A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » PADRE ZEZINHO DISSE: Dom Helder Câmara foi um dos homens socialmente mais progressistas dos últimos tempos e ele sempre usava batina. Ela não o impediu de ser moderno e progressista.

PADRE ZEZINHO DISSE: Dom Helder Câmara foi um dos homens socialmente mais progressistas dos últimos tempos e ele sempre usava batina. Ela não o impediu de ser moderno e progressista.

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 27 de janeiro de 2013 | 00:18




Pe. Zezinho - Vestidos de Conteúdo - 14/01/2013 (Catolicanet)


Foi surpreendente ouvir o comentarista no rádio ridicularizar os padres e as freiras de hábito, dando a entender que quem usa hábito ou batina é retrógrado, está fora do tempo.


Mas não o ouvi a falar o mesmo contra os aiatolás que também usam vestido comprido e turbante nas cabeças.

Não o vi comentar a respeito do chador, as burka ou do hábito das muçulmanas. De repente isso pode ser moderno para ele, mas jovens vestidos de franciscanos o incomodam.

Dom Helder Câmara foi um dos homens socialmente mais progressistas dos últimos tempos e ele sempre usava batina. Ela não o impediu de ser moderno e progressista.


Nem o traje de cardeal impediu Dom Eugênio Sales, tanta vezes acusado de conservador, de ajudar milhares de perseguidos no tempo da repressão no Brasil.



João Paulo II que, concordem ou não com ele, influenciou politicamente todos os povos da sua região e certamente teve muita influência nas mudanças que se procederam politicamente no leste europeu, usava batina.


É de se deduzir que usar batina ou trajes de ontem tanto pode ajudar como prejudicar. Nem sempre o traje é símbolo de atraso.


Depende do discurso e da cabeça de quem o veste.


Que lindo atraso o de Madre Tereza de Calcutá que com aquele hábito que a escondia apareceu mais do que nunca pela sua caridade.


O dito comentarista não leu nem segue a História.

Há pessoas de colarinho e gravata, muito mais retrógradas, muito mais capazes de pisar nos outros e destruir a História, do que alguns que usam o hábito. Hitler usava roupas modernas para o seu tempo…

A roupa pode fazer o monge, mas em geral não faz, nem o torna nem mais santo, como também não o torna mais retrógrado. É um gosto, um modo de vestir, um simbolismo ( Uma identidade).


Por isso, foi muito estranho ouvir aquele comentarista usar de dois pesos e duas medidas. Não gosta do hábito dos padres e das freiras e os acha retrógrados. Mas sua idosa mãe um dia talvez seja salva por uma dessas irmãs de hábito…


Isto só para levar a reflexão de que não é o que vestimos que nos torna modernos ou ultrapassados.


É a alteridade e o conteúdo que nos põe dentro ou adiante do nosso tempo.

Os ensimesmados e voltados para si mesmos são mais retrógrados do que parecem, não importa o que vistam e quantos carros tenham na garagem.

FONTE:http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=67352&eid=301
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger