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Pe Paulo Ricardo: “Por que é tão grave o pecado de escândalo?”

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 7 de abril de 2023 | 12:24

 


 



A linguagem popular chama escandaloso ao gesto ou à forma de se vestir extravagante, que destoa da maioria ou, de alguma forma, desperta uma atenção exagerada. Para Jesus, o escândalo é um pecado tão grave que, vemos o Senhor Jesus em Lucas 17,2 lançar duras advertências contra aqueles que escandalizam os pequeninos: “Melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço”.







A palavra escândalo vem do grego (skándalon) e significa literalmente “pedra de tropeço”

 




Um santo é indiferente ao escândalo, pois já está bem firme na fé. Mas um recém-convertido ainda não tem a maturidade necessária para desviar-se das pedras, e pode cair. Cristo preocupa-se com esses “pequeninos” para que não tropecem no mau exemplo dos outros, daqueles que deveriam ser os primeiros na virtude e na obediência à Palavra. E então recomenda: "E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno" (Marcos 9,47).A orientação de Cristo para arrancar olho, mão ou o pé não é exatamente literal. Nesse caso, Ele fala dos apegos, daquelas paixõezinhas que nos permitimos ainda que sejam contrárias ao estilo de vida autenticamente cristão. Trata-se daquela veste indecorosa e provocante, da conversa frívola e obscena, da amizade leviana e indecente. Um verdadeiro cristão deve, sim, cortar todas essas coisas que são ocasião de pecado para ele e para os outros. Uma mulher, por exemplo, não deve provocar indevidamente a excitação do homem e vice-versa. Todos precisam lutar para manter a pureza e a bondade do ambiente em que vivem. Afinal de contas, o chamado à santidade é para todos os homens e mulheres.Não é admissível que um cristão prejudique a fé dos pequeninos. Para salvar-nos e salvar a vida eterna do outro, nós temos de estar dispostos a pagar qualquer preço, ainda que seja o preço de costumes e amizades bem enraizadas em nosso coração. Mas se não estivermos dispostos a amputar os nossos maus hábitos para salvar a vida eterna, então tenhamos a certeza de que seremos cobrados pela nossa infidelidade e pelo contratestemunho que afastou alguma alma do caminho do Senhor. De fato, “é melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”. Anos atrás, um rapaz chamado Aron Ralston tornou-se notícia mundial por conta de um acidente que sofreu enquanto escalava uma montanha. Uma pedra acabou deslizando e prendendo seu braço contra a parede. Como estava sozinho, e sem forças para mover a rocha, ele tomou a dura decisão de cortar o próprio braço com um canivete para conseguir se salvar. Felizmente, Aron Ralston não morreu e a sua história de superação virou livro e filme. A nossa disposição para cortar o pecado deve ser a mesma. Ou enfrentamos a dor da amputação para conservarmos a verdadeira vida, ou pereceremos pelo apego às coisas deste mundo. Peçamos ao Senhor e à Virgem Santíssima a fortaleza para cortarmos os “membros” que nos levam a pecar.



Oração:




"Senhor Jesus, ajudai-me a cortar aquilo que, em mim, é ocasião de queda para meus irmãos. Não deixeis que meus hábitos ruins se convertam em pedra de tropeço para os pequeninos na fé, mas tornai-me mais virtuoso no caminho do Céu, da luta contra o pecado mortal e venial"  Assim seja.

 




Fonte: https://padrepauloricardo.org/episodios/por-que-e-tao-grave-o-pecado-de-escandalo

 

 


O PECADO DO escândalo CONFORME O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA






 

§2284 O escândalo é a atitude ou o comportamento que leva outrem a praticar o mal. Aquele que escandaliza torna-se o tentador do próximo. Atenta contra a virtude e a retidão; pode arrastar seu irmão à morte espiritual. O escândalo constitui uma falta grave se, por ação ou omissão, conduzir deliberadamente o outro a uma falta grave.




Dever de evitar o escândalo

 




§2489 A caridade e o respeito à verdade devem ditar a resposta a todo pedido de informação ou de comunicação. O bem e a segurança do outro, o respeito à vida privada, o bem comum são razões suficientes para se calar aquilo que não deve ser conhecido ou para se usar uma linguagem discreta. O dever de evitar o escândalo impõe muitas vezes uma estrita discrição. Ninguém é obrigado a revelar a verdade a quem não tem o direito de conhecê-la.

 




Escândalo CAUSADO POR JESUS ÀS AUTORIDADES RELIGIOSAS DE SEU TEMPO



 

§589 Jesus escandalizou sobretudo porque identificou sua conduta misericordiosa para com os pecadores com a atitude do próprio Deus para com eles. Chegou ao ponto de dar a entender que, partilhando a mesa dos pecadores, os estava admitindo ao banquete messiânico. Mas foi particularmente ao perdoar os pecados que Jesus deixou as autoridades religiosas de Israel diante de um dilema. Foi isto que disseram com razão, cheios de espanto: Só Deus pode perdoar os pecados" (Mc 2,7). Ao perdoar os pecados, ou Jesus blasfema - pois é um homem que se iguala a Deus -, ou diz a verdade, e sua pessoa torna presente e revela o Nome de Deus.



 

Escândalos provocado pela lei, pelas instituições E CULTURAS

 










§2286 O escândalo pode ser provocado pela lei ou pelas instituições, pela moda ou pela opinião.Tomam-se, portanto, culpados de escândalo aqueles que instituem leis ou estruturas sociais que levam à degradação dos costumes e à corrupção da vida religiosa ou a "condições sociais que, voluntariamente ou não, tomam difícil e praticamente impossível uma conduta cristã conforme aos mandamentos". O mesmo vale para chefes de empresas que fazem regulamentos que incitam à fraude, para professores que "exasperam" os alunos ou para aqueles que, manipulando a opinião pública, a afastam dos valores morais.

 




Favorecedores do escândalo



 

§2287 Quem usa os poderes de que dispõe de tal maneira que induzam ao mal torna-se culpado de escândalo e responsável pelo mal que, direta ou indiretamente, favorece. "E inevitável que haja escândalos, mas ai daquele que os causar" (Lc 17,1).




 

Fornicação pornografia e prostituição como escândalo

 




§2353 A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. É gravemente contrária à dignidade das pessoas e da sexualidade humana, naturalmente ordenada para o bem dos esposos, bem como para a geração e a educação dos filhos. Além disso, é um escândalo grave quando há corrupção de jovens.

 




§2354 A pornografia consiste em retirar os atos sexuais, reais ou simulados, da intimidade dos parceiros para exibi-los a terceiros de maneira deliberada. Ela ofende a castidade porque desnatura o ato conjugal, doação íntima dos esposos entre si. Atenta gravemente contra a dignidade daqueles que a praticam (atores, comerciantes, público), porque cada um se torna para o outro objeto de um prazer rudimentar e de um proveito ilícito, Mergulha uns e outros na ilusão de um mundo artificial. E uma falta grave. As autoridades civis devem impedir a produção e a distribuição de materiais pornográficos.

 




§2355 A prostituição vai contra a dignidade da pessoa que se prostitui, reduzida, assim, ao prazer venéreo que dela se obtém. Aquele que paga peca gravemente contra si mesmo; viola a castidade à qual se comprometeu em seu Batismo e mancha seu corpo, templo do Espírito Santo. A prostituição é um flagelo social. Envolve comumente mulheres, mas homens, crianças ou adolescentes (nestes dois últimos casos, ao pecado soma-se um escândalo). Se é sempre gravemente pecaminoso entregar-se à prostituição, a miséria, a chantagem e a pressão social podem atenuar a imputabilidade da falta.

 




Gravidade do escândalo




 

§2284 O escândalo é a atitude ou o comportamento que leva outrem a praticar o mal. Aquele que escandaliza torna-se o tentador do próximo. Atenta contra a virtude e a retidão; pode arrastar seu irmão à morte espiritual. O escândalo constitui uma falta grave se, por ação ou omissão, conduzir deliberadamente o outro a uma falta grave.

 




§2285 O escândalo se reveste de uma gravidade particular em virtude da autoridade dos que o causam ou da fraqueza dos que o sofrem. Foi o que inspirou a Nosso Senhor a seguinte maldição "Caso alguém escandalize um destes pequeninos, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar" (Mt ,18,6). O escândalo é grave quando é dado por aqueles que, por natureza ou por função, devem ensinar e educar os outros. Jesus censura os escribas e os fariseus, comparando-os a lobos disfarçados de cordeiros

 



§2326 O escândalo constitui uma falta grave quando, por ação ou por omissão, leva deliberadamente o outro a pecar gravemente.

 



QUANDO O Suicídio SE TORNA UM escândalo?



 

§2282 Se for cometido com a intenção de servir de exemplo, principalmente para os jovens, o suicídio adquire ainda a gravidade de um escândalo. A cooperação voluntária ao suicídio é contrária à lei moral.Distúrbios psíquicos graves, a angústia ou o medo grave da provação, do sofrimento ou da tortura podem diminuir a responsabilidade do suicida.





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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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