Sem querer justificar os excessos praticados por ambos os lados no
período militar, mas, pelo ao menos explicar de forma contextualizada, se faz
necessário nestes tempos de polarizações exacerbadas, para que não prevaleçam
NARRATIVAS, mas os fatos históricos (já nesta foto vemos o militar da direita com a mão numa atitude de alerta de cuidado ao estudante).Uma das características mais
marcantes da memória social é que, embora o passado em si mesmo constitua a sua
matéria-prima, o processo psicossocial da sua construção encontra-se
grandemente subordinado aos interesses e necessidades do presente e seus agentes. Pelo
menos no que se refere à memória de regimes políticos, tais interesses e
necessidades consubstanciam-se na orientação política predominante nos
conjuntos ou subconjuntos sociais em cujo âmbito são elaboradas as
representações sociais do passado. Não é correto que o povo brasileiro não tenha memória, como se afirma
frequentemente. Ele tem, sim,
uma memória, que pode construir a partir de suas vivências geracionais, de suas
condições socioculturais e de sua participação política, com toda a diversidade
que as recobre, bem como do acesso igualmente diferenciado à educação, à
história, à arte e à literatura. Além do fato de as experiências vividas por diferentes gerações serem
naturalmente distintas, cabe assinalar a escassez contemporânea de recursos
culturais orientados para o consumo de um público mais amplo, como o cinema e a
televisão. Os filmes de longa-metragem lançados entre 1979 e 2009 que se reportam ao tema da Ditadura Militar no
Brasil e seus desdobramentos. O pressuposto é o de que as obras
fílmicas, enquanto produções culturais, podem ser consideradas meios legítimos
e diferenciados para o conhecimento da sociedade, uma vez que são constitutivas
da realidade social, produzindo significados, valores e proposições expressados
através de sua construção própria (narrativas).
Em relação ao Regime Militar,
são poucas as produções desses gêneros que têm alimentado a memória popular, principalmente de caráter NEUTRO, das quais se podem destacar:
Filmes de viés esquerdista:
1)-E agora, José?
Tortura do sexo (Ody Fraga, 1980)
2)-Paula – A história
de uma subversiva (Francisco Ramalho Jr., 1980)
3)-"Pra frente, Brasil", (de R. Farias, em 1982)
4)-"Nunca fomos
tão felizes", (de M. Salles, em 1984)
5)-Corpo em delito
(Nuno Cesar Abreu, 1990)
6)-"Lamarca" (de S. Rezende, em 1994)
7)-"O que é
isso, companheiro?" (de B. Barreto, em 1997)
8)-Ação entre amigos
(Beto Brant, 1998)
9)-A terceira morte de
Joaquim Bolívar (Flávio Cândido, 2000)
10)-"Zuzu Angel", (de S. Rezende, em 2006)
11)-"O ano em
que meus pais saíram de férias", (de C. Hamburger, em 2006)
MINISSÉRIE DE VIÉS ESQUERDISTA:
- "Anos
rebeldes", (de G. Braga, exibida pela Rede Globo em julho e agosto de 1992)
DOCUMENTÁRIO ESQUERDISTA:
-“Democracia em
Vertigem” (documentário brasileiro de 2019 dirigido por Petra Costa).
DE VIÉS NEUTRO:
-1964: "O Brasil entre
armas e livros" – (Um filme de Lucas Ferrugem - 2019):
DE VIÉS MILITAR:
“A verdade Sufocada”
https://www.youtube.com/watch?v=Ct7LvUMNV_Q
https://www.youtube.com/watch?v=rKwkeKyHxnA
Passadas mais de duas décadas do fim do
Regime Militar, não existem locais, monumentos ou construções arquitetônicas
que constituam marcos notórios de episódios significativos do período e que
possam ser amplamente visitados pela população na constituição de "lugares
de memória". Embora isso seja mais verdadeiro em relação aos fatos e personagens
cuja lembranças desfavorecem narrativas, cabe reconhecer que tampouco são
muitos aqueles que o glorificariam, carecendo ambos de quadros sociais de
referência para sustentar sua memória. Na acepção ampla do conceito de
"lugares de memória", incluir-se-iam também os produtos de movimentos
sociais de rememoração crítica do regime, dos quais apenas aqueles ensejados
pelo grupo "Tortura Nunca Mais" parecem ter maior repercussão. Além
disso, durante o regime, as manifestações culturais de contestação como as
peças teatrais e as músicas de compositores engajados - como Chico Buarque,
para citar um ícone, usavam de metáforas que se encontravam fora do alcance de
entendimento das massas populares. Assim, não deve surpreender que variáveis
como nível de escolaridade e orientação política esta última já possivelmente
sedimentada em tradições familiares ou grupais específicas tenham se mostrado
decisivas na explicação das diferenças encontradas no âmbito de cada narrativa.
|
(É assim que as NARRATIVAS são construídas) |
Embora se tenha podido observar algum
efeito dessas variáveis na memória dos adultos, cuja construção parece ter
realmente se beneficiado do testemunho dos fatos durante o "período
crítico" da adolescência e da juventude, é na construção das memórias dos
dois outros conjuntos etários, mais do que em fatos históricos comprovados que
se fazem sentir inequivocamente as influências do nível de escolaridade e da
orientação política. A rememoração de uns poucos casos é suficiente para
demonstrar isso. O passado, por certo, não muda, mas a memória
que a sociedade construiu dele pode ser reconstruída, e tal reconstrução é a
estratégia mais eficaz da esquerda, e por isto:
-A partir dos fatos e não narrativas,
se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porque Médici dissolveu o STF
!
-A partir dos fatos e
não narrativas, se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porque "DOPS" (Departamento de Ordem Política e Social)
metia reprimia alguns "jornalistas" !
-A partir dos fatos e
não narrativas, se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porque a "FAB" (Força Aérea Brasileira) reprimiu os
guerrilheiros que estavam tocando o Terror no Araguaia!
-A partir dos fatos e
não narrativas, se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porque do AI-5 foi instituído, não porque os militares eram os
demônios, e os guerrilheiros que queriam implantar a DITADURA DO PROLETARIADO
na marra eram os santinhos(as), pois estes terroristas explodiam bombas e
faziam ataques violentos quase que diariamente!
-A partir dos fatos e
não narrativas, se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porque na época o General Mourão escorraçou a persona non grata, o Sr Jango!
-A partir dos fatos e
não narrativas, se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porque MÉDICI tentou alertar JOÃO FIGUEIREDO sobre os socialistas
no poder ao dizer: “Em 10 anos eles
virão roubar até as prensas da Casa da Moeda”!
-A partir dos fatos e
não narrativas, se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porque a PF (Polícia Federal) marcava colado no
"professorzinho comunista", que na faculdade não tinha interesse e
ensinar as matérias para as quais era pago para ensinar, mas fazer de seu filho(a)
um(a) maconheiro(a) libertino(a), militonto(a) e idolatrar o assassino CHE
GUEVARA!
-A partir dos fatos e
não narrativas, se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porquê a
imprensa e a esquerda MENTIRAM por anos a fio, dizendo, martelando na nossa
cabeça, que o Regime Militar foi uma DITADURA e não uma CONTRA REVOLUÇÃO
COMUNISTA exigida nas ruas por toda população brasileira! (A única ditadura no
Brasil foi a do facista GETÚLIO VARGAS, mas eles corrompem até a história, para
servir a seus propósitos)!
-A partir dos fatos e
não narrativas, se explica que toda ação tem uma reação de igual intensidade e entendemos porque TODOS OS PAÍSES EM QUE A ESQUERDA TOMA O PODER, viram uma
piscina de sangue, genocídio, miséria e falência, pois se for dado o deserto do
Saara para a esquerda administrar, em menos de um ano falta areia. E se impõe um
regime mais repressor e cruel que o anterior, com duas classes - os proletários explorados e os poderosos
dirigentes do partido vivendo no luxo, mordomias, viajando, e o povo vivendo de
esmolas do Estado Totalitário sem o direito de ir e vir, com toques de
recolher, e se reclamar vai para o paredon sem um julgamento justo.
-Começamos a entender porque pessoas normais, instruídas e que
não dependem das esmolas do estado são tão odiados pela esquerda!
-Começamos a entender porque não se deve ser isentão, porque o
isentão só enxerga a realidade com o olho esquerdo!
-Começamos a entender porque não se negocia com esquerda, porque
a esquerda não tem escrúpulos para estar no poder, pois para eles os fins
justificam todo e qualquer meio!
-Começamos a entender porque nos EUA, País mais próspero da
história da humanidade, a esquerda é simplesmente ridicularizada pois nada tem
a oferecer, mas somente tirar, pois só querem saber de direitos sem deveres!
-Começamos a entender porque durante 60 anos os EUA gastou tanto
dinheiro, fazendo guerras do outro lado do mundo, para barrar o da esquerda
Comunista, pois a história nos mostrou o que acontecia dentro destes regimes
totalitários, sanguinários e inescrupulosos!
-Começamos a entender porquê em 100 anos da experiência
esquerdista mais de 100 milhões de pessoas foram assassinadas por esses
fanáticos ateus e materialistas! (Fonte: livro negro do comunismo).
-Começamos a entender porque as pessoas FOGEM de países de esquerda,
arriscando suas vidas escondidos em carros, ou em embarcações improvisadas, enfrentando
tubarões, deixando tudo para trás, onde até pilotos de caça fogem destes
regimes com seus aviões!
-Começamos a entender porque a santa e boa Alemanha
oriental, teve que construir um muro para seus habitantes não fugirem, para o
lado do maligno e escravizante capitalismo!
-Começamos a entender porque quase toda a África que
está sujeita a regimes totalitários socialistas, vivem naquela constante
desgraça e vivendo de esmolas internacionais.
-Começamos a entender porque POL POT conhecido como
KHMER VERMELHO, (Líder Comunista Cambojano) matou toda a população instruída do
Camboja, apenas para se manter no poder, e porque na China a revolução
"CULTURAL", matou também, toda a população instruída pelo mesmo
motivo!
-Começamos a entender porque o Isentão (Diplomata, o
Low Profile,Discreto, contido, comedido, modesto, moderado, sem estrelismo)
dão cada vez mais força para o inimigo!
-Começamos a entender porquê o Socialismo em suas
vertentes: nazismo, fascismo, progressismo, integralismo, comunismo, social
democracia, bolivarianismo, globalismo, multiculturalismo, fabianismo, Capitalismo
de Estado, etc, é tudo farinha do mesmo saco!
CONCLUSÃO
OU NÓS ESCORRAÇAMOS O
SOCIALISMO, OU ELE VAI ACABAR COM O NOSSO PAÍS, COM A NOSSA SOBERANIA, COM A
NOSSA CULTURA, COM O NOSSO PATRIOTISMO, COM A NOSSA INTEGRIDADE MORAL, DIGNIDADE
HUMANA, ENFIM NOSSA LIBERDADE DE IR E VIR COMO FEZ EM TODOS OS LUGARES ONDE SE
INSTALOU - ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS:
“O COMUNISMO DO SÉCULO XXI
É MASCARADO DE DEMOCRACIA NÃO DAS MAIORIAS LEGÍTIMAS, MAS DAS MINORIAS
ORGANIZADAS E ESTRATEGICAMENTE APARELHADAS, QUE TRAVAM E OPRIMEM O
CIDADÃO PELAS LEIS! ESSA É A PIOR DAS DITADURAS!"
ESPALHE ESSA REFLEXÃO PARA TODOS QUE COMO VOCÊ, AMA ESTE PAIS!
BIBLIOGRAFIA:
-Abric, J. C. (1998). A abordagem estrutural das representações sociais.
In A. S. P. Moreira & D. C. Oliveira (Orgs.), Estudos interdisciplinares de
representação social (pp.27-38). Goiânia: AB Editora.
-Dreifuss, R. A. (1981). 1964: a conquista do Estado. Petrópolis: Vozes.
-Halbwachs, M. (2004). A memória coletiva. São Paulo: Centauro. (Originalmente publicado em 1950).
-Mannheim, K. (1982). O problema sociológico das gerações. In M. M. Foracchi (Org.), Karl Mannheim (pp.67-95). São Paulo: Ática. (Originalmente publicado em 1952).
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-Skidmore, T. E. (1998). Uma história do Brasil. São Paulo: Paz e Terra.
-LEITE, Paulo Moreira. O
cinema da coragem: entrevista com Roberto Farias. Veja, São Paulo, 16 fev.1983.
-MACHADO JR, Roberto.
Política e cinema: os filmes da transição. Caderno de Crítica, n.1, p. 22-26.
Rio de Janeiro: Embrafilme , mai. 1986.
-CARRIÈRE, Jean-Claude.
A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
-https://www.youtube.com/watch?v=Ct7LvUMNV_Q
-https://www.youtube.com/watch?v=rKwkeKyHxnA
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