A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Papa Francisco e Cardeal Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cézar Costa: "a festa da Sagrada Família" (26 de Dezembro)  

Papa Francisco e Cardeal Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cézar Costa: "a festa da Sagrada Família" (26 de Dezembro)  

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 23 de dezembro de 2022 | 12:41




 

 

 Por Dom Paulo Cézar Costa

 

 

 

A Festa da Sagrada Família é geralmente celebrada no domingo seguinte ao Natal, 26 de dezembro. Quando o Natal do Senhor ocorrer no domingo, a Festa da Sagrada Família se celebra dia 30 de dezembro. A Sagrada Família, formada pelo Menino Jesus, pela Bem-aventurada Virgem Maria e por São José, serve de modelo para todas as famílias. Esta Festa homenageia suas vidas juntos, começando com o nascimento do menino Jesus em Belém (Mt 2, 1), depois mudando para Egito (Mt 2, 13) e de volta para Nazaré (Mt 2, 23). A Festa reconhece a humildade de Jesus, a virtude de Maria e a firmeza de José, junto com a obediência de todos os três ao plano de Deus para eles na História da Salvação. A Festa da Sagrada Família é um bom momento para lembrar a unidade familiar e rezar por nossas família, tanto daqueles que estão próximos a nós quanto aqueles que já faleceram. 

 

 

 

 

 

 


 

 

Também podemos aproveitar esta Festa para refletir sobre o valor e santidade da unidade familiar e para avaliar nossa própria vida familiar. De que maneiras ela pode ser melhorada? Nesse sentido, podemos aproveitar esta Festa para nos perguntar o que estamos fazendo para promover a família em nossas próprias culturas, bairros e comunidades.

 

 

 

 


 

 

 

A família continua sendo o berço natural da vida humana. Na família, a vida é doada, recebida, vivida e desfrutada no amor. É nela que a vida atualiza seu verdadeiro significado. Vindo a nós em nossa natureza, Deus também afirmou e abençoou esta fonte de vida ao desejar que Seu Filho Eterno nascesse em uma verdadeira família humana de Maria e José.A Festa de hoje sustenta os nossos corações no espírito deste tempo natalício, que Deus entrou concretamente na nossa História e que o fez de uma forma que é muito compreensível para todos nós, na Família de Nazaré. A leitura do Evangelho de Lc 2, 41-52 - apresenta-nos parte da história desta bela família e as diferentes manifestações do grande mistério nela contida, o mistério da pessoa de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.A Sagrada Família de Jesus foi verdadeiramente uma família humana confrontada com as tensões da vida e com certos períodos de inquietação e incertezas que foram retomadas nas palavras de Maria a Jesus “Meu filho, por que você fez isso conosco? Vê como seu pai e eu ficamos preocupados procurando por você?” (Lc 2, 48). 

 

 

 

 


 

 

Assim como em todas as famílias, a presença de tensões, preocupações e incertezas também se manifesta. Não há família privada de problemas e desafios.A singularidade da Sagrada Família reside no fato de que Deus era um membro visível daquela família na pessoa de Jesus Cristo e que eles entendiam a missão um do outro e também sabiam manter a fé e respeitar as peculiaridades um do outro para realizar a missão que lhes foi confiada por Deus.Descrevendo a Sagrada Família, ao citar Papa São Paulo VI, o Papa São João Paulo II escreveu que “a Sagrada Família é o protótipo e exemplo para todas as famílias cristãs e o modelo e fonte espiritual para cada família cristã. A casa de Nazaré é a escola onde começamos a compreender a vida de Jesus, a escola do Evangelho. Nesta escola se aprende porque é necessário ter uma regra espiritual de vida, se se deseja seguir o ensino do Evangelho e tornar-se discípulo de Cristo. Na casa de Nazaré cada um vive a sua missão em perfeita sintonia com os outros membros da Sagrada Família” (Ecclesia in Africa, 81).Viver em “perfeita sintonia” significa reconhecer que somos diferentes e, assim, que somos humanos, limitados, pecadores e que devemos buscar as virtudes para seguir em frente em nossos momentos de crise e dificuldades. 

 

 

 

 


 

 

Estes desafios jamais devem se tornar uma opção pela separação dos cônjuges ou pelo divórcio, mas sim a aceitação pessoal de modo recíproco e o exercício da virtude da tolerância que é parte integrante da vida conjugal e da vida familiar.

 

 

 

 


 

 

O amor de Deus que existe em nossas famílias e que devemos compartilhar uns com os outros nos ajuda a enfrentar os problemas da vida e a perceber plenamente quem somos e o que Deus tem reservado para nós. Esse amor se torna mais palpável quando reconhecemos Cristo em nossas famílias e quando nos permitimos ser transformados pelo poder de Sua Palavra. Que as nossas famílias continuem a haurir forças na fonte da graça e do amor da Sagrada Família de Nazaré.

 

 

 

 

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/festa-da-sagrada-familia/

 

 


 

Dez ensinamentos do Papa Francisco sobre a família

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Por Layla Kamila, com informações do site cnpf.org.br

 

 

 

 

Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco sempre faz questão de ressaltar a importância da família e os valores que devem direcionar as relações familiares. Veja, a seguir, algumas frases do Papa sobre esse assunto:

 

 

 

1. “E esta é a grande missão da família: arranjar lugar para Jesus que vem, receber Jesus na família, na pessoa dos filhos, do marido, da esposa, dos avós, porque Jesus está aí.” (Audiência Geral, 17 de dezembro de 2014).

 

 

 

2. “Três palavras que devem existir sempre em casa: com licença, obrigado, desculpa. Com licença: para não se intrometer na vida dos cônjuges. Com licença, como te parece isto? Com licença, permite-me. Obrigado: agradecer ao cônjuge; obrigado por aquilo que fizeste por mim, obrigado por isto. A beleza da gratidão! E dado que todos nós erramos, há outra palavra um pouco difícil de pronunciar, mas necessária: desculpa.” (Catequese, 2 de Abril de 2014).

 

 

 

3. “Aquilo que mais pesa na vida é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser benquisto. Pesam certos silêncios, às vezes mesmo em família, entre marido e esposa, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, a fadiga torna-se mais pesada, intolerável.” (Discurso às Famílias, 26 de Outubro de 2013).

 

 

 

4. “Sim, ser mãe não significa só trazer um filho ao mundo, mas é também uma opção de vida: o que é que uma mãe escolhe? Qual é a opção de vida de uma mãe? A opção de vida de uma mãe é a opção de dar vida! E isto é grande, isto é belo.”  (Audiência Geral, 7 de janeiro de 2015).

 

 

 

 


 

 

 

 

5. “O pai procura ensinar ao filho aquilo que ele ainda não sabe, corrigir os erros que ainda não vê, orientar o seu coração, protegê-lo no desânimo e na dificuldade. Tudo isso com proximidade, com doçura e com uma firmeza que não humilhe.” (Audiência Geral - 4 de fevereiro de 2015).

 

 

 

 


 

 

 

 

6. “A família atravessa uma crise cultural profunda, como todas as comunidades e vínculos sociais. No caso da família, a fragilidade dos vínculos reveste-se de especial gravidade, porque se trata da célula básica da sociedade.” (Exortação Apostólica EvangeliiGaudium, 2013)

 

 

 

 

 


 

 

 

7. “O verdadeiro vínculo é sempre com o Senhor. Todas as famílias têm necessidade de Deus: todas, todas! Necessidade da Sua ajuda, da Sua força, da Sua bênção, da Sua misericórdia, do Seu perdão. E requer-se simplicidade. Para rezar em família requer-se simplicidade! Quando a família reza unida o vínculo torna-se mais forte”. (Homilia da Missa do Encontro de Famílias, que se realizou em Roma em outubro de 2013).

 

 

 

 


 

 

 

8. “O matrimônio é uma longa viajem que dura toda a vida, e necessitam da ajuda de Jesus para caminhar juntos, com confiança, para se acolherem, um ao outro todos os dias, e perdoarem-se todos os dias; e isto é importante nas famílias, saberem perdoar-se. Porque todos nós temos defeitos. Todos!” (Encontro de Famílias em Roma em outubro de 2013).

 

 

 

 


 

 

 

 9. “Uma sociedade que descarta os seus idosos é uma sociedade sem dignidade, perde as suas raízes e vigor; uma sociedade que não se rodeia de filhos, que os considera um problema, um peso, não tem futuro.” (Audiência Geral, 10 de fevereiro de 2015).

 

 

 


 

 

 

10. “A verdadeira alegria vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos experimentam no seu coração e que nos faz sentir a beleza de estar juntos, de apoiar-se mutuamente no caminho da vida”. (Missa de encerramento do Encontro de Famílias, em Roma).

 

 

 


 

 

 

 

Fonte:https://jovensconectados.org.br/dez-ensinamentos-do-papa-francisco-sobre-a-familia.html

 

 

 

 

 


------------------------------------------------------

 

 





APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 


 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger