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Teólogo Francisco José Barros de Araújo: "a ação da Graça depende das circunstâncias e gratuidade divina"

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 4 de outubro de 2017 | 20:43







Por *Francisco José Barros Araújo




Deus é livre e soberano em sua vontade e decisões, mas, quer a nossa colaboração com a sua graça, para que não a recebamos em vão. (II Cor 6,1: “Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a Graça...”). Para isto, o testemunho das escrituras, tradição, e magistério da Igreja nos confirmam que o próprio Deus a condiciona ao tempo favorável, circunstências, local, bem como as disposições interiores e exteriores para operá-la eficazmente!





PRECISAMOS ANTES DE TUDO, DIFERENCIAR a GRAÇA DIVINA DAS VIRTUDES HUMANAS!



A sentença que nos ajuda a diferencia-las é: "a graça é dada, pronta e completa, porém, as virtudes humanas para adquirirmos, precisam ser exercitadas!"








-Exemplo de Graças divinas: Sabedoria, Justificação, frutos do sacrifício da Missa, Sacramentos, Martírio, Dons extraordinários como: bilocação, dom de ciência, milagres, profecias, e interpretação de línguas.








-Exemplo de Virtudes humanas: Paciência, Conhecimento, Perdão, Sinceridade, Veracidade, Humildade, Cortezia, etc. (as virtudes humanas não são um patrimônio exclusivo do Cristianismo, mas da humanidade, ou seja, até pessoas que não foram Cristãs, como Platão e outros filósofos, as desenvolveram).








Receber de deus dons extraordinários não é sinônimo de salvação, muito pelo contrário!







-Mateus 7,22-23: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então Eu lhes direi claramente: Nunca os conheci! Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!"




-1 Pedro 4,10-11: "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons mordomos da multiforme graça de Deus. Se alguém prega, fale segundo as palavras de Deus; se alguém tem o dom de administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém!"










-Romanos 12,6-10: "Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios."



O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS sobre: tempo, local e disposições interiores para receber a graça!





-Atos 2,1: “Chegando O DIA de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo LUGAR



-Lucas1,26: “No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré...”



-Isaias 4,2-3:Vem o Dia em que o Renovo de Yahweh, o SENHOR, será belo e glorioso, e o Fruto da Terra será a felicidade e a glória dos sobreviventes de Israel. E aqueles que restarem em Sião e permanecerem em Jerusalém serão chamados santos..."


-Isaías 49,8: Assim diz o SENHOR: No tempo da graça Eu te escutei, e no dia da salvação eu te ajudei. Eu te guardei e coloquei como aliança entre o povo..."



-Salmos 95,8:Se ouvires hoje a vóz de Deus,não endureçais o vosso coração, como em Meribá, e ainda como aquele dia em Massá, no deserto...”



-Efésios 2,8 diz: "Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus".





recebimento da GRAÇA SEGUNDO O MAGISTÉRIO DA IGREJA:





Sacramentos: sinais eficazes da graça de Deus




§1131 "Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacra- mentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naqueles que os recebem com as disposições exigidas."



Conforme o Catecismo da Igreja Católica, os sacramentos são sinais sensíveis, instituídos por Cristo, a fim de produzir a graça em nossas almas e santificá-las. Em outras palavras, são eventos de salvação pelos quais Deus intervém na vida dos homens, através de seu Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo, na Igreja. Segundo Santo Agostinho, os sacramentos no Antigo Testamento prometiam a salvação, já no Novo Testamento a comunicam, ou seja, são eficazes. É pela Igreja, a fiel administradora dos Sacramentos, que se manifesta e continua a salvação que Deus realizou em Cristo, de modo que não pode haver Igreja sem sacramentos, nem sacramentos sem Igreja. Ainda segundo o Catecismo da Igreja, os sacramentos foram instituídos por Cristo e são sete, a saber:  Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência,  Unção dos Enfermos,  Ordem e o Matrimônio. Esses sete sacramentos são ainda divididos em Sacramentos da Iniciação Cristã, Sacramentos de Cura e Sacramentos de Serviço.Conforme o Catecismo da Igreja, “os fieis, de fato renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo Sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia” (1212). Os Sacramentos de Cura, isto é, Penitência e Unção dos enfermos, concedem aos fieis a libertação do pecado e o fortalecimento nas debilidades do corpo e da alma. Esses sacramentos são sinais eficazes da graça de Deus, mas somente produz fruto na vida de quem o recebe à medida que este se abre na fé, devoção, e com a intensidade do coração, de acordo com a generosidade. Portanto, abramo-nos nosso coração neste tempo em que Cristo nos toca, assim como tocou em tantos pecadores em tempos terrenos, e agora nos seus sete sacramentos.




Definição (teológica - magisterial) da significação da graça:




§1996 Nossa JUSTIFICAÇÃO vem da graça de Deus. A graça é favor, o socorro gratuito que Deus nos dá para responder a seu convite: tomar-nos filhos de Deus, filhos adotivos participantes da natureza divina, da Vida Eterna.





§2003 A graça é antes de tudo e principalmente o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas a graça compreende igualmente os dons que o Espírito nos concede, para nos a associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, a Igreja. São as graças sacramentais dons próprios dos diferentes sacramentos. São, além disso, as graças especiais, chamadas também "carismas", segundo a palavra grega empregada por S. Paulo e que significa favor, dom gratuito, benefício. Seja qual for seu caráter, às vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas se ordenam à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja. Acham-se a serviço da caridade, que edifica a Igreja.





§2005 Sendo de ordem sobrenatural, a graça escapa à nossa experiência e só pode ser conhecida pela fé. Não podemos, portanto, nos basear em nossos sentimentos ou em nossas obras para dai deduzir que estamos justificados e salvos. No entanto, segundo a palavra do Senhor: "É pelos seus frutos que os reconhecereis" (Mt 7,20), a consideração dos benefícios de Deus em nossa vida e na dos santos nos oferece uma garantia de que a graça está operando em nós e nos incita a uma fé sempre maior e a uma atitude de pobreza confiante. Acha-se uma das mais belas ilustrações desta atitude na resposta de Sta. Joana d'Arc a uma pergunta capciosa de seus juízes eclesiásticos: 






Interrogada se sabe se está na graça de Deus, responde: "Se não estou, que Deus me queira pôr nela; se estou, que Deus nela me conserve!"






Graça atual





§2000 A "graça santificante" é um dom habitual, uma disposição estável e sobrenatural para aperfeiçoar a própria alma e torná-la capaz de viver com Deus, e agir por seu amor. 



Deve-se distinguir a graça habitual, disposição permanente para viver e agir conforme o chamado divino, e as graças atuais, que designam as intervenções divinas, quer na origem da conversão, quer no decorrer da obra da santificação.





§2024 A graça santificante nos faz "agradáveis a Deus". Os carismas, graças especiais do Espírito Santo, são ordenados à graça santificante e têm como alvo o bem comum da Igreja. Deus opera também, por graças atuais múltiplas, que se distinguem da graça habitual, permanente em nós.




RESUMINDO:

 

Graça habitual - A “Graça Santificante” é uma qualidade permanente que DEUS dá a alma, e que permanecerá nela, desde que ela não a torne inoperante pelo pecado mortal deliberado. Este dom transforma a alma e a eleva a um plano sobrenatural, de tal modo que, uma pessoa em “estado de graça” tem preciosas prerrogativas:  


1 – É santo e agradável a DEUS. (Hb 12,28)  


2 – É chamado filho de DEUS. (1 Jo 3,1)  


3 – É templo do ESPÍRITO SANTO. (1 Cor 3, 16)  


4 – E em consequência, tem o privilégio de entrar no Céu.            



Assim sendo, podemos afirmar que a “Graça Santificante” é uma nova vida dada por DEUS à alma. E uma vez que esta nova vida é uma virtude (não humana) criada pelo próprio DEUS, pode-se dizer que a alma dócil a Graça Santificante participa da Natureza Divina. (2 Pdr 1,4).  Também, podemos afirmar que a Graça é dom do ESPÍRITO SANTO que nos justifica e santifica, que nos faz agradável a DEUS e nos convida ao serviço da Caridade, e por conseguinte, nos torna participantes da Vida Divina.


-É uma disposição estável que aperfeiçoa a alma

-É infundida na alma pelo Espírito Santo

-É uma disposição permanente para viver e agir conforme o chamado de Deus

-É uma semente da vida eterna

-Torna a alma semelhante a Deus



Graça atual: é um dom transitório, ou seja, é como se fosse uma “luz” para a mente ou uma “força”, ou um “estimulo” para a vontade, a fim de que a pessoa faça o bem e evite o pecado. Não é um dom permanente como a Graça Santificante. É um “impulso Divino” que ajuda cada um a fazer ações acima de suas forças naturais. Como exemplo externo de “Graça Atual” pode-se mencionar: Coragem momentânea para superar um desafio, um bom conselho de um confessor, a leitura de um bom livro, participar de um seminário Cristão...no sentido de que, sob a providência de DEUS, os mencionados exemplos ocasionam a conversão e prática de boas ações.



-É um dom que Deus oferece a todos os homens

-É um convite que Cristo dirige a todos os seres humanos

-É uma intervenção de Deus que coloca o organismo sobrenatural em movimento

-É um impulso divino (efusão), que faz com que as virtudes e os dons infusos funcionem

-É responsável pela conversão do pecador e pela santificação do justo

-É obtida por meio da oração











Graças de estado (serviço ministerial):





§2004 Entre as graças especiais, convém mencionar as graças de estado, que acompanham o exercício das responsabilidades da vida cristã e dos ministérios no seio da Igreja: “Tendo, porém, dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada, aquele que tem o dom da profecia, que o exerça segundo a proporção de nossa fé; aquele que tem o dom do serviço, que o exerça servindo; quem tem o dom do ensino, ensinando; quem tem o dom da exortação, exortando. Aquele que distribui seus bens, que o faça com simplicidade; aquele que preside, com diligência; aquele que exerce misericórdia, com alegria.” (Rm 12,6-8).





Oração dom da graça










§2713 Dessa forma, a oração mental é a expressão mais simples do mistério da prece. A oração é um dom, uma graça; não pode ser acolhida senão na humildade e na pobreza. A oração é uma relação de aliança estabelecida por Deus no fundo de nosso ser. A oração é comunhão: a Santíssima Trindade, nesta relação, conforma o homem, imagem de Deus, "a sua semelhança".






AS VIRTUDES DIFEREM DA GRAÇA









§1810 As virtudes humanas adquiridas pela educação, por atos deliberados e por uma perseverança sempre retomada com esforço são purificadas e elevadas pela graça divina. Com o auxílio de Deus, forjam o caráter e facilitam a prática do bem. O homem virtuoso sente-se feliz em praticá-las.





Preparação para receber a graça












§2001 A preparação do homem para acolher a graça é já uma obra da graça. Esta é necessária para suscitar e manter nossa colaboração na justificação pela fé e na santificação pela caridade. Deus acaba em nós aquilo que Ele mesmo começou, "pois começa, com sua intervenção, fazendo com que nós queiramos e acaba cooperando com as moções de nossa vontade já convertida": Sem dúvida, operamos também nós, mas o fazemos cooperando com Deus, que opera predispondo-nos com a sua misericórdia. E o faz para nos curar, e nos acompanhará para que, quando já curados, sejamos vivificados; predispõe-nos para que sejamos chamados e acompanha-nos para que sejamos glorificados; predispõe-nos para que vivamos segundo a piedade e segue-nos para que, com Ele, vivamos para todo o sempre, pois sem Ele nada podemos fazer.






§2022 A iniciativa divina na obra da graça precede, prepara e suscita a livre resposta do homem. A graça responde às aspirações profundas da liberdade humana; chama-a a cooperar consigo e a aperfeiçoa.







CONCLUSÃO:












Por tudo isto que vimos, podemos concluir que: 





Para o recebimento eficaz da graça de Deus, eu preciso estar na hora e local onde Deus me quer, e com as disposições necessárias para o acolhimento da graça que Ele mesmo quer derramar e operar em nós ali naquele momento e lugar, como fez em Pentecostes, ou quer seja: na nossa oração pessoal, leitura da palavra, missa, recebimento dos sacramentos, participando da formação e serviço na Igreja, reuniões comunitárias, nos retiros, e até mesmo nas atividade seculares as quais o próprio Deus nos concedeu, fazendo destes momentos e locais um verdadeiro sacramento, vivendo em docilidade e testemunhando a Cristo.














Portanto, se Deus se comprometeu a derramar graças na sua participação na missa, na sua oração pessoal ou comunitária, em momentos ou encontros formativos e reflexivos, porém, você livre e deliberadamente, sem justa causa, não estava lá, a graça passou, se derramou, mas você infelizmente, não a recebeu. 





E aquela graça concedida/reservada para aquele momento e lugar, você a perdeu! 





Agora, imagina se algum dos apóstolos não estivessem como foi ordenado por Deus para estarem todos eles reunidos no mesmo lugar como foi em Pentecostes?





-Lucas 24, 49: "E eis que sobre vós envio A Promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." 




-(A PROMESSA?): João 14,16-28: "Eu vos tenho falado essas coisas, estando ainda convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo, a quem o Pai ENVIARÁ em meu nome, este vos ENSINARÁ todas as coisas!"



-Mateus 10, 17- 20: "Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós!"








*Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17








“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”





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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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