A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Desafiando a União Europeia Itália recusa tirar crucifixos das escolas

Desafiando a União Europeia Itália recusa tirar crucifixos das escolas

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 4 de outubro de 2011 | 22:54







 Por PEDRO CORREIA - DN GLOBO - ITÁLIA 




"Oito países da Europa têm cruzes nas suas bandeiras. Também deverão retirar de lá as cruzes?", questiona primeiro-ministro italiano, dizendo que não cumprirá decisão da justiça européia






Silvio Berlusconi garantiu ontem que os crucifixos não sairão das salas de aulas italianas, deixando claro que nenhuma instituição da União Europeia obrigará o Estado italiano a proceder dessa maneira. Uma reação que contraria frontalmente o veredito do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, com sede em Estrasburgo, mas que agrada sem dúvida ao Vaticano e a uma parte significativa da população italiana, católica na sua esmagadora maioria."Trata-se de uma decisão não vinculativa, que não pode impedir a exibição dos crucifixos nas escolas do nosso país", declarou o chefe do Governo italiano, considerando "inaceitável" a decisão do órgão máximo da justiça comunitária. Num veredicto tornado público na semana passada, o tribunal deu provimento à queixa de uma cidadã italiana, Soile Lautsi, que em 2002 exigiu a retirada dos crucifixos na escola pública de Vittorino da Feltre, em Abano Treme, onde os seus filhos estudavam. A imagem de Cristo na cruz, alegou, punha em causa os princípios do laicismo em que pretendia educar os filhos.










O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos deu-lhe agora razão, também em nome do laicis- mo, que deve prevalecer no Velho Continente."Oito países da Europa têm cruzes nas suas bandeiras nacionais. Esta decisão do tribunal significa que esses países deverão retirar igualmente as cruzes das respectivas bandeiras só porque lá vivem alguns cidadãos que poderão sentir-se incomodados com tal símbolo?", questionou Berlusconi. Entre os países da União Europeia que têm cruzes nas bandeiras incluem-se o Reino Unido, a Dinamarca, a Finlândia, a Grécia, a Suécia, a Eslováquia e Malta. Suécia, Islândia e Noruega, que não estão integradas na UE, são outras nações europeias igualmente com cruzes nas bandeiras."Quem caminha por qualquer cidade italiana não pode fazê-lo sem encontrar, a cada 300 metros, por qualquer direcção que vá, o símbolo que representa as raízes e tradições cristãs. Até mesmo um ateu, suponho, pode reconhecer o facto de que o crucifixo está profundamente ligado à nossa história", declarou Berlusconi. O Governo de Roma contestou a decisão de Estrasburgo apelando ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu para se pronunciarem sobre este polémico assunto.Também o Tribunal Constitucional e o Conselho de Estado, em Itália, deverão emitir pareceres.





DN GLOBO - ITÁLIA 




Cristianismo, condição obrigatória para entender a Europa e o Ocidente





Zenit - 04/10/2011





“Em sua bandeiras vemos a presença Cristã, Nações surgidas sob o símbolo da Cruz .Entre os países da União Europeia que têm cruzes nas bandeiras incluem-se: O Reino Unido, a Dinamarca, a Finlândia, a Grécia, a Suécia, a Eslováquia e Malta. Suécia, Islândia e Noruega, que não estão integradas na UE, são outras nações europeias igualmente com cruzes nas bandeiras.”
 



“O cristianismo é uma condição obrigatória para compreender com coerência a história e a atualidade dos nossos países.”












Dom Salvatore Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, fez esta afirmação na última sexta-feira, em sua intervenção na Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), realizada em Tirana (Albânia), de 29 de setembro a 2 de outubro.Em seu discurso, o prelado recordou os dois sínodos dedicados à Europa: o de 1991 e o de 1999, do qual surgiu a exortação apostólica Ecclesia in Europa, de 2003.“O que se debateu e se escreveu lá não pode ser esquecido”, afirmou, indicando que no texto se encontram “indicações valiosas para nós”. O documento diz que, na Europa, “é necessário um anúncio renovado, inclusive para os batizados”. E o prelado recorda que, se Deus perdeu a centralidade que possuía, a consequência disso é que “o próprio homem perdeu seu lugar”.




“O grande desafio que nos espera no futuro é fazer entender que silenciar o desejo de Deus, arraigado no mais íntimo, não pode contribuir para a verdadeira autonomia do homem.”





Europa 




Para o presidente do dicastério vaticano, na Europa está acontecendo “uma situação paradoxal evidente”. Neste sentido, recordou que, “na época em que esta vivia de valores compartilhados, possuía uma forte identidade, que a tornava facilmente reconhecível, apesar das fronteiras territoriais” - “Nestes anos, no entanto, enquanto se eliminam as fronteiras e, portanto, se poderia favorecer um processo de unificação, assiste-se à multiplicação das diferenças e ao aumento dos extremismos”, continuou. Segundo Dom Fisichella, isso ocorre porque “se pretende construir uma Europa independente do cristianismo e, em alguns casos, contra ele” - “Inclusive – recordou – o cristianismo é uma condição obrigatória para compreender com coerência a história e a atualidade dos nossos países.” (basta uma simples olhada em suas bandeiras).





Nova evangelização





A nova evangelização, declarou o prelado, não deve se reduzir “a uma fórmula”, mas expressar realmente “o desejo de colocar-se em caminho rumo a uma pastoral que se encarregue dos problemas que estão presentes na sociedade e, portanto, que afetam a comunidade cristã” - “É uma oportunidade que se oferece para ler e interpretar o atual momento histórico e para tornar extraordinária uma atividade ordinária da Igreja.” O que se deve evitar, advertiu, “é cair na armadilha da fragmentação típica da nossa época”, que satisfaz o momento, mas esquece da projeção. Dom Fisichella citou a “Missão metrópole”, que na próxima Quaresma envolverá 12 dioceses europeias, “para oferecer um sinal à Europa de que a Igreja vive em unidade e que apresenta momentos concretos de atuação”. Compartilhando algumas iniciativas e a contemporaneidade do seu desenvolvimento, observou, pretende-se “dar à Europa um sinal real, que não pode passar inadvertido”.





Fonte: Zenit






------------------------------------------------------

 

 




APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com








Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger