SUBSÍDIOS (SUGESTÕES) PARA OS “ENCONTROS DE FORMAÇÃO CATECUMENAL”: DO QUERÍGMA, PASSANDO PELA MISTAGOGIA, E ENVIO MISSIONÁRIO DOS CATECÚMENOS!
Marcos 10,42-45: “Jesus os chamou e disse: Vocês sabem que aqueles
que são considerados governantes das nações, esses as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim
entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês
deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de
todos. Pois nem mesmo o Filho do
homem veio para ser servido, mas para servir!”
1 Tessalonicenses 5,21: “mas ponham à prova todas as coisas e
fiquem com o que é bom”.
Mateus 10, 26-27: “Nada há escondido que não venha a ser revelado,
nem oculto que não venha a se tornar conhecido. O que vos digo em oculto dizei-o a todos à luz do dia; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o do alto dos
telhados”
Existe uma distorção que tem assolado, diminuído e prejudicado o trabalho de evangelização, formação e pastoreio da Igreja do Senhor durante os séculos: a valorização ou até mesmo uma dicotomia (polarização) entre os dons naturais e sobrenaturais (como se ambos não fossem dados por Deus). Ou confiar-se a um iluminismo próprio e supostamente do “espírito”, porém, só acessível a quem me é simpático, que fazem parte de meu grupo, pastoral, movimento, paróquia ou diocese. Se alguém tiver a petulância e ousar copia-lo, ou propaga-lo, ainda que seja para o bem da igreja, corre-se até o risco de sofrer um processo por direitos autorais copiados. Parece até um pecado mortal querer enriquecer a formação catecumenal com outros subsídios que não sejam exclusivamente aqueles do meu grupo (facção). “Entre vós não seja assim, disse Jesus!” Um dom é uma dádiva de Deus, Ele os concede a todos indistintamente, conforme as necessidades da igreja.
Os dons podem ser: naturais (inteligência, memória, talentos, habilidades naturais, etc) ou espirituais (concedidos pelo Espírito Santo). Mas Deus prioriza no discípulo a vida e o caráter. Se um discípulo ainda não passou pelo processo da Cruz não será útil para Deus, apesar dos dons concedidos. Os dons são úteis mas nunca podem ser a base da obra de edificação da Igreja, este é o motivo por que existem tantos escândalos: priorizamos mais o dom do que o caráter. Os dons, sejam espirituais ou naturais, devem passar pela Cruz antes de serem úteis, pois é sobre eles que o ministério edifica eficazmente a Igreja. Quanto mais um homem confiar em si mesmo e nos seus talentos naturais, menos utilidade terá para Deus, pois o critério do Senhor é escolher os que já foram provados por Ele. Fica patente que Deus é quem faz e não é um simples uso de talentos especiais. Nosso modelo supremo de formação é nosso Senhor Jesus Cristo. Ter um modelo é fundamental na formação do caráter, e Jesus nos ensina a aplicar, viver e frutificar tudo que vimos e aprendemos no processo catecumenal, seja ministrando, ou recebendo formação. Que possamos afirmar, assim como o apóstolo Paulo, que somos imitadores de Jesus. Para tal, devemos sempre: conhecê-lo, submeter-se ao seu senhorio, ter uma obediência irrestrita a Ele e ao sagrado magistério, negando-se a si mesmo.
Segue abaixo subsídios seguros, não
frutos de achologias, mas daqueles que pastoreiam a Santa mãe Igreja, coluna e
sustentáculo da verdade (I Tim 3,15). Passe o mouse, ou clique sobre os links
abaixo para ter acesso aos conteúdos:
1)- A INSPIRAÇÃO CATECUMENAL NA VIDA PASTORAL DA IGREJA (Pe.
Luciano Tokarski):
2)-Anuncio querigmático e evangelização fundamental – Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé (por Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo):
https://www.diocesedeassis.org/noticia/1102/anuncio-querigmatico-e-evangelizacao-fundamental
3)-Novos Subsídios Para Encontros Do “Tempo Do Catecumenato”
(Equipe Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica de Campo
Grande):
-https://arquidiocesedecampogrande.org.br/subsidios-preparados-para-encontros-do-catecumenato/
4)-Enriqueça sua fé - Formação espiritual para leigos e
catequistas:
https://catequisar.com.br/texto/materia/fe/ind_002.htm
Francisco José
Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme
diploma Nº 31.636 do Processo Nº 003/17
...................................................................
Apostolado Berakash no "YouTube": se inscreva, curta, e compartilhe se gostar:
https://www.youtube.com/watch?v=Igh8afWLFy4
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
concordo com vocês!
Sou catequista na diocese de Mossoró, e fico muito grata a Deus por vcs estarem sempre compartilhando e produzindo bons conteúdos! Deus abençoe esse belo trabalho de vcs!
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.