A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » A dimensão formativa da Comunidade Católica Shalom: "Humana, Espiritual, Vocacional, Doutrinal, e Social"

A dimensão formativa da Comunidade Católica Shalom: "Humana, Espiritual, Vocacional, Doutrinal, e Social"

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 5 de novembro de 2011 | 16:06









A ESCOLA DE FORMAÇÃO E OS CURSOS DE FORMAÇÃO BÁSICA:




Com a missão de formar pessoas levando-as à maturidade da fé. Os cursos intra e extra comunitários ofertados pelo setor de formação da Comunidade, têm como missão, aprofundar a maturidade humana e da fé, e por consequência sua capacidade evangelizadora aprofundando temas como: juventude; espiritualidade; formação humana; igreja e doutrina; família; vida carismática; a formação humana da série (ordo amoris); formação de lideranças; temas contemporâneos, entre outras. A Escola de Formação Shalom foi iniciada em 1987, em Fortaleza, com o objetivo de formar líderes da Obra Shalom e da igreja católica. Nasceu sob a inspiração de formar o homem por inteiro, sobretudo pela oração, além do conhecimento, atingindo assim pontos cruciais do seu crescimento para santidade. Criado há 25 anos, o Centro de Formação Shalom tem a missão de formar filhos de Deus. E foi com essa intenção que, domingo (01), foi encerrado na Paróquia São Mateus o curso de Formação Básica, conhecido comumente pela sigla FB.O FB é um curso doutrinário, baseado na Sagrada Escritura, no Catecismo da Igreja Católica, nos Documentos do Magistério da Igreja e na vida dos santos. O aluno recebe o conteúdo de cada aula semanal e se compromete a rezar com o mesmo. Para isso, cada módulo possui um livro de exercícios de oração pessoal destinado aos alunos que orienta as orações de cada dia e tem por base o método da Lectio Divina (leitura orante da Palavra de Deus).O histórico da Escola de Formação Shalom tem seu início em 1987, com o objetivo de formar líderes da Obra Shalom e da RCC, oferecendo cursos sobre: Vivência dos dons carismáticos, Curados pelo amor, Sexualidade e matrimônio, Vida de oração, entre outros. O Espírito nos conduziu a oferecer cursos não apenas com conteúdo informativo, mas capazes de levar as pessoas a uma intimidade mais profunda com Deus. Em 1991, seguindo o que Deus nos mostrava, foram instituídos os Doutrinários Cursos de Formação Básica, chamados de FB, com uma abordagem oracional dos principais mistérios da fé, responsáveis pelos inúmeros pedidos de estabelecimento de Centros de Formação Filiados em diversos estados do Brasil e no exterior. O Centro de Formação nasceu sob a inspiração de formar o homem por inteiro, sobretudo pela oração, além do conhecimento, alcançando sempre os “pontos nevrálgicos” do seu crescimento para santidade.





Série Philippos: Conheça o novo itinerário de formação doutrinária da Comunidade Shalom

 

 

 

Por muitos anos, a Comunidade Católica Shalom realizou cursos de formação básica (FBs), desenvolvidos inicialmente na década de 80 e aprimorados durante os anos seguintes, que ofereciam tanto formações sobre alguns pontos-chave da doutrina católica, quanto um itinerário de oração. Porém, há mais de uma década, com a implantação do itinerário espiritual da Obra Shalom, de forte cunho oracional, conhecido como Caminho da Paz, esses cursos de formação básica precisaram ser mais uma vez reformulados para tornar-se o complemento doutrinário à espiritualidade já oferecida pelo Caminho da paz, a fim de evitar lacunas na formação doutrinária dos membros da Obra e da Comunidade. Por isso, a Assistência de Formação da Comunidade Shalom sentiu-se inspirada a criar a Série Philippos, que surge como um novo caminho de formação.Segundo Daniela Alves, responsável pelo setor de conteúdo voltado aos membros da Obra Shalom, foi criado um material novo, moderno, pensado também no público jovem. “O conteúdo da formação básica que era oferecido em quatro meses, com livros de exercícios e aulas, se transformou em quatro aulas e um livro. Antes eram seis módulos e agora serão 15. Nesse ano e durante os próximos quatro anos, nós iremos lançar três cursos por ano”, afirma.




Origem do nome da Série Philippos

 

 

 

Philippos (Φίλιππος) é o nome no original grego do diácono Filipe, que no caminho que leva de Jerusalém a Gaza, encontra um eunuco etíope que lê as Sagradas Escrituras sem conseguir compreendê-las (cf. At 8,26-34), a quem explica o texto Sagrado, anuncia a Boa Nova de Jesus (cf. At 8,35) e batiza (cf. At 8,36-38).Esta série de cursos recebe este título pela missão de assemelhar-se àquela desta figura bíblica: introduzir, ensinar e explicar o mistério de Deus àqueles que já estão no caminho. O termo foi mantido em grego por se encontrar atrelado ao Caminho da Paz, e irá acompanhar a pessoa ao longo das fases Kerygma, Filotéia, Metanoia, Koinonia e Martiria.

 

 

 

Conhecendo os autores da Série Philippos

 

 

 

-Esteban Gómez Torres nasceu em Bogotá, Colômbia, no ano de 1988. É discípulo da Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Vida e seminarista. Graduado em Letras Clássicas pela Universidade Nacional de Colombia. Tem estudos eclesiásticos em Filosofia e atualmente cursa Teologia, na Faculdade Católica de Fortaleza. Antes da vida missionária na Comunidade Católica Shalom, era professor de grego, latim, espanhol, português e francês.  O missionário conta que um dia, em uma reunião casual, houve uma conversa sobre a ideia apenas de  um Projeto Philippos, ainda não como série e ele foi questionado sobre a possibilidade de escrever sobre o assunto, e respondeu, “meu sonho é escrever um livro sobre as Sagradas Escrituras”, mas pensava que seria algo muito distante, e que ainda precisaria estudar muito sobre o assunto, porém, após partilhar com os responsáveis pela formação, viram que seria sim, prudente iniciar esse projeto.

 

 

 

 

-Juan José Léniz nasceu em Santiago, Chile, no ano de 1991. É consagrado da Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Vida. Autor dos livros “Virtudes: caminho de imitação de Cristo”  e  “Aumentai a intercessão”, ambos das Edições Shalom. Desde o início do projeto esteve presente e afirma “nosso carisma é evangelizar, mas também formar o povo de Deus”.

 

 

 

Desafios e graças do projeto da Série Philippos




Os autores afirmam que encontraram uma dificuldade em comum durante a escrita do livro: falar de forma sucinta sobre um assunto tão extenso. Para Esteban “o maior desafio foi mergulhar em poucas páginas o que se estuda em uma faculdade toda. Havia um semestre para cada tópico e de repente precisei colocar tudo em poucos espaços, foi bem complexo”. Juan concorda, pois para ele “foi difícil fazer uma síntese por ser um tema tão rico e tão amplo, com tanta coisa que dá pra falar, ter que escolher o quê e como falar”. Ainda complementa “Como colocar em palavras algo tão importante? Tenho que ser próximo, porque a palavra de Deus é simples, celeste, é próxima, isso foi muito complicado pra mim.” Para o chileno, a parceria com o Esteban deu muito certo, “aprendi muito com ele, e mais do que conhecimento da Sagrada Escritura, ele tem muito amor por ela. Nossa parceria foi uma partilha de dons, eu com mais experiência na escrita e ele com tanta paixão, que eu precisava passar isso na escrita”.

 

 

 

1º livro da série: “Introdução às Sagradas Escrituras”

 

 

 

Começar a Série Philippos com o livro “Introdução às Sagradas Escrituras” mostra o lugar que a Palavra de Deus tem na Comunidade Shalom. “Faz parte da nossa rotina, como Shalom, a leitura diária da bíblia, mas ter o conhecimento do que a Sagrada Escritura comporta, seja antropologicamente, historicamente, ou de qualquer outro aspecto, leva um conhecimento ainda maior acerca de Jesus Cristo”, afirma Esteban.“Não estamos falando de coisas triviais, e sim de ensinamentos que Jesus passou aos apóstolos e chegou até nós, e não são meros conteúdos teóricos, mas mudaram nossas vidas, diz respeito a nossa existência e relação com Deus. A gente aprende com a doutrina, quem é Deus”, relata Juan. Este itinerário é feito com o livro, que pode ser adquirido na livrariashalom.org , e também com as formações em vídeo, disponíveis na plataforma videocomshalom.org.

 






O Caminho Ordo Amoris







Como sinal de sua misericórdia, Deus nos tem dado grandes graças de formação, entre elas a Formação Humana, da qual faz parte o autoconhecimento e a cura interior. Temos trabalhado com o Tecendo o Fio de Ouro, quer como projeto quer como retiro, curso e roteiro individual, há mais de cinco anos, no Brasil, na França e na Itália. Há um ano, o TFO, como o chamamos familiarmente, foi incorporado ao que chamamos de Caminho Ordo Amoris, uma sequência de três retiros/cursos para o autoconhecimento e cura interior, destinada a ajudar-nos a tudo ordenar para o amor, isto é, a sermos santos. Abaixo, a sequência do Caminho:





1)- Cura para o Amor – retiro/curso feito em unidade com uma metodologia canadense trazida para o Brasil pelo casal Parrinay que ministra o retiro em Sanary, na diocese de Toulon, na França, onde toma o nome de“Séssions Agape”. Conforme comprova nossa experiência, o ideal é que se inicie o Caminho Ordo Amoris por este retiro ou curso, que em breve estará acessível em livro e DVDs pelas Edições Shalom.





2)- Tecendo o Fio de Ouro – o ideal é que seja feito como o segundo passo no Caminho Ordo Amoris, mas pode também ser feito como primeiro momento. Além do livro, está agora disponível em DVD, pelas Edições Shalom.





3)- Liberdade Interior – retiro/curso que nos leva ao batismo nafé, na esperança e na caridade como meio de alcançar a liberdade interior, da qual já nos falava o autor da Imitação de Cristo. O ideal é que seja o terceiro passo do Caminho Ordo Amoris. A metodologia para este retiro, assim como para os outros do Caminho está disponível pelo e-mail cursos@comshalom.org.





O CAMINHO DA PAZ NO SHALOM







É o itinerário formativo espiritual da Obra Shalom, onde ela existir. Oferecemos um Caminho que a partir da experiência de Deus, fomos descobrindo como comunidade e como carisma. Como todo itinerário ele tem fases que vão desde o início da Caminhada da pessoa, conhecimento do dons do Espírito Santo, a amizade com Deus, aprofundando-se através da sua Palavra, a segunda conversão a partir dos valores do Evangelho,  a comunhão com a Igreja e o seu magistério, tornando a pessoa testemunha de Cristo Ressuscitado e o partir em missão.






OBJETIVO





Levar as pessoas que o farão viverem um itinerário espiritual aos moldes do Carisma Shalom. Fazê-la alcançar a meta de todo batizado, que é a Santidade. Melhorar a qualidade no pastoreio das pessoas que fazem parte dos grupos de oração da Obra Shalom.






As Fases dos Grupos de Oração na Obra Shalom:






O itinerário “Caminho da Paz” pressupõe uma experiência pessoal com Cristo Ressuscitado, sem a qual não há crescimento. Essa experiência pode acontecer de várias formas. Na Obra Shalom, ela ocorre de maneira especial durante o Seminário de Vida no Espírito Santo. A partir desse momento inicia-se o Caminho da Paz, que compreende cinco fases: Kerigma, Filoteia, Metanoia, Koinonia e Martiria.




1)- Kerigma - Do grego “κήρυγμα”, anúncio, ordem, pregação do Evangelho. Tem o objetivo de aprofundar a experiência com Jesus Ressuscitado através do anúncio do Amor de Deus e fomentar o uso dos Carismas do Espírito Santo. Na fase Kerigma, a pessoa é inserida em um processo de conhecimento de Deus próximo e amoroso e, a partir disso, mergulha em seus dons, oferecidos abundantemente. É incentivada também a testemunhar o Amor capaz de saciar as aspirações do coração humano.




2)- Filoteia - Do grego “Φιλó-θεος”, amigo de Deus, piedoso. Essa fase visa ao amadurecimento espiritual. As intensas formações e o tempo de oração mais extenso favorecm o desparecimento de possíveis enganos na oração, incentivando a vida sacramental, a devoção mariana e o louvor. Nessa fase, com o auxílio do coordenador do grupo de oração, é feito o discernimento do serviço em um ministério. No apostolado, deve transbordar a experiência de amizade e intimidade com Deus.




3)- Metanoia - Do grego “μετά-νοια”, arrependimento, penitência. O objetivo dessa fase é promover uma conversão verdadeira a Cristo através da decisão livre e pessoal. A pessoa que opta por essa mudança de mentalidade deve abraçar os desafios decorrentes da vivência do Evangelho. Pode ser chamada de “segunda conversão”, mais madura, consciente e decidida pelo caminho de Cristo. “Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34).




4)- Koinonia - Do grego “Κοινωνία”, comunhão. A conversão transborda na vida fraterna, já que os discípulos de Cristo são reconhecidos por conta do amor. “Sem dúvida nenhuma, este é o único Caminho da Paz. Viver uma vida voltada para Deus e para os outros” (Carta à Comunidade). O objetivo dessa fase é promover o amor ao próximo através de um processo intenso de conversão e cura interior.




5)- Martiria - Do grego “μαρτύριο”, testemunha. O objetivo dessa fase é formar autênticas testemunhas de Cristo e desenvolver o espírito missionário. A resposta de quem trilha a fase ao sofrimento da humanidade deve ser a oferta da própria vida. Apresenta, através da vida dos santos, um caminho autêntico de seguimento de Jesus Cristo.





A FORMAÇÃO DOS MEMBROS DA COMUNIDADE






Começando com o Postulantato, discipulato, promessas temporárias concluindo com a Consagração definitiva no Carisma,continuando doravante com a Formação Permanente,  iniciamos o processo formativo mergulhando na espiritualidade do nosso Carisma, aprofundando nosso chamado à Vocação, conhecendo mais os aspectos que Deus nos chama a viver no nosso dia a dia. Aprofunda-se a respeito da experiência fundamental do nosso Carisma, com o Ressuscitado que passou pela Cruz. Conhecendo mais nosso fundamento cristológico, que é entendido e vivenciado pelos que possuem o Carisma Shalom de forma única, a partir da estrada nova percorrida pelo nosso fundador. À luz das palavras do Moysés, na Carta à Comunidade de 2005, vamos aprofundar nossa unidade com o Carisma, através dos Escritos. Vamos conhecer mais nossa identidade como uma “Companhia de Pesca” e como ela deve funcionar para encarnar, em nossa vida, o importante aspecto da profissionalização Shalom. «Onde estão os consagrados, há alegria». Somos chamados a experimentar e mostrar que Deus é capaz de preencher o nosso coração e fazer-nos felizes, sem necessidade de procurar, noutro lugar, a nossa felicidade; que a autêntica fraternidade vivida nas nossas comunidades que alimenta a nossa alegria na entrega total ao serviço da Igreja, das famílias, dos jovens, dos idosos, dos pobres realiza-nos como pessoas e dá plenitude à nossa vida. ”​ Lançar em nosso coração as raízes da Vida Consagrada, através da maturação em abraçar as opções definitivas, nos preparando para dar passos cada vez mais largos nessa direção, seremos levados a adentrar nos fundamentos de uma consagração de vida, nossa meta, nosso foco, nosso projeto de vida. Para vivermos nossa vida como consagrados, separados por Deus, seguidores do Seu Filho, necessitamos assumir em nossas vidas o primado da Graça. A vida do nosso Fundador nos mostra continuamente essa primazia. Em tudo, a graça deve nos preceder, porque o próprio Jesus nos disse isso: ​“Sem mim nada podeis fazer” (João 15,5). Como aqueles que aspiram a uma consagração de vida,nas etapas intermediárias deste processo formativo rumo ao definitivo, precisamos viver esta dinâmica: a livre e alegre dependência de Deus. Avançamos neste processo, onde deixaremos o Senhor lançar em nós e no meio de nós bases mais sólidas da nossa vida em comum, nosso chamado a sermos um só 2 coração e uma só alma, caminharmos juntos rumo à santidade e aos desígnios de Deus para nós. Sempre nos confiando a Nossa Mãe, Maria, Mãe da Nossa Fé, Mãe da nossa Vocação, Mãe da Igreja, nos ensine a aderirmos à Jesus nesse caminho formativo com todo nosso coração, com toda a nossa alma, para que sejamos um outro Cristo no seio da Igreja e da humanidade.





Difusão do Carisma e Difusão da Obra






“Difundir o evangelho e o Carisma através da implantação e consolidação da Obra Shalom em novas dioceses.”





Esta é a missão da Difusão da Obra. Mas o que é exatamente uma Difusão e como ela acontece? Difusão do Carisma Shalom é a mesma coisa da Difusão da Obra? Quais as diferenças e procedimentos? O coordenador do setor da Difusão da Obra Shalom, Aurinilton Leão (Nil), esclarece tudo isso e também alguns pontos da Difusão a nível internacional. A Difusão do Carisma Shalom é ampla. Acontece de múltiplas formas: através do mundo editorial como o portal Shalom, edições Shalom e redes sociais. Por meio da vida do fundador, da cofundadora e de seus missionários, bem como pela música, artes, espetáculos, eventos, evangelização pessoa a pessoa e os meios de comunicação como um todo. Pensar em Difusão do Carisma é pensar sempre na dimensão macro, pois todos os setores e missionários são responsáveis pela Difusão do Carisma. Ela não funciona independente. Faz parte da identidade Shalom o “Ide a todos os lugares do mundo evangelizar” e ao anunciar o evangelho com a própria vida, o Carisma Shalom também é anunciado.A Difusão da obra é mais específica. Se dá através da implantação e consolidação de uma obra, a Obra Shalom, com todas as suas dimensões e ações apostólicas, serviços, ministérios, eventos, ações querigmáticas por meio de pessoas que moram na cidade e localidades que desejam e anseiam viver o Carisma.A Difusão da obra se concretiza em cidades e dioceses em que não há casa de missão ou membros missionários da Comunidade de Vida Shalom. Ao identificar pessoas dessas localidades, com permissão do bispo local e sob um acompanhamento de um padre, se inicia um trabalho apostólico de capacitação e experiência com o Carisma.Todas as cidades que fazem parte da dimensão geográfica de uma determinada arquidiocese, onde exista a presença de uma casa de missão da Comunidade Católica Shalom serão alcançadas pela Irradiação do Carisma, pois o Carisma já se encontra implantado e consolidado expandindo-se naquela área geográfica. No caso de passar para uma diocese vizinha, onde não há uma missão da Comunidade, já se tratará de uma nova Difusão da Obra, pois ela sempre se voltará com o objetivo de espalhar o Carisma em novas dioceses.






Assistência Internacional na Difusão da Obra





A Assistência Internacional é o escritório que representa o moderador geral Moysés Azevedo nos relacionamentos eclesiais a nível internacional. Localizado em Roma, tem atualmente como seu representante o assistente internacional Pe. Cristiano Pinheiro.Em virtude do relacionamento eclesial que a Assistência Internacional desenvolve, ela também tem um papel de difusão que difere da Difusão da Obra, voltando-se mais para as fundações missionárias e o relacionamento eclesial, enquanto que o papel da Difusão da Obra é implantar uma Obra Shalom.Em um determinado momento, Difusão da Obra e Assistência Internacional se completam quando uma Difusão da obra passa a ser uma fundação missionária, a presença de uma casa de missão passa a representar a Comunidade Shalom em alguma diocese fora do Brasil. A Assistência Internacional, em parceria com o setor da Difusão da obra, acompanha todo o processo da fundação ou em certos casos, da abertura de uma Difusão da obra onde o bispo de uma diocese internacional permite a presença de pessoas auxiliando na evangelização local segundo o Carisma Shalom.




Veja Algumas expressões concretas e meios formativos da Vocação Shalom:














Projetos e Ministérios para servir na obra de deus




  Artes

  Ensino

  Revista Shalom Maná

  Criança

  Pastoreio

  Edições Shalom

  Família

  Liturgia

  Renascer

  Juventude

  Fórum

  Congressos Shalom

  Centro de espiritualidade

  Grupos de Oração

  Colégio Shalom

  Mundo Novo

  Com Maria pelos Sacerdotes






SOCIAIS



  José do Egito

  Jesus Meu Abrigo

  Mãe das Dores

  Madre Teresa de Calcutá

  Volta Israel

  Shalom amigo dos pobres







1) Projeto Artes: Este projeto busca a formação tanto espiritual como aperfeiçoamento profissional para cada um de seus ministérios, contando, para isso, com retiros, cursos de aperfeiçoamento, oficinas, work shops, etc.




2)- Projeto Criança: Os pequeninos têm um lugar todo especial no coração de Deus! Por isso o projeto criança procura por um jeito novo de educar na fé os filhos de Deus. Temos grupos de oração e catequese para primeira comunhão.




3)- Projeto Família: O maior evento de formação deste projeto atualmente é o congresso da Família, em Fortaleza, que conta com a participação de cerca de famílias de todo o país. Este Projeto tem também diversos cursos de formação de final de semana, sábado Mariano(Casa do Projeto em Fortaleza).




4)- Projeto Juventude: A formação dada aos jovens vem desde o kerigma até a formação doutrinal passando pela formação humana. Além dos FBj (Formação Básica jovem) o Projeto Juventude tem formações mensais com todos os jovens nas casas do projeto sobre diversos temas sobretudo da atualidade. Promove também congressos para juventude que ocorrem em Fortaleza e conta com a participação de cerca de 300 jovens. Nos acampamentos temos cursos de aprofundamento e em todos os principais eventos da obra (Fórum, Renascer, etc.) temos pelo menos um curso direcionado aos jovens.




5)- Projeto Mundo Novo: O projeto Mundo novo é dividido por setoriais e assim tornado a formação mais específica para cada área de trabalho. Procuramos atingir o empresário, o profissional liberal, o operário, formando-os segundo a doutrina social da Igreja.



6)- Shalom amigo dos Pobres: Tratar todos como amigo, sem distinção. É assim que a Promoção Humana Shalom visa resgatar a dignidade e valorizar a vida de pessoas em vulnerabilidade. São crianças, adolescentes, jovens infratores, pessoas enfermas, idosos, moradores de rua e dependentes químicos acolhidos em 5 casas, que oferecem alimentação, cuidados com a saúde e atividades buscando a reinserção social. Seja uma mão amiga você também!





SOBRE AS OUTRAS DIMENSÕES FORMATIVAS:







1)- Colégio Shalom: O maior objetivo é preparar os filhos de Deus para uma autentica vida cristã, além de dar uma educação sadia, segundo a fé católica. O Colégio oferece da educação infantil ao ensino médio.




2)- Ministério de Ensino:Este Ministério é uma extensão da Escola de Formação e objetiva oferecer um maior conhecimento do magistério da Igreja. Tem como campo de ação a sala de aula transmitindo a riqueza e a sabedoria do catecismo por meios de módulos de Formação chamadas de "Formação básica". Estes módulos de FB's aprofundam a fé em Cristo e solidificam nossa catolicidade.





3)- Pastoreio: É o ministério que se preocupa com a formação dos pastores e núcleos de nossos grupos de oração; Os pastores e núcleos em sua missão, como também formar, "cultivar" o surgimento de novos pastores através do "celeiro"





4)- Ministério de Liturgia: Responsável pela condução e zelo por todos os atos litúrgicos na comunidade. Este ministério tem como objetivo, aprofundar a vivência liturgica dentro da comundiade e da Obra sempre em consonância com as orientações liturgicas da Igreja.





5)- Revista Shalom Maná: Esta revista é um alimento espiritual para o povo de Deus. Mensalmente seus assinantes e leitores recebem formações sobre diversos temas, doutrina católica, formação humana e espiritual, Jovens, família, nesta você encontra um transbordamento de nosso carisma etc.





6)- Edições Shalom: Desejosos de partilhar com todos as riquezas da nossa vocação e da Igreja, as Edições Shalom publicam livros, estudos bíblicos, exercícios de oração, cd's, e todo material formativo e evangelizador do carima Shalom.





7)- Renascer: O principal objetivo deste evento é a evangelização. No entanto, o Renascer também conta com uma forte dimensão formativa, nos cursos ministrados à tarde para todos aqueles que já fizeram seminário de vida no Espirito e que participam do evento. Em media a cada ano, realizamos 5 cursos paralelos, abertos a qualquer irmão que queira participar.





8)- Fórum Shalom: É um evento de caráter formativo que conta com pregadores internacionais e nacionais que vem a Fortaleza partilhar de suas experiência com Deus para irmãos que vem de todo Brasil. Normalmente o Fórum se realiza no mês de novembro.





9)- Congressos Shalom: Diferentes do Fórum, os congressos (família, juventude, artes, etc...) aprofundam uma área pastoral especifica com participantes de todo o país, em Fortaleza e em nossas missões.





10)- Centros de Espiritualidade: São oásis na vida de muitos irmãos que nos procuram para fazer retiros pessoais ou comunitários. É nestas casas que os irmãos da comunidade fazem anualmente a Reciclagem, (retiro de 10 dias para a renovação da experiência com o Carisma, para todos da comunidade).





11)- Grupos de Oração: Com o objetivo de acompanhar mais de perto os irmãos que nos procuram, os grupos de oração são encontros de oração e formação semanal. Atualmente a obra pastoreia cerca de 350 grupos no Brasil e exterior.





PROJETOS SOCIAIS (PROMOÇÃO HUMANA):





1)- José do Egito: Este projeto faz um trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, com o objetivo de recuperar, (ressocializando e assistindo menores expostos a vícios e degradação de toda ordem); prevenir e evangelizar, restituindo a todos a certeza de serem filhos amados de Deus e assim descobrindo o verdadeiro valor. Este trabalho se estende ao atendimento às famílias, a fim de ajudar o menor também no âmbito familiar, onde para muitos é causa de fuga para as ruas.No ano de 2001 o projeto abriu a casa em regime de acolhimento a crianças matriculadas nas escolas públicas onde damos o café da manhã, almoço, lanche e jantar, ensinamos as tarefas de casa, e ainda música, artes cênicas, artes plásicas, ações básicas de profissionalização, de saúde, de cidadania, esporte e lazer.Foram assistidos 76 menores entre 3 a 12 anos que foram colocados neste programa.A casa sede do José do Egito está situada em um terreno de 700 m2, possui 12 cômodos e é cedida para este trabalho.Embora todos esses objetivos tenham sido atingidos, o Projeto pretende estender-se ao acolhimento de crianças carentes, abandonadas, órfãos e sem referência familiar, de todas as faixas etárias, acompanhando seu crescimento, resgatando sua dignidade e em alguns casos, sendo seu próprio lar. Deseja ainda intensificar a evangelização através do teatro, da música e da dança.



2)- Jesus Meu Abrigo: Tem como objetivo prestar assistência espiritual, moral e humana a moradores de rua, oferecendo-lhes a oportunidade de uma ressocialização através de cursos profissionalizantes e reinserção na sociedade através do mundo do trabalho.Em 2001 assistimos em média de 250 homens dando-lhes sopa e café da manhã, ajudando-os também com remédios e transportes. Foram ministrados cursos de eletricista, bombeiro hidráulico e material de limpeza, ministrados pelo CENTEC.Foi observado que nesse ano 16 homens retornaram aos seus lares.





3)- Mãe das Dores:O objetivo é prestar assistência espiritual, moral e humana a enfermos, presidiários, idosos, mendigos e a necessitados de compaixão. Em Fortaleza atendemos aos seguintes locais:





a) Hospital Instituto José Frota, foram visitados e assistidos 8.030 leitos, sendo sua maior parte pacientes vítimas de acidentes de trânsito e agressão.



b) Hospital Santa Casa de Misericórdia, foram visitados e assistidos 6.000 leitos, todos portadores de câncer.



c) Presídio Feminino Des. Auri Moura Costa, foram assistidas 60 detentas e visitamos também suas famílias, dando-lhes apoio espiritual e material.




d) Hospital Dermatológico Antônio Justa - Leprosário, foram assistidos 12 pessoas que são internas do hospital, dando-lhes apoio espiritual. O projeto pretende iniciar um trabalho nos presídios masculinos, aperfeiçoar a assistência aos enfermos, detentos e seus familiares e aumentar a equipe de prestação de serviços.





4)- Madre Tereza de Calcutá: Este projeto ajudou durante o ano de 2001 através de seus serviços a 32 mães carentes.Tem como objetivo acolher e defender a vida desde a sua concepção prevenindo o aborto e o abandono de crianças através de evangelização, assistência e educação aos pais, bem como profissionalizar as mães para que possam encontrar no caminho do mundo do trabalho seu retorno a sociedade.O Projeto hoje, está servindo a dez mães que estão aprendendo a cozer e bordar.





5)- Projeto Volta Israel: Este projeto tem como objetivo geral atender a jovens portadores de problemas com uso de drogas, álcool e distúrbios na sexualidade. Este trabalho não limita-se somente aos jovens, mas às suas famílias, que por vezes estão mais doentes que os portadores dos males, e aos demais adultos também dependentes de qualquer um desses vícios.






O que é Difusão da Obra?





Nascido em 2012, o Setor da Difusão da Obra é uma grande novidade dentro da estrutura da Comunidade Shalom. Um grande instrumento para que o Carisma se propague em várias cidades ao mesmo tempo no decorrer de um ano. Ela é um braço da Comunidade, uma ponta de lança para chegar em lugares onde ainda não há uma missão da Comunidade.A grande marca da Difusão é a oportunidade de experimentar o Carisma por intermédio dos nativos da própria cidade. Ao ser identificado "algum aspecto do Carisma" (formação, artes, evangelização), a pessoa se coloca à disposição para implantar e consolidar a Difusão da Obra. A presença do Carisma se concretiza e se encarna em cada cidade através das pessoas da própria cidade que se identificam com o Carisma, com o estilo de vida Shalom. Para o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, “o Carisma é como um germe, que está dentro”, então a missão da Difusão é fazer com que esse germe, esta semente e realidade nova que está presente nos corações dos nativos, venha para fora e assim materialize esta identidade interior por meio da dimensão apostólica. O início do itinerário da Difusão da obra é a dimensão apostólica que desenvolve a dimensão comunitária, que por sua vez desenvolve a dimensão vocacional e depois a dimensão formativa.







O processo de Difusão da Obra passa por três etapas:





1. Implantação: fase em que acontece o primeiro diálogo entre os interessados daquela cidade e diocese nova com a instituição representada pelo setor da Difusão. São dadas orientações sobre o relacionamento eclesial, o pedido de permissão ao bispo local e o diálogo com o pároco. Após essas permissões tanto do pároco como do bispo, se desenvolve a abertura de um grupo de oração para iniciantes, que caminhará por dois meses para um Seminário de Vida do Espírito Santo ou um outro evento que possa marcar o primeiro movimento do Carisma naquela diocese.





2. Consolidação: Estando o grupo de Oração dentro do Caminho da Paz, o itinerário espiritual da obra Shalom e que estará na primeira fase do plano evangelizador denominado “Grão de Trigo 1”. A partir deste momento começa a ser consolidado a Obra na sua característica física onde serão implantados os serviços, ministérios, um plano de ação, um planejamento orçamentário e esta Obra nascente começará a se desenvolver realizando Seminário de vida no Espírito Santo, cursos formativos, e ajudar as paroquias na evangelização querigmática em praças, colégios, universidades e nos principais pontos da cidade. Com a abertura oficial e inauguração de uma estrutura física, o Centro de Evangelização, a Obra é lançada para uma outra etapa.





3. Transição: Mediante a avaliação do desenvolvimento da Difusão da obra, surge a oportunidade de ser indicada ou não, para se tornar uma fundação missionária passando assim, a ser acompanhada não somente pelo setor da Difusão da Obra, mas todos os setores do Governo Geral: Assistência Missionária, Apostólica, Vocacional e de Formação, Assessoria Jovem e Economato.






Atualmente na dimensão internacional e no Brasil o setor da Difusão da obra conta com 13 fundações missionárias, 30 cidades/dioceses na fase de Implantação, 46 na Consolidação e 16 na Transição. Com todas essas dioceses somadas, são aproximadamente 5 mil pessoas participando de grupos de oração.O setor da Difusão da Obra é acoplado à Assistência Apostólica. É papel do setor manter o diálogo entre a instituição e os interessados, promovendo os movimentos da difusão ativa e passiva. Atualmente, a difusão ativa (o grande foco e da Comunidade) é ir ao encontro de cidades e dioceses interessantes para que o Carisma cresça e se faça presente. A difusão passiva, também muito importante, acontece quando as pessoas vão ao encontro da instituição.O setor é dividido na dimensão do acompanhamento das Obras, a nível nacional e internacional, fazendo com que todos os setores da comunidade assumam o valor da Difusão do Carisma como parte da sua própria identidade que é vinculado a dimensão da missionariedade.







Ação #EUQUERO





São muitas as pessoas interessadas em alguma dimensão do Carisma Shalom e que querem levar o Carisma Shalom para sua cidade e diocese.A ação #EUQUERO é a porta do vínculo entre os interessados e a Comunidade Católica Shalom. Através do email euquero@comshalom.org, começam os primeiros diálogos para que o Carisma Shalom chegue até a uma cidade / diocese. As pessoas que se sentem chamadas ou atraídas podem entrar em contato com o setor da Difusão Da obra.




Fonte: Comunidade Católica Shalom







A FORMAÇÃO DE DEUS NO CONCRETO DE NOSSAS VIDAS:





De Coração A Coração


(Suely Façanha)

As maiores e duras quedas
Uma grande e fiel decisão
Só podem partir de um lugar
Vem do coração...

Renúncia, dor e alegria
Surpresa, perdão, euforia
Só podem partir de um lugar
Vem do coração...

Lidar consigo mesmo
É trabalho de artesão
Fio a fio e leva tempo
Pra dominar o coração


Capaz de sorrir, capaz de odiar
Destruir e recomeçar, recomeçar
O coração foi feito somente pra amar
Capaz de acolher, capaz de chorar
Se perder e reconciliar,reconciliar
O coração foi feito somente pra amar


Mais lindo encontro não há
Deus no coração de minh'alma
A nada se comparará
Esse encontro de coração a coração com Deus...




XXXXXXX





Em Tuas mãos


(Suely Façanha)


Tu vês meu coração, conheces o que sou e o que penso
E já contavas com minhas fraquezas e indecisões
A tua graça é bem maior, sustenta tudo o que em mim vacila


Minha compreensão não é essencial, essencial é o teu amor!


És a direção, és o sentido e segurança
A tua vontade é o meu lugar, em ti posso confiar!
Vou esperar até o fim, se tu inflamas meu coração
Livre esta rei, pra sempre te amarei
Quero estar em tuas mãos.


Senhor, tu sabes tudo, 
Tu sabes que eu te amo!
Conheces minha verdade! 
Conheces minhas fraquezas!
Tu vês as minhas quedas! 
Mil vezes eu levantarei em Ti


Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo
Conheces minha maldade, tu vês a realidade
O quanto eu te nego, mil vezes eu esperarei em Ti


Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo
Conheces meu coração, percebes minha intenção
Tu vês as minhas trevas, mil vezes eu confiarei em Ti


Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo
Conheces minha maldade, tu vês a realidade
O quanto eu te nego, mil vezes eu esperarei em Ti








CONCLUSÃO:







Quando Deus nos criou, em sua Omnisciência Ele já sabia do que seríamos capazes de fazer, ou não, ou seja, não surpreendemos a Deus! Ele pelo seu Espírito conhece nossas mais profundas  entranhas. Já sabia o que nos faria sorrir e o que nos faria chorar. Já sabia como lidar com as nossas fragilidades, e com aquilo que nos causaria medo. Ele conhecia antes que nascêssemos todos os nossos traços quando ainda éramos apenas um esboço, já nos revela isso o salmista, pois antes de nos chamar a vida fomos pensados por Deus, não somos obra do acaso (Jeremias 1,5). Muitas vezes, neste trabalho formativo, nos tornamos estranhos a nós mesmos, pois até atingirmos a estatura de Cristo, somos um constante via ser, vivemos esta tenção no caminho da santidade "entre o já e o não ainda, entre o ideal e o real" - Ainda nos surpreendemos com nossas fragilidade. Ainda tememos nosso temperamento e medos mais escondidos. Constatamos que lidar consigo mesmo é como diz Suely Façanha: “É trabalho de artesão”. Queremos tudo no nosso tempo e do nosso jeito, queremos logo ver a obra pronta, mas Deus é o professor mais paciente do mundo pois tem a eternidade inteira para nos formar. Pensamos muitas vezes em chutar o pau da barraca e desistir, mas Ele confia em nós mais do que nós em nós mesmos! Descobrimos nossas misérias, e Ele cheio de amor e misericórdia nos reveste com sua beleza. Tornamo-nos infiéis e inconstantes, mas Ele permanece fiel e constante, pois não pode contradizer-se a Si próprio (conf. 2 Tim 2,13). Ingenuamente suplico-lhe um novo coração, mas Ele transforma o que já tenho, pois tudo que Ele fez é bom! Peço que Ele faça logo sua obra de santificação o mais rápido possível, e Ele me ensina a apreciar as etapas de sua obra e louva-lo. Onde só vejo pedra embrutecida, Ele ver o diamante, pois somos a obra prima de sua criação! E assim, “fio a fio” Ele vai pacientemente Tecendo o seu fio de Ouro em nós, pois só quem me fez pode me ensinar a lidar com o que eu sou. Só Ele terminará o que começou, pois Ele não costuma abandonar incompleto a obra de suas mãos. E nesse caminho de descoberta que vamos até o final de nossas vidas na certeza de que não vamos de qualquer jeito, mas nos encantando com a pedagogia deste nosso amado e Divino Artífice!








------------------------------------------------------


 



APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente, e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
20 de abril de 2023 às 12:50

Senhor, tu sabes tudo,
Tu sabes que eu te amo!
Conheces minha verdade!
Conheces minhas fraquezas!
Tu vês as minhas quedas!
Mil vezes eu levantarei em Ti


Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo
Conheces minha maldade, tu vês a realidade
O quanto eu te nego, mil vezes eu esperarei em Ti...

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger