A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » O que caracteriza a prática da idolatria na Bíblia e na Interpretação Protestante ?

O que caracteriza a prática da idolatria na Bíblia e na Interpretação Protestante ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 30 de julho de 2017 | 08:30







Imagem não é o mesmo que ídolo, isto é fato. Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, dizendo: "Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta" (Hbac 2, 19).A Bíblia reza no livro de Josué: "Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel" (Jos 7, 6).Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel?



A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa. (No fundo, seria dizer que o Santo não é o próprio Santo, mas Deus).




Não existe idolatria aparente, relativa, ou dedutiva, mas absoluta, ou seja, ou é ou não é. Os Protestantes deduzem que os Católicos são Idólatras pela prática exterior, mas é somente Deus que julga-nos pelo interior.


Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras).E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que o Santo é a Própria Estátua que teria vida própria, o que seria uma infantilidade. Nenhum católico acredita que o santo e sua imagem seja o próprio Deus. Logo, não há idolatria possível, visto que esta consiste em adorar um falso deus.Percebemos também, que o  mesmo Deus, no livro do Êxodo em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imanges de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).




CONCLUSÃO:



Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou fazer imagens não é idolatria! Portanto, fica claro que o erro não está nas imagens, mas no tipo de culto que se presta à elas: Latria (Adoração), ou dulia(Mero respeito, ou veneração).Nas imagens católicas se representam os santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam "semelhantes" a Deus, como afirmou S. Paulo: "já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim".As imagens católicas representam pessoas virtuosas. Virtude essa que provém da graça de Deus. O mesmo não se dava na idolatria real, pois os antigos povos idólatras representavam as virtudes e os vícios em seus ídolos.



“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo !!!”
Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

1 de junho de 2018 17:10

A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo.
Nem tanto. O ídolo tinha sua estátua e esta era um meio de estar em contato com ele. Os pagãos acreditavam que este podia usar a sua estátua mas não que esta é a própria entidade. Na verdade a idolatria consistia em oferecer comidas e sacrifícios de animais a estes deuses representados em suas estátuas. De certa foram quando se coloca uma imagem de Santo Antonio de cabeça pra baixo ou se rouba S. Jose para fazer chover está se repetindo a crença paga de que ao se possuir a estátua do santo está se tendo poder sobre ele. é uma culto supersticiosos que a Igreja não aprova mas que é muito comum na religiosidade popular.

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger