A partir das eleições para a Câmara entre 2015 e 2022, foi possível construir um entendimento aproximado da tendência ideológica demonstrada por cada um dos partidos nesse período histórico (e que ainda permanece). A maioria das siglas se comportou de forma liberal quanto à economia, e votou de maneira mais conservadora em temas relacionados aos costumes (política penal, questões ambientais, etc).
Esquerda e direita indicam programas contrapostos com relação a
diversos problemas cuja solução pertence habitualmente à ação política, contrastes não só de ideias, mas também de interesses e de
valorações a respeito da direção a ser seguida pela sociedade, contrastes que existem em toda a sociedade e que não vejo como
possam simplesmente desaparecer.
O bom é que vemos que os objetivos finais são os mesmos, o que difere são os meios de se chegar a ele. Pode-se naturalmente replicar que os contrastes existem, mas não são mais os mesmos do tempo em que nasceu a distinção", escreve bobbio no livro "direita e esquerda - razões e significados de uma distinção política". No Brasil, essa divisão se fortaleceu no período da ditadura militar, onde quem apoiou o regime militar era considerado da direita, e quem defendia o regime Comunista revolucionário,incluindo ataques terroristas, era de esquerda.
Com o tempo, outras divisões apareceram dentro de cada uma dessas ideologias. Hoje, os partidos de direita abrangem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e ainda simpatizantes do nazismo e fascismo na chamada "extrema direita".
Na esquerda, temos os social-democratas, progressistas, socialistas democráticos e ambientalistas. Na extrema-esquerda temos movimentos simultaneamente igualitários e extremamente autoritários, ou seja, adeptos de ditaduras, ações terroristas, e do comunismo revolucionário. Há ainda posição de "centro", esse pensamento consegue defender o capitalismo sem deixar de se preocupar com o lado social.
Em teoria, a política de centro prega mais tolerância e equilíbrio na sociedade, no entanto, ela pode estar mais alinhada com a política de esquerda ou de direita. A origem desse termo vem da roma antiga, que o descreve na frase: "in mediun itos" (a virtude está no meio). A política de centro também pode ser chamada de "terceira via", que idealmente se apresenta não como uma forma de compromisso entre esquerda e direita, mas como uma superação simultânea de uma e de outra, essas classificações estariam divididas no que podemos chamar de uma "régua ideológica":
Direita
| centro direita | extrema-direita - CENTRO - Esquerda |
centro-esquerda | extrema-esquerda.
Os partidos
nesse contexto, se comportaram assim:
ESQUERDA MODERADA:
-PDT
-PTdoB
-REDE
-PV
-PSB
"ESQUERDA RADICAL" (EXTREMISTA: APOIA AÇÕES TERRORISTAS, COMUNISMO REVOLUCIONÁRIO, E
DITADURAS):
-PSOL
-PSTU
-PT
-PCO
-PCdoB
-PCB
DIREITA "CONSERVADORA" (LIBERAL NA ECONOMIA E CONSERVADORA NOS COSTUMES):
-PSL
-PL
-PP
-PODEMOS
-NOVO
-Partido Ecológico Nacional (PEN)
-Patriota
DIREITA PROGRESSISTA (SOCIAL DEMOCRATA)
-PSDB
-PMDB
-PPS
-DEM
-PSD
-SOLIDARIEDADE
-PRP
-PTB
-Partido Republicano da Ordem Social (PROS)
-Partido Humanista da Solidariedade (PHS)
-União Brasil
-PRTB
-Democracia Cristã (DC)
Apesar de
tudo, tanto a esquerda moderada, ou mais radical, compartilha quatro premissas
ou escolhas comuns (por Valerio Arcary: professor titular no Instituto Federal
de São Paulo (IFSP), militante da Resistência/PSol, e autor de O Martelo da história,
entre outros livros – Fonte: Brasil de Fato):
1)-Em primeiro lugar, ser de esquerda é
uma escolha moral. Ao ser de esquerda abraçam uma visão do mundo que considera
todas as formas de exploração e opressão indignas. Quem explora ou oprime
alguém não pode ser livre. Não é possível a liberdade entre desiguais.
2)-Em segundo lugar, ser de esquerda é
uma escolha de classe. Ao ser de esquerda se acolhe uma visão do mundo que
abraça o movimento dos trabalhadores com suas esperanças e lutas.
3)-Em terceiro lugar, ser de esquerda é
uma escolha política. Ao ser de esquerda se abraça um projeto de luta pela
transformação da sociedade. Querem mudar o mundo em função da satisfação das
necessidades da maioria.
4)-Por último, ser de esquerda é uma
escolha ideológica. Ao ser de esquerda se abraça um projeto histórico, ou seja,
o socialismo como programa, no qual defendem uma sociedade em que teoricamente
se deve ser socialmente iguais, humanamente diferentes, e totalmente livres.
BIBLIOGRAFIA:
-https://www.politize.com.br/esquerda-no-brasil/
-https://oantagonista.com.br/brasil/a-direita-deixou-de-existir-no-brasil/
-https://www.brasildefato.com.br/2024/03/12/a-esquerda-nao-morreu
-https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/politica-o-que-e-ser-esquerda-direita-liberal-e-conservador.htm
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.