SUBSÍDIOS
(SUGESTÕES) PARA OS “ENCONTROS DE FORMAÇÃO CATECUMENAL”: DO QUERÍGMA, PASSANDO
PELA MISTAGOGIA E ENVIO MISSIONÁRIO DOS CATECÚMENOS
Marcos 10,42-45: “Jesus os chamou e disse: Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações, esses as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir!”
1
Tessalonicenses 5,21: “mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é
bom”.
Mateus
10, 26-27: “Nada há escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não
venha a se tornar conhecido. O que vos digo em oculto dizei-o a todos à luz do dia; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o do
alto dos telhados”
Existe uma distorção que tem assolado, diminuído e prejudicado o trabalho de evangelização, formação e pastoreio da Igreja do Senhor durante os séculos: a valorização ou até mesmo uma dicotomia (polarização) entre os dons naturais e sobrenaturais (como se ambos não fossem dados por Deus). Ou confiar-se a um iluminismo próprio e supostamente do “espírito”, porém, só acessível a quem me é simpático, que fazem parte de meu grupo, pastoral, movimento, paróquia ou diocese. Se alguém tiver a petulância e ousar copia-lo, ou propaga-lo, ainda que seja para o bem da igreja, corre-se até o risco de sofrer um processo por direitos autorais copiados. Parece até um pecado mortal querer enriquecer a formação catecumenal com outros subsídios que não sejam exclusivamente aqueles do meu grupo (facção). “Entre vós não seja assim, disse Jesus!” Um dom é uma dádiva de Deus, Ele os concede a todos indistintamente, conforme as necessidades da igreja.
Os dons podem ser: naturais (inteligência, memória, talentos, habilidades naturais, etc) ou espirituais (concedidos pelo Espírito Santo). Mas Deus prioriza no discípulo a vida e o caráter. Se um discípulo ainda não passou pelo processo da Cruz não será útil para Deus, apesar dos dons concedidos. Os dons são úteis mas nunca podem ser a base da obra de edificação da Igreja, este é o motivo por que existem tantos escândalos: priorizamos mais o dom do que o caráter. Os dons, sejam espirituais ou naturais, devem passar pela Cruz antes de serem úteis, pois é sobre eles que o ministério edifica eficazmente a Igreja. Quanto mais um homem confiar em si mesmo e nos seus talentos naturais, menos utilidade terá para Deus, pois o critério do Senhor é escolher os que já foram provados por Ele. Fica patente que Deus é quem faz e não é um simples uso de talentos especiais. Nosso modelo supremo de formação é nosso Senhor Jesus Cristo. Ter um modelo é fundamental na formação do caráter, e Jesus nos ensina a aplicar, viver e frutificar tudo que vimos e aprendemos no processo catecumenal, seja ministrando, ou recebendo formação. Que possamos afirmar, assim como o apóstolo Paulo, que somos imitadores de Jesus. Para tal, devemos sempre: conhecê-lo, submeter-se ao seu senhorio, ter uma obediência irrestrita a Ele e ao sagrado magistério, negando-se a si mesmo.
Segue abaixo subsídios seguros, não
frutos de achologias, mas daqueles que pastoreiam a Santa mãe Igreja, coluna e
sustentáculo da verdade (I Tim 3,15). Passe o mouse, ou clique sobre os links
abaixo para ter acesso aos conteúdos:
1)- A INSPIRAÇÃO CATECUMENAL NA VIDA PASTORAL DA IGREJA (Pe.
Luciano Tokarski):
2)-Anuncio querigmático e evangelização fundamental – Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé (por Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo):
https://www.diocesedeassis.org/noticia/1102/anuncio-querigmatico-e-evangelizacao-fundamental
3)-Novos Subsídios Para Encontros Do “Tempo Do Catecumenato”
(Equipe Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica de Campo
Grande):
-https://arquidiocesedecampogrande.org.br/subsidios-preparados-para-encontros-do-catecumenato/
4)-Enriqueça sua fé - Formação espiritual para leigos e
catequistas:
https://catequisar.com.br/texto/materia/fe/ind_002.htm
Francisco José
Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme
diploma Nº 31.636 do Processo Nº 003/17
...................................................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas.Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
concordo com vocês!
Sou catequista na diocese de Mossoró, e fico muito grata a Deus por vcs estarem sempre compartilhando e produzindo bons conteúdos! Deus abençoe esse belo trabalho de vcs!
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.