A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » A maioria dos protestantes acham que a bíblia caiu prontinha do céu: dividida em capítulos, com zíper tudo!

A maioria dos protestantes acham que a bíblia caiu prontinha do céu: dividida em capítulos, com zíper tudo!

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 16 de dezembro de 2018 | 22:02




 
Os protestantes ficam decepcionados quando estudam a história e veem que Constantino não fundou igreja nenhuma, e que só foi batizado na Igreja Católica que já existia antes dele, pelo papa São Silvestre apenas no fim de sua vida. Documentos do ano 70 da era cristã já denominavam a Igreja como "católica" (universal). Na Bíblia não há nenhuma indicação de quais livros do NOVO TESTAMENTO são ou não inspirados, e isto foi definido pela Igreja Católica que eles tanto odeiam. A igreja não acrescentou nada a Septuaginta, que era a bíblia velho testamentária , usada por Cristo e os apóstolos, Lutero é que em sua arrogância, retirou 7 livros da Bíblia quando se sentiu ameaçado em um debate, onde o purgatório entre outros dogmas, lhe foi comprovado pela própria escritura. A 14 de julho de 1519,encerrou-se a discussão, levando os louros do triunfo sobre Lutero o Dr. John Eck, como o próprio Lutero depois declarou em uma carta a Melanchton: “Eck tem as vantagens: ele triunfa e reina. Estes leipziganos não nos saudaram, nos trataram como inimigos enquanto acompanharam Eck em toda parte, e para nossa vergonha, aí está todo o drama: começamos mal e acabou pior...” (Enders: corr. II, 85, 20 de julho de 1519).
 






(John Eck debatendo com Lutero)


 
 
 
 
O conde Jorge de Saxe, o povo de Leipzig, a universidade e os católicos hesitantes sentiram-se agora fortalecidos em sua fé, mas Lutero, recolhendo-se sob a capa do seu orgulho próprio ferido, se tornou cada vez mais intratável e grosseiro. Ei-lo doravante feito definitivamente herege.O cristianismo, não é a religião do livro, mas de toda a Palavra de Deus, do abraço e pão repartido. A insistência dos protestantes no dogma da Sola Scriptura, esse, sim, sem qualquer respaldo dos autores sagrados (cf. 2 Ts 2, 15), só consegue produzir ainda mais desconfiança sobre a fé cristã, seja em relação ao catolicismo, seja ao próprio protestantismo que se divide cada vez mais. Que tipo de pessoa, hoje em dia, acreditará numa Igreja que prega uma enormidade de conceitos desarticulados, sem a devida consideração pelo contexto cultural e pelos gêneros literários? Que tipo de pessoa se deixará convencer pelos ensinamentos cristãos, quando os próprios cristãos, fazendo mau uso das Escrituras, dividem-se em não se sabe quantas denominações?







Jesus se "encarnou", e não como querem os protestantes, ou seja, se "encadernou"
 
 
 
 









A memorização de alguns versículos bíblicos nunca deu, nem dará, o direito a um cidadão qualquer de fundar uma igreja. Não faz muito tempo surgiu na internet um vídeo de um pastor que incentivava o adultério por não saber distinguir entre o adjetivo "adúltera" e o verbo "adultera". Isso se deve não somente a uma dificuldade de interpretação de texto. O problema é mais grave. Chesterton estava certo ao afirmar que "a Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo quando ela é a causa do desacordo" [1]. Lógico. Quando as Sagradas Escrituras são retiradas de seu contexto eclesial, um texto alegórico passa-se facilmente por histórico e vice-versa. Perde-se o referencial.Quem garante a autenticidade dos quatro evangelhos senão o testemunho da Igreja? Como se prova que o Evangelho segundo São Lucas é verdadeiro, e o Evangelho segundo Maria Madalena, não?Os protestantes, assim como muitos católicos que se deixam levar por aquela famosa pergunta: "Onde está na Bíblia?", precisam aprender que a Bíblia não caiu prontinha do céu. 300 anos antes da definição do Cânon, já existia uma única Igreja, que já era católica apostólica e subsistia em sua plenitude na romana, para deixar claro, governada por bispos, sob a autoridade do Romano Pontífice. Já existia um Magistério antes mesmo que Constantino soubesse soletrar Roma. E é precisamente desse Magistério, cuja autoridade os protestantes adoram tomar para si, que podemos haurir a veracidade do Antigo e do Novo Testamento (cf. 1 Tm 3,15). Negá-lo equivale a negar as próprias Escrituras.A celebração da festa da Solenidade de Pentecostes, é também, a festa da manifestação da Igreja. Os apóstolos, reunidos com Maria, a Mãe de Jesus, como faz notar São Lucas, rezam no Cenáculo, pedindo a Deus a vinda do Espírito Santo. O Texto Sagrado autoriza-nos a fazer um paralelo muito pertinente com a visita da Virgem Maria à sua prima Isabel. O hagiógrafo diz: "Apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo" ( Lc 1, 41). É uma espécie de pentecostes antecipado. O cumprimento de Maria suscita, por assim dizer, a descida do Espírito Santo, que diz pela boca de Isabel: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (Lc 1, 43). Desde o começo, Deus mostra-se, de certo modo, dócil à Virgem Maria. Esta cena vai se repetir nas bodas de Caná, quando o Filho antecipa o início de seu ministério conforme o pedido da mãe (cf. Jo 2, 1-11), e, finalmente, em Pentecostes, quando os apóstolos, unidos à intercessão d'Ela, são inflamados pelas línguas de fogo que caem do céu (cf. At 1, 13-14). A Igreja já nasce mariana. Nasce pela intercessão da Virgem Santíssima. Como se pode constatar, a acusação de que o culto à Nossa Senhora não faz parte do cristianismo é simplesmente ridícula. Na verdade, trata-se de uma blasfêmia, e das mais grosseiras, porque é o próprio Espírito Santo quem o aprova. Ele diz por Isabel: "Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!" (Lc 1, 45).Uma porção de outros textos bíblicos poderiam ser elencados aqui para respaldar o uso de imagens, a intercessão dos santos, o primado petrino, o celibato clerical etc. Não é nosso objetivo aqui neste post, porém, iniciar um debate deste gênero. Mesmo porque esses temas já foram tratados exaustivamente em outros postagens neste mesmo blog Beraká, e de maneira muito mais articulada. Além disso, os protestantes poderiam facilmente apresentar uma outra porção de versículos que, aparentemente, refutariam nossa posição,quando nos arriscamos a seguir pela falsa premissa da Sola Scriptura. Ora, é exatamente este equívoco que pretendemos desfazer. A Bíblia não é a premissa fundamental porque ela mesma possui argumentos aparentemente contraditórios. É a interpretação autorizada da Igreja que a ilumina e revela a intenção de cada autor sagrado. Como uma criança diante de dois brinquedos a escolher, a comparação é do padre Lima Vaz, o cristão escolhe não apenas um dos artigos da fé, mas ambos; vê universalmente, pois católico, aceita o todo [2].






A Bíblia por si mesma não pode ser a base do acordo, quando constatamos nos dias de hoje, que ela é a causa do desacordo!






Entendam uma coisa. Não existe Bíblia sem Igreja. Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta, dizem os Santos Padres. Ou seja, a Sagrada Escritura está escrita no coração da Igreja, mais do que em instrumentos materiais. E isso por uma razão muito simples: Jesus se encarnou, não se encadernou. A Igreja, por sua vez, guiada pelo Espírito Santo, perpetua-se na história e dá continuidade a essa encarnação. Não nos esqueçamos: Ela é o Corpo de Cristo. Quem a nega, destarte, nega o próprio Cristo, pois não é possível aceitar a cabeça sem o corpo (cf. Mt 10, 40). Alguns contestam: "Ah, mas os bispos cometem muitos pecados". E daí? Cristo assegurou a infalibilidade da Igreja. Nada disse sobre a impecabilidade de seus pastores. Uma coisa nada tem que ver com a outra. Se aceitamos que a Igreja erra nos juízos de fé, a própria veracidade das Escrituras é posta em xeque. Dan Brown ganharia muitas razões para apontar o dedo em nossas caras. Que fique claro: não pretendemos com isso ofender nossos irmãos protestantes. A Igreja, vale lembrar, admite, em várias circunstâncias, mas sobretudo na defesa da dignidade do homem, a colaboração "com outras Igrejas cristãs, comunidades e grupos religiosos, a fim de ensinar e promover" o conteúdo moral e social do Evangelho. Apenas desejamos esclarecer alguns pontos de discordâncias que, as mais das vezes, só contribuem para aumentar as divisões e, pior, para a difusão do indiferentismo religioso.
 
 
 
 






 
 
 
 
Os irmãos em Cristo protestantes (não na mesma fé), questionam os católicos:
 
 
 
 


•“Onde está escrito na Bíblia que Pedro foi o primeiro Papa?”;

•“Onde está escrito na Bíblia que Jesus fundou a Igreja Católica?”;

•“Onde está escrito na Bíblia que Maria foi preservada do pecado original?”.








Alguns católicos mais inocentes, caem facilmente nesta armadilha e tentam responder de acordo com a lógica protestante. Ora, tais perguntas nascem de um princípio herético: a ideia de que a Palavra de Deus foi revelada a nós exclusivamente pela Bíblia. Não, não foi. A pergunta: "Qual o fundamento bíblico...?" é mais adequada, porque compreende que determinado artigo de fé pode estar implícito nas Escrituras, podendo ser explicitado pelas legítimas autoridades da Igreja. Por outro lado, a pergunta “Onde está escrito na Bíblia?", de modo geral, é essencialmente anti-bíblica, pois traz em si a ideia de que só a Bíblia basta para comunicar a Palavra de Deus. Porém, não há qualquer trecho das Escrituras que afirme que a Bíblia é suficiente por si mesma.Pelo contrário: ao lado da necessidade de estudar e seguir as Escrituras, o povo de Deus recebe na Bíblia a ordem claríssima de seguir as orientações espirituais dadas ORALMENTE pelas autoridades estabelecidas por Deus, ou seja, a Tradição. Por isso, a fé cristã é capenga se não se firma sobre esses três pilares: Bíblia, Tradição e Magistério.Sobre a Tradição da Igreja (que é diferente das "tradições" da Igreja), já explicamos aqui. (Sobre a necessidade de se obedecer ao Sagrado Magistério, também já explicamos aqui no blog Beraká em outras postagens, incluindo o rodapé de nossa página de abertura).







TODA DOUTRINA CATÓLICA POSSUI FUNDAMENTO BÍBLICO






Cada ponto da doutrina católica possui fundamento bíblico, mas não necessariamente explícito, e sim implícito. Por exemplo, não há qualquer passagem condenando o aborto de modo explícito, mas está implícito nas Escrituras que se trata de um pecado gravíssimo. (E é justamente com base neste argumento que não há nenhuma passagem explícita na bíblia sobre isso, que o “bispo” Macedo aprova e recomenda o aborto na IURD).Nem tudo está na Bíblia de modo explícito, até porque muitas das questões atuais que permeiam hoje a humanidade nem sequer existiam nos tempos de Cristo. Por isso, a doutrina se desenvolve ao longo dos séculos e evolui numa mesma linha (nunca se desviando da verdade revelada no Evangelho), para responder às questões de cada tempo, de cada geração.Não foi à toa que Jesus deu as chaves do Céu a Pedro: depois da subida do Senhor aos Céus, haveria certamente de surgir questões que não haviam sido abordadas diretamente por Ele, e que teriam que ser julgadas e definidas pela Igreja como morais ou imorais. Assim, era preciso deixar na Terra um pastor visível, chefe da única Igreja fundada por Cristo, legítimo representante do Pastor que está nos Céus.Vamos tomar outro exemplo como a inseminação artificial e fertilização in vitro. Já vimos muitas denominações evangélicas declarando que não é pecado um casal recorrer a essas técnicas de reprodução assistida. Ok, mas onde está escrito isso, na Bíblia? Em lugar nenhum!Os protestantes dizem que a Bíblia é a única autoridade (Sola Scriptura). Se é assim, por coerência com a sua própria doutrina herética, deveriam simplesmente se calar sobre questões que a Bíblia não aborda explicitamente. E assumir, sem hipocrisia, que essa doutrina produz um cristianismo engessado, incapaz de dar resposta aos dramas do homem moderno.Tudo o que é implícito em um texto requer um esforço a mais de interpretação. Em quem, então, um cristão deve confiar, para ter a chave correta de interpretação da Bíblia? Em si mesmo? Sim, de acordo com a heresia protestante do "livre exame". Bem, o paxtô pulador de cerca do município de Serra-ES, na matéria do Fantástico (You Tube), já mostrou que essa postura é a maior furada.É a heresia da interpretação pessoal da Bíblia que motiva a fundação de novas seitas protestantes a cada dia. E, mesmo dentro das comunidades evangélicas mais antigas, os líderes vão cada vez mais alterando a doutrina para agradar o mundo, como a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA), que agora aprovou o casamento gay (Fonte: O Globo e Gospel Prime).






Também é essa heresia que leva grande parte dos protestantes a renegarem ensinamentos bíblicos essenciais e explícitos, como:


 
 
 
 
•o fato de Jesus ter fundado a Igreja sobre Pedro (Mateus 16,18).

•o fato de que Cristo se faz REALMENTE alimento para nós ("Isto é o meu Corpo", "Isto é o meu sangue"...);

•a necessidade de confessar os pecados a um sacerdote (João 20,23);

•e a condenação clara de Jesus ao divórcio (O que Deus uniu, o homem não separe).





A grande verdade é que,sendo os ensinamentos bíblicos explícitos ou implícitos, dá no mesmo: os protestantes sempre dão um jeito de deturpar a Palavra de Deus, conforme a sua ignorância ou conveniência.









 
 
 
 
 
UMA SÓ IGREJA, UM SÓ REBANHO


 
 
 
 
 
Católicos ou não, todos os cristãos sinceros hão de concordar que Jesus não quis ensinar mil verdades, e sim UMA só verdade. A existência de milhares de denominações cristãs, cada uma explicando o Evangelho de uma forma diferente da outra, atenta de modo escandaloso contra a vontade de Cristo, que desejou que todos fossem um (João 17,21). E a unidade do rebanho só é possível se um só é o pastor, e uma só é a doutrina.Se é tolice e arrogância confiar na interpretação pessoal, como checar à certeza sobre o verdadeiro sentido das passagens mais difíceis ou controversas da Bíblia?


 
 
 
CONCLUSÃO


 
 
 
 
 
Esses relatos acima,infelizmente refletem a mais pura realidade do que acontece entre os evangélicos. Eles dizem seguir a Bíblia, mas seguem apenas o que os pastores mandam seguir. Alegam que católicos não lêem a Bíblia, mas eles próprios não a lêem, apenas decoram alguns poucos versículos daqui e dali que seus pastores lhes instruem. Dizem que a Igreja Católica não tem origem bíblica, mas eles mesmos não conseguem provar a origem de suas igrejas. Pergunte a algum evangélico onde na Bíblia consta o nome da igreja que pertencem e ele jamais conseguirá dar uma resposta. Dizem que igrejas são simples placas que não salvam ninguém, mas não deixam de pagar seus dízimos para essas mesmas placas que consideram inúteis. Alegam que se dividem em doutrinas, mas se unem na fé; contudo, não conseguem explicar isso quando confrontados com:ICor 1,10: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer”. É fato constatado, que quanto mais vamos tomando conhecimento da Bíblia, mais vamos compreendendo quanto o meio evangélico está distante de Deus com todas as suas mentiras, e mais temos a certeza que a verdadeira e única Igreja edificada por Cristo é a Igreja Católica, Apostólica Romana.Um pouco de bom senso e humildade nunca fez mal a ninguém. Cristo deixou-nos a Igreja e seus sacramentos para a santificação de nossas almas. Não podemos, a pretexto de uma interpretação particular da Bíblia, relativizar tudo isso (cf. 2 Pd 1, 20). É gravíssimos e temerário. Sem a Igreja, a Bíblia vira letra morta. Ou aceitamos o Magistério, ou perdemos as Sagradas Escrituras. Tertium non datur.






Referências


 
 
 
 
1.      Capítulo Why I am a catholic publicado no livro The Thing (1929), sem tradução no Brasil. Fonte: Sociedade Chesterton Brasil.

 
 
 
2.      VAZ, Henrique C. de Lima. Ontologia e história: escritos de filosofia VI. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, pág. 31.







------------------------------------------------------

 

 





APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 


 

filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger