas o conteúdo, formalmente, não pertence a esse gênero
literário, exceto os últimos versículos que comparam o agir humano aos frutos
de uma árvore, e o coração a um tesouro. Com um provérbio bastante
claro, Jesus chama a atenção dos seus seguidores e seguidoras a viverem como
pessoas iluminadas e lúcidas e, sobretudo, abertas aos seus ensinamentos. A cegueira, em linguagem bíblica, significa ausência de Deus
e dos seus mandamentos; na comunidade de Jesus, significa fechamento ao
Evangelho. Se os cristãos são chamados a ser luz, logo devem esforçar-se para
evitar a cegueira. Isso se faz vivendo e
praticando o que ensina o Evangelho. Só pode ser luz para os outros quem já é
portador de luz, ou seja, quem se deixa iluminar pelo Evangelho de Jesus! Nesta
passagem Jesus está dizendo que um cego não pode guiar outro cego, porque ambos
cairiam em um buraco. Nós, muitas vezes, estamos cegos porque achamos que
sabemos tudo. Então, nos falta aquela humildade necessária para saber que
precisamos aprender com Deus aquilo que, de fato, devemos ser e fazer! Sendo assim, é essencial cuidar do coração, das coisas que
guardamos nele. O Evangelho nos explica que o coração é como uma árvore. Uma
árvore boa dá bons frutos e, é óbvio que, uma árvore estragada não dá bons
frutos. Então, é essencial o cuidado com o nosso coração, para que os bons
frutos possam ser colhidos, revelados e saboreados. “O homem bom só pode tirar
coisas boas do bom tesouro que é o seu coração” No Livro do Eclesiástico ( Eclo
27,5-8) nos mostra que a virtude do homem se revela no seu falar. Não julgue
quem é uma pessoa sem antes escutá-la. E, escutar aquilo que sai da boca dela,
não é escutar o que ela fala como retórica, e sim o que fala em seu dia a dia.
Porque aquilo que sai da boca da pessoa em seu dia a dia, revela o que está no
coração dela. Ora, uma pessoa que só critica tudo, só ver defeitos em
tudo e em todos, é sinal de que muita coisa está mal dentro dela mesma. Uma
pessoa que vê tudo sob o olhar do azedume, da amargura, é porque o coração está
com muita coisa azeda e amarga sendo guardada. Ora, de uma boca que o tempo
todo só sai fofoca, só fala da vida dos outros, é sinal de que a pessoa não
cuida da sua própria vida, não tem autocrítica e não se conhece e não tem
maturidade alguma! Nós nos revelamos a partir daquilo
que falamos. E até o nosso silêncio revela aquilo que somos. Como é
importante cuidar daquilo que está dentro de nós! Muitas vezes, acumulamos e
ficamos remoendo ressentimentos, mágoas, rancores. Acumulamos decepções ora
aqui, ora acolá; e isso vira dentro nós uma mistura explosiva. Às vezes,
soltamos “fogo pela boca”, veneno, pimenta, coisas ardidas e negativas porque
acumulamos tantas coisas maldosas, maliciosas e perniciosas dentro do nosso
coração. A Palavra de Deus, no dia de hoje, nos é
enviada para ser purificação. Primeiro, da nossa alma e, depois, para nos dar
prudência naquilo que escutamos e no que falamos. Concluindo esta despretensiosa
reflexão, na qual me coloco também como discípulo, atentando para o que estou
guardando e acumulando em meu coração. Jesus aqui nos ensina
que, além do agir, também as palavras tem grande importância para a vida
cristã, pois revelam a qualidade da fonte que as origina: o coração humano. O
coração como um tesouro é uma imagem clássica na linguagem bíblica (cf. Eclo
29,11), pois é o que o ser humano tem de mais precioso; é a sede do
processamento de todos os sentimentos e pensamentos. Se o comportamento
e o agir são importantes e decisivos para o bem da comunidade, cada um e cada
uma devem estar atentos ao que origina tal agir. Por isso, o cuidado com as
disposições interiores, das quais dependem se os frutos produzidos serão bons
ou ruins. Só retiramos de nosso coração aquilo que nele plantamos é o grande
ensinamento de Jesus.
“Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Oração do dia:
Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo
decorram na paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir alegre e
tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
na unidade do Espírito Santo.
MOTIVAÇÕES PARA A
LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é uma ótima ocasião para que se opere a “conversão diária!” -
A leitura da Liturgia Diária forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho foi um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um trecho
do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo Antão, que deu origem à
vida monástica, foi tocado pela graça ao ler a parábola do moço rico no
Evangelho.
3)- São Francesco (Francisco) cujo nome é adotado depois de
uma viagem à França, onde o menino teria ficado
cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai teria
começado a chamá-lo de "francesco", que significa "francês"
em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do
jovem rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a
elaborar sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres:
“Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um
tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a leitura de
consagrados livros Cristãos.
Gravemente ferido na batalha de Pamplona (20 de Maio de 1521), passou
meses inválido, no castelo de seu pai. Durante o longo
período de recuperação, Inácio procura ler livros para passar o tempo, e começa
a ler a "Vita Christi", de Rodolfo da Saxônia, e a Legenda Áurea,
sobre a vida dos santos, de Jacopo de Varazze, monge cisterciense que comparava
o serviço de Deus com uma ordem cavalheiresca.A partir destas leituras,
tornou-se empolgado com a ideia de uma vida dedicada a Deus, emulando os feitos
heroicos de Francisco de Assis e outros líderes religiosos. Decidiu
devotar a sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam
com empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura
espiritual nos prepara para a oração e a prática das virtudes. Leitura e Oração são as armas com as quais se vence o demônio
e se conquista o céu”.
2)-São Cipriano (bispo de Cartago -África): “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás com Deus e
Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de Ligório: “Quantos Santos
abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno, Papa: “Eu te rogo: empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a conhecer o coração de Deus através
das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária
ajuda-nos a compreender e amar a Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja Católica ensina que “a
liturgia é participação na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo.
Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o seu termo. Pela
liturgia, o homem interior lança raízes e alicerça-se no «grande amor com que o
Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária
prepara nossa alma para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus
Cristo
Na Liturgia Diária, as orações e as leituras da Palavra de Deus são
ocasião para alimentar a nossa fé. Em cada leitura Deus fala a seu povo e o
alimenta.Por esse modo a Santa Igreja prepara o coração
dos fiéis para poder receber o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, na
Sagrada Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel ouve com atenção as leituras da
Bíblia que são uma carta escrita por Deus para cada um de nós.Na
Liturgia Eucarística somos preparados para receber o Pão dos Anjos, que
transformará nossa vida, e como Elias nos dar força para continuar a caminhada
alimentados por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma
prática a Liturgia Diária?
Este é um método de “leitura orante da Palavra
de Deus”, da Liturgia Diária, praticado e ensinado pelos Padres da Igreja desde
os seus primeiros séculos. Foi batizada com esse nome por Orígenes no Séc. III,
e generalizou-se nos séculos IV e V como maneira predominante de ler a bíblia. Esta
pode ser feita diariamente, por exemplo, meditando o Evangelho proposto pela liturgia
diária da Santa Missa.
Após suplicar a luz
do Espírito Santo, o método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz
em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz
para mim; o que ela me ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em
minha vida?
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de
Deus?
4)-Contemplação: O que a
palavra de Deus fez em mim? O que devo mudar concretamente em minha vida? Que
postura devo tomar? O que me proponho a viver doravante durante a minha vida?
- O fruto dessa nova dinâmica de vida ao ritmo da Palavra é uma
transformação real e concreta que nos elevará em fé, esperança e caridade, além
disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus mais constante e digna de Seu
amor! Por último, que possamos perseverar neste caminho. Auxiliados pela
graça de Deus já provaremos aqui nesta terra das riquezas do céu, e possamos
cantar esperançosos com São Tomás de Aquino:
“...Ó Jesus, que nesta vida pela fé eu vejo
Realiza, eu te suplico, este meu desejo:
Ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo
Lá no céu, eternamente, ser feliz contigo!”
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