"Inno e
Marcia Pontificale é o hino nacional da Cidade do Vaticano"
Inno e Marcia Pontificale ("Hino e Marcha Pontifical" em
italiano) é o hino nacional da Cidade do Vaticano. A letra oficial italiana foi
composta pelo monsenhor Antonio Allegra (1905-1969) e a música pelo compositor
francês Charles Gounod (1818-1893). Foi adotado oficialmente em 1950.
Hino da Cidade do
Vaticano (Original)
O
felix Roma - O Roma nobilis.
Sedes
es Petri, qui Romæ effudit sanguinem,
Petri,
cui claves datæ sunt regni cælorum.
Pontifex,
Tu successor es Petri;
Pontifex,
Tu magister es tuos confirmas fratres;
Pontifex,
Tu qui Servus servorum Dei,
hominumque
piscator, pastor es gregis,
ligans
cælum et terram.
Pontifex,
Tu Christi es vicarius super terram,
rupes inter fluctus, Tu es pharus in tenebris;
Tu
pacis es vindex, Tu es unitatis custos,
vigil
libertatis defensor; in Te potestas.
Tu
Pontifex, firma es petra, et super petram hanc ædificata est Ecclesia Dei.
O
felix Roma - O Roma nobilis
Hino da Cidade do
Vaticano (Tradução)
Ó Roma
eterna, dos Mártires, dos Santos,
Ó Roma
eterna, acolhe os nossos cantos!
Glória
no alto ao Deus de majestade,
Paz
sobre a terra, justiça e caridade!
A ti corremos, Angélico Pastor,
Em ti nós vemos o doce Redentor.
A voz de Pedro na tua o mundo escuta,
Conforto e escudo de quem combate e luta.
Não vencerão as forças do inferno,
Mas a verdade, o doce amor fraterno!
Salve,
salve Roma! É eterna a tua história,
Cantam-nos
tua glória monumentos e altares!
Roma
dos Apóstolos, Mãe e Mestra da verdade,
Roma,
toda a cristandade o mundo espera em ti!
Salve,
salve Roma! O teu sol não tem poente,
Vence,
refulgente, todo erro e todo mal!
Salve,
Santo Padre, vivas tanto mais que Pedro!
Desça,
qual mel do rochedo,
A
bênção do doce Pai!
Histórico e Significado da Bandeira Nacional do
Estado da Cidade do Vaticano
A bandeira
atual foi adotada em 7 de junho de 1929, através do Tratado de Latrão, no ato
de criação do Estado da Cidade do Vaticano, e foi hasteada oficialmente pela
primeira vez no dia seguinte.
A atual
bandeira do Vaticano foi inspirada nas antigas bandeiras dos Estados
Pontifícios.Há, certamente, uma ligação com as cores dourado e prata, pois
foram quase sempre retratadas como as cores das chaves de São Pedro, e foram
feitas com esses metais as duas chaves que foram dadas ao Papa, quando ele
tomou posse da sua catedral, a Basílica de São João de Latrão, durante o
Império Romano.
A bandeira,
portanto, foi feita de amarelo e vermelho, as tradicionais cores da Roma
antiga. No início do século XIX, o vermelho e o amarelo apareceu novamente no
uniforme da milícia papal. Esse fato está estritamente ligado à ocupação de
Roma pelas tropas napoleônicas em fevereiro 1808.
O comandante
do exército francês, o general de Miollis, fez inicialmente aparecer cartazes
nos muros da cidade, com os quais se impunha a incorporação das forças armadas
do Papa ao exército imperial.
Para os
oficiais que permaneceram leais a Pio VII, então Papa reinante, houve prisões e
deportações. No entanto, as reações não foram significativas porque tinha sido
divulgada a notícia de que o Papa sabia da situação, e não tinha levantado
qualquer dificuldade. Se rebelou apenas um pequeno grupo de oficiais, que foi
deportado para a prisão em Mântua.
Para enfatizar
a unificação, e provavelmente também para aumentar a situação de incerteza, foi
permitido que os militares continuassem a usar o emblema papal vermelho-amarelo,
preso ao quepe.
O Papa, no entanto,
tinha muito claro que Napoleão queria sujeitar os Estados Pontifícios, e, em 13
de março de 1808, fez um enérgico protesto. Ordenou que os soldados que haviam
permanecido leais, substituíssem as cores romanas do uniforme pelas cores
branco e amarelo.
No diário de
um contemporâneo, o abade Luca Antonio Benedetti, com a mesma data das mudanças
requeridas pelo Papa, foi registrado:
O Papa, para
não confundir os soldados romanos que estão sob o comando francês, com poucos
que permaneceram ao seu serviço, ordenou que se usasse um novo emblema amarelo
e branco. A medida foi adotada pela Guarda Palatina e a Guarda Suíça.
Três dias depois, em 16
de março, Pio VII comunicou por escrito essa disposição ao Corpo Diplomático, e
o documento correspondente foi considerado, posteriormente, como a
"certidão de nascimento" das cores da bandeira do Estado da Cidade do
Vaticano.
Não faltaram
repressões aos que obedeceram às ordens do Papa e grande parte da Guarda
Palatina foi presa. Além disso, o general de Miollis adotou o novo emblema,
afim de que os soldados papais passassem para o seu comando. O Papa protestou
novamente com uma nota que foi enviada em 20 de março ao encarregado de
Negócios da França em Roma, juntamente com uma carta assinada pelo
pró-secretário de Estado, o Cardeal Joseph Doria Pamphili.
Na carta foi
anunciado que o Papa considerava a incorporação das tropas e da adoção do novo
emblema como o mais alto sinal de ultraje à sua dignidade.
Napoleão depois de saber
da oposição de Pio VII, escreveu uma carta em 27 de março ao vice-rei da
Itália, Eugênio de Beauharnais, seu enteado, ordenando a adoção do emblema
tricolor, italiano ou francês, prevendo a pena de morte aos infratores.
Eugênio seguiu
prontamente as ordens de Napoleão, emitindo um decreto em Milão no dia 11 de
abril. Com a previsão da pena de morte ficava claro que a situação era de
grande dificuldade, e que o poder temporal do Papa estava em risco.
Cerca de um ano depois,
em 17 de maio de 1809, Napoleão declarou a união de Roma e dos Estados
Pontifícios à França. Pio VII excomungou os perseguidores da Igreja.
Na noite entre
5 e 6 de julho de 1809, o Papa foi preso, dando início a um longo período de exílio
e prisão em Grenoble, em Savona e em Fontainebleau.
Somente em 1814, o Papa
foi libertado e pode voltar para Roma. Após a volta, foram adotas oficialmente
as cores branco e amarelo como sinal de fidelidade ao Papa.
Um antigo
modelo da bandeira com bandas verticais em amarelo e branco tremulava no alto
do Castelo Sant'Angelo, a maiorfortaleza papal em Roma, até sua apreensão pelas
forças italianas em setembro de 1870. Hoje ela está preservada no Museu Histórico
do Vaticano.
As formas e ocasiões de hasteamento da bandeira
são especificadas pela Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano.
A bandeira é exibida em cerimônias religiosas e
civis, como:
Festa do
Natal, Páscoa, Festa de Maria Mãe de Deus, Epifania do Senhor, Ascensão de
Jesus,Pentecostes, Corpus Christi, Festa dos Santos Pedro e Paulo, Assunção de
Maria, e, no dia doonomástico do Papa, nos aniversários natalício, de eleição,
de início solene do ministério do Papae da conciliação entre a Santa Sé e a
Itália, além das recepções oficiais de Chefes de Estado, visitas oficiais do
Papa em Roma, em beatificações e canonizações e em cerimônias de abertura e
encerramento da Porta Santa.
A bandeira é hasteada ao amanhecer e retirada ao
pôr do sol.
Ela tremula em
propriedades da Santa Sé que gozam de direitos extraterritoriais de acordo com
o Tratado de Latrão, de 1929, e de acordos posteriores. Também em missões
diplomáticas da Santa Sé, especialmente em Nunciaturas Apostólicas.
Na morte do papa, ela fica hasteada a meio-mastro, até a
conclusão do período de luto de nove dias em que segue seu funeral (os
novemdiales).
Também os
católicos de diversas partes do mundo, por vezes, usam a bandeira do Vaticano
para promover a identidade católica em igrejas, instituições de ensino e outros
estabelecimentos.
A bandeira da
Cidade do Vaticano é, juntamente com a bandeira suíça, uma das duas únicas
bandeiras nacionais em forma quadrada.Uma exceção especial é feita, neste caso,
porque elas são também as chaves de São Pedro.Estas chaves têm as ranhuras do
mecanismo em forma de uma cruz.
A tiara papal,
também conhecida como "coroa tripla" (tal como constituída por uma
estrutura quase cônico, sobre a qual estão fixados três coroas, uma sobre a
outra) é caracterizada pela presença de duas tiras de tecido que, em uso, cair
sobre os ombros o papa.
Essas tiras
também estão presentes na base da mitra cada bispo, são chamados de "infule".
Brasão de armas do Estado da Cidade do
Vaticano
O brasão de
armas está colocado na banda vertical branca e seu simbolismo foi extraído do
Evangelho de Mateus.
As chaves de ouro e
prata cruzadas simbolizam as chaves do reino dos céus dadas por Jesus Cristo a
São Pedro (Mateus 16, 18-19).
Os Papas
são os sucessores legítimos de Pedro, e as chaves de ouro e prata formam
elementos importantes no simbolismo da Santa Sé desde o século XIV.
O ouro
representa o poder do Reino dos céus, enquanto a prata representa a autoridade
espiritual do papado. As pontas das duas chaves estão direcionadas para cima,
ou seja, ao céu, enquanto as alças estão direcionadas para baixo, ou seja, nas
mãos do Papa.
As duas chaves estão
unidas por um cíngulo vermelho, que simboliza o vínculo dos dois poderes. Acima
das chaves se encontra a tiara papal, simbolo do papado.
O brasão de
armas da Santa Sé já existia, embora em diferentes forma, desde o século 15.
Em 1929, o
Estado da Cidade do Vaticano aprovou um brasão de armas também.
Emblemas e
insígnias papais foram representadas em diferentes formas (a cruz, as chaves de
São Pedro, a tiara, o umbraculum , as efígies de São Pedro e São Paulo) desde o
final do século 13.
Em 1929, um
casaco padronizado de armas começou a ser usado na bandeira do recém-criado Estado
da Cidade do Vaticano.
Fonte: Wikipedia
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Para citar este texto: Apostolado Berakash –
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