A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » O papa nomeia os novos membros da Comissão Teológica Internacional entre eles o brasileiro: Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira

O papa nomeia os novos membros da Comissão Teológica Internacional entre eles o brasileiro: Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 25 de setembro de 2014 | 10:30



 
Os nomeados farão parte da comissão durante um período de 5 anos
 

O papa Francisco nomeou os novos membros da Comissão Teológica Internacional e renovou a nomeação de outros membros cujos cinco anos de pertença à comissão já tinham se completado.


Farão parte da comissão até 2019:


- Pe. Serge-Thomas Bonino, OP, Secretário Geral, França;
- Pe.Terwase Henry Alaabiam, Nigéria;
- Irmã Prudence Allen, R.S.M., EUA;
- Irmã Alenka Arko, da Comunidade Loyola, Federação Russa-Eslovênia;
- Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira, Brasil;
- Mons. Piero Coda, Itália;
- Pe. Lajos Dolhai, Hungria;
- Pe. Peter Dubovsky, S.J., Eslováquia;
- Pe. Mario Angel Flores Ramos, México;
- Pe. Carlos María Galli, Argentina;
- Pe. Krzysztof Gozdz, Polônia;
- Pe. Gaby Alfred Hachem, Líbano;
- Professor Thomas Kollamparampil, C.M.I., Índia;
- Pe. Koffi Messan Laurent Kpogo, Togo;
- Pe. Oswaldo Martínez Mendoza, Colômbia;
- Professora Moira Mary McQueen, Canadá;
- Pe. Karl-Heinz Menke, Alemanha;
- Pe. John Junyang Park, Coreia;
- Pe. Bernard Pottier, S.J., Bélgica;
- Pe. Javier Prades López, Espanha;
- Professor Tracey Rowland, Austrália;
- Professor Héctor Gustavo Sánchez Rojas, SCV, Peru;
- Professora Marianne Schlosser, Áustria-Alemanha;
- Pe. Nicholaus Segeja M'Hela, Tanzânia;
- Pe. Pierangelo Sequeri, Itália;
- Pe. Eljko Tanjič, Croácia;
- Pe. Gerard Francisco P. Timoner III, OP, Filipinas;
- Pe. Gabino U. Bilbao, S. J, Espanha;
- Pe. Philippe Vallin, França;
- Pe. Thomas G. Weinandy, O.F.M.Cap, EUA.




O Vaticano emitiu ainda o seguinte comunicado de imprensa a respeito do anúncio de hoje:


1. O encerramento do oitavo quinquênio

Encerra-se neste ano o oitavo quinquênio da Comissão Teológica Internacional, iniciado com a nomeação pontifícia dos seus membros em junho de 2009.Como é sabido, a Comissão Teológica Internacional, instituída pelo Servo de Deus Paulo VI em 11 de abril de 1969, tem a tarefa de assistir a Santa Sé, em particular a Congregação para a Doutrina da Fé, no exame das mais importantes e atuais questões doutrinárias.


A Comissão é composta por teólogos de diversas escolas e nações, eminentes pela excelência científica e pela fidelidade ao Magistério da Igreja. Os membros, não mais do que trinta em número, são nomeados pelo Santo Padre "ad quinquennium", com base em proposta do cardeal prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e após consulta às Conferências Episcopais.


Durante o curso da sua história, a Comissão publicou 27 documentos, com a aprovação do seu presidente.A Santa Sé deseja manifestar um especial agradecimento pelo serviço teológico competente e consciente prestado pelos membros da Comissão durante o período que está prestes a terminar. Três documentos foram publicados durante este período: “Teologia hoje: Perspectivas, Princípios e Critérios” (aprovado em 2011 e publicado em 2012); “Deus Trino e a unidade da humanidade: o monoteísmo cristão e a sua oposição à violência” (aprovado em 2013 e publicado em 2014) e o mais recente “Sensus fidei na vida da Igreja” (aprovado e publicado no corrente ano de 2014). Na realidade, o trabalho da Comissão foi mais amplo, uma vez que ela também ofereceu contribuições valiosas sobre outras questões em nome da Congregação para a Doutrina da Fé, tarefa que é a principal da Comissão.



2. A nomeação dos membros para o nono período quinquenal (2014-2019)


Em 26 de julho de 2014, com a nomeação pelo Santo Padre Francisco de trinta novos membros, a Comissão iniciou o seu nono quinquênio, que continuará até 2019, ano do jubileu pelo cinquentenário da sua criação, em 11 de abril.


Como de costume, tendo em vista os compromissos acima mencionados, foram realizadas neste último ano amplas consultas junto às Conferências Episcopais de todo o mundo, bem como junto aos Sínodos das Eparquias orientais. Com base nas respostas recebidas, o cardeal Gerhard L. Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, apresentou ao Santo Padre uma lista preferencial de candidatos. Levando essas propostas em consideração, o papa nomeou os teólogos que deverão formar a Comissão, ao mesmo tempo em que renovou a nomeação do pe. Serge-Thomas Bonino, OP, da França, como secretário geral.


A respeito da proveniência dos membros, há um aumento do número de nomeados não europeus na nova composição da Comissão. Há 5 membros da América do Sul, 4 da Ásia, 3 da África, 3 da América do Norte e 1 da Oceania.


Também há um notável aumento da contribuição de teólogas:

Na formação anterior, a Comissão se beneficiava da presença de duas renomadas teólogas, a irmã Sara Butler, MSBT, dos EUA, e a professora Barbara Hallensleben, da Suíça.

Cinco teólogas foram nomeadas nesta nova composição:


1)- A irmã Prudence Allen, RSM, dos EUA,

2)- a irmã Alenka Arko, da Comunidade Loyola, da Eslovênia-Rússia,

3)- Moira Mary McQuenn, do Canadá,

4)- Tracey Rowland, da Austrália,

5)- e Marianne Schlosser, da Alemanha-Áustria.


As mulheres constituem agora 16% dos membros da Comissão, um sinal da crescente participação feminina nos estudos teológicos.



Em 2014, também foi decidido diversificar ainda mais a proveniência eclesial dos membros em relação à sua condição religiosa e aos carismas que representam.Na primeira reunião, de 1º a 5 de dezembro, em sessão plenária, serão selecionados os três temas a discutir-se ao longo dos próximos anos.


A primeira reunião dos novos membros, em sessão plenária nas instalações da Congregação para a Doutrina da Fé, acontece tradicionalmente na primeira semana do Advento.


3. Novo acesso à pagina da Comissão (www.cti.va) no site do Vaticano:


A Comissão Teológica Internacional teve a sua página renovada e enriquecida no portal do Vaticano (www.vatican.va), que oferece todos os seus documentos em vários idiomas, na seção de Comissões ligadas à Congregação para a Doutrina da Fé. Todos os documentos publicados pela Comissão estão disponíveis para consulta, geralmente em dez ou mais idiomas. A Comissão deu mais um passo para facilitar a consulta ao conservar toda a sua documentação no site oficial da Santa Sé (www.vatican.va), através do estabelecimento de um novo link (www.cti.va).



Mantendo as iniciais do seu nome em latim (Commissio Theologica Internationalis), o novo endereço eletrônico tem a vantagem de ser idêntico para os vários idiomas latinos, como o italiano, o espanhol, o francês e o português.


Além de oferecer uma página dedicada à Comissão, o novo link também oferece ao leitor a possibilidade de selecionar o idioma sem retornar à página inicial do portal do Vaticano.


Espera-se que esta página nova e mais fácil de usar seja uma ferramenta útil para estimular o diálogo, permitindo uma comunicação cada vez mais eficaz do patrimônio teológico da Comissão dentro e fora da Igreja.



FONTE: Zenit

Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger