A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » Emmir Nogueira: "Meu Jesus que chora e ri – Mistério de Cruz e Ressurreição"

Emmir Nogueira: "Meu Jesus que chora e ri – Mistério de Cruz e Ressurreição"

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 2 de abril de 2021 | 10:11



 

 

*Por Emmir Nogueira – Co fundadora da Comunidade Católica Shalom

 

 

 

Completamente soterrada pelas dezenas de artigos, e-mails, entrevistas, conversas e opiniões sobre o filme “A Paixão”, de Mel Gibson, entrei na salinha onde escrevo e deparei-me – aliviada! – com o meu “Laughing (rindo) Jesus”. Trata-se de uma foto que ganhei quando estive em Michigan-EUA, há uns oito anos. É um desenho em crayon (giz de cera), no qual Jesus dá uma boa e sonora gargalhada. Quando a ganhei, disseram-me que foi feita por um “truck rider”, uma espécie de cartunista de caminhão, e colocada à guisa de capa do pneu traseiro de uma carreta – um pouco como estas capas de borracha que protegem os pneus de alguns veículos utilitários em nossas cidades. Aos poucos, segundo me contaram, a imagem foi-se popularizando e sendo conhecida como “The Laughing Jesus” – o Jesus que ri. Coloquei, juntas, a capa da Newsweek da semana, que trazia Jesus ensanguentado, ferido, crucificado, sofrido e o porta-retrato com a foto do Jesus que ri.



Lado a lado, as duas fotos me levaram a meditar sobre o Ressuscitado que passou pela Cruz e do Crucificado que ressuscitou. Que contraste! Que grande mistério! Que impressionante realidade!

 

 

 

Colocava a foto da cruz à esquerda e, em seguida, à direita, em uma tentativa de sequência cronológica à moda dos ocidentais e contemplava Jesus.Jesus que ri como homem, entre os homens, com as criancinhas, com as mancadas de Pedro. Ri nos jantares, nos casamentos, nas festas religiosas em Jerusalém. Ri com Maria, com João, com José. Ri com seus doze, ao redor do fogo que afasta o frio da noite. Jesus ri !!! Foto do “Laughing Jesus” à esquerda. Depois, Jesus sofre, sofre, sofre. Sofrimento físico – tão bem retratado no filme de Gibson – e sofrimento interior, moral, espiritual, profundo – impossível de ser retratado por qualquer homem, por mais genial que seja. Sofrimento por tomar sobre si o pecado, origem de toda dor e morte do homem que Ele ama. Sofrimento por ver-se, humanamente, afastado do Pai ao assumir nosso pecado, uma vez que Deus e o pecado se excluem inteiramente. Sofrimento pela solidão, pelo abandono de seus queridos. Jesus de Mel Gibson à direita.Em um segundo, a foto de Jesus que ri, passa, firme, para a direita: ei-Lo ressuscitado, feliz, cheio da alegria da vida nova, dádiva de amor do seu Pai. Feliz, indescritivelmente feliz por ter obedecido e se humilhado até o fim: o homem, seu amado, estava salvo! Iria ressuscitar como Ele! Iria ter vida eterna com Ele! Feliz, Jesus ri ! Ri de Pedro, pulando, apressado e nu, da barca à noite: “É o Mestre!” Ri de Madalena que, de tão esperta, ficou confusa pela dor: “Maria!”,“Rabbuni!”. Ri dos discípulos que pensavam ser Ele um fantasma: “Ponham o dedo em minhas chagas, dêem-me algo para comer.Fantasmas não têm músculos e ossos, fantasmas não comem!”. Ri, feliz, da cara de espanto de Tomé: “Não sejas incrédulo, Tomé!” Ri, feliz, com a alegria imensa, indescritível,barulhenta, incontrolável, dos discípulos escondidos na sala de cima: “Shalom! Paz a vós!” Jesus ri. Jesus sofre. Jesus ri. Foto à esquerda, foto à direita. Vida, morte, Vida. Ressuscitado que passou pela cruz, Crucificado que ressuscitou. Como não lembrar que “os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão”? (cf. Sl 126,5). Como não crer que,de fato, os que se humilham livremente, serão exaltados pelo Pai? (cf. 1Pd 5,6). Como não ter esperança, certeza, confiança, fé? Enquanto escrevo, ao meu lado, está meu “Laughing Jesus”, meu Jesus que ri, assim, em tempo de Páscoa, vivo, ressuscitado, feliz, rindo-se, também, de mim que, como uma menina tola, fico a brincar na vida e sobre meu birô, de fazê-lo rir, chorar, rir novamente. Sobre o birô, na Páscoa, está decidido: fica meu Jesus que ri. Quanto à vida? Bem... Ele mesmo se encarrega de rir e chorar comigo, nesta dança de amigo, sempre a dois, sempre bela, à qual costuma convidar os que ama e quer fazer participar de sua vida, dor, morte, ressurreição.

 

 

*Maria Emmir Nogueira – Co fundadora da Comunidade Católica Shalom (Formação Shalom – Abril de 2010).

 




"A Virgem com o Menino que Ri" de Leonardo da Vinci






 


 

 


 

 

A peça da foto acima, é datada de 1472 (quando Leonardo da Vinci teria cerca de 20 anos) e está na posse do conceituado museu britânico Victoria & Albert desde meados do século XIX. Tinha, porém, outra autoria creditada: Antonio Rosselino. Em terracota e com cerca de 50 centímetros de altura. A Virgem com o Menino que Ri foi atribuída ao autor da Mona Lisa pelo especialista italiano Francesco Caglioti, professor de História da Arte da Universidade Federico II (Nápoles), que com Andrea De Marchi é um dos dois curadores da mostra em Florença. “Há milhares de detalhes que dissipam quaisquer dúvidas quanto à atribuição”, disse Caglioti há um mês em entrevista ao diário La Repubblica . Dava como exemplo a forma como a escultura, na forma como retrata os rostos e os tecidos, partilha traços com A Virgem e o Menino e Santa Ana (1503) – o sorriso da Virgem, diz, é o mesmo – ou Anunciação (1472-1475). “Olhem para as vestes da Madonna e para o manto vermelho do Arcanjo. O movimento do tecido é o mesmo.” Na visita para a imprensa à exposição, relata o diário britânico Guardian , Caglioti enfatizou como os muitos desenhos que Leonardo deixou serviram de base para a sua atribuição, os drapeados dos tecidos eram algo que esboçava na época e nos quais Leonardo trabalhou afincadamente. E notou como um Cristo sorridente era algo invulgar nas representações da figura na época, sendo que Leonardo escreveu sobre ter tido problemas em torno de uma sua representação de um jovem Jesus. Na presença de Carmen C. Bambach, perita na obra de Leonardo da Vinci e que trabalha no Metropolitan Museum, em Nova Iorque, que corrobora a opinião de Caglioti, este frisou aos jornalistas que:

 

 

 

“A escultura de terracota não tem paralelo direto e convincente com qualquer outra escultura do Renascimento florentino, mas tem muitíssimos com os desenhos e pinturas de Leonardo, sobretudo na juventude, mas também adulto”, cita o La Repubblica .

 

 

 

Fonte: entornointeligente.com

 

 



POR QUE NÃO VEMOS JESUS RINDO NAS ESCRITURAS?





 


 


 

 

 "Onde está, ó morte, a tua vitória?” (1 Cor 15,55)


 



Na Bíblia não encontramos nenhuma passagem clara em que Jesus esteja nominalmente sorrindo. O porquê deste aspecto humano de Jesus “o sorriso” não é revelado, não sabemos. Possivelmente Jesus tenha sorrido, pois como uma pessoa humana agia como ser humano. Lembrando o texto bíblico, Jesus se manifestava com ser humano em tudo exceto o pecado. Sabemos que sorrir não é pecado ao contrário é algo de bom que a pessoa humana manifesta. Podemos imaginar, que os primeiros anos de vida de Jesus, nos braços de Maria e José, ele sorria com facilidade como toda a criança faz. Assim como chorava, quando não se sentia bem. 




Falando em chorar, ao contrário de sorrir encontramos três passagens nos evangelho que revelam este aspecto humano de Jesus:

 

 

 

1)-Primeiro texto - João 11,35-36: “Jesus então chorou. Disseram pois, os judeus: Vede como o amava...”

 

 


 

2)- Segundo  texto: Lucas 19,41-42:  “E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, a quem à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos...”

 

 

 

3)- Terceiro texto: Lucas 22,44ss: “Estando angustiado, Ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão...E um anjo veio consolá-lo...”

 

 

Um outro texto que mostra um lado bastante humano de Jesus é este em que o mostra cantando junto com os apóstolos:

 

 

Marcos 14,26: “E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.”

 




CONCLUSÃO

 

 



Embora não tenhamos uma citação bíblica que indica Jesus sorrindo, não descartamos a possibilidade de Jesus sorrindo. Não tenho dúvidas que Jesus sorriu com um ar vitorioso ao dizer:





"Eu venci o Mundo!" (João 16,33)





O sorriso de Jesus deveria ser um sorriso, misturando o divino com o humano, que transformaria a vida de qualquer pessoa!

 



 








----------------------------------------------------------

 

 

 

 

Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger