Quando Lutero, o herege reformador, estava no ápice de sua revolta contra a Santa igreja Católica, caiu mortalmente enferma a sua velha mãe Margarethe Lindeman, que se fizera protestante a conselho do filho. O mal fez rápidos progressos de ódio e divisão na igreja, nesse contexto, a pobre e confusa velhinha sua mãe, viu-se à beira do túmulo.
Lutero,
que a amava, falou-lhe de Deus, e exortou-a e reconciliar-se com Ele. A
velhinha compreendeu e, juntando as últimas forças, perguntou:
“Meu
filho, sê sincero, agora que estou para morrer; dize-me se é melhor morrer
como protestante ou como católica?”
O apóstata não hesitou:
“Minha mãe, disse ele, inclinando a cabeça, não vos posso enganar
neste momento; o protestantismo é talvez melhor para nele se viver; mas O
CATOLICISMO É MELHOR PARA NELE SE MORRER!”
Que
quereis mais, caros protestantes? Depois não digam que não foram alertados!
Tal
confissão é ou não é de valor? Ouvimos falar a voz do arrependimento, o bom
senso, e o medo. Aqui nos brada o amor filial. Lutero, que
enganara a todos, não quis enganar a própria mãe: não desejando lançá-la no
inferno, aconselhou-a a morrer como católica.
O conselho dado na hora da morte é coisa sagrada! Tomai-o para vós e, como disse Santo Ambrósio ao imperador Teodosio:
"após ter seguido Davi nas suas fraquezas, segui-o agora no
seu arrependimento".
CONCLUSÃO
Vós também, amados(as) protestantes, depois de terdes sido iludidos e acreditado nos desvarios de Lutero, dai ouvidos, agora, aos seus conselhos dados a sua mãe em seu leito de morte, nesse raro momento de lucidez na vida desse herege, que só trouxe divisão e ódio entre os Cristãos.
O protestantismo, permitindo tudo, até pecar mortalmente, pode ser mais cômodo para a vida, mas o Catolicismo vale infinitamente mais para nos dar uma boa morte, após nos garantir uma vida boa, porque "só no Catolicismo tem a guarda fiel e INTEGRAL, das promessas da eterna salvação em Cristo! (conforme I Tim 3,15; Mat 16,18).
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E RECOMENDADA:
-FEBVRE, Lucien. "Martinho Lutero um destino". Bertrand, 1976.
-MICHELET, Jules. "Mémoires de Luther". Mercure de France, 1974.
-RANDELL, Keith. "Lutero e a Reforma Alemã". São Paulo: Ática, 1995.
-CHAUNU, Pierre. "O tempo das reformas" (1250-1550): "A Reforma protestante. Lugar na História", v. 49-50, Edições 70, 1993.
-MARTINA, Giacomo. "História da Igreja: de Lutero aos nossos dias". v. 1: A era da Reforma. São Paulo: Loyola, 1997.
-TRABUCO, Zózimo. "Reforma Protestante: uma bibliografia comentada". (Bibliografia Comentada). In: Café História – história feita com cliques.
-Padre Júlio Maria de Lombaerde: "O diabo, Lutero e o protestantismo", pag. 184 e 185, editora Imacualda.
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
Tal confissão é ou não é de valor? Ouvimos falar a voz do arrependimento, o bom senso, e o medo. Aqui nos brada o amor filial. Lutero, que enganara a todos, não quis enganar a própria mãe: não desejando lançá-la no inferno, aconselhou-a a morrer como católica. O conselho dado na hora da morte é coisa sagrada! Tomai-o para vós e, como disse Santo Ambrósio ao imperador Teodosio: "após ter seguido Davi nas suas fraquezas, segui-o agora no seu arrependimento".
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.