Por Salvatore Cernuzio
As luzes da Casa Santa Marta estão acesas
novamente. Francisco finalmente retornou a Roma, depois de uma viagem, podemos
dizer, exigente, que o levou em apenas oito dias, a visitar o Equador, a
Bolívia e o Paraguai. Mais de 12 horas de voo de Asunción a Roma, durante o
qual o Papa concedeu mais de uma hora aos 75 jornalistas e repórteres presentes
para a tradicional conferência de imprensa. Uma conferência ampla e
diversificada, onde foram apresentadas ao Papa várias questões da atualidade,
tais como a situação na Grécia e a viagem a Cuba e aos Estados Unidos, sem
faltar aspectos fundamentais do pontífice em terras latino-americana.
Não faltaram curiosidades, como
por exemplo: o que o senhor sentiu quando viu o martelo e a foice com Cristo?,
perguntou um repórter. E ainda: onde está?
"Eu o levo comigo", respondeu Francisco,
pegando os repórteres de surpresa, atualizados pelos rumores do dia 10 de
julho, que o presente incomum do chefe de Estado - a reprodução de um crucifixo
feito pelo padre jesuíta Luis Espinal – teria ficado na Bolívia aos pés da
Virgem de Copacabana, padroeira do país, juntamente com a condecoração: uma
placa de prata com a mesma imagem reproduzida.
Somente o último foi deixado a
Nossa Senhora, confirmou Bergoglio, enquanto o crucifixo foi para Roma na mala
preta:
"Jamais
recebi uma condecoração", explicou o Pontífice. "Não me vem, mas ele (Morales) o fez com boa vontade e com o
desejo de me agradar. E eu pensei: isto vem do povo da Bolívia... rezei
sobre isso e pensei: se as levo ao Vaticano irão para um museu e ninguém vai
ver. Então pensei em deixar à Nossa Senhora de Copacabana, a Mãe da Bolívia, e
vai para o Santuário: estarão no Santuário de Nossa Senhora de Copacabana as
duas condecorações. Mas o Cristo eu o levo comigo".
O Crucifixo de Espinal não é ofensivo. Mas para
entender isso, devemos fazer uma hermenêutica - Ainda
sobre o crucifixo, Francisco disse:
"Foi
curioso, eu não sabia disso e não sabia que o Pe. Espinal era escultor e poeta,
soube nestes dias. Foi uma surpresa para mim. Para o Papa, o trabalho pode ser considerado como um tipo de arte de
protesto que, em alguns casos, pode ser ofensivo, em outros não. Para entender o crucifixo com a foice e o
martelo devemos recordar o contexto específico em que vivia o Padre Luis
Espinal, assassinado por esquadrões da morte em 1980. Era um tempo em que a
Teologia da Libertação tinha muitas linhas, uma dessas era com a análise
marxista da realidade, e Padre Espinal pertencia a essa... Daí surgiu esta
obra. Inclusive as poesias de Espinal são daquele gênero de protesto, disse
Bergoglio. Mas era a sua vida, era o seu
pensamento,(Não o da Igreja) era um homem especial, com tanta genialidade humana,
e que lutava com boa fé. Assim, fazendo a hermenêutica do gênero, eu entendo
esta obra. Para mim não foi uma ofensa. Mas precisei fazer a hermenêutica e
digo para vocês para que não existam opiniões erradas. Este objeto agora eu
levo comigo. Vem comigo".
Sobre a posição do Papa Francisco com relação a IDEOLOGIA
COMUNISTA, recordemos o que ele mesmo falou em seu discurso nesta mesma viagem:
"As
ideologias terminam mal, não servem. As ideologias tem uma relação ou
incompleta ou doente ou ruim com o povo. As ideologias não assumem o povo.
Por isto, olhem para o século passado. Em que terminaram as ideologias? Em
ditaduras, sempre, sempre. Pensam pelo povo, não deixam ao povo pensar. Ou,
como dizia aquele crítico da ideologia, quando lhe disseram, "sim, porém estas
pessoas têm boa vontade e querem fazer alguma coisa pelo povo" -
"sim, sim, sim, tudo pelo povo, porém nada com o povo". Estas são as
ideologias".(Papa Francisco - Discurso à sociedade civil - Assunção -
11.07.2015)
Fonte: Zenit
Comentário finl do blog
Beraká:
“Vejo
tudo isto de forma extremamente positiva, pois se Cristo santificou o mais desgraçado e degradante instrumento de
morte: a cruz, e a transformou em sinal de benção e salvação, preocupar-se com
esses detalhes é irrelevante. De certo jamais veríamos uma imagem de Jesus
Cristo numa foice e martelo nos Países Comunistas ateus, portanto já é uma
mudança Cultural enorme. Portanto, não é
o Cristianismo que se rende ao Socialismo ou comunismo ateu, muito pelo contrário
é o Comunismo que como o império Romano no passado se rende ao Cristianismo! Esta sem dúvidas é a mais perfeita e correta hermenêutica que podemos fazer deste episódio –
Viva Jesus Cristo!”
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Perfeita hermenêutica!
“Vejo tudo isto de forma extremamente positiva, pois se Cristo santificou o mais desgraçado e degradante instrumento de morte: a cruz, e a transformou em sinal de benção e salvação, preocupar-se com esses detalhes é irrelevante. De certo jamais veríamos uma imagem de Jesus Cristo numa foice e martelo nos Países Comunistas ateus, portanto já é uma mudança Cultural enorme. Portanto, não é o Cristianismo que se rende ao Socialismo ou comunismo ateu, muito pelo contrário é o Comunismo que como o império Romano no passado se rende ao Cristianismo! Esta sem dúvidas é a mais perfeita e correta hermenêutica que podemos fazer deste episódio – Viva Jesus Cristo!”
Solange - MG
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