A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 15 de setembro de 2011 | 10:24
Pouca gente sabe e divulga isto: que Mahatma Gandhi defendia este
sistema, o qual também, é defendido por algumas correntes ditas progressistas e que
dizem lutar pelas DESIGUALDADES SOCIAIS (trocam 6 por meia dúzia).
Inicialmente, as castas teriam surgido ligadas aos guna predominantes
nos indivíduos. Assim, aqueles em que sattva predomina são
inclinados às atividades espirituais, à filosofia, à literatura, às artes, às
ciências e ao conhecimento — sacerdotes, yogis, mestres espirituais
(gurus), eremitas, filósofos, astrólogos, cientistas, escritores,
historiadores, artistas e poetas (brâmanes).
-Rajas inclina
naturalmente a atividades enérgicas, agressivas, à conquista de coisas (terras,
riquezas) e pessoas (domínio dos outros), à aversão à pobreza e à
modéstia, à busca da fama e da notoriedade — guerreiros e governantes (xátrias)
e comerciantes, proprietários de terras, artistas (vaixás).
-Tamas inclina à
passividade, à inércia, à falta de ambição, à ignorância, ao medo de assumir
responsabilidades e riscos, a viver o dia-a-dia em iludido contentamento, em ocupações
humildes, repetitivas e cansativas, deixando-se conduzir pelos mais fortes e
enérgicos — artesãos, operários, camponeses (sudras).
-Brâmanes: A casta no alto da
pirâmide social indiana era formada por sacerdotes, magos, religiosos e
filósofos - as pessoas encarregadas de realizar os sacrifícios e rituais
sagrados. Os brâmanes representavam a autoridade espiritual e intelectual e,
segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido da boca do deus Brahma,
considerado a representação da força criadora do Universo
-Xátrias: A segunda casta de
maior prestígio era a dos guerreiros, que reunia pessoas com atribuições
judiciárias, policiais e militares. A casta incluía ainda reis, nobres,
autoridades civis, senhores feudais e responsáveis pelo poder político e
militar. Segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido do braço direito do deus
Brahma
-Vaixás: Respondia pelo
conjunto de atividades econômicas, incluindo funções agrícolas, artesanais,
comerciais e financeiras. Entre eles estavam os artesãos, criadores de gado,
camponeses e mercadores (o líder pacifista Mohandas Gandhi pertencia a uma
subcasta dos vaixás). A mitologia hinduísta afirmava que teriam nascido das
coxas do deus Brahma
-Sudras: A casta inferior
era formada por servos, trabalhadores braçais e empregados domésticos. Seus
integrantes eram encarregados de realizar todas as atividades necessárias para
garantir a sobrevivência material da comunidade. Os hinduístas acreditavam que
os sudras teriam nascido dos pés do deus Brahma
-Párias: Abaixo das castas e
fora dessa pirâmide social, os párias ou "intocáveis" faziam
trabalhos tidos como indignos. Entre esses "sem-casta" estavam
limpadores de fossas sanitárias, coveiros e carniceiros. Os hinduístas
acreditavam que os "intocáveis" não teriam nascido do deus Brahma e,
por isso, deviam ser discriminados
Ao contrário do igualitarismo islâmico, o hinduísmo tem uma concepção
social que se expressa nesse sistema de castas, adotado no tempo das invasões
arianas (cerca de 1.500 - 2.000 a. C.). As castas, segundo eles, nada
mais são do que partes diferenciadas de um corpo divino.Na Índia, antes da independência, elas somavam umas 3 mil, resultantes
das subdivisões das quatro castas "clássicas": os Brâmanes
(sacerdotes), os Xátrias (guerreiros), os Vaixás (comerciantes) e os Sudras
(camponeses e artesãos). Não há salvação individual (moksha) na medida em que a pessoa só é
entendida como pertencente a uma casta a quem ela deve fidelidade absoluta. Se
por acaso infringir as normas da sua casta, o indivíduo é expulso, tornando-se
um pária (pariyan) ou intocável (harijans ou dalits). É generalizada entre os hindus a crença na reencarnação, no
eterno retorno das almas à vida (palingenesia para os gregos antigos) que podem ser
acolhidas inclusiveem
animais. Tem como ideal a
seguir osashrama, as
quatro etapas da vida, onde o homem, depois de estudar, casar-se, trabalhar e
constituir família, renuncia à vida mundana e se dedica inteiramente à busca da
moksha iluminação, através do yoga (meditação e a outras práticas espirituais),
vivendo como eterno peregrino, em reclusão na floresta ou nas montanhas,
sobrevivendo à custa de esmolas e oferendas de comida, que lhe estão
culturalmente asseguradas pelo resto da população. Apesar do
sistema de castas ter sido rejeitado pela Constituição Indiana de 1950 (devido
à pressão de políticos ocidentalizados), ele continua a fazer parte da cultura
da Índia moderna. Atualmente, no hinduísmo, existem mais de 3.000 sub-castas
não-oficiais.Há pensadores, como o indologista Alain Daniélou, que
consideram o sistema das castas como social e culturalmente válido e
justificável no contexto indiano, uma forma muito eficaz de preservar
certas subculturas e certas profissões transmitidas geracionalmente, e
considerando as recentes tentativas de o destruí-las como um verdadeiro caso de
etnocentrismo, um genocídio cultural da sociedade indiana, levado a cabo pelas
potências ocidentais neocolonialistas.
O mais correto é perguntar "o que eram" as castas ?
Em tese, elas
foram extintas por lei no fim da década de 1940, depois que a Índia tornou-se
independente. As castas eram um sistema de organização social que classificava as
pessoas segundo a cor da pele e o grupo social em que nasciam.
Acredita-se que as castas apareceram cerca de 3 500 anos atrás, quando o povo
ariano chegou ao que hoje é a Índia. A primeira menção escrita às castas
aparece num livro sagrado hindu, as Leis de Manu, possivelmente escrito entre
600 a.C. e 250 a.C. "Ali, define-se casta como
um grupo social hereditário, onde as pessoas só podem casar-se com pessoas do
próprio grupo, e que determina também sua profissão, hábitos alimentares,
vestuário e outras coisas, induzindo à formação de uma sociedade sem mobilidade
social", diz o historiador Ney Vilela, da Unesp de Bauru (SP). Com o tempo, estabeleceram-se quatro castas principais e também os
párias ou "intocáveis", que não pertenciam a nenhuma casta e eram os
mais oprimidos do sistema. A oposição humanista nos séculos 19 e 20 derrubou
esse sistema injusto, que mesmo extinto ainda influencia a sociedade do país.Com o decorrer dos tempos, foram
surgindo outras castas, como, por exemplo, os párias, ou seja, os excluídos da
sociedade. São todos os recusados de suas castas originais por causa de algum
tipo de rebelião (desobediência), ou por decisão própria.Há, também, a casta dos dálits. Os membros desse grupo não têm acesso à
educação, não têm direito à água limpa, não trabalham. São “eternos” inquilinos
em sua própria terra e severamente discriminados.Além dessas, há mais de 3 mil
subcastas, provenientes das quatro principais: brâmanes, xátrias, vaixás e
xudras.
A explicação para todo esse
sistema é a seguinte:
Se alguém nasceu em uma casta, seja superior ou inferior,
foi devido à sua conduta na vida anterior. Por isso, o carma também é um
princípio dentro do hinduísmo.Quando uma criança nasce, sua casta já está
determinada, porque, desde que a Índia existe, toda a população está sujeita a
esse sistema de divisão de classes. Ou seja, a possibilidade de uma pessoa
mudar de vida é remota, porque, segundo acreditam, ela já é amaldiçoada ou
abençoada, desde o nascimento. Antigamente, as castas não se misturavam de maneira nenhuma, mas, hoje,
a relação de uma para com a outra já é menos radical. Todavia, há, ainda,
disparidade ideológica e racial entre elas. Em alguns Estados da Índia, a
divisão das castas é respeitada e levada a sério. Já em outras localidades, nem
tanto. Tal fato ocorre devido à baixa escolaridade e pouca educação,
pois, quanto menos educação, mais arredios os indianos se tornam à liberdade
cultural e social. O budismo, fundado por Sidarta Gautama, embora tenha nascido em berço
hinduísta, condena o sistema de casta. Por outro lado, a possibilidade de o
sistema de castas ser enfraquecido pelo budismo, ou até mesmo pelo islamismo, é
quase nenhuma, visto que esse sistema, a cada dia que passa, tem-se perpetuado.Rakesh
Paul, doutorado em teologia, diretor acadêmico do Seminário Betesda em Goa, na
Índia, e casado com a missionária brasileira Valdilene Vieira, afirma que há
muita discriminação na sociedade indiana, devido às castas. Ele conta que, em
certa ocasião, um grupo dos xudras passou em frente a um templo dos bramistas e
foi severamente punido pelos brâmanes, que colocaram pedaços de metal nos
ouvidos dos xudras por terem escutado as músicas que os bramistas ouviam.Em resumo,não poderia deixar de ser, o sistema de castas na Índia é
totalmente torturante, pois escraviza o ser humano a um ciclo inexorável de
injustiça e impunidade social.
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o sistema de castas e incríveis mt legas mas também muito serio mas vou zombar de mas impressionante mas eu acho keria ser uma indiana mas eu brasileira
Interessante que criticar Cristo pode, a Gandhi não pode.
Gandhi, por exemplo, admirava Hitler, e causou indiretamente a crise entre Índia e Paquistão por causa das vacas e cabras adoradas pelos hindus, e devoradas pelos maometanos.
A resposta é simples: Gandhi é da religião Hindu, e não há como separar o sistema de castas do Hinduismo, pois conforme a crença na RE ENCARNAÇÃO este sistema de castas é parte integrante da doutrina. O Hinduísmo sem castas não seria mais hindu.
Muito triste, ver que em pleno século 21, ainda ha tanto sofrimento de indianos simplesmente pela perpetuação das castas
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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)
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o sistema de castas e incríveis mt legas mas também muito serio mas vou zombar de mas impressionante mas eu acho keria ser uma indiana mas eu brasileira
Interessante que criticar Cristo pode, a Gandhi não pode.
Gandhi, por exemplo, admirava Hitler, e causou indiretamente a crise entre Índia e Paquistão por causa das vacas e cabras adoradas pelos hindus, e devoradas pelos maometanos.
Abelardo - Aracati-Ce
Onde diz que Gandhi era a favor das castas??
Prezado Rafael Paiva,
A resposta é simples: Gandhi é da religião Hindu, e não há como separar o sistema de castas do Hinduismo, pois conforme a crença na RE ENCARNAÇÃO este sistema de castas é parte integrante da doutrina. O Hinduísmo sem castas não seria mais hindu.
Shalom !!!
Muito triste, ver que em pleno século 21, ainda ha tanto sofrimento de indianos simplesmente pela perpetuação das castas
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