(foto reprodução)
No dia 16 de
julho, há 750 anos, o mais extraordinário "penhor" (sacramental) de auxílio a nossa salvação jamais dado ao
homem: O Escapulário do Carmo, era entregue a São Simão Stock. Certo dia, que já vai longe, andando pelas ruas de Roma,
encontraram-se três insignes homens de Deus!
Um era Frei Domingos de Gusmão, que recrutava membros para a Ordem que
fundara, a dos Pregadores, mais tarde conhecida como dos
"dominicanos". Outro era o Irmão Francisco de Assis, o Poverello, que
havia pouco, reunira alguns homens para servir aquela que ele chamava de "a Dama Pobreza". O
terceiro, Frei Ângelo, tinha vindo de longe, do Monte Carmelo, na Palestina,
chamado a Roma como grande pregador que era. Os três, iluminados pelo Divino
Espírito Santo, reconheceram-se mutuamente, e no decurso da conversa fizeram
muitas profecias. Santo Ângelo, por exemplo, predisse os estigmas que seriam
concedidos por Deus a São Francisco. E São Domingos profetizou:
"Um dia, Irmão
Ângelo, a Santíssima Virgem dará à tua Ordem do Carmo uma devoção que será
conhecida pelo nome de Escapulário Castanho, e dará à minha Ordem dos
Pregadores uma devoção que se chamará Rosário. E um dia Ela salvará o mundo por
meio do Rosário e do Escapulário".
No lugar desse encontro construiu-se uma
capela, que existe até hoje em Roma!
A Grande Promessa: “Não irás para o fogo do inferno”
Se a bula
Papal aplacara momentaneamente o furor dos inimigos do Carmelo, não o fizera
cessar de todo. Depois de um período de calmaria, as perseguições recomeçaram
com mais intensidade. Carente de auxílio humano, São Simão recorria à Virgem
Santíssima com toda a amargura de seu coração, pedindo-Lhe que fosse propícia à
sua Ordem, tão provada, e que desse um sinal de sua aliança com ela. Na manhã do
dia 16 de julho de 1251, suplicava com maior empenho à Mãe do Carmelo sua
proteção, recitando a bela oração por ele composta, "Flor Carmelis!" Sendo o Flos Carmeli o
Hino e Oração a Nossa Senhora do Carmo, e visto que os carmelitas devem
rezá-lo, vamos ver como surgiu essa oração:"A tradição da
Ordem põe na lábios de São Simão Stock um linda oração á Virgem Maria. O texto
mais antigo conhecido encontra-se no Officium rhythmicum, manuscrito guardado
na biblioteca universitária de Cambridge e que foi escrito depois do
ano de 1507." (Como Pedras Vivas... no Carmelo, p.87)
A nós explica frei Henrique Esteve
(1905-1990) sobre esta oração:
- É uma oração rítmica, que
em primeiro lugar oferece duas breves estrofes e versos alternativamente
consoantes (a, b, a, b, c, d, e, d, e, c), a ideia de perfeitíssima e distinata
que esta na base daquele profundo e dedicado amor ou devoção.
- Na primeira estrofe
Maria é apresentada como é em si mesma, nestes quatro títulos distintos e
conexos: “Flor do Carmelo, Videira Florida, Esplendor do céu, Virgem
Mãe singular”. Deste, o ultimo, “Virgem Mãe” – que recorda o
conceito central mariano, a virgindade fecunda, sobrenatural ou divina, em
virtude da qual Maria constitui ela só Virgem Mãe de Deus, uma ordem à parte,
de singularidade trancendental, singular, como vem dito
especificamente, e a luz dessa doutrina devem ser explicados os demais títulos.
- Flor do
Carmelo, Maria possui toda aquela beleza fragrante beleza espiritual
representada simbolicamente no Carmelo. Com efeito Isaias referindo-se a virgem
filha de Israel, a esposa de José nos tempos messiânicos, tinha dito:
“florescerá... lhe será dada a formosura do Carmelo” (Is 35,2).
- Videira
Florida, faz menção da graça de fecundidade divina, e que segundo o
pensamento dos santos Padres tem relação com Is 11,1 “Sairá um rebento do
tronco de Jessé, e de suas raízes brotará um renovo”.
- Esplendor do
céu, faz referencia ao texto do apocalipse “Um grande sinal foi visto no céu:
uma mulher revestida de sol, com a lua sob seus pés e sobre sua cabeça uma
coroa com doze estrelas, a qual tinha um filho no seu seio” (Ap 12,1-2).
- Mãe afável,
mas sempre Virgem, esta invocação em si mesmo não é mais que uma repetição
dos versos “Virgem Mãe, singular” porém em uma ordem superior transcendente,
constituindo esta admirável união, toda a singularidade de Maria.
- Aos Carmelitas
sede propicia, é a parte da oração como suplica ou pedido, enquanto
expõe aquilo que a Virgem é para nós carmelitas.
- Estrela do
Mar, Invocação popular a Maria na Idade Media, que esta ligada à
explicação de São Jerônimo a etimologia do "nome Maria" que segundo ele quer
dizer estrela.
Segundo ele
próprio relatou ao Pe. Pedro Swayngton, seu secretário e confessor, de repente
"a Virgem me apareceu em grande cortejo, e, tendo na mão o hábito da
Ordem, disse-me:“Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como
sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os
filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança
de paz e de uma proteção sempiterna.Quem morrer revestido com ele será
preservado do fogo eterno.” - Essa graça
especialíssima foi imediatamente difundida nos lugares onde os carmelitas
estavam estabelecidos, e autenticada por muitos milagres que, ocorrendo por
toda parte, fizeram calar os adversários dos Irmãos da Santíssima Virgem do
Monte Carmelo.São Simão
atingiu extrema velhice e altíssima santidade, operando inúmeros milagres, tendo também obtido o
dom das línguas; entregou sua alma a Deus em 16 de maio de 1265.
Privilégio Sabatino: livre do Purgatório
no primeiro sábado após a morte!
Além dessa
graça específica da salvação eterna, ligada ao Escapulário, Nossa Senhora
concedeu outra, que ficou conhecida como privilégio sabatino.No século
seguinte, apareceu Ela ao Papa João XXII, a 3 de março de 1322, comunicando
àqueles que usarem seu Escapulário: "Eu, sua
Mãe, baixarei graciosamente ao purgatório no sábado seguinte à sua morte, e os
levarei daquelas penas e os levarei ao monte santo da vida eterna" .
Elias, o Monte Carmelo e a Virgem
Maria!
“Flor do Carmelo, Videira Florida! Esplendor do céu! Virgem Mãe sem igual”
“Deus, então, falou a Elias: Vai
apresenta-te a Acab; porque darei chuva sobre a terra” (1Rs 18,1). Foi assim,
revestido da benção Divina, que o profeta se dirigiu ao rei para anunciar
chuva: “Disse Elias a Acab: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante
chuva” (1Rs 18,41). Não havia uma só nuvem no céu quando Elias anunciou a forte
chuva! Elias se prostrou diante de Deus pedindo a chuva, que Ele mesmo
prometera. Por seis vezes orou e, no céu, nenhum sinal de chuva aparecia.
Enviou seu servo para verificar se nas bandas do mar havia algum sinal de
chuva, no entanto, ele voltou com a resposta negativa: “Senhor, não há nada,
nem sinal de chuva” (1Rs 18,43). E sucedeu que na sétima oração: “Eis aqui uma
pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar” (1Rs 18,44). Elias,
diante do mínimo sinal, anunciou ao Rei: “Aparelha teu carro e desce, para que
a chuva não te apanhe! E veio uma grande chuva” (1Rs 18,45).
Os grandes santos marianos, e
consequentemente toda a Igreja, interpretam essa passagem da escritura como um
sinal, ou melhor, o primeiro sinal da presença de Nossa Senhora entre os
homens. Pré-figurações Marinas há inúmeras: a mulher do Gênesis (Gn 3,15) as
mulheres fortes do Antigo Testamento, etc. Mas o fato ocorrido no monte Carmelo
indica algo a mais. A terra passava por um castigo, e esse castigo já durava
sete anos. Não era qualquer castigo, mas uma seca prolongada. Enfim, tudo
estava em uma situação que merecia uma intervenção especial de Deus. O povo
eleito havia abandonado o verdadeiro caminho. O local
escolhido para essa “teofania” foi o Monte Carmelo, geograficamente situado nas
encostas de Israel com vistas para o mar Mediterrâneo. Seu nome – Karmel –
possui o significado de “campo fértil”. Em sua extensão encontramos
atualmente as cidades de Haifa, Tirat Hakarmel e Nesher. Muita história possui
essa pequena montanha. Suetônio, historiador latino, cita uma visita feita pelo
imperador Vespasiano à montanha para implorar um confirmação de seus anseios,
sentindo-se confortado sempre que de lá retornava. Eliseu, discípulo do grande
profeta Elias, após o aparecimento da nuvenzinha, continuou a habitar o Monte
Carmelo, rodeado de “filhos de profetas” (cf. 2Rs 2,25; 4, 25; 4,38, etc.).
Este lugar pode ainda hoje ser visitado. A caverna usada por ele recebe o nome
de “escola dos profetas” - Quantas são as imagens e os símbolos apresentados
por Deus! Dessa pequena nuvenzinha proveio para a humanidade da época uma chuva
que irrigou o país. Após anos de seca, castigo para o
povo eleito, um prenúncio de chuva e bonança aparece. Séculos transcorridos,
essa nuvenzinha vê-se personificada: a Rainha dos Céus e da terra nasce. Traz
ao mundo a mais bela de todas as chuvas, Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim
como o orvalho anuncia muitas vezes a vinda de águas torrenciais, a Virgem
Maria, “orvalho celeste” traz-nos seu Divino Filho, nosso Redentor, que veio
irrigar o mundo, não somente de seu tempo, mas inclusive dos tempos vindouros,
com a graça, com os sacramentos, com a Santa Igreja.
Dia 16 de julho a Igreja em todo
o orbe festeja a virgem do Carmo. Elevemos a Ela nossos olhares cheios de Fé.
Não mais a procura de um sinal de chuva, como o Profeta Elias, mas certos de
que essa “chuva” – a graça divina – está constantemente caindo e aguardando que
a “terra”. Ou seja, os corações dos homens, se abra para acolhê-la, sendo assim germinada em profundidade.
O tempo entre a última parte do
Antigo Testamento e a aparição de Cristo é conhecido como o “período
intertestamentário” (ou “entre os DOIS testamentos”) – O SILÊNCIO DE DEUS!
Porque não houve nenhuma palavra profética
de Deus durante esse período, alguns o chamam de “400
anos de silêncio”. A atmosfera política, religiosa e social da Palestina
mudou significantemente durante esse período. Muito do que aconteceu foi
predito pelo profeta Daniel (veja Daniel capítulos 2,7,8 e 11 e compare os
eventos históricos). Israel estava sob controle do
Império Persa entre 532-332 A.C. Os persas deixaram os judeus praticarem sua
religião com pouca interferência, até mesmo dando-lhes permissão para
reconstruir e adorar no templo (2 Crônicas 36,22-23; Esdras 1,1-4). Esse
período inclui os últimos 100 anos do Antigo Testamento e mais ou menos os
primeiros 100 anos do período intertestamentário. Esse tempo de paz e
contentamento foi um de calma bem antes da tempestade. Alexandre
o Grande derrotou Dário da Pérsia, assim introduzindo o reinado grego ao mundo.
Alexandre foi um aluno de Aristóteles e era bem educado na filosofia e política
gregas. Ele exigiu que a cultura grega fosse promovida em todo território
conquistado. Como resultado, o Antigo Testamento hebraico foi traduzido ao
grego, tornando-se a tradução conhecida como a Septuaginta, a qual reconhecidamente
pelos exegetas, continha todos os livros da bíblia Católica. Alexandre
permitiu liberdade religiosa aos judeus, apesar de fortemente promover os
estilos de vida gregos. Isso não foi uma boa direção dos eventos para Israel,
já que a cultura grega era uma ameaça a Israel por ser muito humanística, mundana
e que não agradava a Deus.Depois que Alexandre morreu,
a Judeia foi reinada por uma série de sucessores, culminando com Antíoco Epifânio.
Ele fez muito mais do que apenas recusar liberdade religiosa aos judeus. Em
mais ou menos 167 A.C., ele aboliu a linha do sacerdócio e profanou o templo
com animais impuros e um altar pagão (veja Marcos 13,14). Isso foi uma espécie
de estupro religioso. Eventualmente a resistência judaica a Antíoco
restaurou os sacerdotes e resgatou o templo. O período que seguiu, no entanto,
foi um de guerra e violência. Em mais ou menos 63 A.C.,
Pompeu de Roma conquistou a Palestina, colocando toda Judeia sob o controle de
César. Isso eventualmente fez com que o imperador romano e senado
fizessem de Herodes o rei da Judeia. Essa seria a nação que muito exigiu dos
judeus, controlando-os demasiadamente e eventualmente executando o Messias na
cruz romana. As culturas romana, grega e hebraica agora estavam misturadas na
Judeia, com todas as três línguas faladas comumente. Durante
o período de ocupação grega e romana, dois grupos politicos e religiosos
bastante importantes passaram a existir. Os Fariseus adicionaram à Lei de
Moisés através de tradição oral – eventualmente considerando suas próprias leis
como sendo mais importantes (veja Marcos 7,1-23). Enquanto as ensinamentos de
Cristo frequentemente concordavam com os dos fariseus, Ele era contra o seu
legalismo e falta de compaixão. Os Saduceus representaram os
aristocratas e ricos. Os Saduceus, os quais tinham bastante poder através do
Sinédrio (algo parecido com a Suprema Corte), rejeitaram todos os livros do
Antigo Testamento, menos os Mosaicos. Eles se recusaram
a acreditar na ressurreição, e eram como uma sombra dos gregos, a quem
admiravam grandemente (helenização). Essa coleção de eventos que
preparam o palco para a vinda de Cristo, que teve uma grande influência no povo
judeu.
Os judeus e pagãos de outras nações estavam descontentes com a religião.
Os pagãos estavam começando a questionar a validez do
politeísmo. Romanos e gregos se afastaram de suas mitologias em direção às
Escrituras, as quais podiam ser lidas em grego e latim. Os judeus, no
entanto, estavam desanimados com a situação. Mais uma vez, eles foram
conquistados, oprimidos e poluídos. A esperança estava
nas últimas, a fé mais ainda. Eles estavam convencidos de que a única coisa que
podiam salvar a eles e a sua fé era a aparição do Messias.O Novo Testamento
conta a história de como a esperança surgiu, não só para os judeus, mas para o
mundo inteiro.
A realização de Cristo das profecias foi antecipada e
reconhecida por muitos que O procuraram. As histórias do centurião romano, dos
magos e do fariseu Nicodemos mostram como Jesus foi reconhecido como o Messias
por aqueles que viveram no Seu tempo. Os “400 anos de silêncio” foram quebrados
pela história mais maravilhosa jamais contada: O Sim de Maria nos trouxe o
Salvador e Messias esperado,Jesus Cristo!
Quais são, então, as promessas específicas de
Nossa Senhora?
Quem morrer com o Escapulário não
padecerá o fogo do inferno!
Que desejava
Nossa Senhora dizer com estas palavras? - Em primeiro lugar, ao fazer a sua promessa,
Maria não quer dizer que uma pessoa que morra em pecado mortal se salvará.A morte em
pecado mortal e a condenação são uma e a mesma coisa. A promessa de Maria
traduz-se, sem dúvida, por estas outras palavras: "Quem morrer revestido do Escapulário,
não morrerá em pecado mortal". Para tornar
isto claro, a Igreja insere, muitas vezes, a palavra "piamente" na
promessa:"aquele que morrer piamente não padecerá do fogo do
inferno".
Nossa Senhora livrará do Purgatório
quem portar seu Escapulário, no primeiro sábado após sua morte!
Embora
freqüentemente se interprete este privilégio ao pé da letra, isto é, que a
pessoa será livre do Purgatório no primeiro sábado após sua morte:"tudo que a Igreja,
para explicar estas palavras, tem dito oficialmente em várias ocasiões, é que aqueles
que cumprem as condições do Privilégio Sabatino serão, por intercessão de Nossa
Senhora, libertos do pecado mortal e por consequência, das penas do Purgatório pouco tempo depois da morte, e especialmente no
sábado" - De qualquer
modo, se formos fiéis em observar as palavras da Virgem Santíssima, Ela será
muito mais fiel em observar as suas, como nos mostra o seguinte exemplo:
“Durante umas missões, tocado pela graça divina, certo jovem
deixou a má vida e recebeu o Escapulário. Tempos depois recaiu nos costumes
desregrados, e de mau tornou-se pior! Mas, apesar disso, conservou o santo
Escapulário.A Virgem Santíssima, sempre Mãe, permitiu que o mesmo fosse acometido de grave enfermidade.
Durante ela, o jovem viu-se em sonhos diante do justíssimo tribunal de Deus,
que devido às suas perfídias e má vida, o condenou à eterna danação. Em vão o
infeliz alegou ao Sumo Juiz que portava o Escapulário de sua Mãe Santíssima.
- E onde estão os costumes que correspondem
a esse Escapulário? Perguntou-lhe Este.
Sem saber o
que responder, o desditoso voltou-se então para Nossa Senhora:
- Eu não
posso desfazer o que meu Filho já fez! Respondeu-lhe Ela...
- Mas,
Senhora! Exclamou o jovem...
-Serei outro!
- Tu me
prometes?
- Sim!
- Pois então
vive!
Nesse momento o doente despertou, apavorado com o que vira e
ouvira, fazendo votos de portar doravante mais seriamente o Escapulário de
Maria. Com efeito, sarou e entrou para a Ordem dos Premonstratenses. Depois de
vida edificante, entregou sua alma a Deus. Assim narram as crônicas dessa
Ordem.”
Tem o
Escapulário alguma relação com Fátima em portugal?
Sim! Após a
última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, surgiram aos olhos dos três
videntes diversas cenas:
1)- Na
primeira, ao lado de São José e tendo o Menino Jesus ao colo, Ela apareceu
como Nossa Senhora do Rosário.
2)- Em
seguida, junto a Nosso Senhor acabrunhado de dores a caminho do Calvário,
surgiu como Nossa Senhora das Dores.
3)- Finalmente,
gloriosa, coroada como Rainha do Céu e da Terra, a Santíssima Virgem apareceu
como Nossa Senhora do Carmo, tendo o Escapulário à mão.
- Que pensa da razão por que Nossa
Senhora apareceu com o Escapulário nesta última visão? Perguntaram a Lúcia em
1950.
- É que Nossa Senhora quer que todos
usem o Escapulário! Respondeu ela.
E é por este
motivo que o Rosário e o Escapulário, os dois sacramentais marianos mais
privilegiados, mais universais, mais antigos e mais valiosos, adquirem hoje uma
importância maior do que em nenhuma passada época da História!
Oração a Beatíssima Virgem do Carmo:
“Oh! piedosíssima
Virgem! Vós, que nove séculos antes de existir fostes vista em profecia pelo
servo de Deus nosso pai São Elias, e venerada por seus filhos no Carmelo! Vós, que em carne mortal vos dignastes visitar-lhes e lhes dispensastes
celestiais alegrias... Vós, que vigiais sempre pela virtuosa família que teve
por Superior a vosso estimado filho São Simão Stock, por pais e reformadores a
seráfica virgem e mística Doutora Santa Teresa de Jesus e ao esclarecido e
extático São João da Cruz, assim como por uma de suas digníssimas filhas a
exemplar esposa de Jesus Cristo Santa Maria Madalena de Pazzis, vossa
devotíssima serva... Vós, que engrandecestes a Ordem com a estimável prenda do
Santo Escapulário.., e, em fim, Vós, que de tantas maneiras haveis demonstrado
vosso carinhoso amor aos carmelitas e seus devotos, recebei benévola meu
coração ardente de fervoroso entusiasmo dado a mais pura das criaturas e a mais
amorosa das mães. Não permitais, Senhora, que o leão rugente assuste meu
espírito no caminho da perfeição, e fazei que consiga subir a glória, como o
haveis alcançado de vosso Divino Jesus para os que invocando-vos com fé e
imitando vossas virtudes, morreram piamente com vossa proteção. Amém.”
Novena de Nossa Senhora do Carmo
Antífona para
todos os dias:
“Flor do Carmelo,
vinha
florida,
esplendor do céu,
Oh! Mãe,
Virgem
singular!
Doce Mãe sempre Virgem
Aos Carmelitas dai
privilégio,
Estrela do Mar”
Oração Final para todos os dias
“Bendita e Imaculada
Virgem Maria, beleza e glória do Carmelo, Vós que tratais com bondade
inteiramente especial aqueles que se vestem do vosso amadíssimo Hábito, volvei
sobre mim também um olhar propício e cobri-me com o manto da vossa maternal
proteção. Pelo vosso poder fortificai a minha fraqueza; pela vossa sabedoria
esclarecei as trevas do meu espírito, aumentai em mim a fé, a esperança e a
caridade. Ornai a minha alma com as virtudes que me faça agradável ao vosso
Divino Filho e a Vós. Assisti-me durante a vida, consolai-me na morte pela
vossa amável presença à Santíssima Trindade, como vosso Filho dedicado para Vos
louvar e bendizer eternamente no paraíso. Amém.”
Primeiro Dia
Oh! Maria,
Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que fostes contemplada pelo Profeta
Elias na nuvenzinha que subia do mar, depois transformada em chuva copiosa,
derramai sobre toda a humanidade as graças de vosso Coração Imaculado e
convertei aos pobres pecadores.
Ave-Maria...
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós!
Segundo Dia
Rainha e Mãe
do Carmelo, Virgem Mãe Imaculada, que durante séculos fostes honrada em vossa
Maternidade Divina no Monte Carmelo pelo Profeta Elias e seus sucessores - os
Filhos dos Profetas - fazei reinar em nossas famílias essa mesma entranhada
devoção que torne cada vez mais presente em nossos lares os vosso Divino Filho
Jesus que nos guarde, para a vida eterna.
Ave-Maria.
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós.
Terceiro Dia
Oh! Maria
Imaculada, Virgem Santíssima do Carmo, que visitastes vossos Filhos Carmelitas
no Monte Carmelo, consolando-os, dando-lhes graças abundantes, visitai também
as nossas almas, ajudando-nos a fugir do pecado e a praticar com amor as obras
de misericórdia.
Ave-Maria.
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós.
Quarto Dia
Maria, Virgem
imaculada, Rainha do Carmelo, lembrai-vos que vossos Filhos Carmelitas do Monte
Carmelo após o Pentecostes abraçaram o Evangelho e o anunciaram por toda parte,
ensinado também todos a Vos conhecerem e amarem; e no Monte Carmelo Vos
consagraram o primeiro templo do mundo em vossa honra. Dai-nos muitos
missionários, que por toda parte vos façam conhecer, para a dilatação do Reino
de Jesus.
Ave-Maria.
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós.
Quinto Dia
Maria, Rainha
e Mãe dos Carmelitas, que lhes destes como penhor da salvação o Santo
Escapulário, nós vos agradecemos e Vos suplicamos a graça de viver na
fidelidade à Lei de Deus para que em nossa morte possamos contar com a vossa
presença e ir ao céu contemplar-Vos eternamente.
Ave-Maria.
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós.
Sexto Dia
Maria, Virgem
Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que tendes concedido as mais extraordinárias
graças através de vosso Santo Escapulário, ajudai-me a trazê-lo dignamente,
conservando a pureza de coração e de costumes, repelindo tudo o que possa
magoar o vosso olhar puríssimo.
Ave-Maria.
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós.
Sétimo Dia
Rainha e Mãe
do Carmelo, que fizestes grandes milagres através do Santo Escapulário, cobri o
mundo com o esplendor de Vosso Imaculado Coração para que seja enfraquecido o reino
do mal e do pecado, e todos os povos se aproximem de Vós para imitar vossa
pureza e caridade.
Ave-Maria.
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós.
Oitavo Dia
Maria, Virgem
- Mãe Imaculada Rainha do Carmelo, que sempre concedestes as maiores graças aos
Carmelitas, enviai-nos muitas vocações sacerdotais, religiosas e para o Carmelo
Secular, para que o vosso Nome seja sempre mais glorificado, para a glória de
vosso Filho Jesus Cristo.
Ave-Maria.
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós.
Nono Dia
Maria, Rainha
e Mãe do Carmelo, que velais pela Santa Igreja com maternal amor, abençoai o
Santo Padre, o nosso Bispo, os sacerdotes, os religiosos e todo o povo cristão.
Abençoai a cada um de nós que desejamos vossa proteção agora e na hora de nossa
morte.
Ave-Maria.
Nossa Senhora
do Carmo, rogai por nós.
Ladainha de Nossa Senhora do Carmo:
Senhor, tende
piedade de nós!
Jesus Cristo,
tende piedade de nós!
Deus, Pai
Celestial, tende piedade de nós!
Deus, Filho
Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus, Espírito
Santo, tende piedade de nós!
Santíssima
Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós!
Santa Maria,
rogai por nós!
Mestra da vida
interior, rogai por nós!
Caminho seguro
na Noite Escura, rogai por nós!
Virgem da fé,
rogai por nós!
Virgem do
Caminho de Perfeição, rogai por nós!
Virgem fiel,
rogai por nós!
Virgem que
sabe ouvir, rogai por nós!
Mãe das
Fundações, rogai por nós!
Mãe do
abandono perfeito, rogai por nós!
Mãe da pequena
via, rogai por nós!
Mãe da
caridade, rogai por nós!
Mãe da
humildade, rogai por nós!
Senhora das
Moradas eternas, rogai por nós!
Senhora do
"Sim", rogai por nós!
Senhora do
Monte Carmelo, rogai por nós!
Fiel esposa de
José, rogai por nós!
Esposa da Viva
Chama de Amor, rogai por nós!
Perfeita
esposa do Cântico Espiritual, rogai por nós!
Estrela do
Carmelo, rogai por nós!
Flor do
Carmelo, rogai por nós!
Formosura do
Carmelo, rogai por nós!
Nossa Senhora
da Subida do Monte Carmelo, rogai por nós!
Modelo de
oração, rogai por nós!
Modelo de vida
interior, rogai por nós!
Caminho que
leva a Deus, rogai por nós!
Alma enamorada
de Deus, rogai por nós!
Auxílio dos
Carmelitas, rogai por nós!
Serva de Javé,
rogai por nós!
Sublime filha
de Sião, rogai por nós!
Esperança dos
Carmelitas, rogai por nós!
Rainha do
silêncio, rogai por nós!
Rainha do
Castelo Interior, rogai por nós!
Rainha do
Carmelo, rogai por nós!
Cordeiro de
Deus que tirais os pecados do mundo, Perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de
Deus que tirais os pecados do mundo, Ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de
Deus que tirais os pecados do mundo, Tende piedade de nós!
Rogai por nós,
Rainha e Formosura do Carmelo.
Para que
sejamos dignos das promessas de Cristo.
O ESCAPULÁRIO
"A devoção do
Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças
espirituais e temporais". (Pio XII, 6/8/50)
A Ordem do
Carmo é uma Ordem Religiosa que desde a sua origem se distinguiu como uma Ordem
eminentemente Mariana: o nosso título jurídico é este: Ordem dos Irmãos da
Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Prova desta índole Mariana da
Ordem do Carmo está exatamente na existência da primeira capela dedicada a
Nossa Senhora construída no Monte Carmelo. AIí naquela capelinha, nasceu entre
os Carmelitas, o seu amor e sua devota veneração a SS. Virgem Maria. A nossa
devoção a Maria foi crescendo no correr dos anos, criou raízes na Ordem e fora
dela e ganhou um impulso extraordinário em meados do século XIII - com a
aparição de Nossa Senhora a São Simão Stock entregando-lhe o seu Escapulário.
1)-O que é o Escapulário de Nossa
Senhora do Carmo?
O Escapulário
de Nossa Senhora do Carmo é um sinal externo de devoção a Nossa Senhora, que
consiste na Consagração a SS. Virgem mediante a sua recepção e inscrição na
Ordem do Carmo, na esperança da proteção materna de Maria! O Escapulário de
Nossa Senhora do Carmo é um Sacramental, isto é, segundo a Doutrina do Vaticano
II: Um sinal sagrado segundo o modelo dos Sacramentos (sinal visível da graça invisível), por meio do qual se
obtém efeitos sobretudo espirituais pela intercessão da Igreja (Documento
Sacrosanto Concilio do Vaticano II, n 60).
2)-Origem do Escapulário
No início do
século XIII (1207) nascia no Monte Carmelo na Palestina a Ordem do Carmo,
reconhecida e aprovada pelo Papa lnocêncio IV em 1247. Os Eremitas do Monte
Carmelo foram logo obrigados a imigrar-se para a Europa. E mesmo na Europa não
foram muito bem acolhidos em razão do seu estilo de vida diferente de outras
Ordens Religiosas e foram até ameaçados de extinção. Em meio à
angústia e sofrimentos o Superior Geral São Simão Stock, suplicava com
insistência a ajuda e proteção da SS. Virgem com esta oração:
“Virgem do Carmo,
Vinha florida,
Esplendor do Céu,
Virgem Mãe incomparável,
Doce Mãe,
mas sempre
Virgem,
Sede propícia, aos
Carmelitas,
Õ Estrela do Mar”
3) - O significado simbólico do
Escapulário do Carmo:
Ao se revestir
do Escapulário durante a vida é bom que se saiba o seu profundo e rico
significado simbólico como pertença e afiliação a Ordem do Carmo, com a
obrigação de viver conforme a sua espiritualidade e o seu carisma; quem dele se
reveste, deve ter sempre presente a SS Virgem, procurando imitá-la em suas
virtudes; viver e agir como Ela o fez e, como Ela fazer sempre a vontade de
Deus.O Escapulário
do Carmo é um Memorial de todas as virtudes de Maria. Todos nós, religiosos e
leigos, que nos revestimos do Escapulário, estabelecemos um vínculo de amor a
Maria, pertencemos à sua família. O Escapulário - Memorial da Virgem - deve ser
visto como um espelho de humildade e castidade.Pio XII, em
sua carta, exortou os fiéis a que vejam, em sua forma tão simples, um compêndio
de modéstia e candura, e que vejam nele como um simbolismo da oração com a qual
se invoca o auxílio divino e que, enfim reconheçam nele a Consagração ao
Sacratissimo Coração da Virgem Imaculada.
4) - A proteção maternal de Maria
A SS.Virgem,
através dos séculos, sempre manifestou a sua poderosa proteção a todos os fiéis
devotos que se revestem do Escapulário durante a vida contra todos os perigos
do corpo e da alma, além da proteção ao morrer na graça de Deus; é proverbial,
entre os Carmelitas, esta sentença referente aos que usam o Escapulário: "Na
vida protejo, na morte ajudo, e depois da morte salvo" (Pio XII, 6 de agosto de
1950).
Algumas informações:
Só pode benzer
e impor Escapulário que estiver revestido de ordem sacra, ou seja, sacerdotes
e/ou diáconos. Não importa qual seja o tamanho, matéria ou cor de que é feito o
Escapulário. O seu uso diário e permanente, embora muito recomendado, não é
essencial; essencial é o compromisso de viver cristãmente, à imitação de Maria
Santíssima. A
Medalha-Escapulário substitui plenamente o próprio Escapulário. Quanto aos
compromissos práticos, recomenda-se muito a recitação e a meditação do terço ou,
pelo menos, uma parte dele ou qualquer outra prática de devoção a Maria.
*Textos
retirados do livro "Fraternidade do Escapulário do Carmo" escrito por
Frei Nuno Alves Corrêa.
ADENDOS:
O Monte
Carmelo, na Palestina, é o lugar sagrado do Antigo e Novo Testamento. É o Monte
em que o Profeta Elias evidencia a existência e a presença do Deus verdadeiro,
vendo os 450 sacerdotes pagãos do Baal e os 400 profetas dos bosques, fazendo
descer do céu o fogo devorador que lhes extinguiu a vida. (III Livro dos Reis,
XVIII, 19 seguintes).É ainda o Profeta Elias que implora do Senhor chuva benfazeja,
depois de uma seca de três anos e três meses (III Livro dos Reis, XVIII, 45).É
no Monte Carmelo que a tradição colocou a origem da Ordem Carmelitana. Alí,
viviam eremitas entregues à oração e à penitência. Há quem afirme que o primeiro
oratório em louvor à Virgem Maria foi levantado no Monte Carmelo. Sempre foi
transmitida a crença que aquela nuvem branca que surgiu do mar e se transformou
em chuva benéfica é símbolo da Imaculada Conceição de Maria! São Luis IX, rei da França, sobe ao
Monte Carmelo! Encontra-se
com aqueles eremitas e fica encantado, quando lhe contam que sua origem remonta
ao Profeta Elias, levando uma vida austera de oração e penitência, cultivando ardente
devoção à Nossa Senhora.Trinta anos, antes de São Luis IX subir ao Monte
Carmelo, dois cruzados ingleses levaram para a Inglaterra alguns monges.Na
Inglaterra, vivia um homem penitente, como o Profeta Elias, austero como João
Batista. Chamava-se Simeão. Mas, diante de sua vida solitária na convacidade de
uma árvore no seio da floresta, deram-lhe o apelido de Stock. Dizem os
historiadores que Nossa Senhora lhe apareceu, exortando-o a unir-se aos Monges
Carmelitas.Os Carmelitas transferiram-se do Oriente para a Europa, por causa
das perseguições sofridas, com seus conventos destruídos, queimados, seus
religiosos presos, mortos e os sobreviventes dispersos. Diferente porém não foi
sua sorte na Europa.
São Simão
Stock, unindo-se aos Carmelitas, tanto se distinguiu por sua piedade,
austeridade, visão e liderança, acabando sendo eleito Superior de todos os
Carmelitas da Europa, em 1245. Teve coragem de adaptar a vida dos Carmelitas,
que devia ser um misto de contemplação e de atividade apostólica e pastoral.
Preparou os Religiosos, mandando-os às Universidades. Isto desagradou aos mais
velhos. Se não bastassem as dificuldades internas, o clero diocesano que não
aceitava os frades mendigantes Franciscanos e Dominicanos, fez guerra também
aos Carmelitas. São Simão Stock até pensou em mudar o hábito que tanto chamava
a atenção na Europa.Sentindo ele sempre mais
a oposição interna e externa e sendo já nonagenário, reconhecia que as
provações eram superiores a suas forças.Foi então que
recorreu com muita confiança à proteção de Nossa Senhora. Na noite de 16 de
julho de 1251, no Convento de Cambridge, no condado de Kent, Inglaterra, assim
rezava São Simão Stock na sua cela: "Flor do Carmelo, Vinha florífera,
Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão,
aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!". Terminada estre prece,
levanta os olhos marejados de lágrimas, vê a cela encher-se, subitamente, de
luz. Rodeada de anjos, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de
esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com
inexprimível ternura maternal: "Recebe, filho queridíssimo, este
Escapulário de tua Ordem, como sinal peculiar de minha fraternidade, como
privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem morrer revestido dele não
sofrerá o fogo eterno. Eis um sinal de salvação, de proteçao nos perigos, eis
uma aliança de paz e de eterna amizade"! Nossa Senhora voltou ao céu e o
Escapulário permaneceu como sinal de Maria.Na última aparição de Lourdes e de
Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário! São passados
733 anos, desde o dia 16 de julho de 1251. Todos os que trouxeram o
Escapulário, com verdadeira piedade, com sincero desejo de perfeição cristã,
com sinais de conversão, sempre foram protegidos na alma e no corpo contra
tantos perigos que ameaçam a vida espiritual e corporal. É só ler os anais
carmelitanos para provar a proteção e a assistência de Maria Santíssima.O Escapulário
é a devoção de papas e reis, de pobres e plebeus, de homens cultos e
analfabetos. É a devoção de todos. Foi a devoção de São Luis IX, de Luis XIII,
Luis XIV da França, Carlos VII, Filipe I e Filipe III da Espanha, Leopoldo I da
Alemanha, Dom João I, de Portugal.E a devoção
dos Papas: Bento XV o pontífice da paz, chamou o Escapulário a "arma dos
cristãos" e aconselhava aos seminaristas que o usassem. Pio IX gravou em
seu cálice a seguinte inscrição:"Pio IX, confrade Carmelita". Leão
XVIII, pouco antes de morrer, disse aos que o cercavam: "Façamos agora a
Novena da Virgem do Carmo e depois morreremos".
Pio XI escrevia, em 1262, ao Geral dos
Carmelitas:
"Aprendi
a conhecer e a amar a Virgem do Carmo nos braços de minha mãe, nos primeiros
dias de minha infância". Pio XII afirmava: "É certamente o Sagrado
Escapulário do Carmo, como veste Mariana, sinal e garantia da proteção e
salvação ao Escapulário com que estavam revestidos. Quantos nos perigos do
corpo e da alma sentiram a proteção Materna de Maria".
O Papa João XXIII assim se pronunciou:
"Por meio do
Escapulário do Carmo, pertenço à família Carmelitana e aprecio muito esta graça
com a certeza de uma especialíssima proteção de Maria. A devoção a Nossa
Senhora do Carmo torna-se uma necessidade e direi mais uma violência dulcíssima
para os que trazem o Escapulário do Carmo"
Paulo VI
afirmava que entre os exercícios de piedade devem ser recordados o Rosário de
Maria e o Escapulário do Carmo.
O Papa João
Paulo II é devotíssimo de Nossa Senhora e coloca a recitação do Rosário entre
suas orações prediletas. Ele quis ser Carmelita. Defendeu sua tese sobre São
João da Cruz, o grande Carmelita renovador da Ordem.
John Mathias
Haffert, autor do livro "Maria na sua Promessa do Escapulário",
entrevistou a Irmã Carmelita Lúcia, a vidente de Fátima ainda viva e perguntou,
por que na última aparição Nossa Senhora segurava o escapulário na mão?Irmã Lúcia
respondeu simplesmente: "É que Nossa Senhora quer que todos usem o
Escapulário".
*Artigo
escrito por Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba para o Jornal Gazeta do Povo.
O Escapulário
de Nossa Senhora do Carmo é um sinal de Maternidade Divina de Maria!
Como tal,
representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos
os discípulos de Cristo.
O uso do Escapulário a Virgem nos recorda a:
* Viver
abertos a Deus e à sua vontade;
* Escutar e
praticar a palavra de Deus;
* Orar em todo
momento, descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias;
* Estar aberto
a caridade e as necessidades da Igreja;
* Alimentar a
esperança do encontro com Deus na vida eterna pela proteção e intercessão de
Maria.
O Escapulário do Carmo não é?
* Um sinal de
proteção mágica ou amuleto;
* Uma garantia
automática de salvação;
*Uma dispensa
de viver as exigências da vida Cristã.
O Escapulário em suas normas práticas:
* O
Escapulário é imposto só uma vez por um sacerdote ou pessoa autorizada!
* O
uso do Escapulário exige no mínimo a oração de três Ave-Marias em honra a Nossa
Senhora do Carmo!
* O
Escapulário compromete com uma vida autêntica de Cristãos batizados que se conformam com
as exigências evangélicas, recebem os sacramentos e professam uma especial
devoção à Santíssima Virgem.
*Textos
retirados do livro "Fraternidade do Escapulário do Carmo" escrito por
Frei Nuno Alves Corrêa.
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