A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Você conhece o Apostolado da LEGIÃO DE MARIA de sua Diocese ?

Você conhece o Apostolado da LEGIÃO DE MARIA de sua Diocese ?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 6 de setembro de 2011 | 23:57






O que é a Legião de Maria? Onde, quando, e por quem foi fundada?









A Legião de Maria (em latim: Legio Mariæ) é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana, formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja.  Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico romano por Frank Duff em 7 de setembro de 1921.  Hoje entre membros ativos e auxiliares possui mais de 35 milhões de legionários em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica.  A associação tem sua maior presença na Coreia do Sul, nas Filipinas, no Brasil, na Argentina e na República do Congo. Estes países possuem entre 250 mil e 500 mil, membros, cada. Sua atual presidente é Sile Ni Chochlain. O apostolado da Legião de Maria consiste em atividades dirigidas a toda e qualquer pessoa, em especial aqueles que estão à margem da sociedade (sem abrigo, prostitutas, prisioneiros, etc.), católicos ou não. Os membros da Legião de Maria estão envolvidos na execução de obras espirituais, ao invés de auxílio material, que é reservado a outras associações da Igreja Católica.  Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias principais: Ativos e Auxiliares. Os últimos se comprometem a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria. Já os membros ativos devem participar das reuniões semanais do seu Presídio (denominação dos grupos legionários), rezar diariamente a "Catena Legionis" (O Magnificat; principal oração da Associação) e executar um Trabalho Legionário.









Chegou ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Está em todo o Brasil, nos mais longínquos lugares, numa expansão continuada. Há legionários que vão à Amazônia para fundar "Praesidia" e voltam lá para mantê-los unidos e com trabalhos corajosos e valorosos!







(Servo de Deus Frank Duff - fundador da Legião de Maria)






Quem pode ingressar na Legião?



Todos os católicos praticantes que o desejarem, homens e mulheres, casados e solteiros, sem distinção de classe, profissão ou cultura e até jovens abaixo dos 18 anos.




Como é constituída a Legião?





De duas categorias: legionários ativos e legionários auxiliares.




O que fazem os ativos?





Comprometem-se a orar e a visitar, num trabalho ativo de apostolado espiritual, que é orientado através de reuniões semanais obrigatórias. Como também a ler o manual, que orienta a vida legionária e mantém os legionários ligados ao ideal para o qual a Legião foi criada. A Legião de Maria é, portanto, a vida do cristão em oração e ação.
Fazem visitas domiciliares a idosos, famílias enlutadas, doentes e sempre que houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora. Visitam também hospitais, presídios, orfanatos, asilos; dentro da área consignada à Paróquia.







E os legionários auxiliares o que fazem?















As pessoas que não podem freqüentar as reuniões, nem realizar o trabalho de apostolado legionário. Mas podem contribuir com suas orações para a obra que Nossa Senhora faz, por intermédio dos legionários ativos, isto é, ajudam os legionários ativos a serem bem sucedidos nas suas visitas.





Quais são as orações diárias?





É recomendado a reza meditada do terço Mariano e da "Tessera" toda, tanto para ativos, como auxiliares.





Os legionários são responsáveis pela salvação dos irmãos?






Sim! Deve-se trabalhar pela própria santificação e pela de todos os membros do corpo místico de Cristo e é, com esta finalidade, que os legionários trabalham.






O que diz o Manual sobre esta Legião?




Na página 12 a reflexão é essa: 
“O espírito da Legião é o próprio espírito de Maria, especialmente imitar profundamente a humildade de Maria, sua perfeita obediência, sua oração constante, sua paciência heróica, sua sabedoria celeste, seu amor corajoso e sacrificado a Deus e acima de tudo, sua fé”. - Se nota que algumas pessoas se surpreendem com a disciplina rígida da Legião, espantam-se porque não conhecem de quem os legionários estão seguindo o exemplo. Mas quando tomam conhecimento, aos poucos, passam a compreender o desejo de imitar Nossa Senhora. Portanto, a finalidade da Legião de Maria é um convite à comunhão, pois o ser humano torna-se um solidário devido às suas fraquezas, que o dividem e o isolam. Só o amor pode vencer e selar a unidade.







A Legião convida a inserção numa comunidade como um ingresso a um exército. Assim diz a Catena:





“Quem é esta que avança, como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível com um exército em ordem de batalha!” - 
O modelo está no exército dos imperadores romanos, o melhor de todos os tempos, que era submisso às autoridades militares, com disciplina, presteza e obediência. Os legionários são fortes, não porque pertencem a um exército comum, mas por serem inseridos a uma comunidade de fé, sob a proteção de Maria.






Se a Legião é uma comunidade de fé, o que os legionários mais engajados aprendem?





1)-Aprendem que cada um contribui dentro dos seus limites pessoais e cada um respeita os limites pessoais do outros. Todos têm limitações, e quando há esse reconhecimento o convívio melhora. Ou seja, só ocorre o reconhecimento dos limites dos outros, se houver o próprio reconhecimento de limite.




2)-Instruir-se a reconhecer suas fraquezas e a saber que o amor que se exprime é parte de um amor maior, que é Deus. A graça de Deus para todos!




3)-Os legionários descobrem que a sua vida é um dom a ser repartido. Aprendem com as visitas a serem mais solidários.




4)-A valorização do ser humano, acima do resultado dos esforços. Aprendem que vale é o esforço e não o resultado! (não somos chamados ao sucesso, mas a sermos fieis) - Aos olhos humanos nem sempre são bem sucedidos.



5)-A encontrar forças nas perdas e esperança nas dificuldades. Assim se fortifica a fé.



6)-Que é necessário carregar os defeitos e sofrimentos uns dos outros. Sendo mais tolerantes.








7)-Que não se pode reconhecer uns aos outros pela mente, só pela comunhão de Deus. Que todos são iguais, mas somente se estiverem ligados a Deus.





8)-Todos têm acesso à mesma infinitude. Todos são co-herdeiros com Cristo em Deus. Há um laço invisível entre todos que tocam a comunhão interior. Pelo menos em certa medida, uns mais, outros menos, depende de cada um.




9)-Que a cooperação amorosa mantida, uns com os outros demonstra unidade com Deus e com toda a sua maravilhosa criação.





10)- Jesus recomenda em JO 15, 4-5: 
“Permanecei em mim, como Eu em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer.” - Portanto, o que é necessário é deixar fluir o amor divino que está dentro de cada um, indo ao encontro de quem, naquele momento, esteja precisando. “A Legião é um milagre dos tempos modernos, pois foi reconhecido que só com a participação de todos pode se ter um mundo melhor.” Os legionários devem se esforçar, com a ajuda de Maria, a ir ao encontro de quem precisa. Fazendo uma ponte entre a Paróquia e os paroquianos - A Legião de Maria é um “apostolado gratificante.” E ela está de portas abertas para quem queira fazer parte deste apostolado gratificante. Nossa Mãe Maria e os legionários ficam contente com o ingresso de mais soldados!







Oração Inicial da Tessera legionária




Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!



P.: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor!Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.



R.: E renovareis a face da terra!



P.: OREMOS: Ó Deus, que santificais a Vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 


Amém!

P.: Abri os meus lábios, ó Senhor.
R.: E a minha boca anunciará o Vosso louvor!


P.: Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R.: Socorrei-me sem demora!


P.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
R.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!



*(Segue-se o Terço, terminando com a Salve Rainha).



P.: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.




P.: OREMOS: Ó Deus, cujo Filho Unigênito, por sua vida, morte e ressurreição, nos obteve o prêmio da salvação eterna, concedei-nos, nós Vô-lo pedimos que, meditando estes mistérios do Sacratíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, imitemos o que contém e consigamos o que prometem. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. 

Amém!


                       
P.: Coração Sacratíssimo de Jesus,            
R.: Tende piedade de nós!

P.: Coração Imaculado de Maria,               
R.: Rogai por nós!

P.: São José,                                         
R.: Rogai por nós!

P.: São João Evangelista,                         
R.: Rogai por nós!

P.: São Luis Maria Grignion de Montfort                  
R.: Rogai por nós!



Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!






Catena Legionis





Antífona: Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como o exército em ordem de batalha?





     - A minha alma glorifica ao Senhor*
     - E se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
     - Pois ele viu a pequenez de sua serva,* eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
     - O Poderoso fez por mim maravilhas* e Santo é o seu nome!
     - Seu amor de geração em geração chega a todos que o respeitam.
     - Demonstrou o poder de seu braço* dispersou os orgulhosos.
     - Derrubou os poderosos de seus tronos* e os humildes exaltou.
     - De bens saciou os famintos* e despediu sem nada os ricos.
     - Acolheu Israel seu servidor, * fiel ao seu amor,
     - Como havia prometido a nossos pais * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

     - Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo*
     - Como era no princípio, agora e sempre. Amém!




Antífona: Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como o exército em ordem de batalha?



P.: Ó Maria concebida sem pecado,
R.: Rogai por nós que recorremos a Vós!



P.: OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Mediador nosso perante o Pai, que Vos dignastes escolher a Virgem Santíssima, Vossa Mãe,para Mãe e Medianeira nossa junto de Vós, concedei misericordiosamente a quem a Vós recorre, buscando os Vosso favores, se regozije de os receber todos por Ela. 


Amém!





Orações Finais da Tessera





Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!




P.: À Vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as súplicas que em nossas necessidades vos dirigimos, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!


P.: (Invocação própria do Praesidium)



*Fora das reuniões do Praesidium reza-se sempre a invocação seguinte:



       P.: Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças,         
R.: rogai por nós!

         P.: S. Miguel e S. Gabriel,                                             
R.: rogai por nós!


         P.: Milícias todas do céu, Legião dos anjos de Maria          
R.: rogai por nós!


         P.: São João Batista                                                    
R.: rogai por nós!


         P.: S. Pedro e S. Paulo                                                
R.: rogai por nós!





Concedei-nos Senhor, a nós que militamos sob o estandarte da Virgem, aquela plenitude de fé em Vós e de confiança em Maria, que nos assegurem a conquista do mundo. Dai-nos uma fé viva, animada pela caridade, que nos leve a praticar as nossas ações, unicamente por amor de Vós e a ver-Vos e a servir-Vos sempre no nosso próximo; uma fé firme e inabalável como a rocha, que nos conserve calmos e resolutos no meio das cruzes, trabalhos e decepções da vida; uma fé corajosa, que nos anime a empreender e a prosseguir, sem hesitação, grandes coisas, por Deus e pela salvação do próximo; uma fé que seja a Coluna de Fogo da nossa Legião que nos guie avante unidos, - para acender em todos a chama do Amor divino, - iluminar os que estão nas trevas e sombras da morte, - animar os indecisos, - restituir a vida aos mortos no pecado; e nos dirija os passos no caminho da paz; de forma que, terminada a batalha da vida, a nossa Legião possa reunir-se sem uma só perda, no Reino de Vosso Amor e Glória. Amém!



         P.: Que as almas dos Legionários e de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz! 


Amém!



Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!







Compromisso Legionário















Espírito Santíssimo!   




Eu........., desejando alistar-me hoje nas fileiras da Legião de Maria, e reconhecendo que não posso, por mim mesmo, prestar serviço digno, suplico-Vos que desçais a mim e me enchais de Vós mesmo, a fim de que os meus débeis atos sejam sustentados pelo Vosso poder e se tornem instrumentos dos Vossos soberanos desígnios .Reconheço também que, tendo Vós vindo regenerar o mundo em Jesus Cristo, só por Maria o quisestes fazer; que sem Ela não podemos conhecer-Vos, nem amar-Vos; que é por Ela que os Vossos dons, virtudes e graças são distribuídos a quem lhe apraz, quando lhe apraz, e na medida e maneira que lhe apraz. Reconheço, enfim, que o segredo do perfeito serviço legionário consiste na união total com Aquela que Vos está inteiramente unida. Por isso, empunhando o estandarte da Legião que simboliza a nossos olhos todas estas verdades, apresento-me diante de Vós como soldado e filho de Maria, e proclamo a minha completa dependência dEla. Maria é a Mãe da minha alma. O Seu coração e o meu fazem um só coração; e do fundo deste coração único, Ela repete as palavras de outrora : "Eis aqui a serva do Senhor"; e mais uma vez vindes, Espírito Divino, por Seu intermédio, operar grandes coisas. Que o Vosso poder me cubra e comunique à minha alma o Vosso fogo e Vosso amor, de modo a fundi-lo com o amor de Maria e a Sua vontade de salvar o mundo; para que eu seja puro nAquela que fizeste Imaculada; para que eu, unido a Ela, Sua Mãe, possa levá-Lo ao mundo e as almas que dEle carecem; para que estas almas e eu, depois da vitória, possamos reinar com Ela na glória da Trindade Santíssima. Confiado em que me acolhereis - e Vos dignareis utilizar os meus serviços - e que convertereis neste dia, a minha fraqueza em força, tomo lugar nas fileiras da Legião e ouso prometer um serviço fiel. Prometo sujeitar-me completamente à sua disciplina, que me liga a meus irmãos e faz de nós um exército, e nos conserva alinhados na marcha com Maria, para cumprir a Vossa vontade e operar os Vossos prodígios de graça, que renovaram a face da terra, e estabelecerão o Vosso reino, Espírito Santíssimo, sobre todas as coisas. Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo. Amém!





Fonte: http://www.legiaodemaria.org.br/2601.html






----------------------------------------------------------







Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:





filhodedeusshalom@gmail.com
Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger