É dito que a bíblia no Antigo Testamento fala-nos e aponta-nos para três PREFIGURAÇÕES principais que se cumprem no Novo Testamento:
1)- Cristo e a sua Messianidade Redentora do gênero
humano.
2)- A Igreja como protótipo do Reino de Deus.
3)- Maria como a Nova Eva e fiel modelo de
discípula de Cristo e membra deste Reino que já está entre nós.
I – Maria
Histórica
O principal objetivo do estudo de Maria, a Theotokos (Mãe de Deus), segundo a viva tradição da Igreja cristã, é adentrarmos no próprio mistério da salvação, que está contido em seu nome, como diz São João Damasceno[8].Em Maria, o povo cristão encontra o itinerário da sua fé[9]. “Nela se resumem as conexões com a Trindade, a Redenção, a Igreja e a História...”[10]. ela está totalmente dentro da salvação de Deus na historia; como diz Clodovis Boff, ela é o mistério da salvação “concentrado”[11].O regate do Jesus Histórico tem sido fundamental, na caminhada da Igreja da América Latina. Na Cristologia, ao mesmo tempo em que contemplamos o Cristo da fé pascal, retomamos Jesus na sua condição histórica, terrena, situada em Nazaré da Galiléia da Palestina e situada em sua época[12].O mesmo apelo se faz para a Mariologia. É preciso tirar um pouco o manto que esconde a humanidade de Maria, sua realidade histórica, seu cotidiano, seu ser mulher. Os poemas da pastora Nancy Cardoso são bem oportunos para este exercício.
MARIA DE
NAZARÉ SEGUNDO O NOVO TESTAMENTO
Da israelita MARIA, ou MIRIAM, que viveu em Nazaré,
e que veneramos como a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa mãe, não temos uma
biografia. Assim como para o Jesus histórico, também para a Maria histórica nos
faltam dados, pois os fragmentos dos textos que se referem a ela, no Novo
Testamento, tem a preocupação da reflexão teológica pós-pascal. Trata-se de
interpretação da fé feita pela comunidade cristã, e não de relato histórico.
MARIA,
HISTORICAMENTE, É AQUELA QUE ACREDITOU NO VERDADEIRO PROJETO DE DEUS DE ALCANCE UNIVERSAL E NÃO MERAMENTE SOCIAL
A fé marial fala mais de Cristo e do seu Espírito,
que de Maria. Foi em função de Cristo e por obra do Espírito que Deus operou
maravilhas em Maria.
Maria nunca aparece voltada para si mesma, mas sempre no
serviço aos outros, e sua presença é mais de silêncios que de palavras[13].É de dentro das reflexões teológicas, escritas na Bíblia,
que tentamos extrair os contornos históricos de Maria. Os grandes do tempo dela
a desconheciam, mas o olhar misericordioso de Deus a tocava de modo especial.As figuras femininas destacadas no Antigo
Testamento, como Miriam, Ana, Rute, Judite, Ester, e outras, representam um
coletivo, são imagens de mulheres e, ao mesmo tempo, imagens do Povo de Deus.
Através de suas ações se revela o povo que luta e a força de Deus libertador
que salva o seu povo. Pois bem, Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus, está entre os
dois Testamentos, o Antigo e o Novo. Ela, representante legítima de Israel, e
portadora do novo Povo de Deus, é imagem do povo fiel, morada especial de Deus.
Deus nasce de uma mulher. Com esta mulher, e com seu filho Jesus, começa um
novo tempo na historia da humanidade. Deus, que já habitava na terra humana, é
descoberto e amado na corporeidade humana[14].
São
características históricas de Maria, segundo Boff[15]:
1)- Ela é a virgem noiva – a virgindade, equiparada
à viuvez, não constituía valor social. E Maria está comprometida com José
conforme o costume judaico.
2)- Ela é pobre – está clara nas cenas relatadas
pelos evangelhos, nas quais ela aparece, a sua condição de pobreza, no sentido
de indigência material causada pela exploração dos ricos. Lentamente, a pobreza
foi ganhando também um sentido espiritual: Para Deus, os pobres e oprimidos
estão em primeiro lugar na dimensão do Reino. Maria faz parte da multidão de
pobres, e é totalmente aberta e disponível para a misericórdia e intervenção
libertadora de Deus.
3)- Ela é mãe - nos textos bíblicos, ela aparece
mais como mãe de Jesus que como virgem Maria. Como mãe está presente nos
momentos cruciais da trajetória de Jesus: a encarnação, o nascimento, a
primeira visita ao templo, o começo da vida pública em Caná, no meio da
multidão quando estava no auge da popularidade, no momento da morte, em Pentecostes. Mas ,
ela o deixa em liberdade para cumprir sua missão. Os novos laços que nascem da
fé na missão de Jesus e na sua missão como seguidora de Jesus contam mais que
os laços de sangue.
4)- Ela é cheia de fé – Maria, que é Mãe de Deus e
bendita entre todas as mulheres, é apresentada nos evangelhos como alguém que
anda na obscuridade da fé. A vida vai tornando manifesto aquilo que era
confuso. Ela passou pela perplexidade, mas nunca duvidou. A prima Izabel diz:
“Feliz és tu que creste” (Lc 1,45). Nem tudo ela compreendia (Lc 1,50), mas
assumia os caminhos misteriosos de Deus. Confiava (Lc 1,38), e sua fé crescia
através da reflexão e meditação (Lc 1,26-38); sendo virgem descobre-se grávida,
fica perturbada e tem medo. Mas, descobre a obra do Espírito Santo crescendo em
seu ventre e não duvida; apenas pergunta como se fará isso, e aceita as
realidades que não se vêem, pois, para Deus nada é impossível. Conforme a carta
aos hebreus (Hb 11,1), esta é exatamente a dinâmica da fé: a antecipação das
coisas que se esperam, a prova das realidades que não se vêem.
5)- Ela é mulher forte – viveu uma vida de luta;
era inocente e pura, mas viveu num mundo de pecado e de incompreensões. “Nazaré
é a casa dos que crêem lutando. Dos que enfrentam corajosamente as dificuldades
da vida em pleno abandono à Providencia”, diz Boff. Ela é uma personagem
histórica que, nas profundezas do seu anonimato, concordou em ser tomada por
Deus para a sua ação libertadora na historia da humanidade.
Só para
reforçar os traços históricos de Maria, trazemos o posicionamento de outros autores:
1)- Maria é uma mulher pertencente aos setores populares da Galiléia, simples e pobre, em tudo participante da situação social, política e religiosa do seu povo. Como mulher, é duplamente pobre: no seu tempo e na sua terra, as mulheres sofriam uma espécie de condenação pelo simples fato de serem mulheres. Toda mulher estava destinada a ser serva de seu marido; era impedida de qualquer progresso cultural; não tinha voz na vida social, cultural e política[16].
2)- Foi prometida a José, um humilde artesão, e o
desposou (Lc 1,27). Deu à luz seu filho numa situação de sem-teto (Lc 2,7). Por
ser pobre, no ritual de resgatar o filho primogênito, só pode apresentar no
templo a oferta típica dos pobres (Lc 2,24). Seu esposo era um trabalhador
comum.
3)- Ela viveu na Galiléia, uma província periférica
da Palestina, no povoado de Nazaré, onde o povo ficava afastado dos grandes centros de decisão (Mt 4,15).
Ela foi uma pessoa comum, que assumiu a vida simples do povo na luta pelo pão
de cada dia[17].
4)- Os relatos neotestamentários deixam claro que
ela é uma mulher israelita, domiciliada em Nazaré e casada com um homem chamado
José (Mc 6,1-4; Lc 4,16-22); fala-se de seus parentes. Ela é reconhecida como a
mãe de Jesus, mas insiste-se em
que José não era pai natural de Jesus, apesar das suspeitas
sociais decorrentes desta afirmação. O ofício de Jesus, tékton (artesão,
carpinteiro), comprova sua classe social pobre[18].
5)- Pertence ao meio popular, na simplicidade e
pobreza, ela está enquadrada no sistema político e sócio cultural dos tempos de
Jesus: cumpre as leis do imperador (Lc 2,1-5); casa-se como uma boa israelita
(Lc 1,27; Mt 1,18); leva o menino para circuncisão no oitavo dia (Lc 2,21);
apresenta ao templo com a oblação dos pobres (Lc 2,22-24); faz peregrinação com
sua família a Jerusalém por ocasião das festas da Páscoa (Lc 2,41)[19].
Os evangelhos
sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), tirando-se os relatos da infância de Jesus,
trazem um fundo mais histórico de Maria[20]:
1º) - A nova família de Jesus: Jesus irrompe como
um carismático, em sua missão messiânica, e alguns dizem que ele é um perturbado
mental. Ele tem uma nova família: a nova fraternidade começa onde a pessoa
humana se dispõe a realizar o projeto de Deus. Maria fica perplexa, mas ela,
mais do que ninguém, entra no projeto salvador de Deus e se abre à total
colaboração. Ela é grande porque faz a vontade de Deus, mais do que por sua
maternidade física. Há uma contraposição entre o pai, José, e o Pai, Deus. Para
Jesus não contam os laços físicos, mas aqueles da fé. Maria e José são
convidados a transcender os laços do sangue para entrar na caminhada da fé, na
dimensão messiânica do Reino. (Ver Mc 3,31-35; Mt 12,46-50; Lc 2,48-51; Lc
8,19-21).Lc 11,27 traz a voz de uma mulher que se levantou
da multidão e proclamou a dignidade da Mãe de Jesus. Mas, Jesus enfatizou o que
era exatamente a sua mãe: a mulher que creu, e na qual devem inspira-se os de
sua nova família, os membros do Povo de Deus. Sua nova família é constituída
pelas mulheres e homens que com ele assumem o projeto do Pai. E Maria é exemplo
nisto. Jesus socializa sua própria família nuclear, numa comunhão muito mais
ampla do que a do sangue, na missão universal. A mãe representa nova
fecundidade, as irmãs a nova comunhão, que não se limita à raça, ao sangue, à
cor, à cultura, a poucos privilegiados, mas está aberta a todos. O jeito de ser
Igreja nas CEBs tem clara esta consciência: a família nuclear amplia-se na nova
comunidade, numa dimensão tão vasta como o coração de Deus. Vive-se uma nova
maternidade: a de gerar o Jesus místico e comunitário na realidade de cada
pessoa que aceita a comunhão com Jesus e com os irmãos[21].
2º) - Maria é uma mulher simples: vendo a sabedoria
de Jesus e os milagres por ele operados, as pessoas perguntavam: Por acaso ele
não é o carpinteiro, filho de Maria...? Algo não se encaixa, porque ele é
mulher pertencente ao povo humilde. O dado histórico é que Maria participava do
anonimato geral das mulheres do judaísmo. (Ver Mc 6,3; Mt 13,55; isto está
também em Jo 6,42).
3º - Maria é protótipo da nova pessoa humana, que
ouve a Palavra de Deus e a põe em prática. Participar
da vida de Jesus não é privilégio do sangue ou da raça, mas um convite a todos
no plano da fé. Ela está junto de Jesus porque vive a fé. (Ver Lc 11,27-28).
As narrativas da infância trazem mais interpretação
teológica do que fundo histórico!
Elas representam uma teologia bem elaborada,
mais tarde, já entre os anos 60 e 80 dC, sobre a realização das promessas do
AT; sobre a dignidade de Jesus, sua filiação divina e seu caráter messiânico.
Os cristãos já reconheciam a presença de Maria no meio da comunidade, assim
como se explicita em At 1,14.Lucas fala das recordações que ela guardava em seu
coração (Lc 2,19.51). João diz que, depois da morte de Jesus, ele próprio a
recebeu em sua casa e em sua missão (Jo 19,27). Certamente ela comunicou aos
apóstolos os mistérios de sua própria vida e o conteúdo de suas próprias
reflexões. O que há de histórico são os seguintes dados: a virgindade de Maria
e seu noivado com José; a concepção virginal por obra do Espírito Santo; o nome
Jesus, dado por Deus; a infância em Nazaré[22].No envangelho de João, por duas vezes aparece a
figura da “mãe de Jesus”: nas bodas de Caná (Jo 2,1-11) e no Calvário (Jo
19,25-27). Deixando para depois a reflexão teológica feita pela comunidade
joanina, extraímos os dados históricos. Nas bodas de Caná vemos Maria como as
pessoas comuns, participando de uma festa de casamento e preocupando-se com os
embaraços dos outros.Paulo escreveu que “quando chegou a plenitude do tempo,
Deus enviou o seu filho. Ele nasceu de uma mulher...” (Gal 4,1-7). Aqui
convergem escatologia e historia, antropologia e teologia. Tudo gira em torno
da confissão de fé de que o Verbo se fez carne na corporeidade humana, corpo de
homem e de mulher, na realidade da historia, e nos limites da historia. Deus
enviou seu Filho nascido de uma mulher, e o Reino chegou, a nova criação já é
realidade.À luz deste mistério, a nova comunidade de homens e mulheres, com seus
sofrimentos e lutas, dores e alegrias, gera a cada dia o amor[23].Mateus quer deixar claro que Maria deu à luz “sem
que José a conhecesse”, isto é, por uma gravidez que não foi obra de José. Para
Mateus, José é a síntese do antigo povo, chamado a novas núpcias para começar
outra vez o amor, enquanto Maria é a mulher grávida de vida que simboliza a
esperança virgem, o rosto do povo cheio de luz e o rosto de Deus que sempre
renasce dos escombros da destruição[24].Marcos toma a maternidade de Maria como referencia
histórica para situar Jesus: ele é o carpinteiro que faz milagres, conhece a
lei e os profetas, defende os pobres, e é acolhido por uns e rejeitado por
outros, e chega a ser chamado de louco. Maria, sua mãe, participa deste
ambiente de aceitação e rejeição, e na relação com Jesus supera o nível
biológico, pois está entre os que fazem a vontade de Deus (Mc 3,35).Lucas é o que escreve mais referencias a Maria. Na
anunciação (Lc 1,26-38) ele mostra Maria entre as múltiplas manifestações da
fidelidade de Deus para com o seu povo. Maria é o povo que se torna a nova arca
da Aliança, nova morada onde Deus pode ser encontrado e amado. A visita de Maria a Isabel (Lc 1,40-45) é o
encontro do velho com o novo, é o antigo povo judeu reconhecendo o novo Povo de
Deus. O Magnificat, o cântico de Maria (Lc 1,46-55) é um canto de guerra: na
historia humana, Deus combate pela instauração de um novo mundo de relações
igualitárias e de profundo respeito a cada ser, um mundo onde Deus habita.A mulher grávida que dá à luz o novo é imagem de
Deus que, pela força do seu Espírito, faz nascer homens e mulheres que vivem a
justiça na amorosa relação com Deus e com os semelhantes.O cântico de Maria é o programa do Reino, o mesmo programa
assumido por Jesus na sinagoga de Nazaré (Lc 4,16-21), o parto de Maria (Lc
2,7) significa o nascimento de Deus na humanidade. A profecia de Simeão (Lc
,34-45) dá a Maria um alcance para todos os tempos: uma espada, a contradição,
continua atravessando o coração dos pobres e dos que lutam pela justiça de
Deus[25].O livro dos Atos mostra Maria presente nas raízes
da primeira comunidade cristã, perseverante na oração e unida aos discípulos às
discípulas do seu filho. Ela é mãe, irmã, companheira, discípula e mestra do
movimento de Jesus, cuja base sólida é o anuncio da presença do Reino no meio dos
pobres e excluídos[26].O evangelho de João apresenta Maria em duas
ocasiões: nas bodas de Cana (Jo 2,1-11), onde Jesus transforma a água em vinho,
seu primeiro milagre. Maria gesta e dá à luz a fé da nova comunidade
messiânica; ela inaugura o tempo do povo novo, a comunidade do Reino. A pobre e
depreciada Caná da Galiléia torna-se lugar da manifestação da gloria de Deus.
E, ao pé da cruz (Jo 19,25-27) Jesus lhe entrega o discípulo amado como filho.
Maria, no marco das grandes figuras femininas e maternas do Antigo Testamento,
como Débora, a Mãe dos Macabeus e outras, aparece como a mãe da nova comunidade
dos seguidores de Jesus. Em João, Maria está no centro do acontecimento da
salvação trazida por Jesus Cristo; ela é símbolo do povo que acolheu a mensagem
do Reino e a plenitude dos tempos messiânicos[27].
No cap. 12 do
Apocalipse, Maria é identificada como a mulher de fé humilde, batalhadora no
meio do povo que sofre e acredita no salvador crucificado, sem perder a
esperança:
“Uma mulher vestida de sol e coroada de estrelas, com
dores de parto. Lutando contra o dragão. Sua vocação é ser esposa do Cordeiro e
alcançar a vitória, é ser a Nova Jerusalém onde finalmente se reunirão todos os
que cumprem os mandamentos de Deus e guardam o testemunho de Jesus. Ela
representa o Povo de Deus, perseguido e martirizado. Também é a figura de uma
Igreja perseguida pelas forças do anti-Reino e pelos poderosos e opressores. O
sinal que aparece no céu e na terra é o novo Povo de Deus, e Maria é o rosto
desse povo. Os descendentes da mulher Eva receberam a graça de triunfar sobre a
serpente através da descendência da mulher Maria[28].” - Nos Atos dos Apóstolos ficou recolhida a última
recordação de Maria histórica: sua vivencia com as discípulas e os discípulos
imediatamente depois da morte de Jesus. “Todos eles rezavam constantemente na
mais intima união, com algumas mulheres, com Maria, a mãe de Jesus, e com os
irmãos dele” (At 1,14).Uma antiga tradição cristã conta que Maria foi
viver os últimos anos de sua vida em Éfeso, com o apóstolo João, a quem Jesus,
na cruz, entregara sua mãe. Historicamente, ela esteve presente na Igreja que
dava seus primeiros passos, e acompanhou o começo da evangelização. Depois da
ascensão de Jesus, os discípulos e discípulas, enquanto esperavam a vinda do
Espírito Santo, reuniram-se em oração no cenáculo com Maria, a mãe de Jesus.
Nessa fase de interiorização e socialização da mensagem de Jesus, ela era a
mais fiel referencia para o seguimento de Jesus. Sua presença na Igreja nascente
era referencial e testemunhal, por ser ela a primeira discípula de Jesus, por
ter ela os traços fundamentais do Jesus histórico e a força viva e encarnada de
tudo o que ele ensinou. Maria é a expressão mais concreta e vivencial da
Igreja[29].
II – A MARIA
DA IGREJA MAGISTERIAL E A TEOLOGIA
1.A
Magnificação teológica de Maria
Falamos de Miriam de Nazaré, e Nazaré representa a
periferia do mundo. Esta mesma Miriam, Maria, mulher do povo dos pobres que
viveu na historia, passamos a olhar como alguém que “vive em Deus”.No contexto do povo latino-americano empobrecido e
crente, no qual ganhou enraizamento a Teologia da Libertação, tem emergido dos
pobres um jeito novo de ler a bíblia, confrontando os textos com a vida de hoje
e perguntando sobre o que não foi escrito, o que se perdeu ou, até, num
contexto patriarcal, se quis omitir voluntariamente.nos textos no Novo
Testamento, é importante considerar também o que não se diz sobre Maria, e que
constitui realidade ou acontecimento[30].Metodologicamente, o estudo da “Maria da fé
pascal”, na perspectiva da libertação, tem que seguir o conceito de Reino de
Deus, cujos sinais mostram a salvação na historia humana. Assim, o ser e o agir
de Maria poderão ser vistos dentro das diferentes imagens que o Reino de Deus
assume, na Bíblia, na tradição da Igreja, nas tradições do povo; também
poderemos perceber a “paixão” de Maria pela justiça de Deus em favor dos
pobres, e recuperar a força do Espírito nas mulheres de todas as épocas[31].A Mariologia não se formula somente sobre os dados
históricos, mas é, sobretudo, um estudo a partir da reflexão de fé da
comunidade cristã à luz do Ressuscitado. Perplexa, a Igreja descobriu que aquela anônima
mulher do Povo de Deus, que se sentiu serva do Senhor e reconheceu o olhar
divino sobre a sua pequenez (Lc 1,38-48), é a cheia de graça, a bendita entre
todas as mulheres (Lc 1,30.42). entretanto, nesta magníficação teológica é
preciso também considerar a Maria histórica, que testemunha o caminho escolhido
por Deus entre os pobres e excluídos, nas margens da sociedade, para ali operar
maravilhas.No mistério da Encarnação, o engrandecimento está
no humilde, no pequeno e sem aparências. Boff afirma: “A mariologia de exaltação que não retorna à historia de
Maria, mas se atém aos seus próprios discursos grandiloqüentes, perde seu
caráter histórico-salvífico; não fala da Maria da historia, daquela que foi a
mãe de Deus, o sacrário real do Espírito Santo, mas fala de uma nova mitologia
cristã elaborada fantasticamente a propósito de Maria. O critério de toda
verdade teológica cristã – que se deixa transformar num puro discurso
mitológico – é sua referencia aos acontecimentos realizados por Deus dentro da
história[32]...”
MARIA aparece
poucas vezes nos escritos bíblicos do Novo Testamento:
E na maior parte das vezes em silencio. Esses
poucos fragmentos não se referem diretamente a ela, mas estão em função de seu
filho Jesus e do Espírito Santo que vem a ela:
MT 1 e 2
Mc 3,20-21.
31-35; 6,1-4
Lc 1 e 2; At
1,14
Jo 2;
19,25-27; Ap 12,1
AS SETE JOIAS DE MARIA:
Entretanto, como as “sete jóias” que a adornam,
essas referencias bíblicas exprimem a importância de Maria e justificam o
imenso interesse da Igreja pela Mãe de Deus[33].
1º - a
Kechanitoomenee, “cheia de graça” – Lc 1,28
2º - a
“bendita entre todas as mulheres” – Lc 1,42
3º - a”Mãe do
meu Senhor” – Lc 1,43
4º - “Aquela
que acreditou” – Lc 1,45
5º - aquela
que “todas as gerações proclamarão bem-aventurada” – Lc 1,48
6º - a mulher
na qual o Onipotente fez “grandes coisas” – Lc 1,49
7° - a
“Mulher”, a Nova Eva – Jo 2,4; 19,26; Ap 12,1.
As poucas e profundas afirmações sobre Maria,
escritas no Novo Testamento, foram fruto da reflexão da Igreja nascente, na fé
pascal. Aos poucos foram se ampliando e se aprofundando.O evangelho de Marcos é o primeiro evangelho
escrito. A comunidade de Marcos ainda ignorava a grandeza de Maria. Apenas a
via no sentido privativo, reduzia à sua função biológica e social. Maria tem
apenas um nome, ainda não tem um perfil definido e nem relevância teológica.
Ela permanece escondida em seu clã, como mãe do Filho de Deus por seus laços de
sangue. Ela só tem a função de gerar o Filho de Deus. Sua grandeza sobrenatural
permanece oculta. “Quem é minha mãe?” (Mc 3,33). “Não é ele o filho de Maria?”
(Mc 6,3). Para Marcos aparece como ignorante do mistério de Jesus.O apóstolo começa a fazer uma referencia a Maria,
mas ainda indireta (Gl 4,2). O grande objetivo é o Kerygma do Ressuscitado. A
luz nova e forte de Cristo toma conta, de maneira que a figura de Maria fica na
sombra. Ela continua só na função de gerar o Filho de Deus (Gl 4,4). Como se vê, bem no inicio do Cristianismo, o
“mistério de Maria” ainda estava invisível.Mas, nas comunidades de Mateus e
Lucas, Maria passa a ser vista plenamente dentro do plano da salvação.No evangelho de Mateus, escrito mais ou menos no
ano 70, Maria é a Mãe virginal do Messias, segundo as profecias. Ela está
inteiramente na relação com o Messias. Fazendo parte da genealogia, ela emerge
como uma “personagem” importante na historia da salvação; tem uma relação
privilegiada a até exclusiva com Cristo. Pela sua virgindade, é testemunho e
sacramento do Messias, de sua origem e de sua natureza divina. Entretanto, em
Mateus, Maria ainda não possui um “rosto” próprio, uma personalidade autônoma.
É mais “mãe funcional” do Messias que mãe pessoal.Para Lucas, ela já é uma “personalidade” consciente
e livre, com uma consciência e um rosto próprio, do ponto de vista psicológico
e teológico. O evangelho de Lucas teve sua redação final por volta do ano 80. A comunidade de Lucas já
a vê como mulher responsável, autônoma, determinada, com um rosto, um perfil,
um caráter, uma identidade própria. Já de inicio, mostra-a a frente com Cristo,
numa relação polarizada e tensa, mas totalmente acolhedora.Maria, em Lucas, é um “ser para o outro”, que é
Cristo, mas com pleno consentimento de sua liberdade. Ela é toda de Cristo, não
por natureza ou destino, mas por decisão pessoal. Portanto, Maria é uma figura
destacada e bem personalizada,bem individualizada. É pessoa que caminha, cresce
e se determina.O livro dos Atos faz uma única referencia a Maria,
em At 1,14. Entretanto, esta referencia aparece num contexto e num modo muito
significativos. Na comunidade joanina, a Mariologia entra numa fase
de aprofundamento. Para João, cujo evangelho foi escrito por volta do ano 90, a Mãe de Jesus é uma
figura de grande relevância teológica. Ela é a nova “mulher”, a mediadora da fé
(em Caná), a Mãe da comunidade dos fiéis (aos pés da cruz) e a Mulher cósmica,
figura da Igreja e da nova criação (Ap 12).Maria é mais que uma personagem e até mais que uma
personalidade: ela é uma “personalidade corporativa”, cujo significado vai além
da sua pessoa individual. Ela possui uma imensa irradiação simbólica, pois
representa a Comunidade eclesial, a Humanidade salva e os Cosmo redimido.Portanto, a Mariologia de João é bem mais profunda;
é uma “Mariologia simbólica”, que transcende sobremaneira à Maria de Nazaré.Os textos bíblicos garantem à Mariologia o seu
espaço próprio de mistério.
A Igreja definiu alguns dogmas marianos, como
verdades de fé. Primeiramente, aqueles dogmas sobre a maternidade pascal de
Maria[34].Entretanto, é preciso ter consciência de que, ao
estudarmos o mistério de Maria na Igreja, no campo da Teologia Mariologia,
estamos no campo da razão. Mas, o mistério de Maria pertence sobretudo ao campo
do coração e da liberdade humana; portanto, não pode ser imposto sem uma
“fineza” teológica.Os dogmas que a Igreja definiu como verdades de fé têm que
ser visto mais como dons para se oferecer do que dogmas para se impor. Eles
devem ser vistos como jóias preciosíssimas que valem por sua beleza e pelo
encanto que produzem. São como presentes muito especiais[35].
Na
Mariologia, é importante distinguir “o que a fé exige” do que “ a devoção
permite”
O que está definido nos dogmas é o limite mínimo,
exigido de todos os cristãos. A fé tem suas exigências dogmáticas, válidas para
todos. Mas, a devoção é a amplidão aberta e livre para os vôos apaixonados do
amor, e ela vale para a escolha de cada um.A devoção
amorosa não pode ser imposta e também não pode ser impedida. Ela tem suas
liberdades[36].A devoção a Maria teve uma primeira elaboração no
século III, mas está constantemente sendo elaborada. Ela encarna, de modo
privilegiado, o tempo de Deus dentro do tempo das pessoas humanas. Ela é a
Mulher que nasceu no Antigo Testamento, acompanhou o tempo de Cristo, esteve
presente no inicio do tempo da Igreja e inaugura o tempo da humanidade
totalmente redimida e divinizada em corpo e alma no céu[37].O concilio de Éfeso (431) definiu-a como Theotokos,
Mãe de Deus, pondo um ponto final nas discussões e combatendo o reducionismo
nestoriano. Passou a fazer parte da fé da Igreja que Maria é mãe de Jesus
Cristo, na unicidade do seu ser humano-histórico e divino. Desde o século IV
ela é reconhecida como sempre virgem. A partir do Sínodo de Latrão (649), a
Igreja diz que ela foi virgem antes do parto, no parto e depois do parto.No sentido da fé cristã pascal, a virgindade é uma
exclusiva dedicação, de corpo e alma, às coisas do Senhor (1Cor 7,32-34), e a
maternidade é uma resposta de fé. Lentamente, a Igreja tomou consciência da
concepção imaculada de Maria.O dogma da Imaculada Conceição foi definido por Pio
IX, em 1854, e Pio XII declarou como dogma, em 1950, que ela foi assunta ao céu
em corpo e alma. Estes dois dogmas inserem-se no universo pascal do Cristo
ressuscitado. Paulo VI proclamou-a Mãe da Igreja[38].Codina diz que os dogmas marianos manifestam o Deus
sempre maior, que esteve escondido no ventre de Maria. O dogma do Concilio de
Éfeso, de que Maria é a Theotokos, mãe de Deus, estabelece uma vinculação clara
de Maria não só com Jesus, mas com toda a Trindade. O Concilio Vaticano II diz
que ela é a Mãe do Filho de Deus e, por isso, filha predileta do Pai e sacrário
do Espírito Santo que desceu sobre ela. Na tradição da Igreja do Oriente, a
imagem de Maria está unida à de Jesus: a união física de Mãe e Filho expressa a
comunhão entre Deus e a humanidade. A imaculada representa o triunfo da graça
sobre o pecado, e a Assunção o triunfo da vida sobre a morte[39].O dogma da Imaculada Conceição diz que Maria foi
presenteada e isenta de toda mancha de pecado original. Pecado original é a
perversão que está na raiz da vida, aquela situação originária que gera
incapacidade de amar e fechamento da pessoa sobre si mesma. Daí vem toda
injustiça pessoal e social. Prevendo a obra libertadora de Jesus Cristo, Deus
de antemão preservou Maria de toda mancha do pecado original: concretizou nela
a humanidade nova. Deus preparou uma mulher, toda santa e pura, para ser seu receptáculo. Maria foi preparada para ser assumida pelo Espírito
Santo. Nela, o feminino repleto da divindade alcança sua plenitude. Ela era
filha da terra, uma pessoa humana normal que sentia as diferentes paixões da
vida, que enfrentou os problemas do seu meio, mas, por graça de Deus, tinha uma
força interior que a fazia, santamente, dimensionar tudo a ponto de ser
plenamente filha de Deus, irmã de todas as pessoas humanas e plenamente livre
diante do mundo[40].Entretanto, o que se realizou em Maria propõe-se a
se realizar em todos nós. Também nós seremos purificados, viveremos totalmente
para Deus, seremos totalmente irmãos uns dos outros e plenamente livres para o
mundo. Maria concebida sem pecado é a culminância da humanidade, o coroamento
de Israel, a humanidade reconciliada e harmoniosa, o que seremos afinal. Ela é
o ponto de chegada, a plenitude da historia. Ela antecipa o que seremos[41].Maria imaculada, no profetismo de sua vida e na sua
assunção, é sinal e concretude da liberdade que Deus realiza com nossa
participação. Na Imaculada identificamos o ideal de plenitude, de libertação
plena de tudo o que é origem e fonte de opressão. Desde o pecado pessoal até as
estruturas injustas; a dignidade da pessoa humana no sentido original da criação.
Ela inaugura a experiência de salvação, e a vida humana em fraternidade[42].A assunção ao céu de corpo e alma aponta a glória
de Maria na perspectiva da plenitude do Reino. No seu corpo glorioso,a criação
maternal começa a participar do corpo ressuscitado de Cristo (LG 69)[43]. “A
mãe de Deus, já glorificada no céu em corpo e alma, é imagem e primícia da
Igreja que há de atingir a sua própria perfeição no mundo futuro” (LG 68). “Se
a vida é chamada para a vida e não para a morte, então a mãe do autor da vida,
o templo no qual entrou o princípio de toda a geração, deveria mais do que
qualquer outro, participar do mistério da vida”[44].“A virgindade é o símbolo da fé que acolhe o dom
gratuito de Deus: a vida e a salvação”[45].A virgindade perpétua de Maria é o começo da
humanidade divinizada. No Antigo Testamento, a virgindade não possuía nenhum
valor particular;pelo contrário, provocava desprezo porque equivalia à
esterilidade.é neste contexto que se situa a virgindade biológica de Maria: não
é nenhum valor em si, mas sim empobrecimento desprezado pelos que a cercam, por
isso ela canta: “Deus olhou a baixeza de sua serva” (Lc 1,48). É uma virgindade
na estrutura da Kénosis de Jesus, sua humilhação e esvaziamento de si mesmo
(Fil 2,5-11), pequenez, motivo de desprezo. Esta atitude de Maria permitiu a
Deus nascer, primeiro em seu coração, depois em seu ventre. Não se trata de uma
virtude moral, e sim teologal: ela vive na pura fé em Deus, despojada de toda
auto-afirmação e de toda ambição, totalmente serva e dom de si a Deus, entregue
aos desígnios do Mistério[46].Tomamos a interpretação da grande Tradição da
Igreja, desde os Santos Padres. A Igreja proclama que ela foi virgem antes do
parto, aludindo ao novo começo do mundo, ao emergir do novo Adão: Deus toma a
iniciativa e introduz o começo de uma nova humanidade, finalmente liberta do
pecado e da morte. Proclama a virgindade no parto, aludindo ao nascimento de
Jesus conforme sua natureza humano-divina. O nascimento de Jesus foi
humanamente verdadeiro; Maria, plenamente mulher, teve dor e sentimentos de
mãe, mas assumia e integrava tudo em Deus, perpassada pela graça de sua
maternidade divina. Proclama a virgindade depois do parto, aludindo à sua
dedicação total a Cristo e ao Espírito.O casal Maria e José encontravam-se num mistério
maior que o mistério do encontro amoroso entre homem e mulher. A virgindade de
Maria é total disponibilidade e acolhida da ação salvífica de Deus. Longe de
diminuir sua feminilidade, eleva-a e a transfigura numa fecunda
maternidade[47]. A teologia do Novo Testamento re-valoriza o
feminino e a maternidade. A Eva, transmissora da vida, opõe-se Maria, que além
de transmitir a vida também transmite a salvação. A mulher é colocada no centro
da obra de Deus, e é por seu consentimento que o Messias chega à terra (Gal
4,4; Lc 1,38). À maternidade natural une-se a maternidade espiritual: ela é mãe
de toda a humanidade, e mãe da Igreja[48].Maria tem uma relação especial com a Igreja. A
vocação fundamental da Igreja é, dentro de todas as contradições históricas,
viver a graça divina, atualizando para si e para o mundo a libertação trazida
por Jesus, e realizando o ser novo inaugurado por Jesus e por Maria. Esta
vocação só foi cumprida plenamente por Maria: Na força do Espírito ela gerou
Cristo e continua a gerar os cristãos, irmãos de Jesus Cristo; suscita vida
nova, ajuda a construir a nova humanidade[49].A mãe de Jesus e da Igreja, na sua vocação de
mulher contemplativa, ativa e apostólica, “simboliza e realiza em plenitude a
vocação de Israel. Ela personifica o povo, especialmente a comunidade dos
pobres, e fala como a escolhida em beneficio de todos, dando graças em nome de
todos em seu cântico, que é um florilégio dos profetas e dos salmos”[50]. Maria
é a encarnação da Igreja: a comunhão entre o humano e o divino. Os Padres da
Igreja meditaram longamente sobre a relação entre Eva e Maria, entre Maria e o
batismo. Em Maria está a Igreja misteriosamente presente[51].
Maria é a
aurora, o advento da evangelização (EN 81; Puebla 303).
Ela é missionária, porque foi a portadora da
semente inicial do Reino, porque viveu os valores do Reino com maior
intensidade e simplicidade, porque acompanhou de perto Jesus e acompanhou de
perto a Igreja nascente. Identificou-se com seu filho e assumiu sua missão
salvífica como centro de sua vida. Ela é caminho para Cristo, e nos convida a
segui-lo através de uma nova comunhão, na vida em comunidade, no profetismo e
na missão. Por isso, ela é o sinal missionário mais claro da presença do Reino
no meio do povo[52].A Igreja latino-americana, na fé do evangelho,
busca conjugar uma libertação humana e evangelizada com uma evangelização
libertadora[53].
Vale encenar
esta parte considerando as orientações de Paulo VI, na Marialis Cultus:
É preciso corrigir certas imagens que temos de
Maria, que não condizem com a sua imagem que está no Evangelho e nem com os
dados doutrinais elaborados num sério e lento trabalho de explicitar a Palavra
revelada. É normal que, ao longo da historia, Maria como mulher nova e perfeita
cristã, como virgem, esposa e mãe, foi sendo vista com os sentimentos
impregnados dos diversos marcos sócio-culturais, conforme as categorias e os
modos de cada época. A Igreja se alegra por ver que a piedade mariana continua
por tanto tempo, e sempre cresce. Mas, não fica presa aos esquemas
representativos das diversas épocas nem às concepções de culto são
perfeitamente válidas para todas as épocas e civilizações.
Paulo VI
chega a dizer:
“Antes de tudo, a virgem Maria foi proposta sempre
pela Igreja à imitação dos fiéis não precisamente pelo tipo de vida que ela
levou e, muito menos, pelo ambiente sócio-cultural em que se desenvolveu, hoje
em dia superado em quase toda parte, mas porque em suas condições concretas de
vida ela aderiu total e responsavelmente à vontade de Deus; porque acolheu a
palavra e a pôs em prática; porque sua ação esteve animada pela caridade e pelo
espírito de serviço; porque foi a primeira e a mais perfeita discípula de
Cristo: isto tem valor universal e permanente”[54].
III – A MARIA
DA DEVOÇÃO DO POVO
Na dogmática popular a intimidade maior é com Maria, dizem as teólogas Ivone Gebara e Maria Clara Bingemer:
“...Os pobres, de uma maneira geral, reconhecem o valor de
Jesus, o apreciam, têm presente os fatos mais importantes da sua vida, mas para
eles Maria parece ter uma importância vital muito maior. Embora se conheçam
poucos dados sobre sua vida, ela não deixa de ser a Mãe, a doçura, aquela a
quem podemos sempre recorrer, aquela que entende as nossas aflições e
sofrimentos, aquela que nos consola e protege[55].”
1.A devoção
mariana na historia da América Latina
Gonzalez Dorado lembra que inúmeros testemunhos nos
mostram como os conquistadores eram devotos da Virgem Maria, e trouxeram aqui em nosso Continente
a sua devoção. Cristovão Colombo era tão devoto que no seu estandarte estavam
impressas as imagens de Jesus e de Maria. Ele carregava no peito uma corrente
de ouro com a imagem de Nossa Senhora com seu Filho nos braços, e a tinha como
sua advogada.A Maria que os missionários conquistadores
trouxeram aqui vinha da religiosidade popular luso-hispânica, expressa em
imagens e devoções ocidentais, e tinha as características da Contra reforma. Ao
chegar às novas praias, ela passou a ser caracterizada como a “Conquistadora”.
Transformaram-na em
uma Virgem Maria incorporada à empresa que conquistava e
colonizava as terras “descobertas”, seguindo a tradição medieval de
“reconquista”. Os missionários, tentando suavizar esse termo “reconquista”, que
era das Cruzadas, chamavam de “conquista espiritual”. Sob o nome de “a
Conquistadora”, surgiu uma outra Mariologia, uma ambígua teologia mariana,
muito mais ambígua para os indígenas oprimidos e massacrados[56].A fé mariana dos espanhóis e dos portugueses
conquistadores, durante todo o período colonial, era confirmada a cada
“milagre” de vitória dos grandes na dominação dos pequenos.
Podemos
ilustrar com um testemunho, entre tantos. Em 1517, o capitão Francisco de
Cortés chefiava uma difícil batalha contra os indígenas:
“O capitão mandou tirar os estandartes reais e os
desfraldou, e além disso, mais outro de damasco branco e carmesim com uma cruz
no verso e uma inscrição na orla que dizia assim: ‘Nesta venci e quem me
carregar, com ela vencerá’. E do outro lado estava a imagem da Conceição
Puríssima de Nossa Senhora e com outra inscrição que dizia: Maria, Mater Dei,
ora pro nobis, e ao descobri-la e levantá-la alto, estando de joelhos, com
lágrimas e devoção lhe suplicaram os aflitos espanhóis que fossem libertados de
tantos inimigos, e no mesmo instante o estandarte se encheu de resplendores e
infundiu no exercito valor e coragem, e foram marchando ao som das caixas e dos
clarins e, chegando perto do povoado, os inimigos se dividiram ao meio em dois
grupos, e um deles se colocou do lado da serra e o outro do mar que estava
perto, e se dividiram ao meio... Sem dar importância às suas bravuras, os
cristãos foram avançando com algum cuidado e quando chegaram bastante perto dos
inimigos, puseram à mostra os estandartes que traziam, fazendo-os tremular
diante da Cruz e da Virgem e... nesta ocasião o estandarte de Nossa Senhora se
encheu de mais esplendores, e assim que os índios os viram se juntaram e,
prostrados, trouxeram suas bandeirinhas e as puseram aos pés do Padre Frei Jaun
de Villadiego, santíssimo sacerdote e ancião que tinha nas mãos o estandarte da
cruz, em cuja mão esquerda ia o Capitão Francisco Cortés com toda sua
cavalaria. Trinta capitães, caciques e senhores daquela província se renderam à
cruz e imagem, por se terem enchido de resplendores sem nenhuma outra arma...
Este sucesso foi no sábado do ano de 1517[57]." - Qual a teologia que aparece neste fato? Maria é a
Mãe de Deus e Imaculada Conceição, e é nomeada logo depois da Cruz. É apoio dos
aflitos, no caso, os espanhóis conquistadores que recorrem a ela, rezando com
lágrimas e devoção. Ela responde com um milagre que “infundiu no exercito
coragem e valor” e fez os espanhóis derrotarem os índios sem necessidade de
armas.Maria Conquistadora, na fé dos colonizadores, é
aquela que apóia todo o seu sistema de dominação, todas as suas ações. É
invocada por eles como advogada e Rainha das vitórias, mas é uma Maria
deteriorada, representante de uma postura ocidentalista-dominadora – racista –
capitalista – escravista criminosa, denunciada pelos pregadores – profetas da
época, como o Frei Antonio de Montesinos.Como se explica tamanha devoção a Maria, a
manifestação feminina de Deus, usada como legitimação de tanto massacre, de
modo especial contra a mulher, neste Continente invadido e roubado? É bom salientar que, nessa época de conquista
empreendida pela Cristandade, estava ocorrendo uma explosão machista do culto à
Virgem Maria em algumas parte do Ocidente. Maria era reduzida a um modelo de
“feminilidade ideal”, exemplo de modéstia, aceitação, passividade, resignação,
submissão, humildade, virtudes entendidas como “próprias da mulher”[58].A primeira geração da Conquista foi marcada por uma
extrema violência religiosa, que destruiu a cultura em nome da pureza e da
verdade do cristianismo. Os conquistadores estavam convencidos de que Maria
estava sempre do seu lado, contra os indígenas, os quais consideravam infiéis,
por isso empreendiam o massacre dos nativos como uma guerra santa para
atraí-los à fé cristã, sob a proteção da Virgem. A partir da segunda geração,
depois de tento genocídio e etnocídio, o culto a Maria foi sendo integrado nos
costumes da América espanhola e portuguesa. A imposição do cristianismo sempre
esbarrou com problemas das diversas religiões aqui existentes, que eles
consideravam idolatria; por isso insistiram em substituir a deusa mãe dos
cultos antiqüíssimos por Nossa Senhora. Mas, surgiram diversas formas de
integração sincrética das divindades com o cristianismo, da parte dos indígenas
e dos negros. O santuário de Tepeyac (Guadalupe) é um exemplo dessa
integração[59]. No período das guerras de emancipação, no século
XIX, em repetidas ocasiões a Virgem Maria foi vinculada aos exércitos e chamada
com os títulos de “Generala” ou de “Marechala”. A libertação e o triunfo eram
simbolizados militarmente no poder das armas[60]. Principalmente na América
espanhola, a devoção à virgem Maria foi uma das armas nas batalhas pela
independência. Entretanto, ela teve um papel tão importante quanto na época
colonial, e em toda a América Latina a devoção à virgem continuou tão popular
como nos tempos da Colônia. Alem das muitas ermidas, capelas e oratórios
erguidos em sua honra, Maria foi a protetora de muitas lutas populares de
libertação, como a dos escravos. Muitos movimentos de camponeses no Brasil, na
Bolívia e no Peru, tiveram como motor de luta a devoção à virgem que luta com
eles pela sua libertação. Recentemente, a luta dos sandinistas contra o regime
de Somoza, na Nicarágua, foi movida pela devoção à Puríssima[61].
É
interessante olhar as imagens de Maria nas diferentes classes sociais, na
história do Brasil[62]
1)- A devoção
Mariana dos conquistadores e colonizadores:
A milagrosa Medianeira: Esta imagem expressava
gratidão pelo sucesso e admiração dos colonizadores pelas maravilhas da terra
“descoberta”. Também Nossa Senhora das Maravilhas estava na Bahia, em 1550.
Nª Sra. da Esperança: era o nome de uma das
caravelas de Cabral, em 1500.
Nª Sra. da Graça foi uma imagem “aparecida” de
Caramuru, na Bahia em 1530.
Nª Sra. da Conceição e Nª Senhora da Ajuda estavam
na frota de Tomé de Souza, em 1549.
Também tinham as imagens de Nossa Senhora
guerreira, na colonização radical:
Nª Sra. da Vitória expressou a vitória sobre os
índios, em 1555.
Nª Sra. da Vitoria no rio Paraguaçu expressou a
vitória de Mem de Sá sobre o “gentio”, em 1559.
Nª Sra. dos Prazeres, no Recife, expressou a
expulsão dos holandeses nos Montes Guararapes.
Nª Sra. do Rosário: os dominicanos levaram esta
imagem ao Congo, na ocupação da África, introduzido a Irmandade de Nossa
Senhora do Rosário em 1570. Os capuchinos obtiveram licença para propagar esta
devoção no Brasil. Era a imagem presente nos navios negreiros, símbolo da
redução dos africanos à religião católica.
2)- E tinham
a Aristocrática:
Nª Sra. do Patrocínio é a branca senhora da casa grande, que está no mundo familiar junto com são José de Botas (símbolo do senhor de engenho) e Santa Ana que ensina o catecismo a Nossa Senhora. A Sagrada Família está nas palavras de Vieira.Mais inveja devem ter vossos senhores às vossas penas, do que vós aos seus gostos, a que servis com tanto trabalho. Imitai o Filho e a Mãe de Deus e acompanhai-os com São José nos mistérios dolorosos, como próprios da vossa condição e da vossa fortuna, baixa e penosa nesta vida, mas alta e gloriosa na outra. No céu cantareis os mistérios gozosos e gloriosos com os anjos, e lá vos gloriareis de ter suprido com grande merecimento o que eles não podem, no contínuo exercício dos dolorosos[63].
3)- A devoção
mariana da instituição eclesiástica:
Nª. Senhora da Conceição representa o triunfo da
restauração portuguesa após o domínio espanhol de 1580 a 1640. Portugal
consagrou suas colônias a Nª. Sra. da Conceição a 25 de março de 1646. Ela é a
senhora dos brancos e representa o mundo triunfal, no ciclo mineiro do Brasil,
com a descoberta das minas de ouro, prata e diamantes.Nª. Senhora do Rosário, cuja devoção foi propagada
por Frei Antonio do Rosário em 1702, também se identifica com a instituição
eclesiástica.
4)- A devoção
mariana dos pobres: a Virgem Morena
Nª Senhora Aparecida vem da tradição nascida em 1717. A pequena imagem
“pescada” no rio Paraíba do Sul foi conservada pelos pobres de 1717 até 1745,
quando o vigário de Guaratinguetá lhe construiu uma capela. Representa a mesma
tradição latino-americana dos pobres em Tepeyac, com a imagem de Nª Senhora de
Guadalupe, que foi largamente difundida no Brasil no período da união das
coroas espanhola e portuguesa (1580 – 1640). Em Olinda e Salvador há igrejas
dedicadas a Nª. Sra. de Guadalupe.Após 1640, num movimento destinado a
“descastelhanizar” Portugal e o Brasil, o nome “Guadalupe” foi substituído pelo
de “Conceição”, mas a imagem e seu significado permaneceram. A estátua de Nossa
Senhora Aparecida pode ser a cópia, em barro, do retrato miraculoso da aparição
do Tepeyac[64]. GUADALUPE – APARECIDA significa a aliança de Maria com os
pobres que vivem à margem do sistema.Apesar de todas as contradições na implantação da
devoção mariana neste Continente, Virgílio Elizondo diz:“É um fato inegável que a devoção a Maria é uma
característica do cristianismo latino-americano mais popular, persistente e
original. Ela está presente nas próprias origens do cristianismo do Novo Mundo.
Desde o inicio, a presença de Maria conferiu dignidade aos escravos, esperança
aos explorados e motivação para todos os movimentos de libertação”[65]. Gonzalez Dorado mostra um processo que vai da Maria
Conquistadora à Maria Libertadora. Na matriz religiosa e cultural da América
Latina, os momentos de mudança evidenciam o novo rosto mestiço de Maria,
expresso principalmente em três momentos: Guadalupe (México), Copacabana
(Bolívia) e Aparecida (Brasil)[66].
São alguns
dos muitos títulos na devoção mariana popular na América Latina[67]:
ARGENTINA: Nossa senhora de Luján (ou Nossa senhora
de Itati)
BELIZE: Nossa senhora de Guadalupe
BOLÍVIA: Nossa senhora de Copacabana (ou de
Socaván)
BRASIL: Nossa senhora Aparecida
COLOMBIA: Nossa senhora de Chinquiuira
COSTA RICA: Nossa senhora dos Anjos
CUBA: Nossa senhora da Caridade do Cobre
CHILE: Nossa senhora do Carmo de Maipu
EQUADOR: imaculado coração de Maria
EL SALVADOR: Nossa senhora da Paz
GUATEMALA: Nossa senhora do Rosário
HAITI: Nossa senhora do Perpétuo Socorro
HONDURAS: Nossa senhora de Suyapa
MÉXICO: Nossa senhora de Guadalupe
NICARÁGUA: Nossa senhora da Puríssima Conceição
PANAMÁ: Virgem da Assunção
PARAGUAI: Nossa senhora de Caacupé
PERU:Nossa senhora das Mercês
PORTO RICO: Nossa senhora da Providência
REPÚBLICA DOMINICANA: Nossa senhora de Altagraça
URUGUAI: Nossa senhora dos Trinta e Três Orientais
VENEVUELA: Nossa senhora de Coromoto.
O povo dominado deste Continente aderiu à Maria da História, guardando devotamente a tradição de nossa Mãe Maria!
Aqui, a
maternidade é sofrida, é dolorosa. Na fé do povo, Maria torna-se profundamente
humanizada, enraizada no mundo real dos sofredores: é a mãe mais oprimida dos
oprimidos.Sua própria historia é uma historia de pobreza e
opressão, num cristianismo da Paixão na Semana Santa que tem dificuldade de
chegar à Ressurreição. As duas cenas mais marcantes da historia de Maria são
Belém e o Calvário, e sua representação mais significativa é a da Virgem das
Dores[68].Entretanto, o povo incorpora a dimensão histórica
de Maria, com a maior naturalidade, na Maria pascal e gloriosa. É natural que
uma imagem chore diante das atuais tragédias. No mais profundo da maternidade
latino-americana está o mistério da dor. Na sua simplicidade, a fé dos pobres
leva-nos ao mistério do Cristo ressuscitado que conserva em seu corpo as
chagas[69].A relação afetiva com Maria, é fundamental na
configuração da teologia mariana na América Latina. Ela é minha mãe e é nossa
mãe. Dali se desdobram as diferentes expressões na devoção mariana, não isentas
das ambigüidades e conflitos que marcam o chão das diferentes culturas,
especialmente da cultura popular. O processo da historia, neste Continente,
está marcado pelo machismo, pela opressão e pela predominância da experiência
camponesa. O povo devoto, aqui, reconhece-a Virgem: a “nossa mãe” triunfa
diante da agressão machista, e tem o privilégio de ter sido amorosamente
fecunda por Deus de uma forma semelhante à da mãe-terra[70].O mistério da Imaculada Conceição é o que,
provavelmente, teve maior acolhida entre os oprimidos da América Latina. Embora
sem entender muito as formulações dogmáticas, se expressa significativamente de
várias maneiras: “a limpa e a Pura Conceição da Virgem Maria”; “a sem pecado”;
“a sem mancha”; “a Pura”, “a Puríssima”. Em Cuzco ela é chamada “a Linda”, e em
Lima “a Única”. Ela expressa o ideal de mãe e de lar que se opõe ao contexto
violento, mentiroso, cheio de maldades e de dominação sexista. As mulheres e os
homens oprimidos nela redescobrem sua profunda dimensão de filhas e filhos;
nela está a ausência de pecado, de violência, de mentira, de tudo o que é
“feio”; ela é a “única” na qual surge um mundo diferente. O imaginário que a
representa tem predominante as cores azul a branco, e não o vermelho da
agressividade nem o preto da tristeza[71].A religião do povo também assimilou o dogma da
Assunção: Ela não é reduzida à alma de alguém que morreu, mas está viva, na
totalidade do seu ser humano, tem uma certa onipresença e com ela é perfeitamente
possível falar e conviver em qualquer tempo e qualquer lugar. Mesmo não
conseguindo explicar teologicamente o que seja a assunção, o povo sabe que ela
está viva, é a Senhora ou Mãe do céu e mora de forma transparente no universo
de Deus, de Jesus Cristo, dos anjos e dos santos[72].“Nossa Senhora” é título supremo de autoridade: ela
é a verdadeira senhora dos filhos no lar materno, dentro do universo machista.
É a protetora dos seus filhos, auxilio dos pecadores e aflitos, consolo dos
tristes, apoio dos inocentes, e, nas situações – limites da vida, ela é a
última esperança, e pode-se esperar dela o milagre[73].
BIBLIOGRAFIA:
BOFF, Clodovis. "Introdução à Mariologia".
Petrópolis, RJ; vozes, 2004.
BOFF, Leonardo. "O rosto materno de Deus: ensaio
interdisciplinar sobre o feminino e suas formas religiosas". 8ª Ed., Petrópolis,
vozes, 2000.
BROWN,R.E. (org.)Maria no Novo Testamento. São Paulo, Paulinas, 1985.
CODINA, Victor. O Credo dos Pobres. São Paulo,
Paulinas, 1997.
CONCILIO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumem
Gentium.
COYLE, K. Maria na Tradição Cristã. São Paulo,
Paulus, 1999.
FIORE, S. de & MELO, S. Dicionário de Mariologia.
São Paulo, Paulus, 1995.
GEBARA, Ivone & BINGEMER, Maria Clara. “Maria
no povo de Deus”. In BEOZZO, José Oscar, ET al. Vida, Clamor e Esperança.
São Paulo, Loyola, 1992.
MARINS, José, ET al. Maria Libertadora na caminhada
da Igreja. São Paulo, Paulinas, 1986.
PAULO VI. Exortação Apostólica Marialis Cultus. Roma, 1974.
REFERÊNCIAS:
[1] CODINA, Victpor. O Credo dos Pobres. São Paulo,
Paulinas, 1997, PP. 41-42.
[2] Documento assinado por cristãos de El Salvador,
Coréia, Namíbia, Nicarágua, Filipinas e África do Sul. Apud CODINA, Victor. O
Credo dos pobres, São Paulo, Paulinas, 1997, p. 39.
[3] CODINA, op. Cit., PP. 38-40.
[4] Idem, p. 41.
[5] GONZALEZ DORADO, Antonio. Mariologia Popular
Latino-Americana. São Paulo, Loyola, 1992.
[6] BOFF,Leonardo. O rosto materno de Deus: Ensaio
Knterdisciplinar sobre o feminino e suas formas religiosas. 8ª Ed., Petrópolis,
Vozes, 2000, PP. 13-18.
[7] PEREIRA, Nancy Cardoso. Amantíssima e só:
Evangelho de Maria & as outras. São Paulo, Olho D’Água 1999, p. 40.
[8] De fide orthodoxa, III, 12: pg 94, 1029.
[9] “Maria... une em si de certo modo e reflete as
supremas normas da fé” (LG 65).
[10] CELAM. Igreja e religiosidade popular na
América Latina, 1976.
[11] BOFF,Clodovis, Introdução à Mariologia.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2004, p.13.
[12] É interessante ver a obra de MORIN, Émile.
Jesus e as estruturas de seu tempo. São Paulo, Paulinas, 1981. Será oportuno
para ver a condição das mulheres no contexto do judaísmo no tempo de Jesus.
[13] BOFF. O rosto materno de Deus, op. Cit., p.
133.
[14] GEBARA, Ivone e BINGEMER, Maria Clara. “Maria
no povo de Deus”. In BEOZZO, José Oscar, ET AL. Vida, clamor e esperança. São
Paulo, Loyola, 1992, PP. 196-197.
[15] BOFF. O rosto materno de Deus, op. Cit., p. 133.
[16]
MARINS, José, ET AL. Maria
Libertadora na caminhada da Igreja. São Paulo, Paulinas, 1986, p.31.
[17] Idem.
[18] GONZALEZ DORADO, op. Cit., PP. 25-26.
[19] Idem.
[20] Seguimos principalmente BOFF, Leonardo. O
rosto materno de Deus, op. Cit., PP. 122-128.
[21] MARINS, op. Cit., p. 80.
[22] Ibidem, p. 124.
[23] GEBARA e BINGEMER, op. Cit., p. 197.
[24] Ibidem, p. 197-198.
[25] Ibidem, p. 198.
[26] Ibidem,p.199.
[27] Ibidem, p. 199.
[28] Ibidem, p. 199.
[29] MARINS, op. Cit. P. 81-82.
[30] GEBARA, Ivone e BINGEMER, Maria Clara. “Maria
no Povo de Deus”. In BEOZZO, José Oscar, ET AL. Vida, Clamor e Esperança.
Reflexão para os 500 anos de evangelização da América Latina. São Paulo,
Loyola, 1992, PP. 195-196.
[31] Ibidem,p.196.
[32] BOFF. O rosto materno de Deus, op. Cit., PP.
138-139.
[33] Esta parte da evolução da Mariologia no Novo
Testamento é desenvolvida por Clodovis Boff, em Introdução à Mariologia, op. Cit., cap. I.
[34]
GONZALES DORADO, op. Cit., PP. 28-32
[35]
Clodovis Boff, op. Cit.,
p.26.
[36] Ibidem.
[37] BOFF. O rosto materno de Deus, op. Cit.,
p.139.
[38] GONZALEZ DORADO,Op. Cit., p.28-32.
[39] CODINA. O Credo dos pobres, op. Cit., p.43.
[40] BOFF. O rosto materno de Deus, op. Cit., PP. 140-145.
[41]
BOFF, idem.
[42]
MARINS, ET AL. Maria
Libertadora, op. Cit., p.18.
[43] Ibidem, cit. p. 20.
[44] BOFF. O rosto materno de Deus, op. Cit., p.
179.
[45] IDÍGORAS, J. L. Vocabulário teológico para a
América Latina. São Paulo, Paulinas, 1983.
[46] BOFF. O rosto materno de Deus, op. Cit., PP.
149-151.
[47] BOFF. O rosto materno de Deus, op. Cit.,PP 151-164.
[48]
IDÍGORAS, op. Cit., p.271.
[49]
BOFF. O rosto
materno de Deus, op.cit.,PP.175-176.
[50] JOSAPHAT, Frei Carlos. As santas doutoras.
Espiritualidade e emancipação da mulher. São Paulo, paulinas, 1999,p.17.
[51] CODNA. O Credo dos pobres, op.cit.,p.43-44.
[52] MARINS, et al. Maria Libertadora,
op.,cit.,PP.20-21.
[53] GONZALEZ DORADO. Mariologia popular
latino-americana, op.cit.,p.98.
[54] PAULO VI. Exortação Apostólica Marialis
Cultus, Roma, 1974, n 34-36.
[55] GEBARA, Ivone & BINGEMER, Maria Clara.
Maria Mãe dos pobres. Petrópolis, Vozes, 1987,p.141.
[56] GONZALEZ DORADO, op. Cit., PP.33-41.
[57] Extraído da “Cronicas Miscelánea de Jalino”,
escrita por Fr. Antonio de Tello. Apud GONZALEZ DORADO, op.cit.,p.37.
[58] MOREIRA DA SILVA, Vilma. “La mujer em La
teologia. Reflexion bíblico teológica”. In AA.VV. mujer latinoamericana,
Iglesia e teologia. México, 1981,p.155-156.
[59] GEBARA E BINGERMER. “Maria no Povo de
Deus”,op.cit.,p.200.
[60] GONZALEZ DORADO. Mariologia popular
latino-americana,op.,cit.,p.104.
[61] Ibidem,PP.200-201.
[62] Apresentamos uma síntese, a partir destes
autores: HOORNAERT, Eduardo,ET al. Historia da Igreja no Brasil – primeira
época. Tomo II/1,4ª.ed.,Paulinas e Vozes, 1992, PP.344-350; Idem. Formação do
Catolicismo Brasileiro – 1550-1800. Petrópolis, Vozes, 1978; AZZI, Riolando. A
Cristandade Colonial: Mito e ideologia. Petrópolis, vozes, 1987; BEOZZO ,José
Oscar. “Irmandades, santuários e capelinhas de beira de estrada”. In REB,
dezembro de 1977.
[63] Pe. Antonio Vieira. Sermões Pregados no
Brasil. Lisboa, Agencia Geral das Colônias, 1940, PP.30-42.
[64] MACHADO, Pe. João Correa. Aparecida na
história e na Literatura. Campinas, 1976,PP.104-105. Ver também HOORNAERT,
Eduardo, “A Evangelização segundo a tradição Guadalupiana, in REB de
1974,PP.524-545.
[65] ELIZONDO, Virgílio. “Maria e os pobres: um
modelo de ecumenismo evangelizador”. In AA. VV., a mulher pobre na historia da
Igreja latino-americana. São Paulo, Paulinas, 1984,p.22.
[66] GONZALEZ DORADO. “Mariologia popular..., op.
Cit., p.43.
[67] MARINS, ET al. Maria
libertadora,op.cit.,PP.,92-93.
[68] DORADO. Mariologia popular
latino-americana.pp.67-70.
[69] Ibidem.p.70.
[70] DORADO. Mariologia popular
latino-americana.pp.57-64 e 66.
[71] Ibidem.p.66.
[72] Ibidem.pp.66-67.
[73] Ibidem.p.67.
[74] CODINA, Victor. O credo dos Pobres. São Paulo,
Paulinas, 1997.pp. 46-47.
[75] GEBARA E BINGEMER. Maria no povo de
Deus,p.203.
[76] CODINA. O credo dos pobres.
[77] GEBARA e BINGEMER. Maria no povo de
Deus.pp.202-203.
[78] BOFF. Clodovis. Maria na cultura brasileira.
Aparecida. Iemanjá, Nossa senhora da Libertação. Petrópolis, Vozes, 1995.
P.75-77.
[79] GEBARA e BINGERMER. Maria do povo de Deus. PP.
202-204.
[80] Ibidem,PP.77-86.
[81] GEBARA e BINGEMER. Maria do povo de
Deus,PP.202-204.
[82] BOFF. Clodovis. Maria na cultura brasileira,
PP. 90-91.
[83] DORADO. Mariologia popular
latino-americana,p.65.
[84] Carta dos bispos católicos do Brasil e da
América Latina presentes ao X Intereclesial de CEBs, 11 a 15 de julho de 2000.
[85] Marialis Cultus, 37.
[86] RM 37,3-5.
Fonte: Teologiaon-line.blogspot.com.br/2009
----------------------------------------------------------
Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.