A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » A dimensão formativa da COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM: Humana,espiritual, doutrinal e Social(Promoção da dignidade humana)

A dimensão formativa da COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM: Humana,espiritual, doutrinal e Social(Promoção da dignidade humana)

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 5 de novembro de 2011 | 16:06



"Chamados a formar Filhos maduros para a Igreja"


Veja Algumas expressões formativas desta  vocação:

Projetos
Ministérios
Outros
  Artes
  Ensino
  Criança
  Pastoreio
  Família
  Liturgia
  Renascer
  Juventude
  Fórum











Artes

Este projeto busca a formação tanto espiritual como aperfeiçoamento profissional para cada um de seus ministérios, contando, para isso, com retiros, cursos de aperfeiçoamento, oficinas, work shops, etc.. 
Criança
Os pequeninos têm um lugar todo especial no coração de Deus! Por isso o projeto criança procura por um jeito novo de educar na fé os filhos de Deus. Temos grupos de oração e catequese para primeira comunhão.
Família
O maior evento de formação deste projeto atualmente é o congresso da Família, em Fortaleza, que conta com a participação de cerca de 200 famílias de todo o país. Este Projeto tem também diversos cursos de formação de final de semana, sábado Mariano(Casa do Projeto em Fortaleza)

Juventude
A formação dada aos jovens vem desde o kerigma até a formação doutrinal passando pela formação humana. Além dos FBj (Formação Básica jovem) o Projeto Juventude tem formações mensais com todos os jovens nas casas do projeto sobre diversos temas sobretudo da atualidade. Promove também congressos para juventude que ocorrem em Fortaleza e conta com a participação de cerca de 300 jovens. Nos acampamentos temos cursos de aprofundamento e em todos os principais eventos da obra (Fórum, Renascer, etc.) temos pelo menos um curso direcionado aos jovens.

José do Egito
Este projeto faz um trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, com o objetivo de recuperar, (ressocializando e assistindo menores expostos a vícios e degradação de toda ordem); prevenir e evangelizar, restituindo a todos a certeza de serem filhos amados de Deus e assim descobrindo o verdadeiro valor. Este trabalho se estende ao atendimento às famílias, a fim de ajudar o menor também no âmbito familiar, onde para muitos é causa de fuga para as ruas.

No ano de 2001 o projeto abriu a casa em regime de acolhimento a crianças matriculadas nas escolas públicas onde damos o café da manhã, almoço, lanche e jantar, ensinamos as tarefas de casa, e ainda música, artes cênicas, artes plásicas, ações básicas de profissionalização, de saúde, de cidadania, esporte e lazer.

Foram assistidos 76 menores entre 3 a 12 anos que foram colocados neste programa.
A casa sede do José do Egito está situada em um terreno de 700 m2, possui 12 cômodos e é cedida para este trabalho.

Embora todos esses objetivos tenham sido atingidos, o Projeto pretende estender-se ao acolhimento de crianças carentes, abandonadas, órfãos e sem referência familiar, de todas as faixas etárias, acompanhando seu crescimento, resgatando sua dignidade e em alguns casos, sendo seu próprio lar. Deseja ainda intensificar a evangelização através do teatro, da música e da dança. 
Jesus Meu Abrigo
Tem como objetivo prestar assistência espiritual, moral e humana a moradores de rua, oferecendo-lhes a oportunidade de uma ressocialização através de cursos profissionalizantes e reinserção na sociedade através do mundo do trabalho.Em 2001 assistimos em média de 250 homens dando-lhes sopa e café da manhã, ajudando-os também com remédios e transportes. Foram ministrados cursos de eletricista, bombeiro hidráulico e material de limpeza, ministrados pelo CENTEC.Foi observado que nesse ano 16 homens retornaram aos seus lares. 
Mãe das Dores

O objetivo é prestar assistência espiritual, moral e humana a enfermos, presidiários, idosos, mendigos e a necessitados de compaixão. Em Fortaleza atendemos aos seguintes locais:
a) Hospital Instituto José Frota, foram visitados e assistidos 8.030 leitos, sendo sua maior parte pacientes vítimas de acidentes de trânsito e agressão.
b) Hospital Santa Casa de Misericórdia, foram visitados e assistidos 6.000 leitos, todos portadores de câncer.
c) Presídio Feminino Des. Auri Moura Costa, foram assistidas 60 detentas e visitamos também suas famílias, dando-lhes apoio espiritual e material.
d) Hospital Dermatológico Antônio Justa - Leprosário, foram assistidos 12 pessoas que são internas do hospital, dando-lhes apoio espiritual.
No ano em vigor o projeto objetiva iniciar um trabalho nos presídios masculinos, aperfeiçoar a assistência aos enfermos, detentos e seus familiares e aumentar a equipe de prestação de serviços.
Madre Tereza de Calcutá

Este projeto ajudou durante o ano de 2001 através de seus serviços a 32 mães carentes.Tem como objetivo acolher e defender a vida desde a sua concepção prevenindo o aborto e o abandono de crianças através de evangelização, assistência e educação aos pais, bem como profissionalizar as mães para que possam encontrar no caminho do mundo do trabalho seu retorno a sociedade.O Projeto hoje, está servindo a dez mães que estão aprendendo a cozer e bordar. 
Mundo Novo
O projeto Mundo novo é dividido por setoriais e assim tornado a formação mais específica para cada área de trabalho. Procuramos atingir o empresário, o profissional liberal, o operário, formando-os segundo a doutrina social da Igreja.
Volta Israel
Este projeto tem como objetivo geral atender a jovens portadores de problemas com uso de drogas, álcool e distúrbios na sexualidade. Este trabalho não limita-se somente aos jovens, mas às suas famílias, que por vezes estão mais doentes que os portadores dos males, e aos demais adultos também dependentes de qualquer um desses vícios. 
Colégio Shalom
O maior objetivo é preparar os filhos de Deus para uma autentica vida cristã, além de dar uma educação sadia, segundo a fé católica. O Colégio oferece da educação infantil ao ensino médio. 
Ensino
Este Ministério é uma extensão da Escola de Formação e objetiva oferecer um maior conhecimento do magistério da Igreja. Tem como campo de ação a sala de aula transmitindo a riqueza e a sabedoria do catecismo por meios de módulos de Formação chamadas de "Formação básica". Estes módulos de FB's aprofundam a fé em Cristo e solidificam nossa catolicidade.

Pastoreio
É o ministério que se preocupa com a formação dos pastores e núcleos de nossos grupos de oração; Os pastores e núcleos em sua missão, como também formar, "cultivar" o surgimento de novos pastores através do "celeiro"
Liturgia
Responsável pela condução e zelo por todos os atos litúrgicos na comunidade. Este ministério tem como objetivo, aprofundar a vivência liturgica dentro da comundiade e da Obra sempre em consonância com as orientações liturgicas da Igreja. 
Revista Shalom Maná
Esta revista é um alimento espiritual para o povo de Deus. Mensalmente seus assinantes e leitores recebem formações sobre diversos temas, doutrina católica, formação humana e espiritual, Jovens, família, nesta você encontra um transbordamento de nosso carisma etc... 
Edições Shalom
Desejosos de partilhar com todos as riquezas da nossa vocação e da Igreja, as Edições Shalom publicam livros, estudos bíblicos, exercícios de oração, cd's, e todo material formativo e evangelizador do carima Shalom. 
Renascer

O principial objetivo deste evento é a evangelização. No entanto, o Renascer também conta com uma
forte dimensão formativa, nos cursos ministrados à tarde para todos aqueles que já fizeram seminário de vida no Espirito e que participam do evento. Em media a cada ano, realizamos 5 cursos paralelos, abertos a qualquer irmão que queira participar.
Fórum
É um evento de caráter formativo que conta com pregadores internacionais e nacionais que vem a Fortaleza partilhar de suas experiência com Deus para irmãos que vem de todo Brasil. Normalmente o Fórum se realiza no mês de novembro. 
Congressos
Diferentes do Fórum, os congressos (família, juventude, artes, etc...) aprofundam uma área pastoral especifica com participantes de todo o país, em Fortaleza e em nossas missões. 
Centros de Espiritualidade
São oásis na vida de muitos irmãos que nos procuram para fazer retiros pessoais ou comunitários. É nestas casas que os irmãos da comunidade fazem anualmente a Reciclagem, (retiro de 10 dias para a renovação da experiência com o Carisma, para todos da comunidade). 

Grupos de Oração
Com o objetivo de acompanhar mais de perto os irmãos que nos procuram, os grupos de oração são encontros de oração e formação semanal. Atualmente a obra pastoreia cerca de 350 grupos no Brasil e exterior.


Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger