A
ORIGEM DOS FERIADOS SANTIFICADOS:
Poucas pessoas sabem destes fatos:
As festas israelitas comemoram, em geral, acontecimentos históricos, religiosos e agrícolas. A mais solene delas é o Yom Kippur (o Grande Perdão): a pessoa se arrepende de suas faltas e Deus a perdoa se o arrependimento for sincero.
Partindo da Tradição Judaica que ao longo do ano estabelece dias Santos para se parar e fazer memória da ação de Deus, tomando este modelo a Igreja Católica também estabeleceu na antiguidade alguns dias Santos.
Por que ?
A princípio era de caráter: Social-religioso, pelos seguintes motivos:
1)- SOCIAL : As condições de trabalho, principalmente no meio rural eram brutais e ininterruptas. Trabalhavam o ano inteiro, de sol a sol sem as atuais cargas horárias. Os dias Santos, de certa forma atendia esta dimensão de parar para estar mais reunidos em família: Soldados, operários e artesão, retornavam a seus lares.
2)-RELIGIOSO: Para lembrar que o trabalho é apenas meio, o fim é Deus, e estas paradas religiosas serviam de reflexão sobre o sentido da vida, família e do próprio trabalho.Bem como a Igreja sábia e gradativamente foi substituindo datas festivas pagãs do calendário Greco-Romano de seus deuses por festividades e elementos Cristãos.
Com isto vemos que a Santa Igreja sempre foi “Mater e Magistra” ( Mãe e Mestra da humanidade).
“Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus, construo Catedrais nas almas, para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon).
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.