Salmo Responsorial 15(16): “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!”
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do Evangelho: Marcos 13,24-32
— Glória a vós,
Senhor!
Em
tempos de angústia, a Eucaristia nos convida a perceber
os sinais do Reino entre nós. Necessitamos estar sempre alertas para não
sermos surpreendidos pelas adversidades. O Senhor, nosso refúgio, se revela na
assembleia reunida e nos acontecimentos cotidianos. Em
comunhão com o papa Francisco, celebremos o 5º Dia Mundial dos Pobres.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Naquele
tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande
tribulação, o sol vai se escurecer e a lua não brilhará mais, 25as estrelas
começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande
poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e
reunirá os eleitos de Deus de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus
ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto.
29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho
do Homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração
não passará até que tudo isso aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as
minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e
hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO
EVANGELHO
"Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas".
Estamos no 33º Domingo do Tempo Comum, e
estamos refletindo e caminhando com o evangelista Marcos. E fazendo uma breve
contextualização, antes de entrar no centro da mensagem do evangelho de hoje. Coube a Marcos resgatar as memórias de
Jesus ali no seu cotidiano e no seu convívio com os discípulos. Dessa forma
Marcos recuperava, assim, aquela imagem do Jesus humano, com toda a sua
capacidade de resgatar e comunicar a verdadeira vida. Já dizia Santo Agostinho,
numa frase muito repetida por Leonardo Boff: “Tão humano assim, só poderia ser
Deus”. O evangelista traz assim em seu evangelho, as marcas e
podemos dizer, os fragmentos da vida de muita gente que o antecedeu na fé, na
busca da melhor compreensão para a vida e a organização da comunidade em todo
do Caminho proposto por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao ler este evangelho, percebemos que a
intenção de Marcos é: resgatar a importância do Jesus terreno para a vida das
comunidades e a partir daí, o anúncio da fé e as exigências no seguimento de
Cristo. A Boa Notícia do Evangelho de Marcos é o fortalecimento da fé, e renovar a esperança
na vinda iminente de Cristo, embora sem data prevista, considerando as
experiências da comunidade alvo de seu
evangelho. Seus destinatários são cristãos gentios, porém ligados a uma origem
palestinense.Então, o Evangelho de Marcos faz alusão a um contexto marcado pela
deflagração de um movimento rebelde na Judéia e na Galileia, ali no ano 66
depois de Cristo, quando os exércitos romanos foram enviados para sufocar a
rebelião. Então, considerando esse contexto, pode-se dizer que o Evangelho de
Marcos foi escrito na Galileia ou na Síria, durante o período ali da revolta
Judaica, por isso este contexto evangelístico, um tanto quanto, ESCATOLÓGICO.Ao apresentar seu
Evangelho, Marcos oferece uma estrutura que nos ajuda a percorrer o caminho e
entrar assim na dinâmica de Jesus:Então, já no prólogo, Marcos apresenta a Boa
Nova (o evangelho) de Jesus, o Filho de Deus. Essa Boa Nova é a Revelação da
própria pessoa, das palavras, dos gestos e da obra de Jesus. Mostra-nos Jesus,
Filho de Deus, no meio de nós, na história concreta e real.Quem é Jesus de Nazaré para a comunidade
de Marcos? Então, vemos que Marcos apresenta Jesus com vários títulos salvíficos:
Filho de Deus, Filho do Homem, Messias, Senhor, Filho de Davi; O Santo de Deus.
Como Profeta por excelência, Mestre, pastor, bem com, o Nazareno.Para Marcos, Jesus
é mestre, ensina com autoridade, e as pessoas ficam maravilhadas, e reagem
aderindo ou se opondo a Jesus. Em Marcos, o Reino de Deus é o centro do ensino
e da práxis de Jesus. Marcos de certa forma, não se presta a formar uma
teologia da glória triunfalista, apesar de falar dela neste evangelho de hoje. Na segunda parte aberta pelo capítulo
oito, o Evangelho de Marcos aponta para as consequências, não apenas da praxis e do caminho de Jesus,
mas também dos discípulos: As renúncias, o serviço, e os valores a serem
encarnados neste seguimento de Cristo. Meus queridos irmãos e irmãs, Marcos nos
mostra como é árduo o caminho até Jerusalém! Não é de sobra e água fresca! O
evangelista não apresenta um Jesus apegado a pompas, poder e glória, mas um
Jesus servo-sofredor que culminou na humilhante morte de cruz, ali em
Jerusalém, mas, nos arredores. Com Marcos somos desafiados a conhecer e acolher
o caminho da cruz e não da teologia da prosperidade: Jesus não propõe: aquele
que quiser seguir-me tome um taxi com ar condicionado, mas, renuncie a si
mesmo, tome a sua cruz de CADA DIA, e siga-me! Ele não engana ninguém com
falsas promessas!Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, faz-se necessário conhecer
esse caminho realizado por Jesus. Não basta apenas olhar e tentar compreender o
que Jesus fez, mas também se colocar a caminho, como fizeram seu discípulos,
partindo alí da Galileia, subindo a Jerusalém. O evangelho
de Marcos meus irmãos e irmãs, é BOA NOVA, nunca nos esqueçamos disto: Alegrai-vos quando virem estas coisas
acontecerem, pois em breve veremos o Filho do homem vindo nas nuvens com grande
poder e glória. E Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os
eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. Que promessa maravilhosa
para aquele que esperam em Deus e não neste mundo que passa!Convido agora você
meu querido irmão, minha querida irmã a rezar com este evangelho. Se você
estiver em casa, pare um pouco o que estiver fazendo, curve sua cabeça, feche
agora os olhos do corpo, e abra os olhos da alma, faça o sinal da cruz e reze
conosco agora:
“Senhor
nosso Deus e nosso Pai, nós agora unidos em oração Te pedimos Sr Deus, Pai
bondoso e amoroso, que nossa fé não desfaleça diante dos sinais dos tempos e de
tantos contra-valores que vemos todos os dias! Pedimos por aqueles Sr, que
estão fracos, desanimados e sem forças pra lutar! Que Tu possas agora
visita-los e reanimar estes joelhos trôpegos e estas mãos desfalecidas,
retira-os Sr do vale da sombra da morte onde estão sentados! Senhor Deus abençoa os caminhos por onde iremos
trilhar. E abrimos agora Sr o nosso coração, para receber a VERDADEIRA luz e a
força que vem de Tí, para que seja feita em nós a Tua Santíssima e Perfeita Vontade.Te
pedimos tudo isso Pai, por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho, na unidade
com o Espirito Santo e pela intercessão de Maria Santíssima, nossa mãezinha! Amém!
“Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Oração do dia
Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de
todo o coração, pois só teremos felicidade
completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
MOTIVAÇÕES PARA A
LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é
uma ótima ocasião para que se opere a conversão. A leitura da Liturgia Diária
forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho
foi um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um
trecho do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo
Antão, que deu origem à vida monástica, foi tocado pela graça ao ler a
parábola do moço rico no Evangelho.
3)- São Francesco
(Francisco) cujo nome é adotado depois de uma viagem à França, onde o menino teria
ficado cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai
teria começado a chamá-lo de "francesco", que significa
"francês" em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do jovem
rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a elaborar
sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres: “Se
queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro
no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo
Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a
leitura de consagrados livros Cristãos. Gravemente ferido na batalha de
Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai. Durante
o longo período de recuperação, Inácio procura ler livros para passar o tempo,
e começa a ler a "Vita Christi", de Rodolfo da Saxônia, e a Legenda
Áurea, sobre a vida dos santos, de Jacopo de Varazze, monge cisterciense que
comparava o serviço de Deus com uma ordem cavalheiresca.A partir destas
leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma vida dedicada a Deus, emulando
os feitos heroicos de Francisco de Assis e outros líderes religiosos. Decidiu
devotar a sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam
com empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura espiritual nos prepara para a oração e a
prática das virtudes. Leitura e Oração são as armas com as quais se vence o demônio
e se conquista o céu”.
2)-São Cipriano: “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás
com Deus e Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de Ligório: “Quantos Santos
abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno, Papa: “Eu
te rogo: empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a
conhecer o coração de Deus através das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária
ajuda-nos a compreender e amar a Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja
Católica ensina que “a liturgia é
participação na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o
seu termo. Pela liturgia, o homem interior lança raízes e alicerça-se no
«grande amor com que o Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária
prepara nossa alma para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus
Cristo
Na Liturgia Diária,
as orações e as leituras da Palavra de Deus são ocasião para alimentar a nossa
fé. Em cada leitura Deus fala a seu povo e o alimenta.Por esse modo a Santa
Igreja prepara o coração dos fiéis para poder receber o Corpo e Sangue de Nosso
Senhor Jesus Cristo, na Sagrada Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel ouve com
atenção as leituras da Bíblia que são uma carta escrita por Deus para cada um
de nós.Na Liturgia Eucarística somos preparados para receber o Pão dos Anjos,
que transformará nossa vida, e como Elias nos dar força para continuar a
caminhada alimentados por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma
prática a Liturgia Diária?
Este é um método de
leitura orante da Palavra de Deus, da Liturgia Diária, praticado e ensinado
pelos Padres da Igreja desde os seus primeiros séculos. Foi batizada com esse
nome por Orígenes no séc. III, e generalizou-se nos séculos IV e V como maneira
predominante de ler a bíblia. Esta pode ser feita diariamente, por exemplo,
meditando o Evangelho proposto pela liturgia diária da Santa Missa.Após suplicar a luz do Espírito Santo, o
método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz para mim; o que ela me
ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em minha vida;
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de Deus?
4)-Contemplação: O que a palavra de Deus fez em mim? O que
devo mudar concretamente em minha vida, que postura devo tomar; o que me
proponho a viver doravante durante a minha vida?O fruto dessa nova dinâmica de
vida ao ritmo da Palavra é uma transformação real e concreta que nos elevará em
fé, esperança e caridade, além disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus
mais constante e digna de Seu amor.Por último, convido a que nos empenhemos
neste caminho. Com a Sua graça já provaremos aqui nesta terra das riquezas do
céu!
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