Salmo Responsorial 32(33): “Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois
em vós nós esperamos!”
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do Evangelho: Marcos 10,35-45
— Glória a vós, Senhor!
Celebremos o mistério pascal de Jesus, cuja doação da vida em favor da
humanidade é boa-nova ainda desconhecida por muitos. A liturgia nos propõe o caminho do Servo do Senhor e do Cristo, sumo
sacerdote, que rejeitou projetos de poder e fez de sua vida uma missão e um
serviço constante às ovelhas esquecidas e abandonadas.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Naquele tempo,35Tiago e João, filhos de
Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o
que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37Eles
responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando
estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse:
“Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?
Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles
responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo
beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não
depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para
aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso,
indignaram-se com Tiago e João. [42Jesus chamou os doze e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as
tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja
vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o
Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como
resgate para muitos”.
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO
EVANGELHO
«Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve»
Hoje,
novamente, Jesus altera nossos esquemas. Provocadas por Santiago e João, chegam até nós
palavras cheias de autenticidade: Porque o filho do homem não veio para ser
servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção. (Mc 10,45).Como gostamos
de estar bem servidos! Pensemos, por exemplo, no agradável que nos resulta a
eficácia, pontualidade e pulcritude dos serviços públicos; ou nossas queixas
quando, depois de haver pago um serviço, não recebemos o que esperávamos. Jesus
Cristo nos ensina com seu exemplo. Ele não só é servidor da vontade do Pai, que
inclui nossa redenção e, que além disso paga! E, o preço de nosso resgate é seu
Sangue, na que recebemos a salvação de nossos pecados. Grande paradoxo este, que nunca chegaremos a entender! Ele, o grande
rei, o filho de David, o que devia vir em nome do Senhor, mas aniquilou-se a si
mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens (...). E,
sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se
obediente até a morte, e uma morte de cruz. (Fl 2,7-8). Que expressivas são as representações de Cristo
vestido como um Rei cravado na cruz! Na Catalunha, na Espanha, temos muitas e
recebem o nome de Santa Majestade. Na catequese contemplamos como servir é
reinar e, como o exercício de qualquer autoridade será sempre um serviço.A resposta de Jesus é simples, esse detalhe não lhe compete, isso é
decisão do Pai, além disso, recorda-lhes que antes da glorificação é necessário
beber o cálice, o “lançar-se nas águas” não admite recuo. Mais uma vez, Jesus
tem de corrigir a visão triunfalista, nacionalista e militarista do
messianismo. A nova era inaugurada por Jesus tem de prescindir de qualquer
rastro de domínio. Ingenuamente, os
discípulos pensavam que uma mudança de dominador traria vantagens e benefícios
pessoais e coletivos. Jesus corrige essa forma de pensar; por melhor que seja
quem domina, a estrutura como tal continua sendo prejudicial.O Messias pode ser
o próprio Filho de Deus e até ser muito bom, muito santo, mas se seu reinado
seguir o mesmo esquema de dominadores-dominados, senhores e escravos, aí não
haverá santidade que valha. Está aí, portanto, a
novidade do Reino, instaurado por Jesus, seu reinado se exerce a partir do
serviço e do entregar-se em prol dos dominados e dos escravizados pelos poderes
temporais e se quisermos nos aproximar da instauração do reinado de Jesus não
nos resta outra alternativa: renunciar a todas as estruturas e instâncias onde
exercemos domínio. É a única coisa
que pode garantir um pouco de credibilidade num mundo, dividido entre
dominadores e dominados, entre senhores e servos. Jesus transtorna de tal
maneira as categorias deste mundo que também esclarece o sentido da atividade
humana. Não é melhor a encomenda que mais brilha, e sim o que realizamos mais
identificados com Jesus Cristo-servo, com maior Amor a Deus e aos irmãos. Se realmente acreditamos que: Ninguém tem maior amor do que aquele que
dá a sua vida por seus amigos (Jn 15,13), então também nos esforçaremos em oferecer
um serviço de qualidade humana e de competência profissional com nosso
trabalho, cheio de um profundo sentido cristão de serviço. Como dizia Santa Teresa de Calcutá: O fruto da fé é
o amor, o fruto do amor é o serviço, o fruto do serviço é a paz.
“Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de
estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor
Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito
Santo.
MOTIVAÇÕES PARA A
LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é uma ótima ocasião para que se opere a
conversão. A leitura da Liturgia Diária forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho
foi um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um
trecho do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo
Antão, que deu origem à vida monástica, foi tocado pela graça ao ler a
parábola do moço rico no Evangelho.
3)- São Francesco
(Francisco) cujo nome é adotado depois de uma viagem à França, onde o menino teria
ficado cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai
teria começado a chamá-lo de "francesco", que significa
"francês" em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do jovem
rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a elaborar
sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres: “Se
queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro
no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo
Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a
leitura de consagrados livros Cristãos. Gravemente ferido na batalha de
Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai. Durante
o longo período de recuperação, Inácio procura ler livros para passar o tempo,
e começa a ler a "Vita Christi", de Rodolfo da Saxônia, e a Legenda
Áurea, sobre a vida dos santos, de Jacopo de Varazze, monge cisterciense que
comparava o serviço de Deus com uma ordem cavalheiresca.A partir destas
leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma vida dedicada a Deus, emulando
os feitos heroicos de Francisco de Assis e outros líderes religiosos. Decidiu
devotar a sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam
com empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura espiritual nos prepara para a oração e a
prática das virtudes. Leitura e Oração são as armas com as quais se vence o demônio
e se conquista o céu”.
2)-São Cipriano: “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás
com Deus e Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de Ligório: “Quantos Santos
abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno, Papa: “Eu
te rogo: empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a
conhecer o coração de Deus através das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária
ajuda-nos a compreender e amar a Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja
Católica ensina que “a liturgia é
participação na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o
seu termo. Pela liturgia, o homem interior lança raízes e alicerça-se no
«grande amor com que o Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária
prepara nossa alma para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus
Cristo
Na Liturgia Diária,
as orações e as leituras da Palavra de Deus são ocasião para alimentar a nossa
fé. Em cada leitura Deus fala a seu povo e o alimenta.Por esse modo a Santa
Igreja prepara o coração dos fiéis para poder receber o Corpo e Sangue de Nosso
Senhor Jesus Cristo, na Sagrada Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel ouve com
atenção as leituras da Bíblia que são uma carta escrita por Deus para cada um
de nós.Na Liturgia Eucarística somos preparados para receber o Pão dos Anjos,
que transformará nossa vida, e como Elias nos dar força para continuar a
caminhada alimentados por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma
prática a Liturgia Diária?
Este é um método de
leitura orante da Palavra de Deus, da Liturgia Diária, praticado e ensinado
pelos Padres da Igreja desde os seus primeiros séculos. Foi batizada com esse
nome por Orígenes no séc. III, e generalizou-se nos séculos IV e V como maneira
predominante de ler a bíblia. Esta pode ser feita diariamente, por exemplo,
meditando o Evangelho proposto pela liturgia diária da Santa Missa.Após suplicar a luz do Espírito Santo, o
método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz para mim; o que ela me
ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em minha vida;
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de Deus?
4)-Contemplação: O que a palavra de Deus fez em mim? O que
devo mudar concretamente em minha vida, que postura devo tomar; o que me
proponho a viver doravante durante a minha vida?O fruto dessa nova dinâmica de
vida ao ritmo da Palavra é uma transformação real e concreta que nos elevará em
fé, esperança e caridade, além disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus
mais constante e digna de Seu amor.Por último, convido a que nos empenhemos
neste caminho. Com a Sua graça já provaremos aqui nesta terra das riquezas do
céu!
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