A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » » Quer aceitemos ou não a motivação para a Santa Inquisição encontra-se na bíblia

Quer aceitemos ou não a motivação para a Santa Inquisição encontra-se na bíblia

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 21 de abril de 2020 | 17:21






Veremos neste artigo que a Inquisição é bíblica, e quando foi aplicada corretamente, foi um mal necessário que fez parte da providência divina na história. “Somente Deus de um mal aparente, pode tirar um bem permanente”. Não queremos com isto justificar o erros e abusos humanos cometidos ao longo deste período.





Há muitos livros e artigos sobre os aspectos históricos da “Santa Inquisição” ou ” Inquisição Sangrenta”(dependendo de que lado você se considera), encontrarmos um grande número de variações históricas entre eles.Não é incomum lermos estimativas que variam de dois mil a 50 milhões (no lado altamente liberal protestante) os condenados à morte neste período. Mas todos estes autores perdem a questão mais essencial de todas. Este texto não se propõe a tratar se são justas ou caluniosas as alegações que se fazem quanto as ações da Igreja durante a Santa Inquisição, ou seja, se foram mesmo exterminados hereges e não Cristãos, quantos e como. Se foi mesmo a Igreja ou se foi o braço secular, através dos Reis, principados, e suas cortes, os verdadeiros responsáveis pela execução daqueles que ameaçavam o Cristianismo e sua fiel prática na Cristandade Medieval.



O que iremos tratar neste artigo será simplesmente o seguinte:




Se os fatos tivessem realmente acontecido como os críticos da Igreja Católica afirmam, seria (biblicamente) justificável para a verdadeira igreja de Deus (A Igreja Católica, Apostólica, Romana) colocar os inimigos da verdade que desejavam desencaminhar os outros com suas heresias, à morte?



A importância desta pergunta é óbvia:




Se as ações da Igreja Católica foram justas e retas aos olhos de Deus. Sendo esse, portanto, o nosso argumento religioso, torna-se irrelevante debater se houveram dois mil ou 50 milhões de mortes, simples assim. Pois não é a quantidade de vítimas que legitima ou não a causa, mas as justas e necessárias motivações.



 
(A Inquisição Protestante foi pior que a Católica)




Nossa primeira reação à pergunta seria dizer “NÃO”, num primeiro momento, para nossa mentalidade atual, pois colocar as pessoas à morte por sua crença religiosa parece ir contra tudo o que ensina a Sagrada Escritura que diz: “o amor teu próximo”, “ame aos teus inimigos” e “perdoa ao teu inimigo”.  É importante salientar que as Escrituras manda-nos perdoar e amar(respeitar) os nossos inimigos, jamais a um herege é inimigo de Deus. Na verdade, as Sagradas Escrituras manda-nos rejeitar ao erro e CALAR  a estes inimigos de Deus. Paulo, de forma explicita, através de uma carta, coloca um ponto final em uma situação:




“Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.” (1 Tim 1, 19-20)




O discípulo amado João, deixa claro que não vai tolerar o que é errado:




“Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja. Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom.” (3 João 1, 9-11)



“Pois não hei de odiar, Senhor, aos que vos odeiam? Aos que se levantam contra vós, não hei de abominá-los? Eu os odeio com ódio mortal, eu os tenho em conta de meus próprios inimigos. ” (Salmo 138,21-22)



“Não colocarei uma coisa infame diante dos meus olhos. Eu odeio quem pratica o mal; esse nunca se juntará a mim...Em cada manhã eu farei calar todos os injustos da Terra, para extirpar da cidade de Javé todos os malfeitores...” (Salmo 101,3-8)




Romanos 1,32: “Os quais, conhecendo o juízo de Deus, o qual os considera dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aplaudem aos que as cometem...”



Para colocar o perigo de um herege dentro do rebanho de fiéis em sua perspectiva correta, precisamos apenas de ler o aviso de Cristo:



Lucas 12,1: “Ajuntando-se milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia...”










Claramente Jesus Cristo percebeu e alertou aos discípulos que um herege com uma falsa doutrina é tão ou mais perigoso do que um assassino, que mata apenas o corpo. Em algumas sociedades  considera-se o assassinato um crime hediondo digno da pena capital quando triplamente qualificado. No entanto, hoje, nós (como sociedade) não prestamos atenção à advertência de Cristo e não tememos aos que podem prejudicar nossa alma eternamente. A verdade é que há um monte de precedentes bíblicos para justificarem o tribunal da Santa Inquisição. Moisés, foi o primeiro a condenar a morte aqueles que deixaram a Verdade de Deus para seguir aos erros, a fim de preservar a fé dos judeus, o povo santo, separado e escolhidos por Deus. Em apenas um dia três mil hereges foram mortos à espada:



“Então Moisés ficou de pé no meio do acampamento, e gritou: Quem estiver do lado de Javé, aproxime-se de mim. E todos os filhos de Levi se reuniram em torno dele. Moisés então disse-lhes: Assim diz Javé, o Deus de Israel: Cada um coloque a espada à cintura. Passai e repassai o acampamento, de porta em porta, e cada um de vós mate até mesmo o seu irmão, companheiro e parente. Os filhos de Levi fizeram o que Moisés havia mandado. E nesse dia morreram uns três mil homens do povo...” (Êxodo 32,26-28)



Deus toma isso como ofensa séria aqueles que afirmam ensinar ou pregar em nome de Deus sem verdadeira autoridade:



“Mas o profeta (pregador religioso), que presumir falar alguma palavra em meu nome, que eu não tenha mandado falar, o mesmo profeta morrerá”. (Deuteronômio 18,20)



A Escritura vai ainda mais longe ao dizer que devemos colocar a morte aqueles que ensinam ou pregam uma doutrina que não coincide com a verdade ensinada pela igreja verdadeira, ou seja, aquela fundada sobre Pedro e seus legítimos sucessores:




Lucas 10,16: “Portanto, qualquer pessoa que vos der ouvidos, a mim está dando ouvidos; mas aquele que vos rejeitar, estará rejeitando a mim mesmo; e quem me rejeitar, rejeita Aquele que me enviou”.




“Segui a Javé vosso Deus a quem deveis temer; observai os seus mandamentos e obedecei-Lhe; servi-O e apegai-vos a Ele. Quanto ao profeta ou intérprete de sonhos, deverá ser morto, porque propôs uma revolta contra Javé vosso Deus, que vos tirou do Egito e vos resgatou da casa da escravidão, e porque procurou afastar-vos do caminho pelo qual Javé vosso Deus vos havia mandado seguir. Desse modo, eliminarás o mal do meio de ti...” (Deuteronômio 13,5-6)



Deus ordenou a Josué para colocar sob a espada populações de cidades inteiras, terrivelmente e irreversivelmente contaminadas por heresias (homens, mulheres, crianças e idosos) de pagãos, a fim de preservar a fé de seu povo escolhido:




“Quando Javé teu Deus as entregar, vencê-las-ás e sacrificá-las-ás como anátema. Não faças aliança nenhuma com elas e não as trates com piedade. Não cries laços de parentesco com elas: não dês a tua filha a um dos seus filhos, nem tomes uma das suas filhas para o teu filho, porque o teu filho se afastaria de Mim para servir outros deuses; então a cólera de Javé inflamar-se-ia contra ti e destruir-te-ia rapidamente. Deveis tratá-las da seguinte maneira: demolir os seus altares, destruir as suas estelas, arrancar os seus postes sagrados e queimar os seus ídolos. Pois és um povo consagrado a Javé teu Deus: foi a ti que Javé teu Deus escolheu para que Lhe pertenças como povo próprio, entre todos os povos da terra. Reconhece, portanto, que Javé teu Deus é o único Deus, o Deus fiel, que mantém a aliança e o amor por mil gerações, em favor dos que O amam e observam os seus mandamentos. Mas Ele também retribui diretamente aos que O odeiam: faz perecer sem demora aquele que O odeia, retribuindo-lhe diretamente”. (Deuteronômio 7, 2-6.9-10)



Mesmo depois de sua dramática conversão a Jesus Cristo, e sendo um dos maiores profetas do Novo Testamento, São Paulo claramente diz que aqueles que mudam a verdade de Deus em mentiras são dignos de morte:



“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do Criador, que é bendito para sempre. E assim como eles não gostam de manter Deus no seu conhecimento, Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; mesmo conhecendo a justiça de Deus, para que os que cometem tais coisas são dignos de morte” (Romanos 1,25-28.32)



Muitos vão tentar argumentar que “O Deus do Novo Testamento é um Deus de misericórdia”. Deve-se notar que o Deus do Novo Testamento é o MESMO Deus como o Antigo Testamento. Embora seja verdade que Cristo nos trouxe a misericórdia e o perdão, uma leitura rápida da história de Ananias e sua esposa é suficiente para nos lembrar que o Deus do Novo Testamento ainda é um Deus de justiça:



“Então Pedro disse: Ananias, como é que Satanás tem tão cheio teu coração que mentes para o Espírito Santo e ter mantido para si uma parte do dinheiro que recebeu para a terra? Não pertencia a ti antes de ser vendido? E depois que ele foi vendido, não era o dinheiro à tua disposição? O que te fez pensar em fazer uma coisa dessas? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Quando Ananias ouviu isso, caiu e morreu. E um grande temor tomou todos os que ouviram o que tinha acontecido. Em seguida, os jovens vieram à frente, remataram o seu corpo, e levou-o para fora e o sepultaram. Cerca de três horas mais tarde entrou também sua mulher, não sabendo o que tinha acontecido. Pedro perguntou-lhe: Diga-me, é este o preço que tu e Ananias tem para a terra? Sim, ela disse, é o preço. Pedro disse-lhe: Como poderias concordar em testar o Espírito do Senhor? Olha! Os pés dos homens que sepultaram o teu marido estão à porta, e eles te levarão a ti também. Naquele momento ela caiu a seus pés e morreu. Em seguida, os jovens entraram e, encontrando-a morta, levou-a para fora e enterram-na ao lado do marido” (Atos 5,3-10)











Assim, vemos que a verdadeira Igreja de Deus, aquela fundada sobre Pedro (conf. Mateus 16,18), tem a autoridade e a responsabilidade de proteger as almas imortais dos fiéis pelos meios que julgar necessário, mesmo que isso em um contexto histórico completamente diferente do atual, tenha implicado em condenar morte hereges com suas heresias, porém, não sem antes ouvindo-os e submetendo-os a um justo julgamento (INQUÉRITO/INQUISIÇÃO), e só o entregando-o ao braço secular quando o mesmo se tornava empedernido em seu erro, ou ideias pessoais, colocando em risco a fé e salvação das pessoas mais simples. Só a Igreja que o Deus Único e Verdadeiro Jesus Cristo,fundou sobre Pedro (Mt 16,18-19) tem o direito de determinar qual curso da justiça é o melhor, dependendo do momento em cada situação histórica.Como vemos não se pode argumentar que a igreja de Deus não tem autoridade moral para determinar o destino de um herege “que mudam a verdade de Deus em mentira” se São Paulo Apóstolos os declara “dignas de morte”. Contudo, teria mesmo a Igreja de Cristo, e não o braço secular executado tantas almas por conta de seus crimes de heresia?   Responderemos a essa oportuna pergunta em um próximo texto sobre a inquisição, neste blog (Berakash), aguardem-nos!!!


Adaptado de: Igrejamilitante.com/2011




----------------------------------------------------------




Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:





filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger