Salmo Responsorial 125(126): “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos
de alegria!”
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do Evangelho: Lucas 3,1-6
— Glória a vós,
Senhor!
A liturgia de hoje faz o convite a nos prepararmos para a chegada do Salvador,
corrigindo os caminhos acidentados e tortuosos que impedem nosso encontro com ele.
Para isso queremos nos dispor a vestir o manto da justiça e crescer sempre mais
no amor. Celebremos nesta Eucaristia a misericórdia e a bondade do Pai,
manifestadas em Jesus.
Aleluia, aleluia, aleluia!
1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos
era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as
regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás
eram sumos sacerdotes, foi então que a Palavra de Deus
foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto. 3E ele percorreu toda a
região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados,
4como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz
daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas
veredas. 5Todo vale será aterrado,
toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas,
e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas
verão a salvação de Deus'”
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO
EVANGELHO
“Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas"
«O
evangelista destaca a figura de João Batista, que foi o percursor do Messias, e
traça com grande precisão as coordenadas espaço-temporais da sua predicação. O evangelista quere mostrar que o Evangelho não é uma lenda,
mas a narração de uma história real; da qual Jesus de Nazaré é o personagem» (Bento XVI) - Hoje, praticamente metade da passagem
evangélica consiste em dados histórico-biográficos. Nem sequer na liturgia da Missa se substituiu
este texto histórico pelo frequente «naquele tempo». Prevaleceu esta introdução
tão “insignificante” para o homem contemporâneo: «No ano décimo quinto do
reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, e Herodes
tetrarca da Galileia...» (Lc 3,1). Por que razão? Para desmistificar! Deus
entrou na história da humanidade de um modo muito “concreto”, como também na
história de cada homem. Por exemplo, na vida de João - filho de Zacarias
- que estava no deserto. Chamou-o para que clamasse nas margens do Jordão (cf.
Lc 3,6).Hoje, Deus dirige a sua palavra também a mim.
Fá-lo pessoalmente - como a João Baptista -, ou através dos seus emissários. O
meu rio Jordão pode ser a Eucaristia dominical, pode ser o tweet do Papa
Francisco, que nos recorda que «o cristão não é testemunha de uma teoria, mas
de uma pessoa: de Cristo Ressuscitado, vivo, único Salvador de todos».
Deus entrou na história da minha vida porque Cristo não é uma teoria. Ele é a
prática salvadora, a Caridade, a Misericórdia. Mas este mesmo Deus necessita,
por sua vez, do nosso pobre esforço: que enchamos os vales da nossa
desconfiança até ao seu Amor; que nivelemos os cerros e colinas da nossa
soberba, que nos impede de O ver e receber a sua ajuda; que endireitemos e
aplanemos as veredas retorcidas que fazem do percurso para o nosso coração um
labirinto. Hoje é o segundo Domingo do Advento, que tem
como objetivo principal que eu possa encontrar Deus no caminho da minha vida.
Já não somente um Recém-Nascido, mas sobretudo o Misericordiosíssimo Salvador,
para ver o sorriso de Deus, quando todo o homem verá a salvação de Deus (cf. Lc
3,6). João preparou o caminho
para Jesus. Ele é o Precursor. Seria maravilhoso que na
devoção popular a São João Batista – tão folclórica! – não faltasse esse
elemento. Saber que ele nos leva a Cristo. Ele não é um ponto de chegada! Ele é
seta que aponta para Cristo ao caminho. E nos leva a Cristo pela
palavra, pelo exemplo, pelo desejo sincero de levar todos a fugir do pecado e a
buscar a salvação com temor e tremor (confr. Filip 2,12).Esse mesmo Isaías que nos definiu com palavras tão felizes a
pessoa de João Batista – a voz que clama no deserto -, fala-nos de Cristo com
palavras ainda mais maravilhosas, que podemos encontrar a cada passo na
liturgia. Neste domingo, por exemplo, encontramos um verdadeiro perfil de
Cristo, enquanto cheio da presença do Espírito Santo: Ele é “um rebento da raiz
de Jessé – isto é, um descendente de Davi -, sobre quem repousa o Espírito do
Senhor! Espírito de Sabedoria e de discernimento, Espírito de conselho e de
fortaleza, Espírito de ciência e de piedade, e o encherá do Espírito do temor
do Senhor! Notemos que essa enumeração, adotada pelo texto da Vulgata,
corresponde à nossa lista dos “sete dons do Espírito Santo, como aparecem no
ritual do sacramento da Crisma. Esse Cristo, cheio do
Espírito do Senhor, transformará a terra numa terra de paz: o lobo habitando
com o cordeiro, o cabrito com o leopardo, a vaca com o urso, a criancinha
podendo pôr sem medo a mão na cova da serpente. Não haverá perigo, porque o
conhecimento do Senhor encherá a terra como as águas enchem o mar (cfr Is
11,1-10). E o profeta conclui com esta proclamação de vitória: Naquele dia, a
raiz de Jessé se erguerá como sinal dos povos” (v. 10). Como um grande
estandarte levantado no coração da História. Como irá proclamar a carta aos
hebreus: “Cristo ontem, hoje e para todos os séculos! (Hb 13,8).Espírito que
converte, toca o coração de todas as pessoas para que, abandonando seus erros e
vícios, voltem-se para Jesus, por uma sincera conversão. E é assim! Ensinava-o
S. Gregório Nazianzeno, «Nada alegra tanto Deus como a conversão e salvação do
homem».
“Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Oração do dia
Ó divino Salvador, no deserto desponta João, com a precisa
missão de preparar a tua vinda ao mundo. E o faz pregando um batismo de
arrependimento para o perdão dos pecados e gritando: “Preparem o caminho do
Senhor”. Ajuda-
nos, Senhor, a pôr em prática os apelos do Batista. Amém.
MOTIVAÇÕES PARA A
LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é
uma ótima ocasião para que se opere a conversão. A leitura da Liturgia Diária
forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho
foi um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um
trecho do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo
Antão, que deu origem à vida monástica, foi tocado pela graça ao ler a
parábola do moço rico no Evangelho.
3)- São Francesco
(Francisco) cujo nome é adotado depois de uma viagem à França, onde o menino teria
ficado cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai
teria começado a chamá-lo de "francesco", que significa
"francês" em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do jovem
rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a elaborar
sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres: “Se
queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro
no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo
Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a
leitura de consagrados livros Cristãos. Gravemente ferido na batalha de
Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai. Durante
o longo período de recuperação, Inácio procura ler livros para passar o tempo,
e começa a ler a "Vita Christi", de Rodolfo da Saxônia, e a Legenda
Áurea, sobre a vida dos santos, de Jacopo de Varazze, monge cisterciense que
comparava o serviço de Deus com uma ordem cavalheiresca.A partir destas
leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma vida dedicada a Deus, emulando
os feitos heroicos de Francisco de Assis e outros líderes religiosos. Decidiu
devotar a sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam
com empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura espiritual nos prepara para a oração e a
prática das virtudes. Leitura e Oração são as armas com as quais se vence o demônio
e se conquista o céu”.
2)-São Cipriano: “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás
com Deus e Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de Ligório: “Quantos Santos
abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno, Papa: “Eu
te rogo: empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a
conhecer o coração de Deus através das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária
ajuda-nos a compreender e amar a Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja
Católica ensina que “a liturgia é
participação na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o
seu termo. Pela liturgia, o homem interior lança raízes e alicerça-se no
«grande amor com que o Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária
prepara nossa alma para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus
Cristo
Na Liturgia Diária,
as orações e as leituras da Palavra de Deus são ocasião para alimentar a nossa
fé. Em cada leitura Deus fala a seu povo e o alimenta.Por esse modo a Santa
Igreja prepara o coração dos fiéis para poder receber o Corpo e Sangue de Nosso
Senhor Jesus Cristo, na Sagrada Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel ouve com
atenção as leituras da Bíblia que são uma carta escrita por Deus para cada um
de nós.Na Liturgia Eucarística somos preparados para receber o Pão dos Anjos,
que transformará nossa vida, e como Elias nos dar força para continuar a
caminhada alimentados por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma
prática a Liturgia Diária?
Este é um método de leitura orante da Palavra de Deus, da Liturgia Diária, praticado e ensinado pelos Padres da Igreja desde os seus primeiros séculos. Foi batizada com esse nome por Orígenes no séc. III, e generalizou-se nos séculos IV e V como maneira predominante de ler a bíblia. Esta pode ser feita diariamente, por exemplo, meditando o Evangelho proposto pela liturgia diária da Santa Missa.
Após suplicar a luz do Espírito Santo, o
método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz para mim; o que ela me
ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em minha vida;
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de Deus?
4)-Contemplação: O que a palavra de Deus fez em mim? O que
devo mudar concretamente em minha vida, que postura devo tomar; o que me
proponho a viver doravante durante a minha vida?O fruto dessa nova dinâmica de
vida ao ritmo da Palavra é uma transformação real e concreta que nos elevará em
fé, esperança e caridade, além disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus
mais constante e digna de Seu amor.Por último, convido a que nos empenhemos
neste caminho. Com a Sua graça já provaremos aqui nesta terra das riquezas do
céu!
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