A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Padre Gabriele Amorth responde: "o que é e como acontece a possessão demoníaca?"

Padre Gabriele Amorth responde: "o que é e como acontece a possessão demoníaca?"

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 11 de novembro de 2012 | 00:29


(foto reprodução)





Além das tentações, a Sagrada Escritura, a Tradição da Igreja e o seu Sagrado Magistério falam da possessão diabólica. É uma situação em que o demônio se serve do corpo da pessoa, falando por meio dele e levando-a a blasfemar com ódio contra Deus e seus santos, em atitude compulsiva, sem que o possesso possa resistir. Neste caso, a pessoa fica isenta de pecado, pois não está no uso pleno da sua razão! As razões pelas quais uma pessoa possa ser dominada a tal ponto pelo demônio, não são muito claras, mas certamente pode ser causada por uma vida de pecado, vivências esotéricas, falta dos sacramentos, especialmente do batismo, e outras razões. Até mesmo crianças inocentes já foram encontradas possessas! Os Evangelhos afirmam que Jesus encontrou possessos e os exorcizou. O que Jesus realizou não foi uma farsa teatral, apenas para se adaptar a uma crença errônea dos judeus (eles acreditavam no demônio e na possessão). Se fosse uma crença errônea dos judeus, Jesus não a teria confirmado de modo algum; logo, se a confirmou, é porque é uma realidade terrivelmente possível! Ele não pode mentir, pois nos disse: “Para isto nasci e vim ao mundo: para dar testemunho da verdade” (Jo 19,37). A Igreja admite a possibilidade da possessão, tanto assim que, recentemente, atualizou o ritual do exorcismo, e não o prescreveu.





O Catecismo da Igreja ao falar do exorcismo afirma:







“Quando a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto sejam protegidos contra a influência do maligno e subtraídos a seu domínio, fala-se em exorcismo. Jesus o praticou (Mc 1, 25s) e é dele que a Igreja recebeu o poder e o encargo de exorcizar (cf. Mc 3, 15; 6, 7.13; 16, 17). Sob uma forma simples, o exorcismo é praticado durante o Batismo. O exorcismo solene, chamado “grande exorcismo”, só pode ser praticado por um sacerdote, com a permissão do Bispo. Nele é necessário proceder com prudência, observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja. O exorcismo visa expulsar os demônios ou livrar da influência demoníaca, e isto pela autoridade espiritual que Jesus confiou à sua Igreja. Bem diferente é o caso de doenças, sobretudo psíquicas, cujo tratamento depende da ciência médica. É importante, pois, assegurar-se, antes de praticar o exorcismo, se se trata de uma presença do malígno ou de uma doença" (cf. Código Dir. Can., cân. 1172 -  cf. Catecismo §1673)





O progresso da medicina e da psicologia ensinam que muitos dos sintomas outrora atribuídos ao demônio, podem ter a sua causa em efeitos patológicos, nervosos, ou mesmo parapsicológicos. Por isso, a Igreja exige que haja um discernimento muito sério antes de se praticar o ritual do exorcismo, que deve ser autorizado pelo Bispo, incumbindo um sacerdote preparado para realizá-lo.






Sobre a possessão demoníaca - uma breve explicação:




“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está nos céus  ” (Mt 7, 21). Quero partilhar com vocês uma experiência que vivenciei e que tem ajudado no meu processo de conversão pessoal para Deus, e também no meu ministério. Sabemos que quando tratamos de assuntos ligados a oração de libertação, quando falamos de exorcismos, de coisas que aparentemente são menos comum vermos em nosso dia a dia, logo estes assuntos nos chamam a atenção e queremos saber mais, queremos ver de perto e ainda se for possível pedimos a Deus que Ele nos dê estes ministérios e determinados dons! Isso porque parece que com eles ficamos “mais fortes”, parece que somos “mais íntimos de Deus”. Na verdade é preciso muito cuidado quando falamos em ministério de Libertação, ou quando falamos de Padres Exorcistas, porque o perigo de se cair num orgulho espiritual é grande demais! Vou contar no meu próximo artigo um caso que aconteceu comigo diante de um atendimento a uma pessoa que estava sofrendo de uma possessão demoníaca! E aqui usei a palavra POSSESSÃO mesmo, pois algumas pessoas chegam a dizer que casos de possessão são muito raros de acontecer, mas por vezes se enganam; então ainda antes do testemunho vou dar uma breve explicação do que entendemos o que é uma Possessão.







O próprio "Ritual Romano de exorcismos" nos ensina como diagnosticar casos de possessões reais e nos ensina 4 sintomas que nos ajudam no discernimento, por exemplo:





- A pessoa fala línguas desconhecidas.


- A pessoa tem uma força sobre humana.


- A pessoa tem aversão ao que é Sagrado.


- A pessoa tem conhecimento de coisas ocultas.





Já o Padre José Fortea, um grande teólogo e especializado em demonologia, e atualmente um dos exorcista mais experientes sobre o assunto, nos da uma explicação do que é a possessão de maneira mais clara: “Possessão é o fenômeno em que um espírito do mal reside em uma pessoa e em certos momentos pode falar e se mover por meio dela, sem que esta pessoa possa evitá-lo.” Fiquemos atentos, pois é preciso um diagnostico muito criterioso para se dizer que uma pessoa está possessa do demônio. Ainda é preciso ressaltar que existem muitas pessoas que nos procuram dizendo estarem possessas quando na verdade tudo o que estão vivendo não passa de frutos da sua própria imaginação e de sua mente. Já  Padre Rufus Pereira (falecido), também exorcista, nos da uma outra ajuda quando tratamos de diagnosticar uma possível ação direta do demônio na pessoa. Ele diz que quando é diagnosticado algum tipo de doença na pessoa, ou algum tipo de sintoma anormal e esta pessoa já procurou a diversos médicos, tomou diversos medicamentos e nada surgiu efeito; isso pode ser um sinal que agregado aos acima descritos, mostrem que esta pessoa esta sofrendo uma possessão demoníaca. E é claro que depois de algum tempo atendendo pessoas com manifestações deste tipo conseguimos de maneira mais fácil chegar a um discernimento mais preciso. A maneira mais eficaz de se diagnosticar se existe esta influência direta do demônio na pessoa ou não é través da própria oração sobre a pessoa. E no caso deles que são exorcistas falam que  neste caso o exorcismo serve como remédio mas também como diagnostico! É claro que isso são pontos que podem nos ajudar no discernimento, mas nada como a experiência do dia a dia, nada como passar um tempo somente acompanhando pessoas já experientes no assunto e ir aprendendo com elas.






Existem outros sintomas que já presenciei e que foram muito uteis no discernimento:




-O uso da agua benta.


-A utilização do crucifixo com  a autoridade do nome de Jesus. 


-Citações de algumas passagens bíblicas. 


-O uso da medalha de São Bento. 


-A recitação da ladainha de todos os santos. 


-Recitação da Ave Maria. 



-Reza do Credo Apóstólico, etc. 






Penso que entendemos até aqui de maneira simplificada o significado de possessão demoníaca. Mas após este entendimento, irei partilhar já no próximo artigo da minha experiência com um dos casos da ação direta do demônio sobre uma pessoa, e o perigo do orgulho espiritual.







Padre Gabriele Amorth














 

----------------------------------------------------------

 



 

 

 GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!




.............................................

 



 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger