“Uma das características mais notáveis da
ciência moral que São Tomás, seguindo aqui a Aristóteles, prescreve dever ser
ensinada aos que se preparam para a contemplação está no fato de que ela não se
esgota com a aquisição das virtudes. Ao contrário, afirma que mais ainda
do que as virtudes, pertence à ciência moral mostrar o que seja a verdadeira
amizade entre os homens.”
Há
várias razões pelas quais a amizade pertence ao âmbito da ciência moral que
deve formar o aluno para a contemplação!
- Primeiro, porque pertence à ciência moral
tratar das virtudes; ora, a amizade não é uma virtude, mas a verdadeira amizade
tem a virtude como sua causa.
- Em segundo lugar, pertence à ciência
moral a consideração de todas as coisas que são necessárias à vida humana,
entre as quais é maximamente necessária a amizade, pois ninguém corretamente
disposto pelas virtudes escolheria viver possuindo todos os demais bens
exteriores sem os amigos.
- Em terceiro lugar, a amizade concorre
para o bem civil, ao qual se ordena a ciência moral, pois as cidades parecem se
conservar pela amizade, e por isso mesmo é que os bons legisladores
preocupam-se em conservar a amizade entre as cidades mais até do que a justiça,
acerca da qual às vezes deixam de aplicar as penas para não dar origem a
discórdias.
-
Em quarto lugar, porque se algumas pessoas forem amigas, não necessitarão da
justiça, pois um amigo é um outro si mesmo, e não há justiça para consigo
mesmo, já que pertence à natureza da justiça o ser a um outro; porém, se houver
pessoas que sejam justas, ainda assim necessitarão da amizade.
-
Finalmente, a amizade deve ser objeto da ciência moral não apenas porque é algo
necessário à vida humana, mas também porque é um bem em si mesmo.”
Três tipos de amizade
Existem três tipos
de amizade, na medida em que existem três tipos de bens: o bem honesto, o bem
útil e o bem deleitável:
1)-Chama-se bem honesto ao bem apetecido pelo
apetite
racional por causa deste bem em si mesmo;
2)-Chama-se
bem deleitável ao bem apetecido pelo apetite sensível por causa deste bem
em si mesmo;
3)-Chama-se
bem útil ao bem apetecido não por causa dele mesmo, mas por causa de um outro,
honesto ou deleitável, que não pode ser conseguido senão através do
útil.
Correspondendo
a estes três modos de bem, haverá também três modos de amizade:
1)-
A amizade por causa do bem da virtude,
2)-A
amizade por causa do bem deleitável,
3)-
A amizade por causa do bem útil.
Segundo
estas três espécies de amizade, os amigos podem se querer bem mutuamente
segundo o que amam:
1)-Os
que se amam por causa da virtude querem para si mutuamente o bem da virtude;
2)-Os
que se amam por causa do útil querem para si mutuamente os bens úteis;
3)-Os
que pela deleitação, os bens deleitáveis.
As
amizades útil e deleitável são amizades por circunstancialidade:Naqueles que se amam
mutuamente por causa da utilidade, um não ama o outro por causa dele mesmo, mas
na medida em que do outro recebe para si algum bem; coisa semelhante ocorre
naqueles que se amam por causa da deleitação, onde um ama o outro somente na
medida em que é a si deleitável.As
amizades por causa do útil e do deleitável são amizades por causa de coisas que
são contingentes a quem se ama:Quando, portanto, aqueles a quem se amava
deixam de ser úteis ou deleitáveis, seus amigos cessam de amá-los.
A
perfeita amizade é aquela que é dos bons e dos semelhantes entre si segundo a
virtude!
Os
amigos segundo a virtude são homens bons em si mesmos, e não por acidente,
porque a virtude é uma perfeição que faz o homem ser bom, pelo que tais amigos
se quererão bem segundo si mesmos e não por causa de alguma circunstância. Pela
mesma razão a amizade segundo a virtude é duradoura; porque tais amigos se amam
entre si por serem bons, e, conseqüentemente, a amizade entre eles permanece
enquanto durar a virtude.
Ora, a virtude é um hábito permanente e não
facilmente mutável; de onde que a amizade por causa da virtude é duradoura.
Ademais, a semelhança, que é o que faz e
conserva a amizade, é máxima entre os virtuosos; de fato, eles permanecem
semelhantes a si mesmos, porque não são facilmente mudados de uma em outra
coisa, e também permanecem na amizade que possuem entre si; já os homens maus
não possuem nada de firme e estável em si mesmos, porque a malícia, na qual se
obstinam, é detestável segundo si mesma, e assim os seus efeitos variam na
medida em que nada encontram em que a vontade possa repousar, de onde que nem
permanecem durante muito tempo semelhantes a si mesmos, ao contrário, querendo
o contrário das coisas que anteriormente queriam, por pouco tempo permanecem
amigos, isto é, somente enquanto gozam da malícia na qual concordam.
As
amizades por causa da virtude, porém, são raras!
Porque
esta amizade o é entre pessoas virtuosas e poucos são virtuosos. Por causa da
deleitação e da utilidade podem-se tornar mutuamente amigos homens de quaisquer
condições, tanto bons como maus, mas segundo a amizade perfeita,
pela qual os homens se amam por causa de si mesmos, somente os homens bons
podem se tornar amigos.
Texto publicado no
site Introdução Ao Cristianismo segundo a obra de Santo Tomás de Aquino e Hugo
de São Vitor
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.