A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » Você conhece o Apostolado da LEGIÃO DE MARIA de sua Diocese ?

Você conhece o Apostolado da LEGIÃO DE MARIA de sua Diocese ?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 6 de setembro de 2011 | 23:57



O que é a Legião de Maria ?


É uma associação de leigos católicos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho ativo apostólico, promove a santificação de seus legionários.


A Legião tem apenas em vista o bem espiritual e, portanto, não dá auxílio material.


Onde foi fundada?


Na Irlanda em 1921 e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Está em todo o Brasil, nos mais longínquos lugares, numa expansão continuada. Há legionários que vão à Amazônia para fundar Praesidia e voltam lá para mantê-los unidos e com trabalhos corajosos.


Quem pode ingressar na Legião?


Todos os católicos praticantes que o desejarem, homens e mulheres, casados e solteiros, sem distinção de classe, profissão ou cultura e até jovens abaixo dos 18 anos.

Como é constituída a Legião?


De duas categorias: legionários ativos e legionários auxiliares.

O que fazem os ativos?


Comprometem-se a orar e a visitar, num trabalho ativo de apostolado espiritual, que é orientado através de reuniões semanais obrigatórias. Como também a ler o manual, que orienta a vida legionária e mantém os legionários ligados ao ideal para o qual a Legião foi criada. A Legião de Maria é, portanto, a vida do cristão em oração e ação.

 

A quem os legionários ativos visitam?


Fazem visitas domiciliares a idosos, famílias enlutadas, doentes e sempre que houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora.


Visita também hospitais, presídios, orfanatos, asilos; dentro da área consignada à Paróquia.


E os legionários auxiliares o que fazem?


As pessoas que não podem freqüentar as reuniões, nem realizar o trabalho de apostolado legionário. Mas podem contribuir com suas orações para a obra que Nossa Senhora faz, por intermédio dos legionários ativos, isto é, ajudam os legionários ativos a serem bem sucedidos nas suas visitas.


Quais são as orações diárias?


É recomendado reza do terço e da Tessera toda, tanto para ativos, como auxiliares.


Os legionários são responsáveis pela salvação dos irmãos?


Sim, deve-se trabalhar pela própria santificação e pela de todos os membros do corpo místico de Cristo e é, com esta finalidade, que os legionários trabalham.

O que diz o Manual sobre a Legião?


Na página 12 a reflexão é essa:


“O espírito da Legião é o próprio espírito de Maria, especialmente imitar profundamente a humildade de Maria, sua perfeita obediência, sua oração constante, sua paciência heróica, sua sabedoria celeste, seu amor corajoso e sacrificado a Deus e acima de tudo, sua fé”.


Se nota que algumas pessoas se surpreendem com a disciplina rígida da Legião, espantam-se porque não conhecem de quem os legionários estão seguindo o exemplo. Mas quando tomam conhecimento, aos poucos, passam a compreender o desejo de imitar Nossa Senhora.


Portanto, a finalidade da Legião de Maria é um convite à comunhão, pois o ser humano torna-se um solidário devido às suas fraquezas, que o dividem e o isolam. Só o amor pode vencer e selar a unidade.


A Legião convida a inserção numa comunidade como um ingresso a um exército. Assim diz a Catena:


“Quem é esta que avança, como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível com um exército em ordem de batalha.”


O modelo está no exército dos imperadores romanos, o melhor de todos os tempos, que era submisso às autoridades militares, com disciplina, presteza e obediência.
Os legionários são fortes, não porque pertencem a um exército comum, mas por serem inseridos a uma comunidade de fé, sob a proteção de Maria.

Se a Legião é uma comunidade de fé, o que os legionários mais atentos aprendem?

* Aprendem que cada um contribui dentro dos seus limites pessoais e cada um respeita os limites pessoais do outros. Todos têm limitações, e quando há esse reconhecimento o convívio melhora. Ou seja, só ocorre o reconhecimento dos limites dos outros, se houver o próprio reconhecimento de limite.


* instruir-se a reconhecer suas fraquezas e a saber que o amor que se exprimi é parte de um amor maior, que é Deus. É a graça de Deus para todos.


* Os legionários descobrem que a sua vida é um dom a ser repartido. Aprendem com as visitas a serem mais solidários.


* A valorização do ser humano, acima do resultado dos esforços. Aprendem o que vale é o esforço e não o resultado. Os olhos humanos nem sempre são bem sucedidos.

* A encontrar forças nas perdas e esperança nas dificuldades. Assim se fortifica a fé.

* Que é necessário carregar os defeitos e sofrimentos uns dos outros. Sendo mais tolerantes.

* Que não se pode reconhecer uns aos outros pela mente, só pela comunhão de Deus. Que todos são iguais, mas somente se estiverem ligados a Deus.

* Todos têm acesso à mesma infinitude. Todos são co-herdeiros com Cristo em Deus. Há um laço invisível entre todos que tocam a comunhão interior. Pelo menos em certa medida, uns mais, outros menos, depende de cada um.


* Que a cooperação amorosa mantida, uns com os outros demonstra unidade com Deus e com toda a sua maravilhosa criação.


Jesus recomenda em JO 15, 4-5:


“Permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer.”


Portanto, o que é necessário é deixar fluir o amor divino que está dentro de cada um, indo ao encontro de quem, naquele momento, esteja precisando.

“A Legião é um milagre dos tempos modernos, pois foi reconhecido que só com a participação de todos pode se ter um mundo melhor.”


Os legionários devem se esforçar, com a ajuda de Maria, a ir ao encontro de quem precisa. Fazendo uma ponte entre a Paróquia e os paroquianos;


A Legião de Maria é um “apostolado gratificante.” E ela está de portas abertas para quem queira fazer parte deste apostolado gratificante. Nossa Mãe Maria e os legionários ficam contente com o ingresso de mais soldados.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
P.: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
     Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
R.: E renovareis a face da terra.

P.: OREMOS: Ó Deus, que santificais a Vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a 
                      extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que
                      operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
                      do Espírito Santo. Amém.

P.: Abri os meus lábios, ó Senhor.
R.: E a minha boca anunciará o Vosso louvor.
P.: Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R.: Socorrei-me sem demora.
P.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
R.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

(Segue-se o Terço, terminando com a Salve Rainha).

P.: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

P.: OREMOS: Ó Deus, cujo Filho Unigênito, por sua vida, morte e ressurreição, nos obteve o prêmio da salvação eterna, concedei-nos, nós Vô-lo pedimos que, meditando estes mistérios do Sacratíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, imitemos o que contém e consigamos o que prometem. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
                       
P.: Coração Sacratíssimo de Jesus,            R.: Tende piedade de nós.
P.: Coração Imaculado de Maria,               R.: Rogai por nós,
P.: São José,                                         R.: Rogai por nós,
P.: São João Evangelista,                         R.: Rogai por nós.
P.: São Luis Maria de Montfort                  R.: Rogai por nós.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Antífona: Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como o exército em ordem de batalha?

     - A minha alma glorifica ao Senhor*
     - E se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
     - Pois ele viu a pequenez de sua serva,* eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
     - O Poderoso fez por mim maravilhas* e Santo é o seu nome!
     - Seu amor de geração em geração chega a todos que o respeitam.
     - Demonstrou o poder de seu braço* dispersou os orgulhosos.
     - Derrubou os poderosos de seus tronos* e os humildes exaltou.
     - De bens saciou os famintos* e despediu sem nada os ricos.
     - Acolheu Israel seu servidor, * fiel ao seu amor,
     - Como havia prometido a nossos pais * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
     - Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo*
     - Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Antífona: Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como o exército em ordem de batalha?

P.: Ó Maria concebida sem pecado,
R.: Rogai por nós que recorremos a Vós.

P.: OREMOS: Senhor Jesus Cristo, Mediador nosso perante o Pai, que Vos dignastes escolher a Virgem Santíssima, Vossa Mãe,para Mãe e Medianeira nossa junto de Vós, concedei misericordiosamente a quem a Vós recorre, buscando os Vosso favores, se regozije de os receber todos por Ela. Amém.


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

P.: À Vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as súplicas que em nossas necessidades vos dirigimos, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

P.: (Invocação própria do Praesidium)
(Fora das reuniões do Praesidium reza-se sempre a invocação seguinte:
         P.: Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças,         R.: rogai por nós)
         P.: S. Miguel e S. Gabriel,                                             R.: rogai por nós,
         P.: Milícias todas do céu, Legião dos anjos de Maria          R.: rogai por nós,
         P.: São João Batista                                                    R.: rogai por nós,
         P.: S. Pedro e S. Paulo                                                R.: rogai por nós.

Concedei-nos Senhor, a nós que militamos sob o estandarte da Virgem, aquela plenitude de fé em Vós e de confiança em Maria, que nos assegurem a conquista do mundo. Dai-nos uma fé viva, animada pela caridade, que nos leve a praticar as nossas ações, unicamente por amor de Vós e a ver-Vos e a servir-Vos sempre no nosso próximo; uma fé firme e inabalável como a rocha, que nos conserve calmos e resolutos no meio das cruzes, trabalhos e decepções da vida; uma fé corajosa, que nos anime a empreender e a prosseguir, sem hesitação, grandes coisas, por Deus e pela salvação do próximo; uma fé que seja a Coluna de Fogo da nossa Legião que nos guie avante unidos, - para acender em todos a chama do Amor divino, - iluminar os que estão nas trevas e sombras da morte, - animar os indecisos, - restituir a vida aos mortos no pecado; e nos dirija os passos no caminho da paz; de forma que, terminada a batalha da vida, a nossa Legião possa reunir-se sem uma só perda, no Reino de Vosso Amor e Glória. Amém

         P.: Que as almas dos Legionários e de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz. Amém.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém


Espírito Santíssimo.

Eu........., desejando alistar-me hoje nas fileiras da Legião de Maria, e reconhecendo que não posso, por mim mesmo, prestar serviço digno, suplico-Vos que desçais a mim e me enchais de Vós mesmo, a fim de que os meus débeis atos sejam sustentados pelo Vosso poder e se tornem instrumentos dos Vossos soberanos desígnios.

Reconheço também que, tendo Vós vindo regenerar o mundo em Jesus Cristo, só por Maria o quisestes fazer; que sem Ela não podemos conhecer-Vos, nem amar-Vos; que é por Ela que os Vossos dons, virtudes e graças são distribuídos a quem lhe apraz, quando lhe apraz, e na medida e maneira que lhe apraz.
Reconheço, enfim, que o segredo do perfeito serviço legionário consiste na união total com Aquela que Vos está inteiramente unida.
Por isso, empunhando o estandarte da Legião que simboliza a nossos olhos todas estas verdades, apresento-me diante de Vós como soldado e filho de Maria, e proclamo a minha completa dependência dEla. Maria é a Mãe da minha alma. O Seu coração e o meu fazem um só coração; e do fundo deste coração único, Ela repete as palavras de outrora : "Eis aqui a serva do Senhor"; e mais uma vez vindes, Espírito Divino, por Seu intermédio, operar grandes coisas.
Que o Vosso poder me cubra e comunique à minha alma o Vosso fogo e Vosso amor, de modo a fundi-lo com o amor de Maria e a Sua vontade de salvar o mundo; para que eu seja puro nAquela que fizeste Imaculada; para que eu, unido a Ela, Sua Mãe, possa levá-Lo ao mundo e as almas que dEle carecem; para que estas almas e eu, depois da vitória, possamos reinar com Ela na glória da Trindade Santíssima. 
Confiado em que me acolhereis - e Vos dignareis utilizar os meus serviços - e que convertereis neste dia, a minha fraqueza em força, tomo lugar nas fileiras da Legião e ouso prometer um serviço fiel. Prometo sujeitar-me completamente à sua disciplina, que me liga a meus irmãos e faz de nós um exército, e nos conserva alinhados na marcha com Maria, para cumprir a Vossa vontade e operar os Vossos prodígios de graça, que renovaram a face da terra, e estabelecerão o Vosso reino, Espírito Santíssimo, sobre todas as coisas.
Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger