A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » CONGRESSOS EUCARÍSTICOS INTERNACIONAIS - ORIGEM ?

CONGRESSOS EUCARÍSTICOS INTERNACIONAIS - ORIGEM ?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 2 de abril de 2011 | 18:39




ADORO TE DEVOTE


(Autor: São Tomaz de Aquino)


Sto. Tomaz de Aquino

1.Deus de amor, nós te adoramos neste Sacramento,
Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento.


 
És o Deus escondido,vivo e vencedor.
A teus pés depositamos todo nosso amor.

2.Meus pecados redimiste sobre a tua cruz,
Com teu Corpo e com teu Sangue ó Senhor Jesus!


 
Sobre os nossos altares,Vítima sem par,
Teu divino safrício queres renovar.


 
3. No Calvário se escondia tua divindade,
Mias aqui também se esconde tua humanidade.




Creio em ambos e peço,com o bom ladrão,
No teu reino,eternamente,tua salvação.

4. Creio em ti ressuscitado, mas que São Tomé.
Mas aumenta na minh'alma o poder da fé.

5. Ó Jesus que nesta vida pela fé eu vejo,
Realiza,eu te suplico, este meu desejo:
Ver -te , enfim, face ,meu divino amigo, 
Lá no céu, eternamente, ser feliz contigo !!!

CONGRESSO EUCARÍSTICO

1.     O que são?

FONTE: http://parsaojoaobatistadecamaqua.org.br/artigo.aspx?id=33

São manifestações públicas de adoração, veneração e reparação pelos pecados ao Santíssimo Sacramento.

Tem    como objetivo tornar viva a fé e o amor a Eucaristia, aprofundando através de conferências e palestras o sentido da presença eucarística de Jesus.




As grandes concentrações de pessoas que acontecem por ocasião do congresso estimulam as comunidades a desenvolverem o culto e a vivência eucarística.

Querem ainda afirmar o direito social de Cristo. Ele tem direitos sobre a vida  pública das nações, dos povos e da sociedade. O Congresso Eucarístico, ao chamar todos a manifestarem a fé na presença de Cristo no sacramento, propõe a conversão a Cristo; convida a dar fé às palavras de Cristo que fazem do pão o seu corpo, a comprometer-se numa vida comunitária e fraterna; nós que comemos do mesmo pão, somos um só corpo.




A própria palavra congresso expressa uma grande riqueza e traz presente a idéia de andar juntos, caminhar com, congrassar, unir, ajuntar, reunir em torno a alguma coisa, algum fato.        

Há dois tipos de congressos eucarísticos tradicionais: o internacional e o nacional .

OBS.: Dentro de cada país pode haver congressos diocesanos, regional, estadual, paroquial.

2. Congressos Eucarísticos Internacionais


Foi na França, na cidade de Paray-le-Monial, no ano de 1873 que no Santuário do Sagrado Coração de Jesus partiu      a centelha eucarística que haveria de atear em todo o mundo o fogo da fé, da justiça e do amor.

A situação da época reclamava por uma força capaz de superar as divisões, as descrenças, frutos do liberalismo que pretendia construir uma sociedade apenas com as próprias forças, sem a fé em Deus.


Uma sociedade em que os negócios do mundo fossem superados, independente da religião.



Assim, neste contexto marcado pela descrença, pelo liberalismo, nasce a idéia de tornar público o império de Jesus Eucarístico.
Maria Mãe da cabeça e membros

Nasce no silêncio, na obscuridade, tal como a semente no escondimento da terra, guardando a força da vida que um dia brotaria vigorosamente.


Maria o Tabernáculo do Verbo Encarnado



Nasceu da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e do compromisso da vivência cristã, na sociedade.

A iniciativa parte de uma leiga que ao acompanhar o ato de consagração ao Coração de Jesus, no santuário de Paray-le-Monial, teve uma idéia inspirada nas palavras que ouvia: "transformar o mundo por meio da Eucaristia".


Ouve a voz de Deus que falava neste acontecimento e inicia a caminhada da realização da idéia que, já antes de sua morte, atingiria muitos países.

Esta leiga chamava-se Maria Emília Tamisier. Manifestou sua idéia ao padre fundador da ordem dos sacramentinos que a convidou para entrar na vida religiosa.

Mas, Maria Emília, compreendia que sua missão era ser "presença no meio do mundo".




A Eucaristia é lugar de Adoração, mas também de encontro e diálogo com  com Deus, nosso Pai e melhor amigo, lugar de estar aos pés do amado e esposo de nossas almas.


Todas as Capelas e Sacrários do mundo inteiro deveriam ter o Chamado que Marta fez a sua irmã Maria para ir ao seu encontro: " O Senhor está ai e te chama - João 11,28"






Eucarista lugar de encontro


Mesmo assim foi conversar com seu diretor espiritual, Pe. Chevrier, que  lhe disse: "a senhora está chamada não para morar no claustro, mas para andar pelos caminhos".

E, de fato, tanto andou pelos caminhos que fora chamada Joana D'Arc da Eucaristia.


A idéia foi crescendo. De início aproveitaram-se os costumes das peregrinações orientando-as para a devoção Eucarística. Aos poucos, foram juntando-se a estas peregrinações, sessões de estudo, resultando nos congressos.


Este empreendimento fora aprovado pelo papa Leão XIII. Mas, tudo estava por ser feito e não com poucas dificuldades, mesmo dentre as pessoas mais ligadas à fé.


As dificuldades, tal como ventos, sopraram devido à situação dos vários países em que o diálogo entre os políticos e a Igreja enfrentava incompreensões e por vezes havia aberta oposição, a idéia encontrou pouco apoio, além da desconfiança por se tratar de uma iniciativa leiga.



Mas, o grupo que se juntou à idealizadora, em entrevista com Leão XIII, conseguiu apoio vivo ao projeto.


Em Lille, um industrial Philibert, homem de vida religiosa, soube dar a devida  importância à idéia, aproveitando as organizações eucarísticas regionais que se faziam nesta cidade regularmente.


1)- Em 21 de abril de 1881,  numa circular, Leão XIII convidava aos católicos de todo o mundo para o 1º congresso eucarístico que se realizaria em Lille, França, no mesmo ano.


Os organizadores, valorosos e firmes na idéia a ser concretizada, decidiram suprimir as manifestações exteriores devido a ordem do governo francês, proibindo o ensino religioso nas escolas. O clima não era favorável ao acontecimento e o Congresso aconteceu nas dependências da Faculdade.

Na Eucaristia Deus se deixa tocar

Este congresso teve caráter internacional, participando diversos países. Durou 03 dias com 363 participantes. Os dois primeiros dias dedicados a leitura dos relatórios da situação dos países em relação a Eucaristia e o 3º dia, a manifestações de fé. Ao encerrar o congresso formou-se uma comissão permanente para levar adiante a idéia.

2)- No ano seguinte, realizou-se em Avignon o 2º;

3)-Na Bélgica o 3º . Interessante observar que os peregrinos eram hospedados nas casas.

4)-O 4º congresso aconteceu na Suiça.

5)- O 5º na França.

6)- O 6º novamente na França;

7)- O 7º,  na cidade de Anvers, Bélgica, em 1890, onde foi usada pela primeira vez uma língua não francesa.

8)- O 8º em 1893,em Jerusalém, abriu espaços para as igrejas orientais.O papa Leão XIII via nas celebrações que se deram sobre os lugares onde se dera a última ceia a oportunidade de aproximação com os orientais (mantinham este sacramento).





9)- Em 1894  foi 9º em Reims,

10)- O 10º em Paray-le-Monial, em 1897;

11)- O 11º em Bruxelas, em 1898;

12)- O 12º em Lourdes, em 1899;

13)- O 13º em Angers, em 1901;

14)- O 14º em Namur, 1902;

15)- O 15º em Angouleme, em 1904; já no pontificado de Pio X (papa da Eucaristia e da catequese), acontece, em 1905,na cidade de Roma;

16)- O 16º com o tema: "A Eucaristia e as obras sociais". Uma das sessões versava sobre a mulher cristã e a Eucaristia. Os congressos, à  medida que iam sendo preparados nos diversos locais, mais se faziam frutuosos nas bases, especialmente por causa  da preparação em tríduos e outras celebrações. Seguem-se os congressos;

17)- O 17º  Tournai (Bélgica),em 1906;  

18) O 18º Metz,Alemanha, em 1907;

19)- O 19º em Londres, em 1908;

20)- O 20º  na cidade de Colônia, Alemanha, em 1909;

21)- O 21º  em Montreal (Canadá), em 1910;

22)- O 22º em Madrid (1911),

23)-O  23º em  Viena (1912);

24)- O 24º em  Malta (1913) ;

25)- O 25º e em Lourdes (1914).         

Pelos congressos foi-se motivando, aos poucos, a comunhão mais frequente, foram surgindo ligas que organizavam  a comunhão regular e a cruzada eucarística das crianças.

26)- A 1ª guerra interrompeu o movimento dos Congressos e, somente em 1922, acontecia o  26º  em Roma, no início do Pontificado do Pio XI .

A hóstia tornou-se símbolo da união entre as pessoas e único meio de realizá-la aqui na terra.

Daí  por diante, os Congressos aconteceram de dois em dois anos.

27)- Assim sucederam-se congressos de Ansterdam 27º (1924),

28)- Chicago 28º (1926),

29)- Sydnei 29º(1928),

30)- O 30º em 1930, em pleno  país muçulmano, ocorreu o Congresso de Cartago,

31)- Na África; o 31º foi em Dublin, em 1931.

32)- Em 1934, o 32º, realizou-se em Buenos Aires cujo legado foi o Cardeal Pacelli, mais tarde Papa Pio XII;

33)- O 33º foi em Manila.;

34)- O 34º em Budapeste, em 1938;

35)- O 35º , após interrupção ocasionada  pela 2ª guerra mundial, foi em Barcelona, em 1952.

36)- A caminhada dos congressos prosseguia e, em 1956  chega a vez do Brasil sediar o 36º Congresso Internacional, preparado em todas as paróquias e dioceses. Foi  um grande acontecimento.

37)- Após este, acontece em Munique, em 1960, o 37º marcado pela preocupação  ecumênica.

38)- Caminhando ainda mais, o 38º congresso  acontece em  uma região  não cristã em Bombaym,  na Índia, com o tema: "A Eucaristia  e o homem novo".

39)- O 39º  congresso acontece em Bogotá, na Colombia em 1968, sendo realizado numa região subdesenvolvida. O estilo deste congresso foi diferente dos demais. O tema: "A  Eucaristia estimula os esforços humanos para construir o mundo de amanhã de ordem, democracia,  paz em império da fome, do atraso, da miséria  que hoje a tantos atinge".

40)- Após este Congresso, realizou-se a Conferência de Medellin.  O  40º foi em Melbourne, em 1973;

41)- Em 1976 foi a  vez da Filadélfia acolher o 41º;

42)- O 42º foi em 1981, em Lourdes, com o tema"Jesus Cristo Pão Partido para um mundo novo".João Paulo II, na oportunidade  não se fez presente devido ao atentado que sofrera em 13 de maio.

43)- O 43º Congresso Eucarístico Internacional foi em Nairobi, Quenia, de 11 a 18 de agosto de 1985 com o tema "A Eucaristia, fonte de vida para a família". Foram oito dias de fé intensa.

44)- O 44º  foi em Seul, em 1989;  

45)- O 45º em  Sevilla, Espanha, em 1993;

46)- O 46º em Wroclaw, Polônia, em 1997;

47)- Em Roma, de 18-25 de junho do ano 2000, realizou-se o 47º Congresso Eucarístico Internacional. O documento preparatório recebeu o título: "Jesus Cristo, único Salvador do mundo, Pão para a vida nova;

48)- Em 2004 aconteceu em Guadalara, no México o 48º,

49)- O 49º  em 2008 , foi em Quebec, no Canadá - Cerca de 11 mil peregrinos, 50 cardeais e mais de 100 bispos participam  do 49º Congresso Eucarístico Internacional, que se desenvolveU em Québec, Canadá, com o lema «A Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo»

50)- Dublin acolherá o 50º Congresso Eucarístico Internacional em 2012 - Dublin, na Irlanda, sediará de 10 a 17 de junho de 2012, o próximo Congresso, que terá como tema: "A Eucaristia: Comunhão com Cristo e entre nós" 

3. Congresso Eucarísticos Nacionais

1)- Foi em 1915, em São Paulo, o 1º Congresso Eucarístico,

2)- O 2º foi No Recife .

3)- O 3º no Rio, em 1922, assinalando o  primeiro centenário da independência.

Obs.: Estes ainda não tiveram o reconhecimento como Congresso Eucarístico Nacional.

1)- No entanto, o 1º congresso oficialmente reconhecido, aconteceu em 1933, na Bahia, com o objetivo de consolidar perenemente o reinado social de Cristo Eucarístico na pátria brasileira.

Assim, estava iniciada e assinalada a história dos Congressos Nacionais, que nos mais diversos pontos do país, marcou o crescimento da compreensão da dimensão da Eucaristia também para o campo social.

2)- O 2º Congresso Nacional aconteceu em Belo Horizonte, em 1936. Teve como tema: "A Eucaristia, princípio eterno de restauração social do Reino de Cristo." Parte da letra do hino dizia: "Tu que és rei e que aos povos dominas firma aqui teu trono, Jesus."

3)- O 3º Congresso foi em Recife, realizado em 1939, tendo como tema: "A Eucaristia e a vida cristã" A manifestação da religiosidade ligada à natureza proporcionou o acontecer de uma belíssima procissão fluvial de pelo Rio Capiberibe, marcando a noite de abertura do Congresso. Ainda na preparação deste congresso aconteceu a "bênção dos mares".

4)- O 4º foi em São Paulo em 1942, tendo como tema: Vocações sacerdotais". Pio XII, na mensagem que enviou dizia: "Não basta adorar, amar e receber a Eucaristia. É preciso viver a Eucaristia mistério de  fé e vida."

5)- O 5º foi em Porto Alegre. Era o ano de 1948. Tinha como tema: "Venha o teu Reino Eucarístico" Nesta ocasião foi inaugurada a Catedral. A procissão luminosa pelo Guaíba fez parte da programação. Sob as bênçãos do lindo Cruzeiro que nos céus do Rio Grande reluz. Dobra a fronte, o Brasil altaneiro ante a hóstia de Cristo Jesus, dizia o hino do Congresso. Ao mesmo tempo aconteceu o III Seminário de Ação Católica.


6)- A cidade de Belém sediou o 6º., em 1953. Tema: A  Sagrada Eucaristia sacramento da unidade e da comunidade. A exemplo da estrela de Belém, a cidade enfeitou-se como uma estrela luminosa, prenunciando uma nova era de paz, a certeza da redenção. Pio XII, na radio mensagem convidava a todos a serem irmãos.

Chegamos ao pontificado de João XXIII, o papa do Concílio Vaticano II. O Brasil atravessa difíceis tempos. Os Bispos do Brasil desenvolvem esforços principalmente no sentido do ensino e do trabalho social a fim de contribuir para a superação do subdesenvolvimento de vastas regiões. Os problemas do atraso, da fome, da enfermidade, dos vícios, das calamidades públicas, tudo se colocou como desafio.

7
)- No ano de 1960 aconteceu em Curitiba o 7º Congresso Eucarístico Nacional. Foi precedido por tríduos e conferências, tratando das adaptações das atividades da Igreja, nos mais variados setores. As necessidades do tempo atual que se caracteriza por profundas transformações sociais da vida humana. Neste congresso salientou-se bastante  o esforço pelo bem coletivo na solução dos problemas, na superação do egoísmo de indivíduos e de grupos dentro e fora da Igreja. Uma busca da vivência eucarística, essencial à mensagem de Cristo e à missão da Igreja.


8)- No décimo aniversário de Brasília (1970) realizou-se o 8º congresso com o lema: "À mesa do Senhor", estando já no pontificado de Paulo VI. Este congresso estudou os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. Realizou-se também neste congresso, o que não era costume, batismo de adultos. Nos estudos levou-se também em consideração a questão indígena, tendo inclusive vasta bibliografia a disposição dos participantes. Como em Porto Alegre, nesta ocasião aconteceu a sagração da Catedral de Brasília. Na  mensagem Paulo VI exortava aos fiéis para que façam corresponder à atitude exterior e à atitude interior de fé e conversão. Também desejava que o congresso assinalasse para cada brasileiro, uma aproximação de Deus e de todos  entre si, em Cristo, na justiça, na verdade e no amor. 


9)- No ano de 1975 aconteceu 9º no Amazonas. Tema: "O amor exige presença" e o lema: "Repartir o pão". Foi valorizada muito a realidade desta região. O conteúdo doutrinal: Pão a ser repartido:pão da palavra, pão da graça, pão da Eucaristia, pão dos bens materiais. Em base ao povo da Amazonia cuja fé se expressa na grandiosidade da natureza, as celebrações foram preparadas de forma criativa e com grande participação. As imagens, as comparações tiradas foram das coisas que rodeiam nosso homem do Amazonas, dos problemas que o afligem. A água dos rios, os peixes, a farinha, as maravilhas e grandiosidade da mata.         Num estádio foram colocados 26 mesas toscas de madeira, feitas com troncos. As 26 mesas provenientes das 26 prelazias foram colocadas lado a lado, formando um único altar. A toalha que cobria este grande altar, foi pintada pelos índios marajoaras. Para este congresso foi aprovada a prece eucarística V, que usamos ainda hoje. O Brasil é o único país que tem licença para a prece eucarística dialogada.


10)- Em 1980 foi a vez do Ceará sediar o 10º Congresso. "Eucaristia e Migrações" foi o tema. Para onde vais? Por que vais? Com quem vais?  A Eucaristia é o alimento, a força dos que têm de deixar o chão dos seus pais.Qualquer migrante repete a história da encarnação. Maria e José andaram  de casa em casa sem encontrar hospedaria. O jangadeiro, o violeiro, o vaqueiro...Lá estão eles entre os sertanejos com fé simples e rústica. O pão vivo que desceu do céu fortalece esta caminhada. A temática fazia pensar sobre a dimensão social da Eucaristia. O hino também expressava o tema: Por longas estradas, sem fim, palmilhadas, Aonde tu vais? Procura a vida, trabalho e comida, ser livre e ter paz. O refrão dizia: Não vais tão sozinho com tua saudade. Meu pão e meu vinho são dons da unidade que faz do Brasil a tua cidade encontro e caminho de vida e verdade.  Contou com a presença de João Paulo II.


O Papa João Paulo II visitou o Brasil quatro vezes:
1ª)- A primeira vez foi em 1979, em que visitou a cidade do Rio de Janeiro.
2ª)- Na segunda vez chegou ao meio-dia de 30 de junho de 1980 e percorreu treze cidades em apenas doze dias. A maratona teve um total de 30.000 km. Entrou por Brasília e partiu por Manaus.

3ª)- A terceira foi entre 12 e 21 de outubro de 1991.

O Papa não costumava beijar o solo de um país que ele já tinha visitado, mas no Brasil ele quebrou a tradição.

Visitou sete cidades e fez 31 discursos e homilias.
4ª)- Esteve também no Brasil entre 2 e 6 de outubro de 1997.
O Papa sempre demonstrou grande amor pelo Brasil, o país com mais católicos no Mundo.
Destacou-se, numa dessas visitas ao país, a música "A bênção, João de Deus", composta para a ocasião por Péricles de Barros.
Em visita à cidade do Rio de Janeiro declarou: "Se Deus é brasileiro, o Papa é carioca".


11)- Em 1985, foi a vez de Aparecida, SP, sediar o 11º congresso eucarístico. O tema foi o Magnificat de Maria e o lema: Pão para quem tem fome. Na oração oficial dizia: "Agradecemos com Maria e por Maria todas as coisas maravilhosas que recebemos. Nossa pátria nasceu, aos pés do altar, na celebração eucarística. 
1ª Missa no Brasil - Obra de Victor Meireles






E assim o Brasil caminhou sempre à luz da Eucaristia. Por isso, louvamos vossa bondade e misericórdia em exaltar os humildes e saciar os famintos com o pão da vida eterna." No hino cantávamos: "Nessa curva do rio, tão mansa, onde o pobre seu pão foi buscar, o Brasil encontrou a esperança: Esta mãe que por nós vem rezar!" O refrão dizia: "O mistério supremo do amor, com Maria viemos cantar! A nossa alma engrandece o Senhor! Deus que salva, hoje é pão, neste altar!


12)- De 6 a 13 de outubro de 1991, aconteceu em Natal, Rio Grande do Norte, o 12º. Tema: "Eucaristia e evangelização". Lema: "O Verbo se fez carne". A mensagem do Congresso tratava de três pães: o Pão da palavra, o Pão da Eucaristia, Pão nosso de cada dia. A vida do homem tornar-se-á cada vez mais plena se tiver acesso, pela evangelização a Palavra de Deus e a Eucaristia. Se esta evangelização for autêntica e profunda, o pão nosso de cada dia não faltará mais na mesa dos pobres, pois o espírito de partilha do Evangelho fará germinar fraternidade. Contou com a presença de João Paulo II.


13)- Em Vitória, no Espírito Santo, aconteceu de 7 a 14 de julho de 1996 o 13º. "Eucaristia, vida para a Igreja" foi o tema. Procurou ser um congresso eclesial e social. Eclesial porque a diocese comemorava o seu centenário e associava a Igreja do Brasil ao grande louvor eucarístico que exalta a Eucaristia como fonte de vida para a Igreja. Social porque a vivência eucarística desabrocha na prática da justiça, na promoção humana, no engajamento por uma ordem social justa. O refrão do hino do Congresso dizia: Fonte de alegria, Santa Eucaristia, vida para a Igreja: sêem nossa História o Pão da Vitória que o Brasil deseja!


14)- O 14º Congresso aconteceu em Campinas de 19 a 22 de julho de 2001. Teve como tema: "Eucaristia, fonte de missão e vida solidária" e lema "Venham para a ceia do Senhor".


15)- O 15º Congresso foi em Florianópolis, de 18 a 21 de maio de 2006.      O lema do 15º CEN - Vinde e vede! - partiu de uma certeza: assim como os apóstolos André e João, todos têm direito de fazer a experiência do encontro com Jesus. Os Apóstolos, deixando João Batista, seguiram Jesus. A certa altura, ele lhes perguntou: "O que procurais?". Os dois lhe perguntaram: "Mestre, onde moras?" E Jesus lhes respondeu: "Vinde e vede!" (Jo 1, 37ss). Um Congresso Eucarístico procura nos possibilitar idêntica experiência. 
                                                                 
16)- De 13 a 16 de   maio de 2010,  teremos o 16º Congresso Eucarístico a realizar-se em Brasília  com o lema: Fica conosco Senhor. Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos discípulos missionários.
           

Pesquisa feita nas revistas REB pelos seminaristas Elemar Griebeler, Aloisio Rech, José Inácio Messa tendo em vista a  preparação de polígrafo pelo Pe. Marcos Brandt e Irmã Isabel Pandolfo que foi  usado pelos ministros da comunhão no ano de 1985 em preparação ao Congresso Eucarístico de Aparecida. Atualização, via internet, pelo Pe. José Inácio Messa.

Em tempo: 

São Pascoal Bailão é o padroeiro dos Congressos Eucarísticos. Ele nasceu na Páscoa  de 1540,(daí o nome Pascoal) em Aragão na Espanha.


Tornou-se irmão leigo da Ordem Franciscana, desempenhando o ofício de porteiro. Como porteiro tinha o costume de distribuir aos pobres o resto da comida dos religiosos. Antes de dar a comida aos mesmos, rezava com eles.


São Pascoal Bailão


Desempenhou também outras tarefas delicadas e até arriscadas em favor da comunidade.

Costumava passar noites em adoração ao Santíssimo. Dos colóquios com Jesus no sacrário, Pascoal atingiu uma espiritualidade superior a muitos teólogos.

Escreveu admiráveis tratados de espiritualidade. Deus lhe revelou o dia em que ia morrer, 17 de maio (domingo de Pentecostes), de 1592.Foi elevado à honra dos altares, em 1618.
A Igreja é Manifestada com Maria em Pentecostes


O Papa Leão XIII declarou o santo protetor dos Congressos Eucarísticos. Celebra-se o mesmo a 17 de maio.
Ex-Pastor - Católico pela Eucaristia


Colunista Pe. José Inácio Messa



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger