A Igreja triunfante, do céu, a Igreja militante, da terra, e a Igreja padecente, do purgatório (lugar de purificação) – nada mais são que, uma só e mesma Igreja! A Igreja purgativa não é senão este estágio intermediário de purificação no itinerário da alma fiel. Segundo nos ensina o Catecismo da Igreja Católica: “por aí passam os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas, não estão perfeitamente purificados”. É preciso entender que o Purgatório é unicamente para expiação das penas (consequências do pecado), pois quanto a culpa, essa foi perdoada definitivamente na Cruz para todos (conforme Col. 2,13-14). Já na forma INDIVIDUAL e pessoal, o perdão divino se dá com o arrependimento e confissão dos pecados (confr. 1 João 1,9). Quem está no purgatório já está com a SALVAÇÃO GARANTIDA! Purgatório não é segunda chance e sob hipótese alguma substitui o sacrifício de Cristo! (como afirmam os protestantes, e não a doutrina católica). ATENÇÃO! NÃO SE DEIXEM ENGANAR: “Condenados não vão para o purgatório, mas para o inferno! E para a condenação eterna só vai quem quer, ou seja, QUEM LIVREMENTE ODEIA DEUS E NÃO QUER PASSAR A ETERNIDADE EM SUA PRESENÇA” (já imaginou castigo pior? Ficar por toda a eternidade na presença de quem você odeia?) - Neste caso, ou seja, até na criação do inferno, Deus mostra-se bondoso e justo, respeitando o livre arbítrio de cada um. Ora, o entendimento é simples: Se alguém tira a vida de outro, se arrepende sinceramente, e pede perdão, Deus perdoa a culpa, mas não o livra das penas, as quais ele terá que pagar, conforme está escrito: “NÃO SAIRÁS DE LÁ (PRISÃO DO PURGATÓRIO), ENQUANTO NÃO PAGARES ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO " (conforme Mateus 5,25-26) – Negar o pagamento dessas penas, seria cometer uma injustiça, que de nada serviria. Portanto, quer queiramos ou não, o PURGATÓRIO É REAL!
LUTERO TINHA CERTEZA DA EXISTÊNCIA DO PURGATÓRIO, e defendeu sua
existência nas teses de Nº 16 à 19:
16 Inferno, purgatório e céu parecem diferir da mesma forma que o desespero, o semidesespero e a segurança.
17 Parece desnecessário, para as almas no purgatório, que o horror diminua na medida em que cresce o amor.
18 Parece não ter sido provado, nem por meio de argumentos racionais nem da Escritura, que elas se encontram fora do estado de mérito ou de crescimento no amor.
19 Também parece não ter sido provado que as almas no purgatório estejam certas de sua bem-aventurança, ao menos não todas, mesmo que nós, de nossa parte, tenhamos plena certeza.
Fonte - http://www.luteranos.com.br/lutero/95_teses.html
A DOUTRINA SOBRE O PURGATÓRIO É BÍBLICA:
Conforme a Santa Doutrina Católica, baseada nas escrituras e
tradição dos primeiros Cristãos, o Purgatório é somente para as PENAS, pois a CULPA foi perdoada e
apagada pelo sacrifício de Cristo na cruz por nós (conforme Col. 2,13-14). Se não existissem as penas não sofreríamos as conseqüências do
PECADO ORIGINAL E PESSOAL, mesmo perdoados em nossas vidas.
-A oração pode ajudar: 2Mc 12,45.
-A purificação é necessária para adentrar ao céu: Hb 12,14; Ap 21,27.
-Agonia temporária: 1Cor 3,15; Mt 5,25-26.
-Cristo pregou para seres espirituais já mortos, conscientes, e contemporâneos de Noé: 1Pd 3,19.
-É um estado intermediário de purificação: Mt 5,26; Lc 12,58-59.
-É uma realidade entre o céu e a terra: Mt 18,23-25; Lc 23,42; 2Cor 5,10; Fl 2,10; Ap 5,2-3.23.
-Graus de expiação dos pecados: Lc 12,47-48.
-Alguns pecados são perdoados e outros não serão perdoados nem aqui nem no mundo vindouro: Mt 12,32.
-Nada de impuro pode entrar no céu: Ap 21,27.
-Sacrifício para os mortos: 2Mc 12,43-46.
-Salvação, mas como pelo fogo: 1Cor 3,15.
-Sofrimento extra: 2Sm 12,14; Cl 1,24.
Mas será Deus tão rigoroso a ponto de não tolerar nem mesmo a menor imperfeição, limpando-a com penas severas? Já dizia Santa Catarina de Gênova: “a divina Essência é tão pura – infinitamente mais pura do que podemos imaginar – que a alma, vendo nela mesma a menor das imperfeições, prefere atirar-se em mil infernos a aparecer suja na presença da divina Majestade. Sabendo então que o Purgatório está criado para a purificar, ela se joga nele e encontra ali grande misericórdia: a destruição de suas faltas”. Apesar de terem feito o bem e cumprido os mandamentos da Lei divina, restaram apegos exagerados às criaturas, às imperfeições e aos pecados veniais.Como isso tudo diminui na alma o amor de Deus, por causa dessas afeições desregradas, estabelece-se um estado de desordem em nós, afastando-nos do principal dever do Cristão: amar a Deus de todo coração.A alma, assim, se sujeita ao castigo do Purgatório com alegria, em plena conformidade com a vontade do Senhor, já que seu único desejo é ver-se limpa.De forma brilhante, explicou São João Paulo II, na alocução de 3 de julho de 1991: “Mesmo que a alma tenha de sujeitar-se, naquela passagem para o Céu, à purificação das últimas escórias, mediante o Purgatório, ela já está cheia de luz, de certeza, de alegria, pois sabe que pertence para sempre ao seu Deus”. Santa Catarina de Gênova ainda afirma: “Estou certa de que em nenhum outro lugar, excetuando o Céu, o espírito pode achar uma paz semelhante à das almas do Purgatório”.
Isso ocorre porque a alma se fixa na disposição em que se encontra na hora da morte, pois a liberdade humana termina com a morte. Visto que a alma do Purgatório faleceu na amizade de Deus, ela se adapta com docilidade à sua santa vontade.
------------------------------------------------------
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.