Muitos Protestantes e
alguns Batistas acreditam numa igreja universal e invisível. Creio que este
conceito é errado e não suporta um exame criterioso das escrituras.Já é bastante conhecido o método dos modernistas combatidos por S.
Pio X, que utilizavam palavras mal empregadas para fazer "passar"
suas teses heréticas.É verdade
que os Santos e os Anjos que estão no Céu (a Igreja triunfante), as almas
do purgatório (a Igreja padescente) - são para nós invisíveis, já que estamos
falando de seres espirituais ou das almas dos bem-aventurados.Entretanto, o termo
"invisível" é também empregado pelos modernistas para designar uma
Igreja Maior, a Verdadeira Religião, princípio de todas as outras... seja
ela a católica, a protestante, a budista etc.A Santa Igreja é antes de tudo
UNA - "Una vero est fidelium universalis Ecclesia", fora da qual
ninguém absolutamente se salva - "extra quam nullus omnino salvatur".
Ou, nos dizeres de São Paulo: "Nós, embora sendo muitos, somos um só Corpo
em Cristo" Rm 12,5. "Os primeiros a
tentarem estabelecer, de modo sistemático, uma dicotomia na Igreja foram os
gnósticos do século II, que faziam distinção entre a Igreja invisível dos
espirituais e a Igreja visível do clero. Aos gnósticos seguiram, em maior ou
menor grau, todos os movimentos rigoristas, que já se vislumbram no Pastor de
Hermas (140-155) e continuam com Novaciano, Donato e todos os que na Idade
Média opunham uma comunidade espiritual de predestinados à Igreja visível e
numerosíssima de Roma. Incluem-se nessa corrente gnóstica os movimentos dos
cátaros, valdenses, albigenses, wiclifitas, hussitas e de muitos reformadores
protestantes." (A Fé Católica - Justo Collantes, pg. 541(art. 7055) -
Lumen Christi - RJ).
O mesmo erro torna a aparecer com
os "fraticelli", ou os "espirituais" - pequeno grupo
separado da Ordem de São Francisco - levando o Papa João XXII a condenar tais
heresias: "O primeiro erro forjado na
tenebrosa oficina desses homens foi, portanto, imaginar duas Igrejas: uma,
carnal, abarrotada de riquezas, manchada de crimes, sobre a qual afirmam terem
o domínio o Romano Pontífice e os outros prelados inferiores; outra,
espiritual, pura por temperança, bela pela virtude, cingida com a pobreza, na
qual se encontram só eles e seus seguidores e na qual têm autoridade, a dar
crédito a suas mentiras, os que mais mérito têm na vida espiritual" -
Constituição Gloriosam Ecllesiam de 23.1.1318.
Já no Concílio de Trento, o primeiro projeto da Constituição sobre
a Igreja dizia:
"Ninguém, porém, deve jamais
crer que os membros da Igreja se unem por meio de vínculos exclusivamente
internos e ocultos (latentibus) e assim se torne ela uma sociedade oculta e
totalmente invisível. Porque quis a eterna Sabedoria e o poder de Deus
que, aos vínculos espirituais e invisíveis, com que intimamente se unem os
fiéis, por meio do Espírito Santo, à suprema e invisível Cabeça da Igreja,
correspondessem laços visíveis e externos, para que aquela sociedade espiritual
e sobrenatural se manifestasse externamente e se revelasse visivelmente...
Donde se conclui que a igreja de Cristo na terra nem é invisível, nem está
oculta, mas posta à luz, como uma cidade alta e luminosa construída no monte,
que não pode estar escondida, ou, como lâmpada sobre o condelabro, é iluminada
pelo Sol da justiça e resplandece sobre todo o mundo com a luz de Sua
verdade" (A Fé Católica - Justo Collantes, pg. 562 (art. 7101) - Lumen
Christi - RJ).
A ORIGEM DA DOUTRINA DA IGREJA INVISIVEL
Jesus instituiu a Igreja VISÍVEL
(Mateus 16,18) para dar testemunho e Ele mesmo instituiu os sete sacramentos
visíveis, porém Lutero deu continuidade com maior força a teoria de uma igreja invisível. A igreja de Lutero só é visível
quando se reúne, mas não tem unidade e nem uma autoridade sobre todas elas.
Como todo bom gnóstico Lutero pensava que a igreja deve ser invisível, mas
Jesus o Filho de Deus, Ele próprio, veio à Terra de maneira visível e instituiu
a Igreja visível conforme lemos em Mateus 16,18 e hierárquica com bispos,
presbíteros e diáconos e com sacramentos visíveis para que todos vissem e
seguissem. Por isso que o protestantismo se fragmentou, porque para muitos, não há uma
necessidade de unidade, pois qualquer um, segundo Lutero, pode interpretar pessoalmente
e corretamente a Bíblia sem ajuda do magistério e ainda assim acertar, apesar dos absurdos
protestantes de uma corrente protestante dizer que Jesus não é Deus e que não
existe a Santíssima Trindade e outra afirmar categoricamente o contrário, e ambas estarem
corretas ?
Até os dias da Reforma
Protestante, achamos muito pouco na historia sobre uma igreja invisível
É porque as igrejas antigas não acreditavam em tal igreja. A igreja para eles era local. A igreja era perseguida, maltratada, caçada, e em alguns casos matada. Ela era visível, pregava publicamente o evangelho, batizava os crentes feitos, tomava a ceia e praticava a doutrina dos apóstolos. Alguns acham que um homem chamado Joviano ou Joviniano pregava esta doutrina no século 4, mas não temos certeza. Foi Martinho Lutero que inventou a idéia da igreja invisível porque tinha ensinado que a igreja é uma só, a Católica, mas quando saiu desta, começou uma outra semelhante! Os outros reformadores também fizeram o mesmo.
A Igreja Católica Romana acredita
numa igreja universal e visível, com hierarquia, e com a sua sede em Roma!
Quando Lutero saiu da Igreja Católica, ele rejeitou a teologia e a pratica das
igrejas Anabatistas na Europa porque estas rejeitaram rigorosamente qualquer
união da igreja com o estado. Os Anabatistas criam na igreja visível e local,
como os Batistas verdadeiros de hoje. Lutero decidiu defender a idéia de que a
igreja é universal, mas invisível, e que consiste de todos os crentes
verdadeiros. Confundiu a igreja com a família de Deus! Hoje, muitos Batistas aceitam a tese das duas
igrejas, uma local e visível e a outra invisível, e assim estão encaminhando
rapidamente para o movimento liberal e ecumênico.Se
todos os crentes fazem parte da mesma igreja (invisível), por que uma vai ser
Batista e a outra Pentecostal ou Metodista? Onde fica o batismo? E a ceia? E a
disciplina? Se não há diferença entre
uma igreja Batista e uma igreja Protestante, a conclusão é certa, isto é, que
somos do mesmo corpo e devemos aceitar os batismos de todos e abrir a ceia para
todos. Se aceitarmos esta tese, a igreja VISÍVEL e instituída por Cristo
(Mateus 16,18) será desprezada e prejudicada.
A DOUTRINA DA IGREJA INVISÍVEL DEFINIDA POR
SCOFFIELD
Há varias versões desta
doutrina, mas a mais popular se acha na Bíblia Scoffield que diz: "A igreja
verdadeira, é composta do número inteiro das pessoas regeneradas desde
Pentecostes até a primeira ressurreição (I Co. 15:52), unidas a Cristo pelo
batismo do Espírito Santo (I Co. 12:12-13), no corpo de Cristo do qual Ele é a
cabeça (Ef. 1:22-23)."
Esta doutrina tem muitas falhas:
1. Não
toma em consideração, por exemplo, que a igreja já existia durante o ministério
de Jesus Cristo. Jesus chamou seus discípulos seu "pequeno rebanho"
em Lc. 12,32, e sabemos que o seu rebanho é a sua igreja. Este "pequeno
rebanho" já existia antes do dia de Pentecostes. No dia de Pentecostes,
quase três mil almas foram acrescentadas à igreja em Jerusalém. O pequeno
rebanho ficou maior. Como pode fazer isto se a igreja não existisse antes? Deus
pôs primeiro os apóstolos na igreja (I Cor. 12,28), porque ela já existia.
Jesus escolheu seus apóstolos durante o seu ministério. A igreja já batizava
através dos discípulos, João 4,1-2. A igreja recebeu a ceia antes da morte de
Cristo. A igreja foi ensinada a praticar a disciplina durante o ministério de
Cristo, Mt. 18:15-20. A igreja recebeu a grande comissão de fazer discípulos
(Seguidores do Caminho VISÍVEIS), batizá-los e ensinar a palavra até o fim do
mundo, antes do dia de Pentecostes.
2. Um
outro erro que o Scoffield ensina é que nós estamos unidos com Cristo através
do batismo do Espírito. Os apóstolos todos já tinham crido em Jesus antes do dia
de Pentecostes. Já estavam unidos "em Cristo." (3) A linguagem da
doutrina está errada.
3. Os três
mil crentes novos no dia de Pentecostes foram batizados em água e não no
Espírito. Eles foram acrescentados à igreja que já tinha sido batizada no
Espírito. Pedro tinha pregado o evangelho a eles, e eles queriam saber o que
fazer. A resposta foi simples em Atos 2:38. Pedro mandou que arrependessem
todos. O arrependimento verdadeiro traz perdão. Pedro também mandou que cada um
fosse batizado "para [por causa do] perdão dos pecados" para receber
o dom do Espírito Santo. Quando foram batizados, foi em água ou em Espírito?
Foi em água como em todos os outros casos no livro de Atos. Foram batizados em
água de acordo com a ordem dada em Mt. 28:19-20. Quando foram feitos discípulos
pelo arrependimento, então foram batizados em água e acrescentados à igreja
como novos membros. Muitos anos depois, o Apostolo Paulo escreveu em Ef. 4,5
que temos "UM SÓ BATISMO" e não dois. Se o batismo que Jesus nos
mandou fazer é o único, não devemos receber outro. Se a salvação fosse um
batismo espiritual, este seria o único batismo e não precisaríamos ser
batizados em água. Não temos DOIS batismos, mas um só.
4. Scoffield
ainda erra em dizer que todos os crentes fazem parte do corpo de Cristo. A
igreja é o corpo de Cristo, e para fazer parte da igreja o pecador tem que ser
arrependido, batizado em água e recebido como membro pelos demais membros, Atos
2:41. O batismo em água não salva ninguém, portanto o crente tem salvação antes
de ser batizado em água. Mas não faz parte de igreja nenhuma se não obedecer a
Cristo no batismo único, que é batismo na água. O mesmo batismo que Jesus
recebeu foi dado a sua igreja para praticar até a consumação dos séculos.
SEU
ARGUMENTO PRINCIPAL EXAMINADO
Vamos examinar I Cor 12,12-13
que Scoffield usa como prova da igreja invisível (esta passagem da Bíblia não
ensina sobre a igreja invisível feita de todos os crentes):
1 Coríntios 12:1-14: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que
sejais ignorantes.Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos
mudos, conforme éreis guiados.Portanto, vos quero fazer compreender que
ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode
dizer que Jesus é o Senhor,senão pelo Espírito Santo.Ora,
há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.E há
diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.E há
diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.Mas
a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.Porque
a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito,
a palavra da ciência;E a
outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de
curar;E a
outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de
discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a
interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas
coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.Porque,
assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo
muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.Pois todos nós fomos
batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer
servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.Porque também o
corpo não é um só membro, mas muitos...”
1. Paulo
estava ensinando sobre os dons espirituais, vs. 1.
2. Todos
os membros da igreja em Corinto tinham o Espírito Santo, vs. 2-3. Logo, nenhum
membro era superior ao outro.
3. Há
diversos dons, mas o Espírito é um só. È o mesmo Espírito, vs. 4.
4. Há
diversos ministérios, operações e manifestações, mas o Espírito Santo é o
mesmo, vs. 5-11. É um só.
5. O
Espírito repartia os dons "particularmente a cada um como quer," vs.
11. Por que? Paulo comparou a igreja em Corinto a um corpo físico.
"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os
membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo."
6. Não há dúvida, nenhum membro na igreja de Corinto era mais importante
que os outros. Nenhum membro pôde ser exaltado acima dos outros, vs. 14-25. Por
que? "Para que não haja
divisão no corpo," vs. 25. Este é o ponto mais importante. Ela
deve ser unida e não dividida. Ela deve ser um só corpo. Ela deve ter um só
Espírito, uma só fé e um só batismo, Ef. 4:3-4. Mas, se perguntarmos, "Que
corpo?" vamos encontrar a resposta em versículo 27, "Ora, vós sois o
corpo de Cristo, e seus membros em particular." A igreja em Corinto era o
corpo de Cristo em Corinto.. Cada membro da igreja era membro do corpo. O corpo de Cristo é a igreja VISÍVEL.
7. Em
versículo 13, Paulo fala do batismo em água de cada membro da igreja em
Corinto. O MESMO ESPIRITO SANTO levou cada um deles ao batismo em água
para formar um só corpo em Corinto.
8. Um
outro tipo de batismo faria uma divisão no corpo! Todos os membros devem ter o
mesmo batismo que receberam depois da sua profissão de fé em Cristo. Este batismo
é das águas,
9. O que
quer dizer ser "batizados em um Espírito"? A palavra "em" tem
o mesmo significado neste versículo que tem em I Co. 10:2. "E todos foram
batizados em Moisés." Os judeus foram batizados na nuvem e no
mar em obediência a Moisés. E semelhantemente todos os membros
da igreja em Corinto foram batizados em obediência ao mesmo Espírito
Santo. O Espírito Santo dirigiu cada membro da igreja em Corinto para
ser batizado em água. Nenhum membro tinha um outro batismo. Portanto, a igreja em
Corinto era o corpo de Cristo em Corinto.
QUEM FAZ
PARTE DO CORPO DE CRISTO?
A Bíblia ensina que a
igreja é o corpo de Cristo. Cada igreja local, que é bíblica, é um corpo de
Cristo. Por exemplo, a igreja em Corinto foi chamada o corpo de Cristo em I Co. 12:27.
"Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular." - Quando usamos a expressão
"corpo de Cristo," não estamos usando a palavra literalmente. Corpo é
uma metáfora. A igreja é comparada a um corpo. Quando dizemos que Jesus é a
cabeça da igreja, não estamos falando literalmente ou fisicamente. Não podemos
aceitar literalmente a metáfora. A igreja em Corinto tinha Jesus como sua
autoridade. Ela, por sua vez, representava Jesus na terra porque tinha o mesmo
Senhor, mesma fé e mesmo batismo. Cada igreja verdadeira é um corpo de Cristo
em seu devido lugar. Cada igreja está debaixo da autoridade de Cristo como um
corpo está controlado pela sua cabeça.O Papa é o representante hoje desta
cabeça visível da Igreja."Estar
em Cristo" significa uma relação com Cristo. Um falso profeta pode estar
dentro de uma igreja mas não está em Cristo. O ladrão na cruz que foi salvo
estava em Cristo, isto é,reconheceu seus pecados,arrependeu-se, creu em Cristo
e foi salvo, mas não fazia parte da igreja visível de Cristo. Todos os crentes
do Velho Testamento estavam em Cristo, isto é, obedeciam a Cristo, mas não
faziam parte da igreja do Novo Testamento. Em outras palavras, "em
Cristo" mostra uma relação com Cristo. Há salvação fora da igreja, mas a
igreja deve ser feita dos remidos em Cristo. Ela, como instituição e
organização(Mateus 16,18) deve representar Cristo e sua doutrina e obra.
Portanto, "estar em Cristo" não é a mesma coisa de "estar no
corpo de Cristo."Pela fé estabelecemos uma
relação com Deus por Jesus. Somos filhos de Deus. Fazemos parte da Sua família.
Pelo batismo também temos uma relação com Cristo porque o nosso batismo foi uma
declaração que nossa vida anterior era da morte e inútil, mas agora estamos
seguindo Jesus numa nova vida. Fazemos parte do seu corpo, sua igreja. Em I Co.
12:13 achamos a mesma idéia. Por UM SÓ Espírito, O Espírito Santo, os Coríntios
foram levados a obedecer a Jesus no batismo em água em relação à (eis) UM
corpo, a igreja local. Portanto, sejam judeus, sejam gentios fazem parte da
mesma igreja, isto é, do mesmo corpo de Jesus Cristo porque foram dirigidos pelo mesmo Espírito.
A DOUTRINA PROTESTANTE DE "DUAS IGREJAS"
É interessante para este
estudo atentarmos para o "pronunciamento da Convenção Batista do Sul nos Estados
Unidos em 1962" que diz:
"O Novo Testamento fala também da igreja como
o corpo de Cristo que inclui todos os redimidos de todas as épocas." A palavra "também" nesta declaração indica que a Convenção crê
em duas igrejas. Uma é visível e local,mas a outra consiste de todos os crentes
de todos os tempos. Esta última é universal e invisível. Eles acreditam na
igreja local mas também numa
outra feita de todos os crentes em Cristo, com ou sem batismo, obedientes ou
não! Seria um corpo de Cristo feito de pessoas em comunhão com a igreja ou até mesmo
contra a igreja e que nega suas doutrinas principais. Assim não há uma só igreja
corpo de Cristo, mas duas, e por consequência dois corpos distintos e até
antagônicos entre si.” - Os Fundamentalistas, os Protestantes, as
Neo-Evangélicas e até alguns Batistas adotam esta idéia. Será que têm razão?
A DOUTRINA PROTESTANTE DOS "DOIS CORPOS E DOIS BATISMOS"
Conforme a interpretação
popular de I Co. 12:13 quem crê em Jesus é batizado no Espírito e assim faz
parte do corpo de Jesus, isto é, a igreja invisível.Dizem que o crente recebe dois batismos, um na água e outro no
Espírito. Esta teoria ensina que existe a igreja local e também a igreja
invisível. Eles não negam a igreja local, mas admitem outra para evitar a
questão do batismo em água! Eles admitem dois batismos e também dois corpos de
Cristo. Mas o que diz a Palavra de Deus em Ef. 4,4-5: "Há
um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança
da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo." Então segundo as
escrituras não há dois tipos de corpos de Cristo, mas um só. Não há dois
Espíritos Santos, mas um só. Nós não temos dois tipos de Senhores, mas um só,
Jesus Cristo. Nós temos uma fé só e ela foi dada uma vez só aos crentes, Judas
3. Há um só batismo para o crente, o batismo em água.Se Efe. 4,5 indica um
batismo espiritual, não devemos praticar o batismo em água! Porem, Jesus
mandou-nos batizar em água até o fim do mundo em Mt. 28:19-20. Se Paulo estava
falando sobre um corpo místico, então não existe um corpo visível. Isto é um
absurdo! Quem
crê na igreja invisível não dá o necessário valor para a igreja VISÍVEL,no
fundo é o velho sentimento de insubordinação provocado pelo ORGULHO. Pensa que qualquer uma é
verdadeira porque prega Jesus como Salvador. O resultado deste pensamento é
desprezar a igreja que Jesus instituiu sobre Pedro em Mateus 16,18 e reconhecer
as várias denominações humanas divergentes entre si como verdadeiras igrejas.
Isto é a base do interdenominacionalismo. O Cristão que aceita a
igreja invisível torna-se cada vez menos Cristão e cada vez mais protestante! Se todos os crentes aceitassem a idéia da igreja invisível, logo a igreja
verdadeira que é local seria uma coisa do passado.
ESTA DOUTRINA PROTESTANTE DA IGREJA INVISÍVEL ENSINA QUE A IGREJA É O REINO DE DEUS
Muitos que acreditam na
teoria da igreja invisível dizem que a igreja e o reino são iguais. Eles fazem
muita confusão sobre este assunto. A Bíblia não ensina que o reino e a igreja
são a mesma coisa. Vamos examinar as
escrituras. (1) Lc. 12:32 Jesus disse a sua igreja, "Não temais, ó pequeno
rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino." O rebanho é a
igreja; vai receber ainda o reino. Não é o reino. (2) Lc. 11:2 Jesus ensinou
seus discípulos a orar, como João Batista ensinou os seus também. No "Pai
nosso," o primeiro pedido é "venha o teu reino." A igreja não é
o reino; ela ora a Deus para que venha o reino onde a vontade dele será feita
perfeitamente. A igreja está aqui agora, mas o reino não! (3). Daniel 2:44 fala do reino
de Deus "que não será destruído; e este reino não passará a outro povo;
esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para
sempre." É fato que a igreja não vai morrer, mas Dn. 2:44 fala da segunda
vinda de Jesus, não da primeira.A igreja não vai reinar agora nesta vida, mas
depois da vinda de Cristo em glória e
após o julgamento final.
O USO DA PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO
A palavra
"ekklesia" é usada no Novo Testamento cento e quinze (115) vezes. É
quase sempre traduzida com a palavra igreja. Na maioria dos casos (mais que
noventa) o sentido da palavra é assembléia ou congregação. Este é o
conceito certo da palavra igreja. Quem crê na igreja universal invisível
tem que MUDAR o sentido original da palavra nas outras ocorrências da palavra.Os Gregos organizaram seu
território em pequenas ‘cidades-estados’ ou algo semelhante aos nossos
municípios. Cada cidade tinha seu próprio governo. Certos cidadãos foram
escolhidos para representar seus habitantes numa "assembléia"
legislativa. Estas assembléias foram chamadas, na língua grega,
"ekklesia" ou ekklesia ". Foi um ajuntamento de
pessoas qualificadas para liderar o povo. Quando Jesus usou a palavra em
respeito dos seus seguidores, não inventou uma palavra nova. Jesus chamou seus
discípulos"minha igreja." Mt. 16:18 - Jesus usou
a palavra "ekklesia" que já foi entendida por todos. Naquele tempo, a
palavra significava simplesmente um ajuntamento ou uma congregação. Nunca foi
usada para representar algo que não se congregava visivelmente. Quem crê na
igreja invisível, tem que mudar o sentido original da palavra em Grego. Isto é
inaceitável, pois quando a palavra é usada normalmente, refere-se a uma
congregação particular, isto é, uma igreja LOCAL E BEM VISÍVEL!
A IGREJA INVISÍVEL É UMA TEORIA PROTESTANTE, SEM UNANIMIDADE, E HERÉTICA!
É uma heresia porque não podemos localizar uma igreja denominada
invisível na Bíblia. Você pode procurar à vontade, nunca vai encontrar na
Bíblia o termo Igreja Invisível, tudo não passa de malabarismos achológicos.
Sempre vai encontrar um grupo de Cristãos congregados em Jesus visivelmente e que defendem uma só
fé e um só batismo uma vez dada aos santos, não existe REBATISMOS nas águas nas
escrituras, isto é invenção humana.Batismo nas águas e marca definitica e
gratuita da eleição sem arrependimentos de Cristo que nos disse: Não fostes vós
que me escolhestes, mas eu que vos escolhi.Uma passagem usada muito pelos defensores da igreja
invisível é Ef. 5:23:"Porque o marido é a cabeça da mulher,
como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do
corpo." Será que Paulo introduz aqui uma nova definição de
igreja? Se esta passagem ensina que a igreja é invisível, então também ensina
que existe um grande invisível marido e uma grande invisível esposa!
A HERESIA DA IGREJA INVISÍVEL NÃO TEM sentido e VANTAGEM
NENHUMA
A única maneira de demonstrar a fé cristã junto com
outros crentes é através da igreja. A verdade é que a igreja invisível nunca
pregou o evangelho, nunca batizou ninguém, nunca defendeu a fé, nunca
disciplinou o crente desviado, nunca tomou a ceia do Senhor, nunca recebeu uma
oferta, nunca ajudou um pobre sequer, e nem mandou um missionário ao campo.
Todo este trabalho é feito por congregações bem visíveis!
Quem são os membros da igreja
invisível?
Só Deus pode saber quem é membro! Ela não celebra a
eucaristia, nunca ajuntou ou congregou em algum lugar. Ela não tem hierarquia,
não tem bispos, presbíteros e diáconos, nenhuma existência organizacional,
nunca faz oração, nunca louva a Deus, nunca prega, não faz nada. É uma igreja
fictícia, não existente! Não pode ser perseguida e seus membros não podem ser
disciplinados pelos outros. Não tem missão no mundo e não tem mensagem. Não
passa de uma teoria e suposição. É uma igreja que o mundo não enxerga e não
precisa. É somente uma idéia teológica, sem existência no tempo e no espaço.
Não tem historia! Enfim,"Ela é uma multidão sem organização, sem ação e sem
existência corporal."
Portanto, cuidado meus amados com estas falsas
doutrinas daqueles que pregam duas igrejas, dois corpos, e dois batismos!
“LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS
CRISTO”
----------------------------------------------------------
Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
Incrível como muitos cristãos e muitos católicos se deixam levar por falsas doutrinas! Realmente, uma IGREJA INVISÍVEL, não celebra a eucaristia, nunca ajuntou ou congregou em algum lugar. Ela não tem hierarquia, não tem bispos, presbíteros e diáconos, nenhuma existência organizacional, nunca faz oração, nunca louva a Deus, nunca prega, não faz nada. É uma igreja fictícia, não existente! Não pode ser perseguida e seus membros não podem ser disciplinados pelos outros. Não tem missão no mundo e não tem mensagem. Não passa de uma teoria e suposição. É uma igreja que o mundo não enxerga e não precisa. É somente uma idéia teológica, sem existência no tempo e no espaço. Não tem historia! Enfim,"Ela é uma multidão sem organização, sem ação e sem existência corporal." - Explicação perfeita!
Obrigada!
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.